Em Maceió, Feira é relizada sobre os trilhos do trem
Fotos: (1) - Do trem, passageiros observam a Feira; (2) - Sobre os trilhos, os produtos são colocados à venda.
A Feira do Rato, por ser extremamente bizarra, mas acabou se transformando num dos mais importante polos turísticos da cidade de Maceió. A cada apito do trem que se apoxima, abre-se um clarão, de vendedores, compradores e curiosos sobre o leito da farrovia, assim que alguem gria: "Olha o trem" Nesse lapso de tempo,as negociações ficam suspensas. Depois que o trem passa as negociações recomeçam quentes. Tem de tudo, roupas eletrodmésticos e até raridades discográficas em "78" e "33" rotações. O mais curioso é que as mercadorias, que ficam sobre os trilhos são retiradas o suficiente para a passagem do trem, enquanto e maioria permanece na vaga entre os trilhos. Deixando de lado esse aspecto pitoresco, a verdade é que há cinco meses após o anúncio oficial da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) de que Maceió (AL) receberia uma linha de "Veículo Leve sobre Trilhos" -(VLT), o atraso nas desapropriações da área onde fica a maior feira do centro da cidade e a resistência dos feirantes podem dificultar o projeto de implantar o novo modelo de transporte público. Os VLTs, também são chamados de bondes, é um meio de transporte muito comum na Europa, mas ainda não opera no Brasil.
Inicialmente, a CBTU esperava concluir as obras do VLT de Maceió em 2010, sem precisar a data. No total, estão previstos 36 km de linhas - 32 km substituirão a linha de trem que já existe. Com recursos na ordem de R$ 150 milhões já autorizados pelo governo federal, a desocupação da folclórica Feira do Rato, também chamada de Feira do Passarinho, é o principal empecilho para que o projeto tenha andamento. O local foi sendo invadido ao longo de décadas de forma irregular e não-planejada. O trecho ocupado por feirantes às margens do
s trilhos é de quase 1 km
O projeto do VLT para Maceió (foto à dir.), prevê um trajeto cortando três cidades: Maceió, Rio Largo e Satuba. Na capital alagoana, o trajeto vai interligar pontos de tradicionais congestionamentos de trânsito, como o centro e os bairros: Poço, Mangabeiras e sítio histórico de Jaraguá. O VLT vai substituir o trem de ferro que hoje faz o trecho Rio Largo-Maceió todos os dias. Um dos trechos por onde o trem passa é justamente onde fica a Feira do Rato.
Inicialmente, a CBTU esperava concluir as obras do VLT de Maceió em 2010, sem precisar a data. No total, estão previstos 36 km de linhas - 32 km substituirão a linha de trem que já existe. Com recursos na ordem de R$ 150 milhões já autorizados pelo governo federal, a desocupação da folclórica Feira do Rato, também chamada de Feira do Passarinho, é o principal empecilho para que o projeto tenha andamento. O local foi sendo invadido ao longo de décadas de forma irregular e não-planejada. O trecho ocupado por feirantes às margens doO projeto do VLT para Maceió (foto à dir.), prevê um trajeto cortando três cidades: Maceió, Rio Largo e Satuba. Na capital alagoana, o trajeto vai interligar pontos de tradicionais congestionamentos de trânsito, como o centro e os bairros: Poço, Mangabeiras e sítio histórico de Jaraguá. O VLT vai substituir o trem de ferro que hoje faz o trecho Rio Largo-Maceió todos os dias. Um dos trechos por onde o trem passa é justamente onde fica a Feira do Rato.
Em MUNDO INSÓLITO,próximo Fim de Semana mais novidades.
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A Gruta de Maquiné está localizada em na pequena cidade de Cordisburgo, no estado de Minas Gerais (Brasil) distante 114 quilômetros da capital. Existem cerca de 100 grutas na região, porém a maioria não pode ser visitada, pois ainda estão sendo estudadas pelos cientistas.
A Gruta de Maquiné tem 650 metros de extensão e 18 metros de profundidade, que são divididos em enormes salões interligados por estreitos corredores. Cada ambiente da gruta recebeu uma denom






m ser presos na Itália -


















Colinas, vinhos e uma combinação perfeita entre arquitetura moderna e construções antigas tornam a capital chilena um destino imperdível.O Chile é cada vez mais um destino desejado pelos brasileiros. Santiago, por si só, já vale uma visita. Emoldurada pelos Andes, é uma das mais belas capitais das Américas.







As Cataratas Vitória ou Quedas Vitória além de despejarem o maior volume de água, são também uma das mais espectaculares cataratas do mundo. Situam-se no Rio Zambeze, na fronteira entre a Zâmbia e o Zimbabwe. Têm cerca de 1,5 km de largura, e altura máxima de 128 m. David Livingstone, explorador escocês, foi o primeiro ocidental a vê-las em 17 de Novembro de 1855 e deu-lhes o nome em honra da rainha Vitória; o nome local é Mosi-oa-Tunya, que quer dizer "fumo que troveja".
O Parque Nacional de Mosi-oa-Tunya, com 2.340 hectares, incluindo o conjunto com o Parque Nacional de Victoria Falls, no Zimbabwe. Ambos, foram inscritos na lista de Património Cultural da Humanidade mantida pela UNESCO, em 1989. Em 1860, Livingstone voltou à zona das cataratas e fez um estudo detalhado. Também o explorador português Serpa Pinto as visitou, mas até que aquela área ficasse mais acessível, o que ocorreu por volta de 1905 com a construção de uma linha de caminho-de-ferro, poucos ocidentais se aventuraram por lá. Hoje o número de visitantes anual ultrapassa os 300 milhares.