NESTA ILHA VIVE A SERPENTE MAIS VENENOSA DO MUNDO!
Aqui nesta ilha, chamada de Queimada Grande, ou Ilha das cobras, situada a 35 quilômetros do litoral sul de São Paulo, perto da cidade de Peruíbe, vive a serpente mais temível e letal do planeta, a Jararaca-ilhoa (Bothrops insularis), espécie que registra uma porcentagem muito alta do fenômeno da intersexualidade: a maioria das fêmeas apresenta o órgão reprodutor masculino. A jararaca-ilhoa (nas fotos), é extremamente venenosa e, na ausência de roedores, vive de olho nos pássaros. Ela atinge um metro de comprimento e tem uma cor amarelada. Na ilha, com 1,5 quilômetro de norte a sul e 500 metros de leste a oeste, cerca de três mil jararacas-ilhoas dividem seu reinado com apenas outra espécie de cobra, a dormideira que não é venenosa. Entre o perigo e o mito existem no Brasil 60 espécies de cobras venenosas, mas são as jararacas as responsáveis pelo maior número de ataques - cerca de 85% do total. As cascavéis, com o característico chocalho na extremidade da cauda, e as surucucus, que atingem o comprimento máximo de 4,5 metros, causam pouco mais de 10% dos acidentes. As corais, apesar da fama de perigosas, precisam ser muito provocadas ou pisoteadas para dar o bote. Elas respondem por menos de 1% das ocorrências e são facilmente confundidas com as falsas corais, suas primas inofensivas. O veneno de todas essas serpentes pode matar uma pessoa em pouco tempo. A reação à picada vai depender de variáveis como a parte do corpo que foi atingida, quantidade de veneno injetada, peso da vítima e o tipo de cobra. Por isso, especialistas do Butantan recomendam às vítimas que recebam o soro o mais rápido possível, de preferência nas primeiras três horas após o ataque.
Anos atrás, a ilha rompeu do continente isolando a Jararaca-ilhoa, obrigando-a a se adaptar a um novo ambiente. Como a ilha não possui mamíferos, a Jararaca alterou seu cardápio para se alimentar da única fonte de alimento abundante na ilha, as aves. Para isso, ela desenvolveu um poderoso veneno capaz de matar uma ave mais rápido que a espécie do continente. Por se alimentar de aves, ela também passou a utilizar os "poleiros" das aves, as árvores, sendo possível encontra-las a 4m do chão enrodilhadas sobre os galhos.
As Jararacas-Ilhoa estão restritas à Ilha e não entram na água salgada. Sua população é muito alta e torna a Ilha o local de maior concentração de serpentes por metro quadrado do mundo.
As Jararacas-Ilhoa estão restritas à Ilha e não entram na água salgada. Sua população é muito alta e torna a Ilha o local de maior concentração de serpentes por metro quadrado do mundo.
nao sei qual cobra mais letal do mundo se e a mamba negra outra cobra jppmacedos@yahoo.com.br
ResponderExcluirAcredito que a mais venenosa do Brasil é a coral (elapidae) o veneni dela possui as mesmas toxidade da Naja, aliás ela é da mesma família da Naja.A mesmo venenosa do Mundo que vi num comentário é a Mamba mesmo.
ResponderExcluirpoxa não sabia que essa era a serpente mais venenosa do mundo ...
ResponderExcluirobrigado pela informação e parabéns pelo site.....
Olha, segundo sei, essa pode ser sim a mais venenosa, mas a maior cobra venenosa do brasil é a surucucu-pico-de-jaca.
ResponderExcluirJá no mundo afora tem um rank das mais venenosas:
Taipan(mata 100 adultos com uma picada)
Cobra-Rei
Mamba-Negra
Mas ainda dizem que há uma espécie de cobra marinha que com uma picadinha te dá 5 minutos de adeus.
O blog tá massa!
Abraço a todos!!
eduardooliveras@hotmail.com
acho que a serpente mais venenosa do mundo é a minha sogrrrrr..... AI espere aí ELA está chegando !!!!!
ResponderExcluirHá controversias entre a maldade da Mamba e da Taipan, mas pelo que li já por várias vezes e ouvi em documentários a Taipan ainda consegue o primeiro lugar da mais peçonhenta, ela mata em muito pouco tempo, diferente da mamba que se a pessoa atingida for em duas ou três horas tomar o soro pode-se salvar.A Taipan não dá essa chance toda.
ResponderExcluirGostaria de saber se a jararaca ilhoa é mais venenosa que a coral
ResponderExcluir