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segunda-feira, março 21, 2016

AR-DIÁRIO: "AVIÃO É SEGURO MESMO?"

TRAGÉDIA AÉREA MATA UMA FAMÍLIA EM SÃO PAULO
(fonte Folha de S.Paulo)
Este blog que sempre proclama que o avião é o transporte mais seguro que existe. Mas em face a tantos acidentes que vem ocorrendo nos últimos tempos, já não se  tem a mesma certeza. Principalmente quando um acidente dizima toda uma família.
Este é o avião, prefixo PR-ZRA que decolou às 15h20 no Campo de Marte, no último sábado,  e caiu três minutos depois, numa residência na  altura do número 110 da Rua Frei Machado, no Jardim São Bento em São Paulo, bairro da Casa Verde. As causas do acidente ainda não foram divulgadas. 
O acidente matou o ex-presidente da mineradora Vale, Roger Agnelli, e outros familiares. Era um monomotor modelo CA-9 produzido pela empresa americana Comp Air. A Fiberprop, empresa brasileira responsável por comercializar os aviões da Comp Air no país, informa em seu site as especificidades do avião comprado por Roger Agnelli. É um avião feito inteiramente com fibra de carbono, "destinado principalmente ao transporte pessoal, com elevada velocidade de cruzeiro, grande carga útil, interior amplo e confortável, versátil e silencioso."
Sua turbina de 1.000 HP (ao nível do mar) possibilita velocidade de cruzeiro de 250 nós, mesmo com o trem de pouso fixo. Ainda segundo a empresa, a cabine, com largura de 1,37 metros, acomoda confortavelmente 8 pessoas (incluindo o piloto). No acidente que matou Agnelli, estavam a bordo sete familiares do empresário. Todas morreram.

domingo, março 20, 2016

AR-FIM DE SEMANA- "CURIOSIDADES"


ÔNIBUS TRANSITA POR TERRA E MAR
Os Splashtours são uma ótima maneira de conhecer a cidade de Rotterdam por terra e água. Os Splashtours envolvem um treinamento em que guia vai orientando  em terra e também quando o ônibus veleja sobre a  água, na travessia Amsterdã/Roterdã,  e  vice versa. Assim, você estará dentro de um ônibus conhecendo o centro as duas cidades e em um minuto, já está dobre as águas, ainda dentro do mesmo ônibus que se transforma numa espécie de barco, contrastando com o trânsito das ruas das duas cidades com os navios que trafegam em pleno canal  Se não tivesse nada mais, o Splashtour já seria a forma mais original para se descobrir Rotterdam. Pois Amsterdã como capital da Holanda, é uma visita além de agradável, também obrigatória !
                 

sexta-feira, março 18, 2016

EM DEZEMBRO COMEÇA O VOO MAIS LONGO DO MUNDO
O Boeing 777 da Qatar, inicia em dezembro, o voo entre Doha e Auckland, distantes 14.500 km
A disputa entre as companhias aéreas do Oriente Médio ganhou mais um capítulo nesta semana. A Qatar Airways confirmou o lançamento do voo entre Doha (capital do país) e Auckland, na Nova Zelândia a partir de 3 de dezembro. Seria algo corriqueiro não fosse esse o voo mais longo a ser operado por uma empresa aérea – nada menos que 14.539 km de distância. O anúncio foi feito pelo CEO da empresa, Akbar Al Baker, na abertura da ITB Berlin, maior feira de turismo do mundo.
Ele supera, assim, justamente o voo da Emirates que opera entre Dubai e Auckland, cuja distância é de 14.326 km, 213 km a menos, o suficiente para ir de São Paulo a Botucatu, no interior do estado. Para “azar” da Emirates, Dubai fica um pouco mais perto da cidade neozelandesa.                                                                                                      A Emirates iniciou o serviço direto entre as duas cidades em 1º de março. O avião da estreia foi o gigante A380, da Airbus, mas a rota é operada pelo Boeing 777-200LR, versão de longo alcance birreator, com 266 assentos.

quinta-feira, março 17, 2016

AR-DIÁRIO- "UM MUNDO DE RISCOS"

O VULCÃO MAIS ALTO DO MUNDO EM ATIVIDADE
A fotografia astronáutica acima foi adquirida em 9 de dezembro de 2015, com uma câmera digital Nikon D2Xs, usando lentes de 800 mm, e foi cedida pela tripulação da Estação Espacial Internacional (ISS), através do Earth Observations Experiment and Image Science & Analysis Laboratory, Johnson Space Center. 
 O cume do Vulcão Llullaillaco, entre Argentina e Chile, na América do Sul, tem uma elevação de 6.739 metros (22,110 pés) acima do nível do mar, fazendo-o historicamente o mais alto vulcão ativo do Mundo. O atual estrato vulcão — um vulcão em formato de cone formado por sucessivas camadas e grossas correntes de lava e produtos da erupção, como cinzas e fragmentos de rocha – é construído em cima de um antigo vulcão. A última erupção do vulcão, com base nos registros históricos, ocorreu em 1877.

Esta detalhada fotografia astronáutica do Vulcão Llullaillaco ilustra uma característica vulcânica interessante, conhecida como coulée (alto da imagem). Coulées são formadas a partir de fluxos de lava altamente viscosos e grossos que fluem sobre uma superfície íngreme. Como elas fluem lentamente para baixo, o início do fluxo se resfria e forma uma série de sulcos paralelos orientados a 90 graus em direção do fluxo (algo similar na aparência as pregas de um acordeão). Os lados do fluxo também podem se resfriar mais rapidamente do que o centro, levando à formação de estruturas como paredes – conhecidas como diques de fluxo (centro da imagem). O Vulcão Llullaillaco também é um conhecido sítio arqueológico, onde restos mumificados de três crianças incas, sacrificaram ritualmente 500 anos atrás, foram descobertas no cume em 1999.

quarta-feira, março 16, 2016

AR-DIÁRIO: "O NOVO GIGANTE DO AR"


Misto de avião, helicóptero e dirigível, a maior aeronave do mundo está pronta para testes

Em breve, o Airlander 10 (foto), a maior aeronave do mundo, fará seu primeiro voo de teste. Ele ´e uma estranha mistura de dirigível, helicóptero e avião, o veículo decolará de Cardington, um vilarejo 70 km ao norte de Londres. O Airlander 10 tem 92 m de comprimento, 18 a mais que os maiores "gigantes" da aviação comercial, o Airbus 380 e o Boeing 747-8. 
 A autonomia Segundo a empresa, a aeronave é 70% mais "verde" que um típico avião de carga, mas a grande vantagem é a versatilidade: o Airlander 10, além de decolar verticalmente, pode pousar da mesma maneira em uma série de superfícies, inclusive a água.Isso poderia fazer dele um veículo bastante útil para transportar cargas para locais de difícil acesso, como zonas de desastres sem pistas de pouso. De acordo com o fabricante, o Airlander é capaz de suportar ventos de mais de 120 km/h quando está ancorado no solo. Com capacidade para transportar até 10 toneladas de carga e 48 passageiros, o Airlander promete também autonomia maior que a concorrência. Pode voar continuamente por até cinco dias a uma velocidade de 148 km/h e pode ser controlado por controle remoto. A aeronave contra com quatro motores movidos a diesel e uma estrutura inflada com gás hélio, o que resulta em um peso de 20 toneladas, menos de 10% de um Airbus 380, por exemplo. E seus custos também são uma fração em comparação com a concorrência: cerca de US$ 11 milhões - a maior parte deste valor veio de financiamentos do governo britânico e da União Europeia, mas uma campanha de financiamento coletivo arrecadou mais de US$ 3,3 milhões.
<O Airlander conta com um charme especial por ter sido construído no Hangar 1, em Cardington, as mesmas instalações em que foi produzido o primeiro dirigível do mundo, em 1918. Agora, a Hybrid Air Vehicles quer fabricar até 2021, pelo menos 10 unidades E isso inclui desafiar o que especialistas em transporte aéreo classificam como um tabu da indústria: em 1937, o mais famoso dirigível da época, o Hindenburg (foto: arquivo-AR), incendiou-se enquanto aterrissava em Nova Jersey, matando 35 pessoas. "O desastre matou a indústria", escreveu o historiador John Swinfield. O Airlander, porém, é inflado com hélio, um gás não inflamável, ao contrário do hidrogênio, que era usado pelo dirigíveis como o Hindenburg.

segunda-feira, março 14, 2016

AR-DIÁRIO - "O NOVO GIGANTE DO MAR"

 
O maior navio-cruzeiro do mundo já foi  lançado ao mar
Este é o maior transatlântico do mundo, o "Harmony of the Seas", que foi lançado ao mar na última quinta-feira no porto francês de Saint-Nazaire (oeste), diante de milhares de curiosos, para realizar  os primeiros testes em alto-mar, antes de ser entregue, em maio, a um armador americano.

Uma flotilha de pequenos barcos acompanhou durante o pôr-do-sol a primeira navegação deste transatlântico, construído no estaleiro STX France, e com dimensões vertiginosas: 362 metros de longitude, 66 metros de largura, 16 conveses e 120.000 toneladas.
Terá capacidade para transportar mais de seis mil passageiros e mais de dois mil tripulantes.
Aproveitando a ausência de vento e a calmaria do mar, o comandante a bordo conseguiu fazer em menos de meia hora a delicada manobra de fazer o navio rodar por completo para colocar sua proa no eixo do canal de saída do porto.
Os quatro rebocadores amarrados ao enorme navio, preparados para intervir, não foram necessários e após lançar três toques da sirene, o "Harmony of the Seas" navegou sozinho graças à força de seus próprios motores.
O transatlântico, que será entregue ao Royal Caribean International (RCI), em 12 de maio, faz até domingo sua primeira série de testes no mar. Antes de abril, está prevista uma segunda série.
Pelo menos 500 pessoas estão a bordo para esta primeira navegação, principalmente membros da tripulação, equipes de testes da STX France, dos fornecedores e do cliente.

sábado, março 12, 2016

AR - "AS 10 MELHORES ESQUADRILHAS" (10) (Final)

TOP-1: ESQUADRILHA DA FUMAÇA - ASAS BRASILEIRAS VOANDO PELO MUNDO
Na comemoração dos 60 anos, maio se 2012, a fumaça lançou este álbum, cuja capa exibe todos os aviões que ela utilizou: 1)- O North American T-6; 2) O Fouga Magister (jato); 3) o T-27, nas alas, com pintura antiga e a atual,com todos os símbolos do EDA. A  no Campo dos Afonsos (RJ), em 1952, graças ao idealismo de velhos  pilotos,  no campo dos Afonsos no (RJ), utilizando os aviões Norte-American, também conhecidos como T-6. A pulverização do óleo deu ao grupo o nome de Esquadrilha da Fumaça. Em 1969, foi incorporado o Fouga Magister, que não podia operar em campos de terra, logo voltaram os consagrados T-6. Em 1977, o T-6, foi aposentado. A Esquadrilha só retornaria em 1982, como esquadrão permanente da nossa Força Aérea, e equipada com o EMB-312 Tucano, da Embraer, sucesso também, no exterior. Com novo equipamento, a sede para mudou Academia da Força Aérea Brasileira em Pirassununga. Ao longo de seus 63 anos o EDA, acumulou vitórias não só no  Brasil, mas em  inúmeros  países do mundo . munu
Além do  seu prestígio pelo mundo, a Esquadrilha é detentora de dois registros no "Livro dos Recordes", como o único esquadrão do mundo (foto)  a voar com 12 aeronaves de dorso. O seu prestígio não tem  fronteira. Abaixo,  uma apresentação especial  em Paris, por ocasião do aniversário da "Queda da Bastilha" em 14 de julho de 2006.
MINHAS AMIZADES E TRÊS VOOS NOS AVIÕES DA ESQUADRILHA - Graças a sua ida a Águas de Lindóia, em 1973, atendendo  a um convite meu, secretário se turismo da estância. Coube-me a missão de  recepcioná-los. A partir dai tornei-me  amigo de de toda turma que foi fazer a essa apresentação: Comandante Braga, pilotos e mecânicos, que começaram a escrever a vitoriosa história do EDA. Seria imperdoável, se eu não destacasse o nome desse brasileiro, que com sua habilidade despertou vocações pelo Brasil e pelo mundo.  No dia em que o EDA, festejava o voo: 2000. Houve uma grande festa na Academia da Força Aérea em Pirassununga, e eu tive a honra de narrar o seu voo especial. (foto 1) A história do comandante Braga é a da própria Esquadrilha. Quando se fala nesse esquadrão, não se pode deixar de reverenciar o nome do seu maior piloto.
Além de grande amigo, ele me proporcionou o privilégio de voar três vezes nos aviões da Fumaça: um no T-6  sob seu comando (foto 2). Quando se fala nesse esquadrão, não se pode deixar de reverenciar o nome do seu maior "Às": Coronel Antonio Arthur Braga, para quem o céu nunca teve segredos muito menos agora em que ele nos deixou, para alcançar voos ainda maiores!
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