/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

sábado, março 12, 2016

AR - "AS 10 MELHORES ESQUADRILHAS" (10) (Final)

TOP-1: ESQUADRILHA DA FUMAÇA - ASAS BRASILEIRAS VOANDO PELO MUNDO
Na comemoração dos 60 anos, maio se 2012, a fumaça lançou este álbum, cuja capa exibe todos os aviões que ela utilizou: 1)- O North American T-6; 2) O Fouga Magister (jato); 3) o T-27, nas alas, com pintura antiga e a atual,com todos os símbolos do EDA. A  no Campo dos Afonsos (RJ), em 1952, graças ao idealismo de velhos  pilotos,  no campo dos Afonsos no (RJ), utilizando os aviões Norte-American, também conhecidos como T-6. A pulverização do óleo deu ao grupo o nome de Esquadrilha da Fumaça. Em 1969, foi incorporado o Fouga Magister, que não podia operar em campos de terra, logo voltaram os consagrados T-6. Em 1977, o T-6, foi aposentado. A Esquadrilha só retornaria em 1982, como esquadrão permanente da nossa Força Aérea, e equipada com o EMB-312 Tucano, da Embraer, sucesso também, no exterior. Com novo equipamento, a sede para mudou Academia da Força Aérea Brasileira em Pirassununga. Ao longo de seus 63 anos o EDA, acumulou vitórias não só no  Brasil, mas em  inúmeros  países do mundo . munu
Além do  seu prestígio pelo mundo, a Esquadrilha é detentora de dois registros no "Livro dos Recordes", como o único esquadrão do mundo (foto)  a voar com 12 aeronaves de dorso. O seu prestígio não tem  fronteira. Abaixo,  uma apresentação especial  em Paris, por ocasião do aniversário da "Queda da Bastilha" em 14 de julho de 2006.
MINHAS AMIZADES E TRÊS VOOS NOS AVIÕES DA ESQUADRILHA - Graças a sua ida a Águas de Lindóia, em 1973, atendendo  a um convite meu, secretário se turismo da estância. Coube-me a missão de  recepcioná-los. A partir dai tornei-me  amigo de de toda turma que foi fazer a essa apresentação: Comandante Braga, pilotos e mecânicos, que começaram a escrever a vitoriosa história do EDA. Seria imperdoável, se eu não destacasse o nome desse brasileiro, que com sua habilidade despertou vocações pelo Brasil e pelo mundo.  No dia em que o EDA, festejava o voo: 2000. Houve uma grande festa na Academia da Força Aérea em Pirassununga, e eu tive a honra de narrar o seu voo especial. (foto 1) A história do comandante Braga é a da própria Esquadrilha. Quando se fala nesse esquadrão, não se pode deixar de reverenciar o nome do seu maior piloto.
Além de grande amigo, ele me proporcionou o privilégio de voar três vezes nos aviões da Fumaça: um no T-6  sob seu comando (foto 2). Quando se fala nesse esquadrão, não se pode deixar de reverenciar o nome do seu maior "Às": Coronel Antonio Arthur Braga, para quem o céu nunca teve segredos muito menos agora em que ele nos deixou, para alcançar voos ainda maiores!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */