/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

sexta-feira, outubro 11, 2019

TEORIAS SOBRE NOSSO PLANETA

TERRA E SEUS MUTANTES CONTINENTES
Quando e por que os continentes se separaram?
A idéia é que todos os continentes da Terra já estiveram unidos foi publicada pela primeira vez em 1915, pelo geólogo alemão Alfred Wegener. Ele propôs a existência de uma grande massa e que deu o nome de Pangeia ("toda a terra", em latim), que, que há cerca de 200 milhões de anos, teria começado a se separar. Seu principal argumento era a semelhança entre os contornos da parte oeste da África e da costa leste da América do Sul, que se encaixam com peças de um quebra cabeça  (1º mapa)
Para Wegener, o fundo dos oceanos era composto de um material fluido sobre o qual flutuavam os continentes, movidos tanto pela rotação da Terra quanto pelo empuxo gravitacional gerado pelo Sol e pela Lua. Medições de ondas sísmicas, porém, mostraram que o assoalho oceânico era rígido, o que pôs o estudo de Wegener de lado. Ele só foi retomado em 1967, com a teoria da tectônica de placas. 
Segundo seus criadores, a crosta terrestre seria composta de 12 ou 13 placas rígidas, que estariam em constante deslocamento devido ao movimento interno da Terra. Atrito e sobreposição de placas explicam ainda a ocorrência de terremotos e o surgimento de cadeias montanhosas.   
texto do jornalista Rafael Garcia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */