/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

quarta-feira, janeiro 20, 2016

AVENTURA NA BOLIVIA

A ligação entre La Paz e a região andina de Los Yungas é uma aventura muitas vezes sem volta...
  
Ela liga os cumes andinos ao trópico no norte de La Paz é lavrada na rocha, estreita e sinuosa, com centenas de curvas fechadas e cotovelos à beira de precipícios, e muito abaixo se vê uma listra prateada reluzente, que é uma corrente de água para a bacia amazônica. Muitos a chamam de "estrada da morte" e a consideram uma das mais perigosas do mundo.
A descida, que percorre 3,6 km de desnível em 64 km de trajeto, é feita pela esquerda da estrada para que os caminhões carregados de frutas ou madeira subam junto à rocha e, em caso de cruzamento, o peso não contribua para que o terreno ceda e o veículo caia no abismo. Em certos trechos, o motorista tem de retroceder até encontrar espaço suficiente para dar passagem a um veículo que venha em sentido contrário.
Nos locais altos, às vezes a visibilidade é prejudicada pela densa neblina, que não permite enxergar além de um metro. O apelido de "estrada da morte" é rejeitado e causa preocupação e irritação nos milhares de habitantes de Los Yungas, norte e sul, ou mais ao norte, em Caranavi, Tipuani, Palos Blancos, em paisagens paradisíacas de densa vegetação, plantas e animais exóticos, cachoeiras, rios largos de água cristalina e uma temperatura nunca abaixo de 18ºC no inverno. As autoridades, porém, admitem que a estrada para Los Yungas está entre as três mais perigosas das cerca de 20 vias principais da Bolívia, não só por sua topografia como pela imprudência dos motoristas, especialmente os do serviço público, que não respeitam as normas, costumam estar bêbados ou não submetem seus veículos à revisão.técnica, provocando uma média anual de 800 mortes e mais de mil feridos.
O problema na Bolívia é que os motoristas bebem muito, não mantêm os ônibus, não revisam os freios, que são os que sofrem na descida", afirma. Depois, quase em tom de confidência, afirma que alguns motoristas de empresas de transportes costumam apostar corridas entre eles. Um usuário da empresa diz que os motoristas "não pensam que estão transportando pessoas", e às vezes resolvem suas diferenças pessoais com um "encontro na estrada", que sempre tem o perigo de acabar mal 200 ou 300 metros abaixo, às vezes arrastados pelas fortes correntezas dos rios.

terça-feira, janeiro 19, 2016

Voos que duram de 47s. a 10 m. custam até US$ 100

Enquanto muitas companhias aéreas disputam o título de “voo mais longo do mundo”, outras estão satisfeitas por oferecem, em contrapartida, as viagens aéreas mais curtas do planeta. Geralmente, tais voos operam entre ilhas, comportam poucas pessoas e levam menos de 15 minutos entre a decolagem e a aterrissagem. Alguns viram uma espécie de passeio turístico da região.O único problema é que essas viagens curtinhas também podem sair caras. O site World Warrior Voices listou alguns dos voos mais curtos do mundo. Veja a lista com o preço da passagem de ida e volta entre os destinos*
 
1. Uma viagem de Westray para Papa Westray (Escócia), é realizada em tempo total de voo: de 47 segundos a 2 minutos, dependendo do tempo, o valor da passagem sai por  menos de US$ 40 dólares ida.
2- De Connemara para Ilhas de Aram (Irlanda). Tempo total de voo: de 6 a 8 minutos
Valor da passagem: aproximadamente US$ 100, mas a companhia oferece pacotes especiais de ida e volta.
 3- De Saipan para Tiniam (Ilhas Marianas do Norte), tempo total do voo: 10 minutos
Valor da passagem: não divulgado pelo site da companhia aérea
 
4- De Cayman Brac para Little Cayman. Tempo total de voo: 10 minutos.Valor da passagem: US$ 61

segunda-feira, janeiro 18, 2016

AR-DIÁRIO. "Ano novo promete mais descargas elétricas'


 
Raios matam 130 pessoas e deixam 200 feridas por ano    no Brasil 
 País tem a maior concentração de descargas elétricas. De outubro a março é o mais crítico.  Saiba como se proteger deles.

           Nesta incrível ilustração, raio atinge o braço de Cristo do Corcovado, no Rio                                                                  Definitivamente o Brasil é o país dos raios e morar aqui é conviver com o risco iminente dos acidentes que ocorrem com muita frequência. Por isso, é preciso entender e conhecer melhor sobre os riscos causados pelas descargas elétricas para sabermos como podemos nos proteger.
De acordo com o especialista Osmar Pinto Junior, os raios são formados pelas gotículas de água que sobem acima das nuvens e se transformam em partículas de gelo, que se agitam (batendo umas nas outras) provocando atrito que as deixa carregada eletricamente. Quando as partículas ficam muito carregadas, elas não aguentam mais “segurar” a energia e formam-se os raios.
Existem situações muito perigosas que podem aumentar os riscos de ser atingido, como por exemplo, o ocorrido com o ex-policial militar, José Júlio Cesar, que foi atingido por um raio quando voltava para casa pilotando uma motocicleta. Segundo ele a força foi tão grande e o impacto foi tão violento que ao receber a descarga, ele ficou inconsciente e só acordou depois de cinco dias. Porém os danos causados em tão pouco tempo ainda podem ser sentidos quase um ano depois do acidente, e José precisa fazer fisioterapia para recuperar plenamente os movimentos. Com certeza, sobreviver a um raio é um verdadeiro milagre, mas ocorre quando a vítima é atingida indiretamente pela descarga, recebendo apenas a corrente que é propagada pelo solo.
Outro perigo que também é muito comum em locais abertos é a chamada Descarga Conectante, que ocorre da seguinte forma: toda vez que um raio vem em direção à terra, quando está a cerca de 200m do chão, uma outra corrente vinda do solo, sai em sua direção. Se alguém estiver próximo a esta corrente que sai do chão, ela o usará como “conector” e passará por meio da pessoa. Em alguns casos o raio que vem das nuvens é atraído por um para-raios e diminui os danos à pessoa que recebeu a descarga. Caso contrário, as chances de sobreviver são nulas.
O para-raios é um equipamento instalado em prédios para protegê-los contra os raios, e muitas pessoas acham que por estarem nas cidades estarão protegidas por esse equipamento. Porém é preciso entender que a área protegida por um para-raios é equivalente à altura do mesmo. Por exemplo, um prédio de 30 m de altura, protege a área que esteja dentro de um raio de 30 metros. Ou seja, fora deste perímetro, você está desprotegido. 

quarta-feira, janeiro 13, 2016

 TREM DO EQUADOR LEVA AO NARIZ DO DIABO
Conferidos os bilhetes e efetuado o "embarque", os turistas têm basicamente duas opções: a convencional, ou seja no interior do vagão, e a insana de ir sentado em cima das composições -- e, acredite, é recomendável --viajar sobre os vagões, sentindo na cara a brisa andina.
Parece loucura, mas até que não. Ninguém "surfa" sobre o trem. Todos viajam sentados e em segurança. Mas saiba que o máximo de conforto são almofadinhas colocadas sobre os estrados instalados no teto, protegido nas laterais por barras de ferro. Na boa, você nem terá tempo de se incomodar com isso. E, se achar que não vale a pena, basta descer e voltar para dentro da cabine, o que pode ser feito sem riscos a qualquer momento da viagem, inclusive com o trem em movimento.
A locomotiva sai de Riobamba, cidade 188 quilômetros ao sul de Quito,capital do Equador. A partir daí serão 120 quilômetros numa viagem com duração em torno de quatro horas. O bilhete custa o equivalente a US$ 20 por pessoa. Outra opção de embarque é em Alausí, acolhedor povoado que fica já bem pertinho do tal Nariz do Diabo, com passagem mais barata.
Picos nevados, canyons, rios e vilarejos vão enchendo os olhos dos turistas ao longo do trajeto. Do teto do trem, com o tempo aberto, a vista chega a alcançar um raio de 300km. A diversidade de paisagens é o grande atrativo do circuito. Os Andes, com seus impressionantes vulcões e campos de cultivo similares a colchas de retalhos, protagonizam o passeio.A viagem rumo ao Nariz do Diabo tem saídas diárias a partir das 7 horas. A capacidade, no teto, é de 30. Cancelamentos podem ocorrer em decorrência das condições climáticas. Se o tempo estiver instável, melhor postergar a experiência. Ah, e mesmo sob sol, gorros, luvas e um casaco corta-vento são bem-vindos.
Por que babamos quando dormimos? Resposta: Existem dois tipos de deglutição: as voluntárias e as reflexas. A fonoaudióloga Beatriz Vidigal explica que durante a noite ambas trabalham com menor intensidade do que de dia, o que gera um acúmulo maior de saliva. Além disso, a musculatura ao redor da boca fica mais relaxada e, dependendo da posição em que se dorme, é comum ocorrer a compressão da bochecha. Tudo isso pode causar a baba. "Outro fator agravante neste aspecto é a respiração oral, que pode ser corrigida por meio de tratamento otorrinolaringológico", complementa a profissional. Quanto tempo dura um sonho? Resposta amanhã...

terça-feira, janeiro 12, 2016

AR-DIÁRIO: "TUDO E TODOS TEM UM FIM"

UM DIA A TERRA TAMBÉM VAI PARAR...
Assim como sabemos que um dia morreremos, também o nosso planeta Terra, um dia deixará de existir, por inúmeros motivos que são do nosso conhecimento. Inevitavelmente, um dia também, (não se sabe quando) determinará  o seu fim. Só não sabemos quando e como isso acontecerá.Pode até parecer que esta é uma previsão bastante fantasiosa, mas a extinção de vida na Terra já aconteceu outras vezes ao longo dos mais de 5 bilhões de anos de sua existência. Há 65 milhões de anos, por exemplo, os dinossauros foram extintos após um meteoro atingir nosso planeta. Logo, as chances dessas extinções em massa acontecer novamente (e várias vezes) são grandes. A quantidade de teorias sobre como isso vai acontecer é enorme, por isso, listamos apenas algumas das mais prováveis: Fim do Sol, fim da Terra - Caso não haja nenhuma interferência da natureza (como tsunamis, enormes vulcões em erupção ou meteoros atingindo a Terra) ou do homem, a extinção do Sol é a causa mais provável para fim do nosso planeta. Meteoro certeiro- Um outro apocalipse que povoa o imaginário popular é com o impacto de asteroides. Segundo Guedes, "nenhum asteróide poderia de fato destruir a Terra, mas, novamente, poderia causar uma extinção em massa, como aconteceu com os dinossauros" Desastres naturais- Outras teorias sobre o fim da vida na Terra mostram que tanto o nosso próprio planeta quanto quem vive nele, no caso, os humanos, podem ser os verdadeiros responsáveis pelo fim da vida na Terra.O aquecimento global, palavra que está na moda, pode ser um deles. A atmosfera funciona como um escudo que mantém o planeta aquecido e protege a Terra dos raios do sol. Com a destruição das florestas, a temperatura está aumentando além do previsto O resultado é o que já conhecemos: derretimento das geleiras, aumento rápido da temperatura e prováveis inundações. Por outro lado, corremos o risco de morrer de frio.                                           

domingo, janeiro 10, 2016

"ANO NOVO, DESTINOS NOVOS"


                   ARAXÁ: SAÚDE, BELEZA E MUITAS HISTÓRIAS
Encerrando esta série especial, vamos focalizar hoje, a cidade de Araxá, (Minas Gerais), nossa maior estância e uma das mais belas do Brasil. Sobre o seu solo foram escritas páginas importantes da nossa historia, algumas das quais, mudaram o destino da nossa Nação, no convívio do mito Dona Beja, um de seus legados culturais.
ARAXÁ, possui um belo conjunto de Termas, estação hidro termal, com fontes de água mineral com propriedades terapêuticas. Entre as décadas de 40 e 60, era frequentada por presidentes da República, políticos, empresários e a nata dos colunáveis da época. As termas fazem parte do complexo turístico do Barreiro, do qual está incluído o Grande Hotel de Araxá (1a.foto). O prédio das termas, em estilo colonial é ligado ao hotel por uma galeria suspensa, com três pavimentos e 16.000 metros quadrados quase um terço da área do complexo, de 49.000 metros quadrados.No centro, encontra-se esta imponente rotunda sustentada por colunas clássicas e coberta por vitrais(foto acima), que retratam cenas da história de Araxá. As paredes são decoradas por afrescos que contam a evolução do banho termal desde os tempos primitivos. Os locais de banho são revestidos com piso de mármore de Carrara. Há banheiras individuais com água sulfurosa e radioativa e uma piscina coletiva aquecida a 28 graus e vaporizada por quatro nebulizadores acionados a ar comprimido. Ela dá acesso a jardins e a um lago projetados pelo paisagista Burle Marx. A estância é equipada ainda com saunas, duchas escocesas, salas de massagem e fisioterapia, academia de ginástica e um famoso banho de lama. Além de uma bonita obra de arquitetura, o complexo turístico do Barreiro é também parte da História do Brasil. Projetado na década de 30 pelo arquiteto mineiro Luiz Signorelli, foi inaugurado em 1944 por Getúlio Vargas, numa festa que coincidiu com o aniversário do presidente. Desde então, tornou-se o balneário preferido da elite brasileira. A lista dos hóspedes ilustres inclui vários ex-presidentes, dos quais o mais assíduo foi o mineiro Juscelino Kubitschek (construtor de Brasília). Nos primeiros anos de funcionamento, uma das grandes atrações era o cassino do hotel. Orquestras e artistas famosos no Brasil e no exterior apresentavam-se ali. O movimento era tanto que a pequena Araxá, além de uma estrada de terra, tinha vôos de hora em hora das três principais empresas de aviação do país na época (Panair, Cruzeiro do Sul e Vasp) ligando-a aos grandes centros do Brasil. Cartão eletrônico - Em 1946, o presidente Eurico Gaspar Dutra proibiu o jogo no país. Mesmo assim, o intenso fluxo de turistas continuou. Foi nas termas que a seleção brasileira de futebol (foto), num de seus jogos-treino), passou seu último mês antes de embarcar para a Suécia, onde conquistou a primeiro Mundial, em 1958."O complexo do Barreiro (foto acima), foi palco das melhores festas do país nos anos dourados". O Grande Hotel também serviu de cenário para importantes decisões políticas. Foi lá, por exemplo, que no início de 1964, a pretexto de visitar o jornalista Assis Chateaubriand que na época fazia tratamento nas termas, que um grupo de governadores, deputados e intelectuais começou a tramar a derrubada do então presidente João Goulart, ponto de partida para a implantação do golpe militar de 1964. Entre eles estavam os governadores Magalhães Pinto e Carlos Lacerda e o então deputado federal José Sarney. "Foi também em Araxá, que JK decidiu que seria candidato a presidente da República". Candidatou-se, venceu, construiu Brasília, implantou a nossa indústria automobilística e outras medidas de grande relevância.

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */