ESTE BLOG FOI CRIADO NO TEXAS - (EUA)EM 2006, PELO MEU FILHO ROBERTO JR., COM A PROPOSTA DE DESTACAR SÓ ASSUNTOS RELEVANTES, COMO: CIÊNCIA, HISTÓRIA,AVIAÇÃO, TURISMO, ESPORTE, ACONECIMENTOS INSÓLITOS E ATUAIS...DEI-LHE O NOME DO MEU 1º LIVRO: "ARQUIVOS DE UM REPÓRTER", QUE FOI LANÇADO EM 2004, E QUE OS CEDI GRACIOSAMENTE,À UNIVESIDADES E BIBLIOTECAS PÚBLICAS DO BRASIL E DOS EUA.
quinta-feira, novembro 15, 2018
AR-DIÁRIO- (dos EUA) 'A ROTA POLAR'
ENCURTANDO CAMINHOAté a metade da década de 1950, o Ártico e a Antártica eram lugares misteriosos e praticamente inexplorados, e nenhuma rota da aviação comercial passava por lá, embora já se soubesse que era o caminho mais curto para várias rotas ligando Europa e Ásia e Américas e Ásia, devido ao fato da Terra ser esférica. Isso pode ser verificado com um simples pedaço de barbante colocado em cima de um globo.A primeira empresa aérea a explorar comercialmente a rota polar foi a SAS - Scandinavian Airlines System, da Suécia. Em 1954, ao inaugurar uma rota ligando a Europa a Costa Oeste dos Estados Unidos via Groenlândia, reduzindo em 900 Km o percurso em relação à rota antiga, que passava por Nova York.
Na década de 1950, a rota polar da Europa para a Ásia era menos atraente devido ao fato da Rússia bloqueá-la ao norte da Ásia, forçando as companhias aéreas a navegar de Londres a Tokyo, por exemplo, passando pela Índia, vôos que levavam 50 horas naquela época. O que torna as rotas transpolares, também, são as condições atmosféricas. A meteorologia no Ártico, por exemplo, é bastante estável para uma aeronave voando em cruzeiro. O frio não é muito maior que em outras regiões do globo e praticamente toda a nebulosidade e as turbulências ficam abaixo de 20 mil pés. Na verdade, a maior dificuldade de se voar nas regiões polares era a de orientação: Para começar, as bússolas não funcionam direito, devido à proximidade do Polo Magnético. Até então, todas as noções de direção que os pilotos possuíam tornavam-se praticamente sem sentido nessa região. Pelos motivos expostos, a rota polar há algum tempo, era uma nova rota bem mais distante. Isto porque no no Polo Norte propriamente dito, não existe Norte. Tampouco Leste e Oeste, toda direção é Sul, para qualquer lugar do mundo em que se queira ir. Junte-se essa dificuldade de orientação a uma grande dificuldade de se ter uma noção do tempo acima do Círculo Polar: o Sol nasce e se põe só uma vez por ano. Como toda direção é Sul, o Sol sempre estará no Sul, e é sempre meio-dia. Também pode ser qualquer hora que se desejar, pois todos os fusos horários se encontram no Polo 90.
Profissões:Radialista, Repórter da Revista InTerValo (Editora Abril); Secretário de Turismo de Águas de Lindóia e Correspondente de Jornais de São Paulo*** Em 1958, meu primo Cármine Domingues (LECO), levou-me para um teste na Rádio Cultura (SANTOS). Essa experiência, acabou revelando minha vocação: Comunicador de Rádio. Depois de Santos: Rádios: Difusora (Guarulhos), Jovem Pan, São Paulo, Piratininga, Record (SP) e Cultura (Amparo); TVs: Record e Cultura-da Fundação Padre Anchieta (SP); Nas férias,atuava como apresentador de shows em Cruzeiros Marítimos: Inicialmente em navios brasileiros do Lloyd e posteriormente, na mesma função em navios da Linha “C”. Meu hobby predileto: Aviação: (incluindo 3 vôos na Esquadrilha da Fumaça). Colaboradores deste Blog: Maria Alice (Brasil); Roberto Jr; Lincoln Kirsten, e Bruno Antonio.(EUA).
Nenhum comentário:
Postar um comentário