/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

sexta-feira, outubro 20, 2017

QUANTA GENTE JÁ MORREU VÍTIMA DE ERUPÇÕES VULCÂNICAS?
¿Cuánta gente ha muerto por erupciones volcánicas?
Estima-se que ao redor  de 800 milhões  de pessoas em todo o mundo vive em locais consideradas zona de risco em caso de erupção vulcânica. Atualmente, uma equipe de investigadores da Universidad de Bristol calcula quantas pessoas já morreram por causa de erupções de  vulcões desde o año 1500. E o resultado em torno de 278 mil pessoas.
A principal causa de mortes  em caso de erupção, segundo este mesmo estudo são chamadas de bomba de  glóbulos de roca fundida expelida pelos vulcões que chegam a  medir más de 60 metros de diâmetro, que resultan devastadores em  áreas de cinco quilômetros a partir do local da erupção.
Conforme aumenta essa área, a  próxima causa de mortes  é o fluxo piroclástico, uma mescla de gases vulcânicos, material sólido e ar, que se move do solo que se torna letal tanto pela  sua elevada temperatura como pela  grande velocidade em que avança chegando a alcançar 200 quilômetros por hora.
Com relação as vítimas, em tempos pasados principalmente entre as pessoas que viviam nas cercanias do vulcão. As coisas parecem  ter combinado no  último circulo. Segundo este levantamento, atualmente, a maioria das vítimas é de turistas imprudentes, cientistas que investigam as erupções sobre o terreno, membros de  equipes de emergência, e câmeras de televisão que tratam de enaltecer o sucesso.

quarta-feira, outubro 18, 2017

AR-DIÁRIO - Novidades na aviação"

 
American terá hangar de US$ 100 milhões em Cumbica
  Base de manutenção está prevista para ainda este ano e contrato terá vigência até 2056  
SÃO PAULO - A American Airlines vai construir no Brasil seu primeiro centro de manutenção fora dos Estados Unidos¨(foto). A aérea americana fechou parceria com a GRU Airport, operadora do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, para a construção de uma megaestrutura de cerca de 36 mil metros quadrados, que ocupará a antiga planta da Vasp. Com investimento estimado de pelo menos US$ 100 milhões, o novo hangar da American em Guarulhos deve ser inaugurado no próximo ano e será destinado à manutenção de aeronaves. Pelo contrato, a companhia americana terá direito de exploração do espaço até 2056. A GRU Airport não informou qual o valor do acordo.
O diretor de manutenção de linha da American Airlines, Mario Paredes, disse que metade dos recursos serão aplicados nas obras da estrutura e os outros US$ 50 milhões em equipamentos. Segundo ele, atualmente a companhia realiza de quatro a cinco manutenções de linha em Guarulhos. Esse tipo de reparo é feito quando o avião permanece mais de 14 horas em solo.
— Em qualquer dia, a American tem de quatro a cinco aviões no chão em São Paulo, por até 14 horas. Hoje, a equipe realiza trabalhos de manutenção de linha nessas aeronaves a céu aberto, sujeitos ao calor, chuva e outras condições meteorológicas, então, isso será importante para os membros da equipe —, disse Paredes.
Em nota, a GRU Airport infromou que a decisão significa, no médio prazo, pode aumentar o número de voos da American Airlines que voam para os Estados Unidos, além de reforçar a sinergia entre as empresas que compõem a Oneworld - aliança que envolve 14 companhias aéreas, incluindo Qatar Airways, Latam, British Airways, Iberia e American Airlines.
O consórcio também destaca que, no curto prazo, o novo hangar deve gerar dezenas de empregos, além de know-how em manutenção na área de aviação para o Brasil. Segundo a concessionária, a escolha do Brasil para instalação do primeiro hangar da American Airlines fora do território americano também comprova a confiança da maior companhia aérea do mundo, em número de aeronaves, no mercado brasileiro.
O Brasil é o principal destino da companhia americana na América Latina com 73 frequências semanais para cinco destinos, Belo Horizonte, Brasília, Manaus, Rio de Janeiro e São Paulo. Somente para o aeroporto de Guarulhos, a American Airlines opera seis voos diários.
O professor de Transporte Aéreo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e consultor, Respício do Espírito Santo, disse que com a inauguração do hangar abre espaço para, no futuro, a American Airlines realizar manutenção em aeronaves de companhias parceiras e com isso aumentar as receitas da operação no Brasil.
— É uma aposta para o futuro que a American Airlines faz no país.

segunda-feira, outubro 16, 2017

AR-DIÁRIO: "EMBARQUE NESSA AVENTURA""

Viagem de 96 horas liga o Atlântico ao Pacífico
Uma viagem de 96 horas liga São Paulo ao Pacífico, na mais longa linha de ônibus da América do Sul. São 5.917 quilômetros do Terminal do Tietê a Lima Peru), cruzando a Amazônia e Andes.
Recentemente a reportagem do Estado, através dos seus competentes profissionais Pablo Pereira e Epitácio Pessoa, acompanhou a aventura de 18 passageiros que enfrentaram 96 horas de viagem a bordo de um ônibus da empresa peruana Expresso Ormeño. As paradas do veículo de dois andares, para 44 passageiros (mas viajou a meia-carga), ocorrem somente para abastecimento de combustível, alimentação e higiene - cada uma delas de no máximo 40 minutos. A partida para a capital do Peru acontece no boxe 31 do Tietê, às 8 horas, uma vez a cada 15 dias. A passagem custa R$ 468. A linha São Paulo-Lima é operada desde novembro pela Ormeño, empresa de transporte internacional rodoviário com rotas do Peru para Chile, Colômbia, Bolívia, Equador, Argentina e Venezuela.
Inspirado nessa palpitante matéria, convidei minha esposa para embarcarmos nessa aventura. Mesmo já maduros, enfrentamos o cansaço com galhardia e desfrutamos das muitas paisagens que se sucediam, a maioria fascinante e outras exóticas mas que deprimem um pouco. Ao chegarmos a Lima, duas coisas nos alentaram muito, a moderna linha urbana da cidade e a certeza de que essas quase 100 horas seriam bem reduzidas com o nosso retorno por via aérea. Em determinados momentos quando o cansaço quase nos nocauteava, vinha a minha lembrança um trecho da poesia
Mar Português do poeta Fernando Pessoa:
"Tudo vale a pena quando a alma não é pequena."

quarta-feira, outubro 11, 2017

AR- "UMA DESCOBERTA!"


ROCHAS INDICAM "ATLÂNTIDA" EM NOSSO LITORAL
Granito retirado de 4 mil metros de profundidade aponta "lasca" de continente perdido durante a separação da África e da América.
Pesquisadores brasileiros e japoneses apresentaram,os primeiros resultados dos mergulhos mais profundos já feitos no Atlântico Sul. A bordo do minissubmarino Shinkai 6500, da Agência Japonesa de Ciência e Tecnologia da Terra e do Mar (Jamstec) (Infogáfico Estadão), eles desceram a mais de 4 mil metros de profundidade em dois pontos distantes da costa brasileira, trazendo imagens inéditas para a Biologia e da Geologia. E até brincaram, dizendo terem descoberto a "Atlântida brasileira", em referência ao continente mitológico no fundo do mar.
Na Geologia, a descoberta mais interessante é que a Elevação do Rio Grande tem uma base de rocha granítica, o que sugere fortemente que essa formação esteve conectada ao continente no passado. "A expedição foi um sucesso", comemorou o biólogo brasileiro Paulo Sumida, do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (IO-USP), um dos quatro brasileiros que tiveram o privilégio de mergulhar com o Shinkai.

sexta-feira, outubro 06, 2017

AR-DIÁRIO- "Pequeno monstro dos nossos rios"

  SAIBA MAIS SOBRE A PIRANHA
Para você avaliar a ferocidade desse animal é bom saber que os bebês piranha já saem dos ovos cravando os dentes afiados em pequenos crustáceos e plantas aquáticas que encontram pela frente. E podem ser devorados pelos próprios pais, já que na hora da fome as piranhas avançam em tudo o que se mexer ao redor. Elas vivem em rios, represas e lagoas da América do Sul e costumam caçar em cardumes de até 100 peixes. Seu olfato apurado é capaz de perceber, numa fração de segundo, quando um animal machucado entra na água. Se estiverem com fome, as piranhas começam então a devorar o bicho ainda vivo, num espetáculo tenebroso em que a água, tingida de sangue, parece borbulhar. Em pouco minutos, sobram apenas os ossos. Nos tempos de seca, porém, a situação se inverte. Quando o leito dos rios amazônicos encolhe, deixando as dentuças encurraladas em lagoas rasas, elas se tornam presas fáceis para seus inimigos jacarés.
A Piranha é um peixe muito voraz, predador e com mandíbulas fortíssimas. A maioria das piranhas são rápidas, mas geralmente atacam quando estão estimuladas para isso. Dentro das inúmeras espécies de piranhas, algumas são canibais e outras não, mas todas possuem comportamentos agressivos. Piranhas pertencem a cinco gêneros da subfamília Serrasalminae (que também inclui peixes como pacus e dourados).

quinta-feira, outubro 05, 2017

AR-DIÁRIO - "E FICOU O MISTÉRIO"

 

Buscas pelo avião da Malasya, que sumiu há 3 anos, são suspensas                                      Austrália, China e Malásia bancaram buscas que custaram R$ 480 milhões.Sumiço do Boeing é um dos maiores mistérios da aviação    

As buscas pelo avião MH370 da Malásia desaparecido em 8 de março de 2014 com 239 pessoas a bordo foram encerradas na última  terça-feira, segundo comunicado conjunto emitido pelos ministérios dos transportes da Austrália, Malásia e China. O último navio deixou a região onde se realizava o rastreamento definitivamente depois de mais de dois anos de trabalho, durante os quais se examinou uma área submarina de 120.000 quilômetros quadrados, ao sul do oceano Índico. O mistério do desaparecimento do avião, que viajava da capital da Malásia, Kuala Kumpur, em direção a Pequim, fica, assim, sem uma solução.
As famílias das vítimas soltaram uma nota em que criticam a decisão das autoridades, classificando-a de “irresponsável”. A associação que reúne os parentes dos passageiros do voo, chamada Voice370, lembra que a Austrália, país encarregado de coordenar as buscas, havia recomendado em dezembro passado que as operações deveriam prosseguir em uma área de 25.000 quilômetros quadrados mais para o norte da região rastreada até o momento –sugestão que, no entanto, foi desconsiderada. “Ampliar as buscas para a nova área definida pelos especialistas é uma obrigação inescapável que se deve ter para com o público em geral e com os interesses da segurança aérea. Não se pode admitir que aviões comerciais desapareçam sem deixar rastro algum”, afirma a nota da associação.
“Apesar de todos os esforços feitos com a utilização da mais avançada tecnologia disponível, uma tecnologia de vanguarda, bem como técnicas de simulação, além da assessoria de profissionais altamente qualificados, os melhores em seu campo de atuação, infelizmente as buscas não conseguiram chegar à localização do avião”, diz o comunicado da companhia aérea, divulgado pela CNN. “

terça-feira, outubro 03, 2017

ARQUIVOS DE UM REPÓTER

 
 O jatinho CIRRUS virá ao Brasil pela primeira vez na próxima semana. Com preço de venda a partir de US$ 1,9 milhão (R$ 6 milhões), o modelo custa menos da metade do jato mais barato da Embraer, o Phenon 100, avaliado em US$ 4,5 milhões (R$ 14,2 milhões).
Além do preço mais baixo, o modelo também chama atenção pelas diversas inovações. O Cirrus SF50 Vision Jet é o único jato executivo monomotor do mundo e o único a contar com um sistema que aciona um paraquedas de emergência para o avião em caso de alguma falha do motor.
O jatinho estará no país entre os dias 6 e 8 de outubro para fazer demonstrações a clientes do avião no Hotel Portobello Resort, em Mangaratiba (RJ). Antes mesmo de voar no país, o modelo já tem feito sucesso entre o público brasileiro.
Segundo a Plane Aviation, representante da Cirrus no Brasil, o Vision Jet já tem 600 encomendas em todo o mundo, sendo que o Brasil representa 10% das vendas. A expectativa da empresa é de que os primeiros aviões sejam entregues no país a partir do próximo ano.
A Cirrus, no entanto, ainda aguarda a certificação do modelo no Brasil pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). Nos Estados Unidos, onde o modelo é fabricado, o Cirrus SF50 Vision Jet recebeu a certificação da FAA, autoridade norte-americana de aviação, no final do ano passado.
Monomotor e com paraquedas de emergência

 O único motor do avião está instalado em cima da cabine de passageiros. Por conta disso, o jato ganhou uma cauda em V, o que deixa seu design mais curioso. Em caso de falha do motor e sem um local adequado para o pouso, o piloto pode acionar o sistema de emergência que abre um paraquedas para o avião.
É um esquema para o avião, e não para os passageiros. Ou seja, o paraquedas segura a aeronave, azendo com que ela pouse mais lentamente numa situação de emergência.
 

segunda-feira, outubro 02, 2017

A-DIÀRIO -"Mundo Insólito"

  A PLACA JUSTIFICA A MATÉRIA: O brasão da cidade, e à esq. a Prefeitura de Sömmerda, distrito da Turíngia, um dos 16 estados federais da Alemanha, localizado no centro do país. Sua capital é Perfurar. Ao norte, estão a Baixa Saxônia e a Saxônia-Anhalt; a leste, a Saxônia; ao sul, a Baviera; e a oeste, Hessen.
O estado da Turíngia está dividido em 17 distritos, incluindo, os rurais, seis cidades independentes e os distritos urbanos: Entre esses 17 distritos, encontra-se Söommerda, criado no século 17. É um local pacato e sua população é de vinte e dois mil habitantes. Söomerda, foi ocupado pelos americanos e depois pelos russos, na Segunda Guerra Mundial. Söommerda resistiu a bombas e tanques. (Também..!)
A Alemanha localizado na Europa central, nas margens do mar do Norte e do mar Báltico, entre os Países Baixos e a Polônia, ao sul da Dinamarca. Sua localização é estratégica na Planície da Europa Setentrional e ao longo da entrada para o mar Báltico. Seu território possui 357 km², estendendo-se desde as altas montanhas dos Alpes no sul até às costas do mar do Norte e do mar Báltico no norte. Pelo meio, estendem-se as terras altas, florestadas, da Alemanha central e as terras baixas da Alemanha do norte, atravessadas por alguns dos maiores rios da Europa, como o Reno, o Danúbio e o Elba.
Sommerda, cidade da Alemanha localizada no distrito de Sömmerda, estado da Turíngia
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sábado, setembro 30, 2017

---FS---"Balonismo um belo espetáculo"

A PRÁTICA DO  BALONISMO... Great pershing balloon derby 2005 09 04.jpg
A eterna vontade do homem de conquistar o céu ganhou força e hoje em dia é uma realidade. Toda a evolução das técnicas de voo fez com que a utilização do balão ficasse segura e, quem quer se aventurar tem toda a certeza de que vai apenas curtir o passeio, sem nenhum risco. O verdadeiro nascimento do balonismo aconteceu quando dois irmãos franceses, Etiene e Joseph Montgofier, em 1783, realizaram o primeiro teste com um balão. O teste foi um sucesso e a partir daí novos vôos foram programados. Atualmente existem campeonatos de balonismo por todo o mundo. No Brasil, em 1987 foi fundada a Associação Brasileira de Balonismo (ABB), entidade máxima do esporte no Brasil. O campeão brasileiro de balonismo, Rubens Kalousdian, acredita que qualquer um pode praticar. "Apesar do custo ser relativamente alto, as equipes se juntam e dividem os custos. Dessa maneira todos conseguem participar e estamos tendo um crescimento no número de equipes".
História do Balonismo
O balonismo existe há cerca de 2 mil anos. A primeira demonstração foi feita pelo brasileiro Padre Bartholomeu de Gusmão que em 1709, com 23 anos, demonstrou ao Rei João V de Portugal um balão que subiu cerca de 4 metros, mas se incendiou. O verdadeiro nascimento das atividades aéreas foi com o voo do balão dos irmãos franceses, Joseph e Etienne Montgolfier, que chegou a atingir cerca de 2.000m de altura. Alguns brasileiros se sobressaíram no desenvolvimento do balonismo, como Júlio César Ribeiro de Souza em 1881, com o "Victória", Augusto Severo de Albuquerque Maranhão, em 1893 com o "Bartholomeu de Gusmão" e, finalmente, Alberto Santos Dumont, com sua série de dirigíveis. No começo, os balões prestavam bons serviços à espionagem nas guerras. Napoleão Bonaparte usava-os para observar as movimentações na retaguarda do inimigo e estudar o terreno da batalha. Chegou a criar o primeiro Corpo Militar de Balões. Durante a Guerra Civil Americana, ambos os lados utilizaram balões ancorados, como postos de observação. Também, na Guerra do Paraguai, o Brasil aproveitou os balões para observação militar. Os balões foram também o berço de outras atividades: o fotógrafo Félix Nadar, em 1858, tirou a primeira fotografia aérea da cidade de Paris, onde tudo havia começado. O primeiro campeonato de balonismo ocorreu em 1963 e o primeiro campeonato mundial em 1973. A partir daí, o crescimento do balonismo foi grande. O Brasil, que foi pioneiro com Bartholomeu de Gusmão, teve o seu renascimento com Victorio Truffi, que construiu um balão e voou em Araraquara, São Paulo, em 1970. Este foi o primeiro voo da América do Sul de um balão de ar quente moderno. O Primeiro Encontro Brasileiro de Balonismo aconteceu em 1986, em Casa Branca-SP.

quarta-feira, setembro 27, 2017

"O revide da natureza"

Meteorologistas preveem futuro nefasto
Mil cientistas reunidos recentemente na I Conferência Mundial de Meteorologia alertam para mudanças irreversíveis no clima da Terra nas próximas décadas e suas consequências
Cena do filme "O dia depois de amanhã", ficção científica que trata de mudanças climáticas
Aumento das turbulências aéreas, temperaturas cada vez mais extremas e ondas gigantes nos mares: especialistas internacionais pintaram uma imagem apocalíptica do clima nas próximas décadas, em uma conferência mundial recentemente encerrada em Montreal. No evento da Organização Meteorológica Mundial (OMM), uma agência da ONU, mil cientistas discutiram o futuro do clima na primeira Conferência Mundial de Meteorologia.                                                                    Quase 10 anos depois da entrada em vigor do Protocolo de Kyoto, que buscou reduzir as emissões de gases de efeito estufa, a pergunta não é mais se a Terra sofrerá com o fenômeno do aquecimento, mas como. “É algo irreversível e a população mundial continua aumentando. É preciso adaptação”, disse Jennifer Vanos, da universidade Texas Tech.Na primeira década do século 21, a temperatura média da superfície do planeta aumentou 0,47 grau Celsius. Um aumento de apenas 1 grau gera 7% mais vapor d’água e, como a evaporação é o motor da circulação das massas de ar na atmosfera, é possível prever a aceleração dos fenômenos meteorológicos. 
Os cenários usados pela comunidade científica estimam um aumento de 2 graus na temperatura média da Terra em 2050. “As nuvens se formarão mais facilmente e com maior rapidez, e os ventos serão mais fortes”, o que causará inundações repentinas, advertiu Simon Wang, da universidade do estado de Utah.Em termos gerais, segundo o cientista americano, a alta das temperaturas terá “um efeito amplificador sobre o clima como conhecemos atualmente”.                                                                          Os episódios de frio intenso, como o vórtice polar que castigou grande parte da América do Norte no inverno passado e já começaram neste inverno, serão mais marcados e extremos, assim como os de calor excessivo e os períodos de seca. Para os meteorologistas, o desafio agora será incorporar esta “força adicional” aos seus cada vez mais complexos modelos de previsão, disse Wang.                                        
Após semanas de cálculos, concluiu-se que as mudanças climáticas amplificarão a força das estreitas faixas de correntes de ar que giram ao redor do planeta. “Até 2025, passaremos o dobro do tempo (de voo) imersos nas turbulências”  
                                                                                                                       

segunda-feira, setembro 25, 2017

"A Fúria da Natureza..."


KRAKATOA, O INFERNO DE JAVAImagens: (a) - Antes de 1883; (b) - Depois de 1883; (c) - Depois de 1927.e (d) imagem atual de 2 ilhas
A ilha de Krakatoa, localizada no estreito de Sonda, entre as ilhas de Sumatra e Java, na Indonésia, reduziu para um terço de seu tamanho, quando o vulcão do monte Perboewatan, supostamente extinto, entrou em erupção no dia 27 de Agosto de 1883. A sucessão de erupções e explosões durou 22 horas. O saldo foi de 36 mil mortos. A sua explosão jogou poeira e fumaça a aproximadamente 27 km de altitude e foi ouvida a mais de 5.000 km, na ilha de Rodriguez, tendo os habitantes ficado surpreendidos a enorme explosão. O barulho chegou também até Constantinopla, na Turquia, Austrália, Filipinas e Japão. Acredita-se que o som das explosões reverberou pelo planeta ao longo de nove dias, e os efeitos atmosféricos da catástrofe, circundando o globo, deram lugar, durante vários meses, a estranhas transformações no nascer e pôr do Sol.
É considerada a erupção vulcânica mais violenta dos tempos modernos. A cratera do vulcão era monstruosa: possuía aproximadamente 16 km de diâmetro. O vulcão não parou de cuspir lava e houve ainda outras erupções durante todo o ano. Antes da erupção, a ilha possuía quase 2 mil metros de altitude, mas após a erupção, a altura reduziu-se tendo se formado um lago na cratera do vulcão, onde vivem várias espécies de plantas e pássaros.
Atualmente, na região da cratera, há uma nova formação rochosa em andamento chamada Anak Krakatoa (filho de Krakatoa), que já possui mais de 300 metros de altura, sendo que a cada ano aumenta em 5 metros aproximadamente. Todas as formas de vida animal e vegetal da ilha foram destruídas. Por causa das explosões, vários tsunamis ocorreram em diversos pontos do planeta. Perto das ilhas de Java e Sumatra, as ondas chegaram a mais de 40 metros de altura.
 

quinta-feira, setembro 21, 2017

AR-DIÁRIO- "O incrível mundo animal"

OS INCRÍVEIS ANIMAIS ALPINISTAS
Inacreditável:Acompanhada por um filhote, uma fêmea de íbex-dos-alpes, uma espécie de cabra selvagem que vive nas montanhas dos Alpes europeus, desce por pedras por uma encosta de inclinação de 80 graus, rumo ao lago Cingino, na Itália, a 2200 metros de altitude. Durante os dias quentes o íbex-dos-alpes procura lamber o sal que escoa nas paredes de pedra
A Cabra-íbex, dos Alpes é uma espécie de mamífero bovídeo caprino, em estado selvagem na Europa. Esta espécie habita as regiões montanhosas dos Alpes, em zonas de vegetação esparsa.
Os machos do íbex-dos-alpes atingem cerca de 1 metro de altura e 100 kg de peso e apresentam cornos longos e encurvados que podem medir até 1 metro. As fêmeas são menores, em torno de metade do tamanho dos machos, e não possuem cornos. Os sexos vivem em separado, em manadas de machos e fêmeas com crias, e só se juntam na época de reprodução que decorre no Outono. As crias nascem geralmente em maio. Como resultado de caça excessiva e vários conflitos armados na região, o íbex dos Alpes quase se extinguiu no início do século XIX. Em 1816, os últimos animais que viviam na área de Gran Paradiso foram protegidos, mas a caça furtiva continuou. A situação da espécie degradou-se até 1854, quando o rei Vítor Emanuel II da Itália colocou os últimos exemplares sob a sua proteção pessoal. A população recuperou, graças a esforços de conservação e programas de reprodução em cativeiro, e foi reintroduzida na natureza. Atualmente existem cerca de 30 mil exemplares, não sendo considerada uma espécie ameaçada.

quarta-feira, setembro 20, 2017

AR-DIÁRIO: "Caprichos da Natureza"

                  Flor-cadáver
ESTA RARA E BELA FLOR, É CHAMADA DE FLOR CADÁVER
Saiba por que?
O jarro-titã, conhecido como cadáver é a espécie que produz o que se considera a maior inflorescência do mundo (apelidada de espádice). Quando desabrocha, a inflorescência chega a atingir três metros de altura e pode pesar até 75 quilos. Na realidade, apesar de ser por vezes considerada a maior flor do mundo, produz uma inflorescência, pelo que a maior flor de fato é a Rafflesia arnoldii, nativa do mesmo continente. Os florescimentos são raros porque a planta é muito difícil de cultivar, incluindo em condições ideais.
Quando da floração, exala um forte odor que atrai insetos.
Começa sua vida como um pequeno tubérculo, então solta uma única coluna afiliada que cresce furiosamente, até 16,6 centímetros por dia.
Essa planta tuberosa, cultivada em diversos jardins botânicos, permanece endêmica somente às florestas tropicais do oeste de Sumatra, uma ilha da Indonésia, no Oceano Índico, onde é conhecida como "flor cadáver". Este nome pode derivar do cheiro mau cheiro que exala.
Quem a descobriu foi o botânico italiano Odoardo Beccari, em 1878.
Seu nome científico Amorphophallus titanum significa: gigante sem forma.
Pode viver até 40 anos, mas só floresce duas ou três vezes em sua existência.
Fonte: Wikipédia
/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */