/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

quarta-feira, novembro 25, 2015

AR-DIÁRIO - "Sucesso no ar"

 
Boeing 737:
O AVIÃO MAIS VENDIDO NO MUNDO
O Boeing-737, começou a ser fabricado em 1965 e ganhou novos modelos ao longo do tempo (-100, -200, -200C, -200Adv, -300, -400, -500, -600, -700, -800, -900, -900ER). Contando a "família" toda, ele tornou-se um dos jatos comerciais de passageiros mais vendidos da história da aviação. .
Suas partes são fabricadas em diferentes lugares do mundo. Por exemplo, a fuselagem --o corpo do avião-- é produzido pela Spirit Aero Systems, na cidade de Wichita, no Kansas (EUA). Já o núcleo do motor é fabricado pela CFM, em Ohio (EUA), ou pela Snecma, na França. 
As diferentes partes que compõem o 737 se encontram em Renton, no Estado norte-americano de Washington, onde a Boeing tem uma fábrica com quase 70 mil metros quadrados. Ali acontece a montagem final de cada aeronave. Um “jogo de encaixar” que leva aproximadamente nove dias.
A cabine de primeira classe do Boeing 737-900ER

terça-feira, novembro 24, 2015

AR-DIÁRIO - "Começa a construção do maior Telescópio do Mundo"

 Parceiros iniciam construção do Gigante Telescópio Magalhães
O GMT dará início a uma nova era de descoberta e nos ajudará a responder algumas das perguntas mais profundas sobre o Universo", disse Charles Alcock, conselheiro do GMTO e Diretor da Harvard / Smithsonian Center for Astrophysics.
Foi lançada, no dia 13 de novembro, em Las Campanas, no deserto do Atacama, no Chile, a pedra fundamental que marca o início da construção do Telescópio Gigante de Magalhães (GMT).
O início das operações está previsto para 2021. O GMT vai gerar imagens dez vezes mais nítidas do que as produzidas pelo Telescópio Espacial Hubble e possibilitará o estudo de questões fundamentais em cosmologia, astrofísica e estudo de planetas fora do nosso Sistema Solar.
A FAPESP integra a Organização para o Telescópio Gigante Magalhães (GMTO), responsável pelo gerenciamento do projeto GMT, ao lado do Astronomy Australia Ltd., The Australian National University, Carnegie Institution for Science, Harvard University, Korea Astronomy and Space Science Institute, Smithsonian Institution, Texas A&M University, The University of Arizona, The University of Chicago e The University of Texas at Austin.
O design do telescópio combina sete espelhos, cada um deles com 8,4 metros de diâmetro, para criar um único telescópio de 25 metros de diâmetro.
Os espelhos gigantes estão sendo desenvolvidos no Laboratório Richard F. Caris da Universidade do Arizona. Cada espelho é polido com uma precisão de 25 nanômetros ou meio milionésimo de centímetro.
Um dos espelhos gigantes já foi polido, atingindo as especificações exatas. Três outros estão sendo manufaturados. O telescópio iniciará as operações com os primeiros espelhos em 2021, devendo atingir plena capacidade operacional na próxima década.
"Uma enorme quantidade de trabalho foi empregada para a fase de concepção do projeto e desenvolvimento dos espelhos gigantes que são o coração do telescópio. Os maiores riscos técnicos foram vencidos, e estamos ansiosos para juntar os componentes do telescópio no topo da montanha", disse Patrick McCarthy, presidente interino da GMTO, à Assessoria de Comunicação do GMTO.
O Conselho Diretor do GMT aprovou oficialmente a fase de construção do projeto no início de 2015, depois que os 11 parceiros internacionais se comprometeram a contribuir com mais de US$ 500 milhões.

sábado, novembro 21, 2015

AR-FS- "ILHA FERNANDO DE NORONHA"

O PARAÍSO É AQUI
Segundo os registros históricos, o primeiro a dizer a frase "o paraíso é aqui", espécie de slogan da ilha, foi o navegador Américo Vespúcio, numa expedição com seis naus portuguesas em agosto de 1503, data da descoberta de Fernando de Noronha.
O arquipélago de Fernando de Noronha fica a 445 quilômetros de Natal, no Rio Grande do Norte, e a 545 quilômetros de Recife, capital de Pernambuco - de onde saem vôos diários para a ilha principal, que dá nome ao conjunto. Os mais de cem turistas que desembarcam diariamente no local dividem seus dias entre várias atividades: caminhadas, curtas ou longas; subida aos mirantes; banhos em praias de acesso fácil ou difícil; mergulhos com equipamentos; mergulho de reboque, em pranchas puxadas por lanchas; e passeios de barco, bugue ou a cavalo. Não custa programar as coisas com antecedência e reservar um  bom tempo para descansar no paraíso.
Mergulhador observa coral multicolorido no litoral de Fernando de Noronha
Quem escolhe um destino especial como este tem a chance de mergulhar em outras esferas do conhecimento, as da biologia e geologia, graças aos estímulos visuais e táteis que o ecossistema oferece. Ter a sorte de estar por lá quando os bebês de tartarugas deixam o ninho e se jogam no mar, sem colete salva-vidas, ajuda qualquer um a refazer os seus conceitos de coragem.
                                    
Praia do Atalaia e o Dedo de Deus ao fundo
A visão de centenas de golfinhos descansando, brincando e girando sobre o próprio eixo - vem daí o nome golfinho-rotador - é uma das lembranças mais alegres que alguém pode levar de uma viagem pelo litoral brasileiro e é comum em Noronha. Pesquisadores fazem plantão na Baía dos Golfinhos fornecendo binóculos e respostas para perguntas sobre o comportamento do mundo animal. Poucos lugares do mundo recompensam tão bem o esforço de madrugar e subir a montanha junto com o nascer do sol

sexta-feira, novembro 20, 2015

AR-DIÁRIO - "Um acontecimento incomum"

 Carro que sumiu com o dono em 2006 esteve visível por anos em lago no Google Maps
Um mistério de nove anos parece ter sido solucionado em uma cidade dos EUA, e a resposta esteve disponível por anos no Google Maps.
Davie Lee Niles sumiu em 2006, e desde então a polícia buscava seu paradeiro. Na semana passada, um rapaz estava em um elevador instalando enfeites de Natal quando percebeu algo que parecia um carro dentro de um lago. Ele avisou as autoridades, que foram até o local retirar o objeto de dentro da água.
Era realmente um carro, e dentro dele estava um esqueleto que a polícia acredita ser de Niles, que tinha 72 anos na época e foi visto pela última vez em um bar a menos de 1 km do lago. O carro realmente é o que pertencia a Niles, e as autoridades encontraram uma carteira com seus documentos – no entanto, eles preferem não se apressar em confirmar que de fato se trata de Niles, e uma autópsia será feita para ter certeza.
Durante esse tempo inteiro, como a água do lago é bastante escura e suja, ninguém notou a presença do carro. Mas ele aparece no Google Maps, como mostra a imagem acima capturada pelo Jalopnik
O Google Earth permite ver imagens antigas de satélite, e nele é possível notar que o carro também fez uma aparição em 2011: Em 2013, no entanto, as águas estavam tão turvas que o carro não era mais visível:  A família de Niles se diz feliz por enfim saber o destino do homem, que recebeu um funeral e obituário em 2011 mesmo sem que soubessem o que aconteceu com ele. fonte: [WOOD-TV via Jalopnik]

quinta-feira, novembro 19, 2015

AR-DIÁRIO - "Já estamos começo do fim?"

 
Primeiros 10 meses do ano são os mais quentes já registrados. 
Mês de outubro também bateu recorde de temperatura. Estimativa foi divulgada ontem (18) por órgão americano.
Os primeiros dez meses de 2015 foram foram o período mais quente da história moderna, informaram na última ontem (18) cientistas da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA), órgão do governo
"A temperatura global média nas superfícies terrestres e oceanos em outubro de 2015 foi a mais alta para esse mês desde que teve início o registro em 1880", indicou em seu relatório mensal a NOAA.
Estes dados implicam que 2015 se encaminha para ser o mais quente desde 1880, em um momento em que as preocupações pelo aquecimento global serão discutidas na Cúpula do Clima de Paris, de 30 de novembro a 11 de dezembro.
O relatório cita a intensidade do fenômeno El Niño, superaquecimento das águas de superfície do Pacífico, para explicar por que a temperatura da superfície do oceano registrada em outubro foi 0,85ºC mais alta do que média para a época do século 20.
Por ser conectado ao clima global -- associado a secas, tempestades e inundações em outros lugares -- essa anomalia causa preocupação. O atual El Niño já é o mais forte registrado nos últimos 15 anos, e segundo os meteorologistas já está "forte e maduro" em novembro.
O El Niño é causado por uma desaceleração dos ventos alísios, que sopram na direção oeste perto do equador. Na falta de algo que transporte o calor na direção do Índico, as águas do Pacífico ficam cozinhando ao sol, sem se moverem muito, e acabam mais quentes.

quarta-feira, novembro 18, 2015

AR-DIÁRIO- "O MÁXIMO DA OUSADIA HUMANA"

Compare (no desenho acima) a montanha mais alta do planeta com o maior buraco no fundo do mar: A fossa das Ilhas Marianas, na Micronésia, tem 11.500 metros de de profundidade. Assim, para ir do ponto mais alto ao mais profundo do planeta seria preciso percorrer 20.348 metros. O Monte Everest, na Cordilheira do Himalaia, tem 8.848 metros de altura. Ele precisaria ser 2.652 metros mais alto para caber dentro da fossa das Ilhas Marianas.
O ponto mais mais fundo do oceano é a fossa das Ilhas Marianas, localizada no Oceano Pacífico, cerca de 2.500 quilômetros a leste das Filipinas. É uma espécie de vale submarino e está, na sua parte mais profunda, 11.500 metros abaixo da superfície do mar - o que equivale a sete vezes o tamanho do Grand Canyon, nos Estados Unidos. Já o recorde de profundidade em mergulho foi obtido por Jacques Piccard, oceanográfico suíço, e Donald Walsh, tenente da Marinha americana. "Ambos comandaram o submersível Triest I, que desceu 35.800 pés (cerca de 11.000 metros)-a maior profundidade oceânica registrada -, no dia 23 de janeiro de 1960, em uma das fossas das Marianas chamada Challenger Deep, a cerca de 360 quilômetros ao sul das Ilhas Guam, no Oceano Pacífico", diz o o oceanógrafo e físico Afrânio Rubens de Mesquita, da USP. O submersível é um pequeno submarino, muito mais resistente a pressão.









segunda-feira, novembro 16, 2015

AR-DIÁRIO - "Num Mundo de Incertezas a pergunta: de quem é a culpa?"

O que é Estado Islâmico? Como poderemos resisti-lo? >Depois dos recentes acontecimentos sangrentos na emblemática Paris, capital da França, o mundo se pergunta como será possível resistir a esse grupo terrorista que vive matando civis e militares.  A verdade é que com toda a nossa coalizão ocidental e alguns países árabes, aplicando novos golpes contra o Estado Islâmico (EI), até agora não há  nenhuma certeza sobre o fim  dessa batalha.Para muitos analistas, há  duvidas de como a ideologia do Estado Islâmico possa ser derrotada por ataques militares. O motivo é por que sua ideologia é tão tenaz e encontra facilmente novos seguidores, inclusive no Ocidente !!!
          

Em 2014, AL-Baghdadi, líder do grupo terrorista sunita Estado Islâmico (também conhecido pela sigla (EI), foi proclamado califa da região dominada pelo referido grupo, que se situa entre o Iraque e a Síria. O EI reivindica o domínio sobre um vasto território entre esses dois países, que já possuem um longo histórico de guerras e conflitos étnicos e religiosos. Um califado – isto é, um regime político-religioso orientado pela Lei Islâmica Sharia e por preceitos corânicos – instituídos por um grupo terrorista constitui um grande problema tanto para a região do Oriente Médio quanto para outras regiões do mundo. A história da formação do Estado Islâmico está atrelada aos projetos que a Al-Qaeda – organização terrorista fundada por Osama Bin Laden, responsável pelos atentados terroristas de 11 de setembro de 2001 – desenvolveu para a conquista de poder na Síria e no Iraque após a guerra que os Estados Unidos da América e outras nações ocidentais deflagraram contra Saddam Hussein em 2003. O Estado Islâmico – que já foi chamado de Estado Islâmico no Iraque e na Síria (ISIS, em inglês) – originou-se como um braço da Al-Qaeda que atuava na região do Levante, na fronteira entre os dois países citados, mas logo se tornou independente da organização de Bin Laden e passou a atuar seguindo suas próprias regras. Os membros mais antigos da Al-Qaeda já declararam que o EI possui uma postura amplamente mais radical que a rede responsável pelos ataques do 11 de setembro de 2001.                                                                                                                        Assim como a Al-Qaeda, o EI também se guia por uma interpretação extremista da Jihad (guerra santa islâmica) e alimenta a possibilidade de ataques terroristas a países ocidentais, já que encara o Ocidente como um reduto de decadência e religiosidade. Para tanto, há, desde o início de 2014, uma intensa migração de jovens – sobretudo europeus –para a região dominada pelo EI com o objetivo de serem treinados para atuar em defesa do califado. O sequestro de jornalistas, embaixadores e outras pessoas que atuam no Oriente Médio é prática corriqueira do EI. Quando o grupo se sente ameaçado, executa com crueldade essas pessoas mantidas como reféns. Aliás, entre as principais características do EI estão as variadas atrocidades que vem cometendo, sobretudo nas cidades que estão sob seu domínio, onde se encontram xiitas, cristãos e curdos – seus principais alvos

sábado, novembro 14, 2015

AR-FIM DE SEMANA

MURALHA DA CHINA=                         Perseverança e PersistênciaEmbora, seja comum a ideia de que se trata de uma única estrutura, na realidade a Muralha, consiste em diversas outras. construídas por várias dinastias ao longo de cerca de dois milênios. Se, no passado, a sua função foi essencialmente defensiva, no presente constitui-se em um símbolo da China e em uma procurada atração turística Os seus diferentes trechos distribuem-se entre o Mar Amarelo (litoral Nordeste da China) e o Deserto de Gobie e a Mongólia (a Noroeste). A muralha começou a ser erguida por volta de220 a, por determinação do primeiro imperador chinês,Qin Shihuang (também Qin Shi Huangdi, Ch'in Che Huang Ti, Shih Huang-ti ou Shi Huangdi ou ainda Tchi Huang-ti). Embora a Dinastia Qin (ou Ch'in) não tenha deixado relatos sobre as técnicas construtivas que empregou e nem sobre o número de trabalhadores envolvidos, sabe-se que a obra aproveitou uma série de fortificações construídas por reinos anteriores, sendo o aparelho dos muros constituído por grandes blocos de pedra, ligados por argamassa feita de barro. Com aproximadamente três mil quilômetros de extensão, a sua função era a de conter as constantes invasões dos povos ao Norte.
Com a morte do imperador Ch'in, iniciou-se na China um período de agitações políticas e de revoltas, durante o qual os trabalhos na Grande Muralha ficaram paralisados. Com a ascensão da Dinastia Han ao poder, por volta de 2005 a.C, reiniciou-se o crescimento chinês e os trabalhos na muralha foram retomados ao longo dos séculos até ao seu esplendor na Dinastia Ming, por volta do século XV, quando adquiriu as características atuais e a extensão de cerca de sete mil quilômetros.

sexta-feira, novembro 13, 2015

AR-DIÁRIO - "Movimento aéreo no Brasil"

 
SP concentra 25% da aviação comercial brasileira 
São Paulo é o principal ponto de origem e destino final de 25% dos voo nacionais
O estado de São Paulo foi o ponto de partida e destino final de 24,7% das mais de 199 milhões de pessoas que viajaram de avião no Brasil em 2014, como mostra a pesquisa “O Brasil que voa”, elaborada pela Secretaria de Aviação Civil. O estudo, inédito no País, passou por 65 aeroportos, que segundo a Secretária respondem por 98% de todo tráfego aéreo nacional, e entrevistou 150 mil passageiros, o que permitiu conhecer melhor quem utiliza, como funciona e o que falta ao transporte aéreo comercial brasileiro. Das 10 rotas mais movimentadas do País em 2014, as nove primeiras partiram de São Paulo, transportando mais de 33,6 milhões de passageiros. Os três principais destinos foram voos para cidades nos estados do Rio de Janeiro, Bahia e Paraná. O décimo trecho mais procurado, Rio/Brasília, movimentou 1,8 milhão de pessoas, segundo a pesquisa.
Na movimentação entre estados, São Paulo e Rio de Janeiro lideram com 18,4% de todo o fluxo e mais de 6,2 milhões de passageiros. Na posição seguinte ficou a rota Bahia/ Paulo, que concentrou 13% dos voos nacionais com cerca de 4,7 milhões de passageiros, seguido de São Paulo/Paraná, com 11,8% dos voos realizados no ano passado e 4,3 milhões de usuários.
De acordo com a Secretária de Aviação Civil, 25% dos 150 mil passageiros entrevistados embarcaram em voos entre o Rio de Janeiro e São Paulo (e vice-versa), a ponte-aérea mais movimentada do Brasil, com  4,2 milhões de pessoas transportadas em 2014.
fonte AIRWAY

quinta-feira, novembro 12, 2015

AR-DIÁRIO "Ciência na luta para salvar o Planeta"

Como evitar a subida desenfreada do nível do mar?
Estudos científicos realizados por um grupo de pesquisadores da Inglaterra, China e Dinamarca continuam afirmando que o nível do mar estará entre 30 e 70 cm mais alto no ano 2100 em relação ao início do século. Esse aumento no nível do mar afetará cerca de 150 milhões de pessoas que vivem em áreas costeiras, incluindo algumas das maiores cidades do mundo. A maioria dos cientistas concorda que a emissão de dióxido de carbono contribui significativamente para o aquecimento global  e que se isso precisa ser controlado para que impactos futuros no meio ambiente – como esse aumento no nível do mar – possam ser evitados. Mas, e se isso não acontecer existe um “plano B”?
Os cientistas propuseram então a criação de novos sistemas de geo-engenharia da   Terra para combater o aquecimento global que reduziriam o impacto na expansão térmica da água dos oceanos e no derretimento das geleiras. Eles criaram vários sistemas de geo-engenharia que modelaram o nível do mar no século 21 sob diferentes cenários e emissões de dióxido de carbono. Para simular como seria o nível do mar no âmbito de regimes de geo-engenharia nos próximos 100 anos, os cientistas usaram 300 anos de informações geradas por maré-grafos – medidores de maré – que mostraram como o nível do mar respondeu historicamente às erupções de vulcões, alterações na quantidade de calor que o Sol atinge a Terra e até após as atividades humanas.
As mudanças previstas na temperatura como resultado do aumento do dióxido de carbono na atmosfera são grandes em comparação àquela causadas por vulcanismo nos últimos 100 mil anos ou por alterações na quantidade de Sol que atingiu a Terra nos últimos 8 mil anos.

quarta-feira, novembro 11, 2015

AR-DIÁRIO - "É de Arrepiar!"

Menina de 10 anos é encantadora de cobras na Índia>>Kajol (foto) parou de ir à escola por causa de seu amor pelas cobras.
 
Kajol Khan decidiu seguir os caminhos do pai e virar encantadora de cobras e afirma: 'Eu não gostava da companhia dos seres humanos na escola', disse.
Com apenas dez anos, a indiana Kajol Khan decidiu seguir os caminhos de seu pai e virar encantadora de cobras. A menina não desistiu mesmo após ser picada algumas vezes. Ela brinca e dorme com seis serpentes diariamente. E olha que não se trata de uma cobra qualquer e sim a temível Naja, uma das mais venenosas do mundo. Kajol parou de ir à escola por causa de seu amor pelas cobras. "Eu não gostava da companhia dos seres humanos na escola", disse ela, que mora em Ghatampur, no estado indiano de Uttar Pradesh, na Tailândia.
E QUAL É A COBRA MAIS VENENOSA DO MUNDO?

São tantas cobras com venenos mortais, como a própria Naja, também conhecida como Cobra Rainha, que sempre gera certa controvérsias. Mas para que não paire mais dúvida a campeã mundial é a Taipan, esta serpente da (foto), só encontrada na Austrália  (Ainda bem!), é tão perigosa que uma só picada sua, contém veneno suficiente para matar mais de 100 pessoas ou 250 camundongos.

Qual é a cobra mais venenosa do mundo? E do Brasil? A campeã mundial é a taipan do interior (Oxyuranus microlepidotus), uma serpente que praticamente só pode ser encontrada na Austrália. Ela é tão perigosa que uma só picada contém veneno suficiente para matar mais de 100 pessoas ou 250 mil camundongos!clique aqui
Qual é a cobra mais venenosa do mundo? E do Brasil? A campeã mundial é a taipan do interior (Oxyuranus microlepidotus), uma serpente que praticamente só pode ser encontrada na Austrália. Ela é tão perigosa que uma só picada contém veneno suficiente para matar mais de 100 pessoas ou 250 mil camundongos!clique aqui
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