/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

segunda-feira, novembro 09, 2015

AR-DIÁRIO - "Poluição Fatal"

A FUMAÇA MORTAL
A poluição na maioria das vezes não tão levada a sério nem pelas autoridades que tem visam grandes interesses em todo esse caos e pior ainda, pela maioria da população que parece que assuntos como esse não lhes dizem respeito e vão tocando a vida como se esse problema não lhes dissessem respeito.
São impressionantes estes números que pesquisadores apresentam nessa batalha desigual que só tende a se agravar. Você sabia por exemplo que 2,5 micrômetros de diâmetro têm as partículas de poluição mais danosas a saúde, chamadas de "material articulado fino", que penetram nos alvéolos pulmonares e causam doenças respiratórias, como pneumonia e câncer de pulmão. E que 2,1 milhões de pessoas morrem no mundo todos os anos devido a esse tipo de poluição (ou seja, a cada quatro anos uma cidade com população da cidade de São Paulo desaparece do mapa, devido a esse tipo de poluição, segundo um estudo americano publicado no jornal Enviromental Research Leteters. E ainda se os números até aqui apresentados não fossem suficientes, ainda são adicionados mais 3,4 milhões de mortes que ocorrem anualmente em razão da escassez de água e da falta de saneamento básico de acordo com a Organização Mundial de Saúde. Se já não bastasse a poluição ela ainda é superada pelo fator ambiental que representa  risco ainda mais letal para a saúde, afirmam os pesquisadores.  

sexta-feira, novembro 06, 2015

AR-DIÁRIO - Saúde:- "Risco pouco levado a sério"

RESPIRAÇÃO INTERROMPIDA>Estudos comprovam que pessoas que sofrem de apneia do sono têm três vezes mais chances de desenvolver hipertensão e doenças do coração.
PROBLEMA POUCO LEVADO A SÉRIO, É NA VERDADE MUITO SÉRIO MESMO: - Pessoas com apneia possuem interrupção parcial ou completa da respiração do sono
Pessoas que roncam e sofrem de apneia, distúrbio que causa a obstrução parcial ou completa da respiração durante o sono, têm até três vezes mais chances de desenvolver hipertensão arterial e doenças cardiovasculares. É o que mostram dados divulgados no Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo. A interrupção da oxigenação causada pela apneia pode levar à formação de lesões no coração e em vasos, que, ao longo do tempo, contribuem para o surgimento de problemas como aterosclerose e hipertensão."A apneia do sono é uma causa reconhecida de hipertensão, além de aumentar o risco de enfarte e acidente vascular cerebral. No entanto, ela ainda é sub-diagnosticada por cardiologistas", diz Luciano
Drager, médico assistente da Unidade de Hipertensão do Instituto do Coração de São Paulo e especialista em medicina do sono pela Associação Brasileira do Sono.
O excesso de peso é um dos principais fatores relacionados ao problema. Apenas nos Estados Unidos, onde a obesidade é considerada epidêmica, cerca de 24% dos homens e 9% das mulheres apresentam apneia obstrutiva. “Nós não sabemos se a obesidade é causa ou efeito, mas a maioria das pessoas que sofrem de apneia são obesas”, explica o cardiologista Rui Povoa, da Universidade Federal de São Paulo.
Segundo ele, o único tratamento efetivo é o uso do CPAP (uma máscara nasal conectada a um gerador de fluxo de ar). O aparelho cria uma pressão que impede a obstrução das vias respiratórias e é efetivo no controle do distúrbio
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quinta-feira, novembro 05, 2015

AR DIÁRIO - "Conhecendo reações do nosso corpo"

Por que sentimos sono após as refeições?
Aquela vontade de dormir após as refeições acontece porque nosso organismo sofre algumas alterações depois que comemos. Uma delas é o aumento das concentrações de glicose no sangue (glicemia), que leva a uma menor atividade de alerta. Temos um centro no sistema nervoso central responsável pela vontade de comer. Essa região fica localizada próxima ao centro que controla o estado de alerta. Assim, depois de consumir alimentos, o aumento da glicemia estimula o sono. Também podemos sentir sono depois de comer muito. Isso porque a informação de saciedade que é levada ao cérebro nos faz perder o estado de alerta.
Um terceiro motivo é que o organismo passa por ritmos biológicos que variam durante o dia. No meio do dia (ou hora do almoço) temos um declínio desses ritmos. A dica para não ter tanta vontade de dormir é diminuir o consumo de alimentos que promovam elevada concentração de glicose no sangue (como doces, geleias e mel) e dar preferência a alimentos de baixo índice glicêmico (pães integrais, arroz, feijão e lentilha).

terça-feira, novembro 03, 2015

AR-DIÁRIO "Um inovador mapa mundial"

 O BRILHO DAS ROTAS AÉREAS
Michael Markieta, um consultor canadense desenvolveu um sistema de visualização das rotas de tráfego aéreo, ao redor do globo que recria o mapa-múndi (na foto).
Michael, achou desnecessário usar recursos para ajudar o público  identificar  diferentes partes do mundo. Seus mapas iluminados mostram que as rotas aéreas traçam a silhueta dos maiores continentes, revelando que os seres humanos preferem morar perto da costa.
O consultor deu início ao projeto durante seu tempo livre e utilizou a tecnologia do Sistema de Informações Geográficas  (GIS, na sigla em inglês) para criar mapas a partir dos dados obtidos.
Atualmente há 58 mil rotas aéreas cruzando os céus nos cinco continentes. Nos mapas revelados por Markieta não causa surpresa o fato de que os pontos mais brilhantes em áreas onde muitas rotas seguem o mesmo trajeto e têm como destino as maiores cidades do mundo (Observe também, que a maior demanda se concentra no Hemisfério Norte, com destaque para a América do Norte, Europa e grande parte da Ásia). E serve também para medir os países mais ricos do mundo.
Fonte: BBC BRASIL

segunda-feira, novembro 02, 2015

AR-DIÁRIO - "A Fúria da Natureza"...

IMAGENS IMPRESSIONANTES DE SUPER
TEMPESTADES.
         IMAGENS IMPRESSIONANTES, REGISTRAM A FÚRIA DA NATUREZA
Uma tempestade na realidade nos causa muita preocupação. Porém uma super tempestade, não só incomoda como produz muito sofrimento, dor e mortes. Estes fenômenos da natureza,  se por um lado podem produzir um encantamento pela força da natureza, por outro nos apavoram  e destroem numa escala semelhante.

Chamadas de super células, as tempestades gigantes são a mais forte categoria de tempestade (entre super célula, multi célula, uni célula e linha de tempestades), e acompanham um vórtice de ar cíclico e cilíndrico que parte do chão de forma ascendente — também chamado de mesociclone.

A cada verão, desde 2009, o fotografo Mitch Dobrowner (guiado por Roger Hill) viaja de automóvel através das Grandes Planícies e altos desertos dos Estados Unidos à procura dessas "belezas" fatais. Quando as encontraram, Dobrowner pegou sua câmera obteve imagens de tirar o fôlego, cujo efeito, em preto e branco as deixam mais impressionantes e mais bonitas.

O objetivo do fotógrafo era focar na beleza natural das tempestades, ao invés do rastro de destruição que elas criam. Assim, o espectador poderia apreciar todo o visual fantástico sem precisar arriscar a sua vida.

Dobrowner lançará relançará em breve um livro contando esta experiência, intitulado Storms (Tempestades), há alguns anos nos  EUA.

domingo, novembro 01, 2015

AR-DiÁRIO - "Os aeroportos exóticos" - (Final}


Os aeroportos com os pousos mais belos do mundo e os mais perigosos também (final)
 5- Aproximação para o pouso no aeroporto de Pario, no Butão
6- O exótico aeroporto de Londres, parece estar dentro de uma grande piscina
7- Aeroporto se Mustique em Nice na Côte Dazur (França)

8- Este é para encerrar o assunto: O incrível Maketane Air Strip, em Lesoto, África

sábado, outubro 31, 2015

AR-DIÁRIO - "Aeroportos e pousos exóticos" - (1a. parte)


Pesquisa elege aeroportos com os pousos mais belos do mundo e os mais perigosos também

Aeroporto de St. Maarten, no Caribe, foi o vencedor de enquete. Pistas na Escócia,  África do Sul e Japão integram lista; (veja as fotos desta  primeira parte).
1- Aeroporto de San Maarten, no Caribe
2-Aeroporto da Barra, na Escócia. Mesmo sendo um avião comum, sua pista é o mar
 3- Pista de Phinda, que fica no meio de uma reserva natural na África do Sul  
                    4- Aproximação para o pouso no Aeroporto de Narita - Tóquio (Japão)                (Continua amanhã)
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