/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

terça-feira, novembro 13, 2018

>>>AR>>> "EXTREMOS"

PONTOS EXTREMOS  DO NOSSO PLANETA 
Compare (no desenho acima) a montanha mais alta do planeta com o maior buraco no fundo do mar: A fossa das Ilhas Marianas, na Micronésia, tem 11.500 metros de de profundidade. Assim, para ir do ponto mais alto ao mais profundo do planeta seria preciso percorrer 20.348 metros. O Monte Everest, na Cordilheira do Himalaia, tem 8.848 metros de altura. Ele precisaria ser 2.652 metros mais alto para caber dentro da fossa das Ilhas Marianas.
O ponto mais mais fundo do oceano é a fossa das Ilhas Marianas, localizada no Oceano Pacífico, cerca de 2.500 quilômetros a leste das Filipinas. É uma espécie de vale submarino e está, na sua parte mais profunda, 11.500 metros abaixo da superfície do mar - o que equivale a sete vezes o tamanho do Grand Canyon, nos Estados Unidos. Já o recorde de profundidade em mergulho foi obtido por Jacques Piccard, oceanográfico suiço, e Donald Walsh, tenente da Marinha americana. "Ambos comandaram o submersível Triest I, que desceu 35.800 pés (cerca de 11.000 metros) - a maior profundidade oceânica registrada -, no dia 23 de janeiro de 1960, em uma das fossas das Marianas chamada Challenger Deep, a cerca de 360 quilômetros ao sul das Ilhas Guam, no Oceano Pacífico", diz o o oceanógrafo e físico Afrânio Rubens de Mesquita, da USP. O submersível é um pequeno submarino, muito mais resistente a pressão.

10 comentários:

  1. INCRÍVEL!Jamais imaginei que fosse possível - mesmo a bordo de um equipamento - chegar a tal profundidade! Há a informação sobre em quanto tempo estes dois homens chegaram ao fundo e qual a pressão à esses 11.000m?!

    ResponderExcluir
  2. Prezada Bruna:
    Muito obrigado por nos prestigiar e parábens pelo seu intersse em procurar informações completas sobre um assunto tão palpitante. Já estamos preparando uma nova matéria a respeito desse mesmo assunto, que despertou o seu e o interesse de muita gente. Continue a nos prestigiar e aguarde oportunamente uma excelente matéria que vai esclarecer as suas dúvidas. Rspeitosamente,
    Roberto Ianelli Kirsten

    ResponderExcluir
  3. Isso é incrivel, eu adoro saber sobre essas coisas, ual, nunca imaginei que pudesse existir algo assim ; )

    ResponderExcluir
  4. Prezados Bruno e anônimo,
    Em atendimento a curiosidade de vocês, publiquei no dia 05/08/08, uma matéria mais intrigante sobre o assunto: Para satisfazer o interesse de vocês sugiro que acessem o meu blog: www.arquivosreporter.blogspot.com
    Obrigado pela atenção.
    Roberto Ianelli Kirsten

    ResponderExcluir
  5. genilson existe seres vivo nessa profundidade como peixes?

    ResponderExcluir
  6. muitas pessoas acham que esse tipo de página e tempo perdido.mas não sabem como é bom aprender.assuntos deste tipo é tão importante que podem até ser questões de vestibulares...parabéns a quem criou essa página.

    ResponderExcluir
  7. Gostaria de saber mais sobre este assunto tão interesante . Se tiver imagem: enigmandeson@hotmail.com obrigado desde ja.
    Anderson/ osasco-sp

    ResponderExcluir
  8. Pesquisei sobre essa matéria e descobri que a descida de Jacques Piccard junto com Don Walsh levou cerca de 5 horas e a volta levou um pouco mais de 3 horas. Eles encontraram peixes achatados e seres vivos bizarros jamais antes visto. E a escuridão era total.
    Incrível não é? Tem que ter muita coragem.

    ResponderExcluir
  9. Uau!"Estreiei" os comentários neste post e achei super bacana ver que outras pessoas tb se interessam por isso!HADES,obrigada por finalmente responder minha pergunta! Incrível msm, 5 hrs de viagem pra chegar a uma profundidade absurda! Demais msm...

    ResponderExcluir
  10. so sei de uma coisa se esses homens foram no fundo do mar 1960 se fosse verdade hoje com o almento da tecnologia outro nao ia conseguir chegar até mais fundo? isso é uma mentira abisurda esse cara só quiria mesmo era se aparecer nao chegarão a dez metro kkkkkkkkkkkk..............

    ResponderExcluir

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */