/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

segunda-feira, março 08, 2010

                                              ENCURTANDO CAMINHO
Pela primeira vez na história, navios cargueiros fazem pelo Ártico a rota entre a Ásia e a Europa. A proeza é uma triste consequência do aquecimento global. Essa redução de 5200 km representa muito para poucos. Mas quanto todos nós pagaremos por isso?

(*) No traçado vermelho, a distância entre Ulsan/Coréia e Roterdã/Holanda, passando pelo Nordeste. Distância 14800 km. Duração da viagem: 60 dias. (*) Distância (em preto à dir.) entre Ulsan e Roterdã (via Canal de Suez): 2000 km. Duração da viagem 70 dias.
O triunfo humano sobre as forças da natureza é, desta vez, um triste sintoma da saúde do planeta. Dois cargueiros alemães estão prestes a se tornar os primeiros a navegar por inteiro a Passagem Nordeste, como é conhecido o trajeto via Ártico entre os oceanos Atlântico e Pacífico. Essa rota marítima mais curta entre a Europa e a Ásia sempre foi um risco no mapa impossível de ser navegado. Durante o verão, quando a camada de gelo da calota polar se retrai, somente comboios liderados por navios quebra-gelo trafegam pela imensa costa russa – e apenas por trechos curtos. Essa situação já tem data marcada para acabar. Salvo algum contratempo imprevisível, os dois navios, que já ultrapassaram os trechos mais difíceis, devem completar a viagem até o fim do mês. E aqui está a má notícia: a proeza dos cargueiros alemães só foi possível devido ao encolhimento progressivo da calota polar do Ártico, provocada pelo aquecimento global.A temperatura no Ártico aumentou 2 graus no último século, o dobro da média mundial. O resultado é uma espiral de derretimento que reduziu a camada de gelo permanente em 40%. "Quanto menor a área congelada, menor a capacidade de reflexão dos raios solares. Ou seja, à medida que a área gelada diminui, a região absorve mais calor, aumentando a temperatura e acelerando o derretimento do gelo", diz o glaciologista Jefferson Simões, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, que já participou de três expedições ao Ártico. Em 2007 e 2008, a superfície congelada foi reduzida ao menor tamanho já registrado. A camada de gelo também está mais fina: sua espessura encolhe, em média, 17 centímetros por ano.
Toda a fauna adaptada ao clima único da região está ameaçada. As focas criam seus filhotes durante as primeiras semanas em placas de gelo flutuantes, para que acumulem gordura suficiente antes de se aventurar pela água gelada do mar. Alie-se a essa situação a falta de espaço para caçar. O degelo precoce dos glaciares pode resultar na separação prematura desses filhotes, diminuindo suas chances de sobrevivência. Estudos preveem que, devido à diminuição de seu território de caça, a população de ursos-polares estará reduzida a um terço da atual até 2050. Morsas, renas e baleias típicas da região também sofrem com os efeitos da mudança climática. Mas o impacto do derretimento dos polos não se limitará aos rincões frios do planeta. As calotas polares ajudam a manter o clima global ameno e alimentam as correntes marítimas, que redistribuem o calor pelo planeta. A Groenlândia, um imenso reservatório de água doce congelada, contribuiu sozinha para 20% do aumento do nível dos oceanos no século passado.
O paradoxo do aquecimento é que, conforme o gelo derrete, o Oceano Ártico se abre à navegação e viabiliza a exploração de riquezas até então intocadas. Estima-se que a região concentre 13% das reservas de petróleo e 30% de todo o gás natural do planeta. Cinco países que fazem fronteira com o Círculo Polar Ártico (Estados Unidos, Canadá, Rússia, Noruega e Dinamarca) disputam o controle desses recursos.

sábado, março 06, 2010

--FS-- "ARQUIVOS DE UM REPÓRTER"

ANTES DESTES E DE OUTROS GRANDES CORREDORES BRASILEIROS... 


CHICO LANDI (foto) CRIOU A PRIMEIRA EQUIPE BRASILEIRA NA FORMULA 1
Francisco Landi o CHICO LANDI (foto), nasceu em São Paulo, em 14 de julho de 1907. Ele foi o primeiro brasileiro a conduzir um bólido da equipe italiana, na temporada de 1948. Seu pioneirismo, contudo, não parou por ai. De 1952 a 53, comandou a Escuderia Bandeirantes, que deu à sofrida saga dos times nacionais na categoria máxima do automobilismo mundal. "Era uma equipe formada basicamente por pilotos, não contava nem com sombra da infra-estrutura hoje existente. Os carros eram comprados da "Maseratti", conta o empresário Luiz Landi, de 60 anos, filho do pioneiro desbravador. 
A Escuderia Bandeirantesparticipou de algumas provas no campeonatos mundiais de 1952 e 1953. Além de Chico Landi, defenderam suas cores o ítalo brasileiro Gino Bianco, o francês Philippe Etancelin, o uruguaio Heitel Cantoni e o holandês Johannes Flinterman. Utilizando os modelos A6GCM-6 da Masseratti, ela participou de cinco provas, obtendo como melhores colocações os oitavos postos de Landi, na Itália, e de Etancelin, na França, ambos na temporada de 1952, vencida pelo italiano Ascari.
O time brasileiro foi apenas um dos inúmeros que brotaram nos primórdios da Fórmula 1. A maioria era formada apenas pelo piloto e alguns ajudantes, que alugavam ou compravam uma máquina para disputar GPs esporádicos no campeonato. Melhor para a Alfa-Romeo, Ferrari, Mercedes-Benz e a equipe da fábrica Maseratti, que com melhores estruturas, reinaram absolutas nas primeiras edições do torneio. Melhor ainda para o argentino Juan Manuel Fangio, que conquistou nada menos que cinco títulos no período de 1950 a 57. "A diferença entre meu pai e Fangio é que argentino tinha patrocínio oficial do governo Juan Peron, o que sempre lhe permitia contar com bons equipamentos. Chico Landi competia sem a ajuda de ninguém, mas não se importava. Afinal  ele gostava mesmo era de correr ", assinala Luiz.       
Chico Landi repirou automobilismo por toda sua vida, abandonando as pistas somente em 1974, aos 67 anos. Morrreu em 1989, como desbravador disse que queria ficar eternizado na história do automibilismo nacional. Conseguiu: suas cinzas foram espalhadas no autódromo de Interlagos.

terça-feira, março 02, 2010

AR- Em tempo: Chile continua enviando  Exército às ruas após tremor. O número de mortos depois de terremoto de 8,8 graus chegava a 711; (às 20h30 de ontem). A população saqueia supermercados em cidades afetadas. Governo decreta estado de "exceção constitucional por catástrofe" nas regiões de Maule e Bío Bío; cidades têm toque de recolher imposto pelas autoridades; Apesar de toda essa catástrofe que está sendo vivida pelo Chile, esse não é o maior terremoto que o país enfrenta, embora seja o com maior número de vítimas e repercussão. Ondas destruidoras que seguem a um terremoto
O maior terremoto ocorrido no Chile o o mais intenso ocorrido em nosso planeta, foi no dia 22 de maio de 1960, e foi registrado na costa sul-central do Chile, um dos mais destrutivos tsunamis do século XX, que quase impediu a realização do Campeonato Mundial de 1962. Ao visitar o Chile recentemente, verifiquei que em todas as cidades praianas do Pacífico há placas (como a do lado), que orientam o público a direção de fuga, o que pode ser explicado pelos próprios números, enquanto o do Indico regstrou 9,3, o que ocorreu no Chile chegou a 9,5 de magnitude.
TSUNAMI
Causas - Um tsunami pode ser gerado por qualquer distúrbio que desloque uma massa grande de água, tal como um sismo (movimento no interior da terra), um deslocamento da terra, uma explosão vulcânica ou um impacto de meteoro. Os tsunamis podem ser gerados sempre que o fundo do mar sofre uma deformação súbita, deslocando verticalmente a massa de água. Os sismos tectónicos são um tipo particular de sismo que origina um deformação da crosta; sempre que os sismos ocorrem em regiões submarinas, a massa de água localizada sobre a zona deformada vai ser afastada da sua posição de equilíbrio. As ondas são o resultado da acção da gravidade sobre a perturbação da massa de água. Os movimentos verticais da crosta são muito importantes nas fronteiras entre as placas litosféricas. Por exemplo, à volta do Oceano Pacífico existem vários locais onde placas oceânicas mais densas deslizam sob as placas continentais menos densas, num processo que se designa por subducção. Estas zonas originam facilmente tsunamis.

Uma foto raríssima, tirada na costa da Ilha de Sumatra, na região asiática, atingida pelo Tsumani em 2004, mostrando uma impressionante onda de 32 metros. Ela foi encontrada num estojo de uma câmera abandonada. Provavelmente, quem obteve esta imagem dramática deixou de existir instantes depois.) SANTORINI - Estima-se que terá sido entre 1650 e 1600 a.C. que ocorreu uma violenta erupção vulcânica na ilha grega de Santorini. Este fenómeno devastador levou à formação de um tsunami cuja altura máxima terá oscilado entre os 100 e os 150 metros. Como resultado deste tsunami, a costa norte da ilha de Creta foi devastadaematé70kmdamesma. A explosão do Krakatoa - A ilha-vulcão de Krakatoa, na Indonésia, explodiu com fúria devastadora em 1883. Várias ondas tsunami geraram-se a partir da explosão, algumas atingindo os 40 metros acima do nível do mar. Foram observadas ao longo do Oceano Índico e Pacífico, na costa ocidental dos Estados Unidos, América do Sul, e mesmo perto do Canal da Mancha. Nas costas das ilhas de Java e Sumatra, a inundação entrou vários quilômetros adentro, causando inúmeras vítimas, o que influenciou a desistência da população em reabitar a costa, e subsequente êxodo para a selva.
O Terremoto do Índico de 2004 - Uma seqüência de tsunamis fatais, ocorreu neste seculo no dia 26 de Dezembro de 2004, provocando um número recorde de com fatais relatadas em mais de 285.000. Após a tragédia, várias organizações de ajuda humanitária e governos de vários países disponibilizaram ajuda. A maior doação particular foi feita pela guru indiana Mata Amritanandamayi, também conhecida como "Amma", a grande mãe.

segunda-feira, março 01, 2010

Poucos americanos acreditam no aquecimento global
Os cidadãos norte-americanos acreditam cada vez menos que o aquecimento global seja um problema grave e que existam provas concretas que o fenômeno está ocorrendo, revelou uma pesquisa publicada no final do útimo ano..
Realizada pelo Centro de Pesquisas Pew, o trabalho indicou também que, para grande parte dos norte-americanos, o tema da mudança climática não deveria ser uma prioridade para o governo -- mesmo quando a maioria não se opõe à aplicação de normas às emissões de gases poluentes --. A população dos EUA está mais cética sobre o clima
.
 Trânsito na av. 23 de Maio, em SP
A pesquisa mostra que apenas 35% consideram que o aquecimento global e a mudança climática é um problema sério, 9% menos que em abril do ano passado. Já 57% acreditam que existem provas sólidas que a temperatura do planeta aumentou nas últimas décadas. Na mesma enquete do ano passado, 71% dos consultados assinalaram estar convencidos de que o fenômeno estaria ocorrendo. A enquete revelou que 36% manifestaram acreditar que o aumento das temperaturas seja resultado da atividade humana, 9% menos que no ano passado.
No entanto, apesar do ceticismo que essa enquete revela, o Centro Pew indicou que 50% estariam de acordo que se aplicasse uma política para limitar as emissões poluentes, enquanto 39% estariam contra uma medida desse tipo.A pesquisa ouviu 1.500 norte-americanos adultos no final do ano passado.Mas os últimos fenômenos da natureza que estão ocorrendo nos últimos tempos, em várias partes do mundo, inclusive nos EUA, sugere que as próximas pesquisas deverão sofrer significativas alterações. 

quinta-feira, fevereiro 25, 2010

A precisão dos pombos-correio“Pombo-correio, voa depressa, e essa carta leva para o meu amor”, pedia o baiano Moraes Moreira na canção de 1974. Para descobrir como esses pombos se orientam espacialmente, pesquisadores da Universidade de Zurique, na Suíça, instalaram neles registradores neurológicos e aparelhos de GPS, e descobriram que eles usam como bússola natural – para sempre voltar ao lugar que foram criados – cheiros, pistas visuais, a posição do Sol e o campo magnético da Terra. “Há casos em que o pombo-correio não precisou da visão, nem da luz para voltar. Por isso, acreditamos que ele se orienta pelo magnetismo da Terra”, diz Brasílio Marcondo Neto, presidente da Federação Paulista de Columbofilia e que possui 90 pombos, sendo 54 para competições. Segundo ele, os pombos-correio, que não são da mesma espécie que aqueles pombos vistos nas ruas, podem voar durante 3 dias, percorrendo mais de mil quilômetros. O senso de orientação desses animais é tão grande que, em junho do ano passado, agentes da Penitenciária de Marília, no interior paulista, descobriram que presos estavam usando esses pombos para transportar drogas e celulares

segunda-feira, fevereiro 22, 2010

MUNDO VIRTUAL
FOTOS TIRADAS DE SATÉLITES
Foto 1- Aeroporto Internacional Antonio Carlos Jobim, no Rio de Janeiro, O velho Galeão faz parte da história da aviação nacional. Diversas aeronaves já passaram por suas pistas como o saudoso Concorde. Foto 2- O satélite tirou esta fantástica (foto à esq.), mostrando todo o lado Oeste da América do Sul, desde o Caribe até Cabo Horn. Porém, o objetivo principal foi mostrar de ponta-a-ponta a grandiosodade da Cordilheira dos Andes que está presente literalmente de Norte a Sul em nosso Continente, ou seja, das águas quentes do Caribe a congelada Patagônia. Observe que mais ao norte onde os picos são menos acentuados é visivel a sua presença com predominancia de tonalidades amareladas, como se fosse uma estrada. Mais ao Sul, ou seja, na fronteira Argentina-Chile ela se torna-se mais visível graças as suas neves eternas, em função dos picos mais elevados, culminando com o Aconcágua o pico mais alto das três Américas, com 7 mil metros de altura. Também, as neves mostram a parte mais larga da cordilheira com quase 200km. Foto 3- É muito freqüente que as pessoas associem o nome do Perú, as cidades de Cusco e Machu Picchu, e o passado peruano inteiro com o termo "incaico". Mas o Império inca é só o última fase de uma evolução longa, na qual um dos pontos altos em desenvolvimento é a cultura Nasca. Mais de 1.500 anos atrás, em um deserto semelhante ao solo lunar. Os antigos peruanos (foto) levaram a cabo as quilômetricas linhas estranhas que mostram estilizações enormes de animais, legumes e figuras geométricas que se estendem até aonde a vista pode alcançar. Essas linhas constituem um dos maiores enígmas do nosso passado.

segunda-feira, fevereiro 15, 2010

ESPORTES RADICAIS (mergulho)

                          LINCOLN E SEU MUNDO SUBMARINO...

Realizamos esta reportagem (via Internet) com o paulistano Lincoln Kirsten    , 37, casado com Camila. Ainda este ano a familia estará completa com a chegada de mais um filho Apaixonado por esportes radicais, acabou optando pelo mergulho submarino. Atualmente, residindo no Chile, país de geografia curiosa, confinado entre as Cordilheiras e Oceano Pacífico. Começamos a nossa conversa, perguntando a ele, se pelo fato de estar como uma ostra entre o rochedo e o mar, isso lhe deixa alguma dúvida na hora de usufruir das benesses do país que lhe hospeda. Sua resposta veio em tom mineiramente conciliatório: "Opto pelos dois, ao escolher às águas geladas do Pacífico". Na verdade, Lincoln já mergulhou em várias regiões do Brasil e exterior, sempre conciliando a sua profissão de consultor de informática ao seu hobby predileto. "Nas minhas inúmeras viagens para locais banhados pelo mar, posso até esquecer a minha escova de dentes, mas do equipamento de mergulho jamais". E foi citando os locais por onde já praticou o mergulho: Parati, Cabo Frio, Abrolhos, Arraial do Cabo e Fernando de Noronha. No exterior: Mar Mediterrâneo, Golfo Pérsico, MarVermelho e atualmente Oceano Pacífico - Um cartel considerável para um mergulhador amador -. Com firmeza diz que se todos os homens tivessem um contato mais íntimo com a natureza, o mundo não estaria hoje numa UTI. Muitas são as suas lamentações, entre elas, a dos aquários de golfinhos: "Qualquer um que tenha visto golfinhos em seu ambiente natural só pode se sentir horrorizado ao vê-los confinados num aquário".
"Para quem sonha como eu, um dia poder visitar a Austrália com o único objetivo de mergulhar e ver cara-a-cara a maior barreira de corais do planeta (foto), fica desiludido ao saber que esse santuário ecológico que a natureza criou ao longo de milhões de anos, dentro de algum tempo poderá deixar de existir, como mais uma vítima da poluição dos nossos oceanos". Mostrando que acompanha com interesse todos os assuntos ligados ao ecossistema, Lincoln com o seu conhecimento de causa vai falando sobre a ameaça que sofre a maior barreira de corais do planeta. "Para você ter uma ideia, Roberto, essa barreira tem uma extensão de aproximadamente 2.300km, e fica no estado australiano de Queensland. Ela é composta por mais ou menos 2.900 recifes, 600 ilhas continentais e 300 atóis de corais. Nesse sistema vivem, ou viviam em torno de 1.500 espécies de peixes, e mais de 3.000 criaturas, se somarmos moluscos, algas e centenas de espécies de crustáceos". Lincoln, eu gostaria de lhe pedir permissão para encerrar esta matéria, repetindo o seu comentário sobre a situação dos nossos mares, arquivada na parte interativa do nosso blog :
"Realmente, é uma lástima o que está acontecendo com nossos oceanos. O ser humano, através da ideia equivocada de "desenvolvimento" aproxima-se cada vez mais de sua auto-destruição."

sábado, fevereiro 13, 2010

--FS-- "Arquivos de um Repórter"

                                                        Relíquias da Humanidade:
               CATEDRAL DE SÃO BASÍLIOA Catedral de São Basílio, é uma catedral localizada na Praça Vermelha da cidade de Moscou, Rússia. É conhecida mundialmente por suas características, em forma de cúpulas, teve sua construção ordenada pelo Czar Ivan (o Terrível), para comemorar a conquista do Cantão de Kazan, e realizou entre 1555 e 1561, depois da construção ser terminada, mandou arrancar os olhos do arquiteto para que não pudesse construir outra coisa igual. Em 1588 o Czar Fiodor Ivanovich ordenou que agregara-se uma nova capela no lado este da construção, sobre a tumba de São Basílio o Bendito, santo pelo qual foi chamada popularmente a catedral.
São Basílio se encontra no extremo sudeste da Praça Vermelha, justamente na frente da Torre Spasskaya de
Kremlin. Sendo não muito grande particularmente, consiste em 9 pequenas capelas construídas. Detalhes das cúpulas>
Em um jardim em frente a igreja tem um
estátua de bronze, erguida em honra a Dmitry Pozharsky e Kuzma Minin, que reunirão voluntários para o exército que lutaram contra os invasores poloneses durante o período conhecido como Tempos de Dificuldades.
O conceito inicial era construir um grupo de capelas, cada uma dedicada a cada um dos santos em cujo o dia o Czar ganhou uma batalha, mas a construção de uma torre central unifica estes espaços em uma só catedral. A lenda fala que o Czar Ivan deixou cego o arquitecto
Postnik Yakovlev, para evitar que construísse uma construção mais magnífica para alguém mais. A Catedral de São Basílio não deve ser confundida com o Kremlin de Moscou, que está situado na Praça Vermelha, mesmo local em que a Catedral de São Basílio, igreja Ortodoxa da Rússia está situada. E
Veja também: revist@-@r, photolink e Google Indicações...

sexta-feira, fevereiro 12, 2010


MULHERES MARCADAS
No Brasil, 75% das portadoras do HIV com mais de 60 anos foram contaminadas pelos maridos. O drama de algumas delas virou documentário 
Os números sobre mulheres contaminadas impressionam. O Instituto de Infectologia Emílio Ribas, referência da área no País, tem um estudo que mostra que, entre as mulheres com aids que têm mais de 60 anos, 75% foram infectadas pelos maridos. E entre os homens com HIV, 80% contraíram o vírus em relações fora do casamento. “Enquanto o desejo sexual feminino diminui com o tempo, o do homem não, e ele acaba buscando sexo fora do casamento, mas não se protege, porque não estava acostumado com o preservativo, então ele contamina a esposa também”, explica o infectologista Jean Gorinchteyn, responsável pela pesquisa. Cida Lemos, de 54 anos, também acabou infectada pelo marido. “Confiei nele, por isso não usava preservativos. A gente tem a falsa ilusão de que o amor imuniza, e a aids é a última coisa que você imagina quando está casada”, pondera.
Quando adoeceu, os médicos davam muitos diagnósticos, menos aids. “Achavam que era estresse. As erupções na pele eles diziam que era fungo. Quando comecei a emagrecer muito e o cabelo cair, acharam que era lúpus. Eu continuava com uma febre constante, que trataram como febre reumática. Não era, tratava-se de uma tuberculose, doença oportunista. Demorou mais de 1 ano para ser diagnosticada a aids”, conta. Como se não bastasse, 1 ano depois da descoberta do vírus, Cida teve infecção nas retinas e ficou cega dos dois olhos. “A cegueira foi ainda mais difícil de aceitar. Fiquei magoada comigo, pois sou professora de ciências e sabia dos riscos. A partir do momento que abri mão do uso do preservativo, sou corresponsável”, explica.
É a mesma sensação que descreve a ex-enfermeira Maria Medianeira, de 57 anos. “Tive responsabilidade, não deveria ter confiado”, lamenta. O ano de 1996 foi o mais difícil da vida dela. Aos 44, quando voltava para casa de uma viagem, pegou o marido na cama com outro homem. Ela estava grávida e, em meio às brigas e à descoberta de que tinha sido contaminada, perdeu o bebê. “Jamais imaginei pegar uma doença dessas. Ele era meu marido, por isso não pensava em preservativo”, relata ela.

quinta-feira, fevereiro 11, 2010

VOANDO COM A ESQUADRILHA DA FUMAÇA
                                                            por Roberto Ianelli Kirsten
Depois de conhecer e fazer uma grande amizade com o pessoal da Esquadrilha Fumaça em Águas de Lindóia, onde exercia a função de Secretário de Turismo, em abril de 1973, fui convidade pelo Cel Braga para participar do 19º aniversário da Fumaça, no Rio de Janeiro, sua antiga sede. O que eu poderia imaginar que em tão pouco tempo voaria com a Fumaça no seu avião precursor o North American - T-6, comandado pelo Cel Ribeiro (na foto acima), que foi o comandante da reformulada esquadrilha com o Emb-Tucano, na sua nova sede em Pirassununga. No 39° aniversário do EDA sob o comando de Grscow realizei o meu 2º vôo.
Um relato competo do meu terceiro vôo em maio de 1992
Ouvindo as instruções no "briefing" (sou o da frente, enquanto o Ten Camelier que comandou o nosso vôo é o primeiro a partir da esq.na foto. Já estava vestido com o macacão do Eda. Na (foto à dir.) já estou instalado no assento traseiro do Tucano. (Na foto seguinte), estamos na pista da Academia da Força Aérea em Pirassununga, prestes a decolar. Antes, porém ouvindo as instruções do Ten Camelier: "Se houver alguma pane no motor, vou tentar aterrissar. Se não for possível vou comandar a ejeção...Vou gitar três vezes: Ejetar! Ejetar! Ejetar! Eu irei primeiro, depois Roberto, você estica as pernas, ergue a cabeça e puxa o punho de ejeção. Quando o para-quedas se estabilizar, solte o kit de sobrevivência." Minutos depois já estavamos no ar contemplando o serpentear do Rio Mogi Guaçu e as corredeiras da cachoeira de Emas. Já com o T-27 nivelado o ten Camelier colocou algumas vezes o manche na minhas mãos. Só então pude sentir o quanto o Tucano é uma aeronave maleável. Mas o principal estava por vir sobre as regiões que circundam as cidades paulistas de Pirassununga, Leme, Analândia e São Carlos deixando muita fumaça para trás. A partir dai é que "o pau começou a comer. Com direito a tudo, esperimentei o vôo "faca", quando só consegue ver a asa de apenas um lado, o lancevac, um vôo perpendicularar até a velocidade chegar a zero, é quando a aeronave chega a velocidade zero e começa a descer em parafuso e retoma a velocidade normal. o tunô, vôo de dorso e você sente todo o seu peso sendo escorado por cordéis de aço. E para culminar a manobra mais espetacular: Looping é quando a aeronave faz um giro completo sobre ela mesma e você ve o mundo de cabeça pra baixo. Depois dessa manobra alcancei o interruptor do rádio e só consgui dizer: "Tenente pra mim chega!"
>>>Veja também a revist@-@r, photolink e Dicas do Google...

segunda-feira, fevereiro 08, 2010

O HAITI DA ÁFRICA
Assim como o país do Caribe, a Somália vê tragédia humanitária se agravar. Guera civil piora, ONU suspende entrega de comida e milhares fogem
Janeiro não foi um mês trágico somente para o Haiti, país do Caribe atingido por forte terremoto no dia 12. Do outro lado do Atântico, na África, outra nação pobre também se afundou em uma crise humanitária grave. A situação é crítica na Somália, com recente piora nos conflitos em áreas civis, cancelamento de programas de distribuição de alimentos e aumento no número de pessoas que fogem para sobreviver.
Segundo funcionários de organizações internacionais, trata-se da pior crise humanitária em mais de uma década. “Quando você pensa que a situação não pode piorar, que é o fundo do poço e não tem mais como piorar, piora”, resume a porta-voz do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) na Somália, Roberta Russo. Por telefone de Nairóbi, capital do Quênia, país vizinho à Somália, ela relatou que nas últimas semanas diversos funcionários de organizações internacionais tiveram que interromper programas de ajuda para fugir. “A situação é muito difícil. A estabilidade relativa que havia no ano passado acabou de vez. Está acontecendo uma catástrofe e pouca gente no mundo dá atenção ou importância”, completa ela.
Da população local, milhares buscam ajuda nos acampamentos para refugiados do ACNUR em países vizinhos. Famílias fogem como podem, até mesmo em carroças puxadas por burros magros. A miséria é constante.
Além de conflitos armados, a fome também provoca deslocamentos sistemáticos e mais de um milhão de pessoas correm o risco de morrer por inanição devido ao cancelamento da distribuição de comida por parte do Programa Mundial de Alimentação das Nações Unidas. Em 5 de janeiro, os responsáveis alegaram ser impossível manter o programa no sul do país, região controlada pelo grupo rebelde

A Somália está em guerra civil desde 1991 e o governo atual é tão frágil que tem dificuldades de manter o controle até da capital, Mogadíscio. Atualmente, o poder é dividido entre diversos grupos armados rivais. O conflito se agravou nas últimas semanas na região central e na capital. Há grupos radicais formados por mulçumanos extremistas contra e a favor do governo. Entre os rebeldes estão o Al Shabaab, que domina o sul do país, e o Hizbul Islam. Aliados às tropas oficiais estão os membros do Ahlu-Sunna Wal-Jama.
Desde dezembro de 2008 não aconteciam batalhas nas cidades da região central. Nas últimas semanas, o Al Shabaab avançou sobre diversos municípios e a estimativa é de que 150 pessoas morreram e 80 ficaram feridas em áreas repletas de civis. A gravidade do conflito aumenta na mesma proporção que o calibre das armas fornecidas por países ricos. Em relatório divulgado em 20 de janeiro, a Anistia Internacional pediu que os Estados Unidos parassem de distribuir armas de alto poder de destruição no país, devido ao risco de acontecerem “massacres, crimes de guerra e violações de direitos humanos”.
Desde 1992 há um embargo internacional na venda de armas para a Somália devido à instabilidade política, mas os países ricos apelam para exceções para conseguir transferir armas e munições. Em setembro, a secretária de Estado norte-americana Hillary Clinton afirmou que a intenção dos EUA era exportar 80 toneladas de armas para o país.

sábado, fevereiro 06, 2010

---FIM DE SEMANA---

TORRES DEL PAINE (Chile) As incríveis Torres del Paine, pertencem a uma comuna da Patagónia Chilena. Cerro Castillo é a capital desta comuna, pertencente a província de Última Esperanza, na região de Magalhães e Antárctida Chilena. A comuna limita-se: a norte e leste com a República da Argentina; e a sul e oeste com a comuna de Natales. Cerro Castillo, está situado ao norte de Puerto Natales é ponto de passagem obrigatório para os visitantes que se destinam ao Parque Nacional Torres del Paine, que pode ser considerado um passeio imperdível. Fica situado nesta comuna. É também passagem a passos de fronteira que dão acesso à Patagónia Argentina, e ao restante do territóro chileno, considerada a região mais bela do mundo! Dados estatísticos da maravilhosa região da Patagônia, com as incríveis Torres del Paine:Torres del PainePopulação: 739 habitantesÁrea; 6630 km²Densidade: 0,11 hab/km²
Fundação: 1927
Região: Magalhães e Antárctida Chilena (XII Região)Província: Última Esperanza

sexta-feira, fevereiro 05, 2010

QUEIMADAS E DESMATAMENTO AMEAÇAM MAIOR FLORESTA TROPICAL DO MUNDO O desmatamento na Amazônia diminuiu 70% em um ano, segundo dados do Ministério do Meio Ambiente. Apesar disso, nos meses de dezembro de 2008 e janeiro e fevereiro de de 2009, 754 km2 de floresta desapareceram,isso equivale à metade do município de São Paulo.
No que se refere à madeira para comercialização, a prdução originada do desmatamento mantém-se sempre muito acima daquela que vem de manejo florestal. Foi o que concluiu um estudo feito pelo pesquisador Júlio César da Silva, sob orientação do professo Humberto Ângelo, do Departamento de Engenharia Florestal da Universidade de Brasília.
"Na serraria, a madera vinda de áreas desmatadas custa de 30% a 50% menos. Os compradores têm preferência pela madeira de preço menor, visando a lucros maiores", diz Júlio César.
Além da extração da madeira, as queimadas são outro grave problema. Imagens captadas por satélites do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mostram que a Amazônia é a floresta que mas sofre queimadas no mundo. Essa prática é responsável pela emissão de gás carbônico, que destrói a camada de ozônio e é a principal causa do efeto estufa em níveis mundiais. No caso de incêndios na Amazônia, o primeiro estudo para medir a quantidade de monóxido (CO) e dióxido de carbono (CO2) liberados conclui que cada hectare (10 mil metros quadrados) queimado corresponde a 69 toneladas de gases, especialmente CO2 jogados na atmosfera.
O trabalho sobre a liberação dos gases foi realizado por pesquisadore brasileiros - da UnB, Inpe e Universidade Estadual de São Paulo (Unesp) - e americanos, da Universidade de Washington.
"O problema é que, na Amazônia, os incêndios chegam atingir 50 alqueires, ou seja um milhão e 210 mil metros quadrados de área", alerta Carlos Alberto Gurgel, professor do Departamento de Engenharia e Mecânica da UnB e um dos autores da pesquisa. "Em casos como esse, uma única queimada podeproduz mais de oito mil toneladas de gás carbônico", reitera. Para se ter uma idéia, toda a frota de carros da cidade de São Paulo produz cerca de cinco mil toneladas de CO2 por dia. Gurgel dá um exemplo da proporção desses incêndios: "Já se verificou fumaça original da Amazônia na fronteira do Paraná com o Paraguai."
>>>Amanhã em nosso blog de --fim de semana--, imagens maravilhosas das Torrres del Paine na Patagônia

terça-feira, fevereiro 02, 2010

SINAIS NA PELE
Nova técnica criada por americanos diferencia, com 90% de sucesso,
manchas benígnas do melanoma, um tipo de câncer de pele

Perigo: A incidência do melanoma é baixa e representa apenas 4% dos tipos de câncer de pele. Porém, as chances de a doença se espalhar para o corpo, nesse caso são altíssimas
Pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, desenvolveram uma técnica capaz de distinguir, com sucesso em 90% dos casos, manchas benignas na pele e melanomas, um tipo de câncer originado nas células produtoras de melanina, substância que determina a cor da pele. Esse método é baseado na identificação e marcação de proteínas produzidas por cinco genes que aparecem mais em atividade nos melanomas, o que foi considerado um indicador confiável para o diagnóstico preciso de tecidos com a doença. “A importância de pesquisas como essa é muito grande, pois estão sendo indicadores para as famílias que possuem alguém com a doença para evitar que outros membros a desenvolvam. O objetivo é descobrir fatores de risco bem na fase inicial, quando todo tipo de câncer tem cura. Hoje, mesmo havendo tratamentos quimioterápicos, o principal ainda é o cirúrgico”, explica Carlos Eduardo dos Santos, médico do Instituto Nacional do Câncer (Inca). De acordo com estimativa do Inca, o melanoma atinge cerca de 6 mil brasileiros por ano e representa apenas 4% dos tipos de câncer de pele. Porém, ele é considerado muito grave pela alta possibilidade de metástase, quando células cancerígenas espalham-se para outras regiões do corpo. Ou seja, sua incidência é baixa, mas sua letalidade é alta. Por isso é tão importante o diagnóstico precoce.

sexta-feira, janeiro 29, 2010

NO PIAUI, O MAIOR ACERVO DE PINTURAS RUPESTRES DO MUNDO
Infelizmente, abrimos a matéria com esta advertência: É que por falta de apoio e recursos está ruindo uma obra de milhares de anos: o Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí, o maior conjunto de pinturas rupestres do mundo, que já não consegue mais se manter e a administração ameaça encerrar suas atividades de preservação. Com isso, estão seriamente ameaçadas milhares de espécies animais, que ficarão sujeitas aos caçadores, e milhares de pinturas rupestres, preservadas e recuperadas em 30 anos de muito trabalho pela equipe chefiada pela arqueóloga dra. Niéde Guidón, diretora da Fundação Museu do Homem Americano (FUMDHAM), que administra a preservação do Parque. Sítios arqueológicos
Um sítio arqueológico é um local no qual os homens que viveram antes do início de nossa civilização deixaram algum vestígio de suas atividades: uma ferramenta de pedra lascada, uma fogueira na qual assaram sua comida, uma pintura, uma sepultura, a simples marca de seus passos.
As pesquisas, na região do Parque Nacional, foram iniciadas em 1970 e desde então as descobertas se acumularam. Atualmente estão cadastrados 406 sítios , dos quais cerca de 360 apresentam pinturas rupestres. Os demais sítios são aldeias, cemitérios, com restos mortais (foto) e acampamentos. Estes números não são definitivos pois continuamente são descobertos novos sítios no Parque Nacional.

Este costume de se exprimir graficamente é uma manifestação do sistema de comunicação social. Como tal, a representação gráfica é portadora de uma mensagem cujo significado só pode ser compreendido no contexto social no qual foi formulado. Trata-se de uma verdadeira linguagem, na qual o suporte material é composto por elementos icônicos, cuja completa significação perdeu-se definitivamente no tempo por não conhecermos o código social dos grupos que o fizeram. Não podendo decifrar este código, resta uma possibilidade de se conhecer mais sobre os grupos étnicos da pré-história através da identificação dos componentes do sistema gráfico próprio de cada grupo e de suas regras de funcionamento. Efetivamente, cada grupo étnico possui um sistema de comunicação gráfico diferente, com características próprias. Assim, mesmo que não possamos decifrar a sua significação, será possível identificar cada um dos conjuntos gráficos utilizados por diferentesgrupos. Quando os conjuntos gráficos permitem o reconhecimento de figuras e de composições temáticas, existe também a possibilidade de identificar os elementos do mundo sensível que foram escolhidos para ser representados. Esta escolha é de fundo social sendo também caracterizadora de cada grupo, pois oferece indicadores sobre os elementos do entorno e as temáticas que são valorizadas por cada sociedade.
Graças à abundância de sítios e à sua larga distribuição espacial e temporal pudemos classificá-la em sub-tradições e estilos. Atualmente conhecemos as sub-tradições Várzea Grande e Salitre, no sudeste do Piauí e a sub-tradição Seridó, no Rio Grande do Norte. A sub-tradição Várzea Grande, a mais bem estudada e representada, está dividida em estilos que se sucedem no tempo: Serra da Capivara , o mais antigo, Complexo estilístico Serra Talhada e Serra Branca, estilo final na área de São Raimundo Nonato. O estilo Serra da Capivara apresenta grafismos cujos contornos são completamente fechados, desenhados por traços contínuos e uma boa técnica gráfica. Na maioria das vezes, sobretudo quando o tamanho o permite, as figuras são pintadas inteiramente com tinta lisa. As representações humanas são pequenas, geralmente menores que as figuras animais. Estas últimas são, em geral, colocadas em um local visível e dominam o conjunto das composições; a cor dominante é o vermelho.
O estilo Serra Branca apresenta figuras humanas com uma forma muito particular do corpo, o qual foi decorado por linhas verticais ou por traçados geométricos cuidadosamente executados. Geralmente os animais são desenhados por uma linha de contorno aberta; alguns têm o corpo preenchido por tinta lisa, mas a maioria apresenta um preenchimento geométrico semelhante àquele dos seres humanos.
Definição das últimas três fotos: (1) - Esta pintura encontrada na Toca do Boqueirão foi transformada na logomarca do Parque Nacional; (2) - Nicho policrômico também situado na Toca do Boqueirão e (3) Outra pintura rupestre, também muito importante do Parque Nacional.

quarta-feira, janeiro 27, 2010

ACIDENTES AÉREOS QUE TIVERAM UM SÓ SOBREVIVENTE
Há heróis que lutam por isso. Outros, porém, tornam-se super-heróis não por opção, mas por obra das circunstâncias. É destes, que falaremos no blog de hoje.
Baya Bakari (foto) teve a sorte de escapar do acidente com o vôo da Yemenia. Enquanto equipes de resgate buscavam pela caixa-preta e por corpos de pessoas que estavam a bordo do avião, que caiu no Oceano Índico no mês de julho deste ano, a adolescente Bahia Bakari, foi a única a sair com vida da tragédia, e trouxe à tona, outras histórias de quem viveu proeza semelhante. Apesar dos ferimentos sérios, que incluíram duas pernas quebradas, a sobrevivente Juliane Koepcke (foto), diz que uma conveniente perda de memória a poupou dos horrores do trauma pós-acidente: “Até hoje gosto de viajar e não tenho medo de voar”,
Semanas antes, na véspera do Natal de 1971, um avião de passageiros também explodiu depois de ser atingido por um raio sobre a Amazônia peruana. Todos morreram, à exceção da garota de 17 anos Juliane Koepcke, que caiu de uma altitude de cerca de 3 mil metros ainda abotoada ao seu assento.
Acredita-se que os fortes ventos que sopravam de baixo para cima suavizaram a queda, fazendo o assento descer em espiral e não em queda livre. A adolescente alemã passou 11 dias vagando na selva, sem comida, em busca de civilização.

O acontecimento mais inacreditável, foi o de Vesna Voluvic (foto), aeromoça sérvia que estava em um avião que explodiu sobre a então Tchecoslováquia em suposto atentado terrorista em janeiro de 1972.
Vesna, que recebeu posteriormente um prêmio da organização Guinness World Records pela “mais alta queda do espaço sem paraquedas”, despencou de mais de 10 mil metros de altitude junto com uma parte da fuselagem do avião, para cair nos montes nevados da hoje República Checa.
Outros acontecimentos: George Lamson Jr, tinha 17 anos quando sobreviveu à queda de um Electra da Galaxy Airlines, que matou as outras 70 pessoas a bordo em janeiro de 1985. quando foi lançado ainda atado à sua cadeira quando a aeronave caiu logo após decolar do aeroporto de Reno, em Nevada- (EUA), explodindo em seguida. Outros dois passageiros sobreviveram ao impacto inicial, mas não resistiram.
As histórias de sobreviventes nestas circunstâncias incluem a de uma garota de quatro anos que escapou da queda do voo 255 da Northwest Airlines em agosto de 1987. Mais de 150 pessoas morreram no acidente, segundo os organizadores de um memorial pelas vítimas da catástrofe.
/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */