ESTE BLOG FOI CRIADO NO TEXAS - (EUA)EM 2006, PELO MEU FILHO ROBERTO JR., COM A PROPOSTA DE DESTACAR SÓ ASSUNTOS RELEVANTES, COMO: CIÊNCIA, HISTÓRIA,AVIAÇÃO, TURISMO, ESPORTE, ACONECIMENTOS INSÓLITOS E ATUAIS...DEI-LHE O NOME DO MEU 1º LIVRO: "ARQUIVOS DE UM REPÓRTER", QUE FOI LANÇADO EM 2004, E QUE OS CEDI GRACIOSAMENTE,À UNIVESIDADES E BIBLIOTECAS PÚBLICAS DO BRASIL E DOS EUA.
sexta-feira, julho 12, 2019
"AR>>>NOSSO MUNDO"
AS CIDADES BRANCAS
No Sul da Espanha, seis cidades mantêm a tradição secular de pintar as casas de branco para se proteger do sol formando uma rota que leva os turistas a Castelos medievais, ruínas árabes e teatros romanos.
À primeira visão, os olhos são quase ofuscados por uma massa de casa que reflete a luz do sol e chama a atenção para paisagem que, sem exagero, mais parece ter saída de um filme de ficção, de um conto de fadas, de um sonho. É a cidade de Zahar a de La Sierra (foto), a 90 quilômetros de Sevilha, anunciando que adentramos a Rota das Cidades Brancas (no mapa), nas montanhas da região de Andaluzia. A Rota leva à Espanha Medieval e às heranças deixadas pelos árabes, que dominaram a região do início do século VII ao ano de 1496, quando foram expulsos pelos reis católicos.
São desse período, cidades como Zahar a de La Sierra, Setenil, Olvera. Villa luenga Del Rosário, Grazalema e Ronda que herdaram traços característicos, para protegerem-se do sol forte da região, conhecida como Andaluzia. Os árabes passaram a pintar suas casas na cor branca, refletindo a luz que nos atrai hoje, 800 anos depois. Zahara parece escorrer como um líquido branco ladeira abaixo, desde o ponto mais alto, onde ficam as ruínas do antigo castelo, até a base da montanha. Atrás, a serra de Grazalema completa o que mais parece um desvario, dando um ar monumental a tudo. Como se não bastasse, um lago de águas verdes preenche o primeiro plano, e reflete o que já é mágico o bastante.
Profissões:Radialista, Repórter da Revista InTerValo (Editora Abril); Secretário de Turismo de Águas de Lindóia e Correspondente de Jornais de São Paulo*** Em 1958, meu primo Cármine Domingues (LECO), levou-me para um teste na Rádio Cultura (SANTOS). Essa experiência, acabou revelando minha vocação: Comunicador de Rádio. Depois de Santos: Rádios: Difusora (Guarulhos), Jovem Pan, São Paulo, Piratininga, Record (SP) e Cultura (Amparo); TVs: Record e Cultura-da Fundação Padre Anchieta (SP); Nas férias,atuava como apresentador de shows em Cruzeiros Marítimos: Inicialmente em navios brasileiros do Lloyd e posteriormente, na mesma função em navios da Linha “C”. Meu hobby predileto: Aviação: (incluindo 3 vôos na Esquadrilha da Fumaça). Colaboradores deste Blog: Maria Alice (Brasil); Roberto Jr; Lincoln Kirsten, e Bruno Antonio.(EUA).
Adorei!!!!
ResponderExcluirobrigado pelo apoio ao nosso modesto trabalho. Felicidades
ResponderExcluirCaro Roberto. Tenho orgulho de pessoas como você que preferem prestigiar os verdadeiros valores e fogem do banal
ResponderExcluir