/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

terça-feira, fevereiro 11, 2020

"FUTURO DA AERONÁUTICA"

                              
          UM PROJETO DO NOVO SUPERSÔNICO       

Um jato supersônico de classe executiva terá telas finas embutidas nas suas paredes internas para substituir as janelas. Câmeras espalhadas pelo exterior da aeronave vão transmitir as imagens para as telas. Os passageiros poderão diminuir o brilho das telas, alterar as imagens ou desligá-las. A Spike Aerospace, que projetou o avião, afirma que a eliminação das janelas vai diminuir o arrasto aerodinâmico - as janelas "causam" grandes desafios na concepção e construção de uma fuselagem de aeronave", segundo a empresa.  Além do arrasto, as janelas exigem um apoio estrutural que representa peso adicional para os aviões. Os dois problemas poderiam ser eliminados usando microcâmeras e telas.



O S-512 terá velocidade de cruzeiro de Mach 1,6, por volta de 1.960 km/h. Imagem: (Spike Aerospace) -do ato supersônico.
A empresa planeja terminar a construção do primeiro jato supersônico S-512 por volta de 2018. O S-512 seria o primeiro jato executivo supersônico do mundo. Com um custo estimado em US$ 80 milhões, o jato vai transportar 18 passageiros, e a empresa afirma que ele será capaz de voar de Nova Iorque a Londres de três a quatro horas, em vez das seis a sete atuais superando o Concorde, já desativado. A velocidade dos aviões supersônicos é normalmente medida em Mach, uma unidade de medida de velocidade obtida dividindo-se a velocidade da aeronave pela velocidade do som - desta forma, a velocidade do som (1.224 km/h) representa Mach 1. O S-512 terá uma velocidade de cruzeiro de Mach 1,6 e uma velocidade máxima de Mach 1,8 - para comparação, um Boeing 777-300 tem uma velocidade de cruzeiro de Mach 0,8.

domingo, fevereiro 09, 2020

"1 MORTE PARA 4 TENTATIVAS"

RISCOS PARA  ALCANÇAR - A FAMOSA K-2

A CORDILHEIRA DO KARAKORAM, na fronteira entre o Paquistão e a China, é o que se pode chamar um braço longínquo do Himalaia. Das 14 montanhas existentes na Terra com mais de 8 mil metros, algumas estão lá. Uma delas, o distante e temível K2. O K2, com 8.611 metros, é considerado por muitos alpinistas o cerro mais difícil do mundo. “A montanha assassina” – dizem – se referindo aos números frios das taxas de mortalidade deixadas por ela. Ao contrário do Everest, único monte mais alto do que o K2, esse monumento de granito ainda registra não apenas temporadas, porém anos inteiros sem que ninguém o suba.
As dificuldades no K2 iniciam-se antes mesmo da escalada. Para se chegar ao acampamento-base no sopé do monte, é preciso viajar 675 km de van de Islamabad a Skardu, no Paquistão, depois 112 km de jipe até Askole (o último reduto humano na rota da montanha) e, por fim, marchar 105 km geleira acima por um penoso caminho. Essa última etapa leva os ousados alpinistas da altitude de 2.900 metros para 5.200. Então, vem o maior desafio. Nevascas, tempo instável, avalanches. Todos esses fenômenos são frequentes no K2 e somam-se ao oxigênio escasso. As vias que levam ao cume possuem, todas, trechos técnicos e as mais usadas, para ser justo, são chamadas não de mais fáceis” e, sim,“menos impossíveis”.  
Em média, são feitas 50 tentativas por ano para escalar o K2.Em  julho de 2014, 50 anos da primeira ascensão em 1954, pelos italianos Achille Compagnoni e Lino Lacedelli, 322 pessoas alcançaram seu topo (com 101 mortes, uma morte para cada 3 sucessos). Apenas o brasileiro, Waldemar Niclevicz, conseguiu chegar lá.

sexta-feira, fevereiro 07, 2020

HAJA PACIÊNCIA...

 OS VOOS MAIS LONGOS DO MUNDO
O voo mais longo do mundo, dura 17 horas e 15 minutos. 
            Créditos: Sebastian Pichler / Fonte: Stocksnap             
Quando você passa horas no aeroporto tentando achar um cantinho para dormir ou já está há horas tentando se ajeitar na poltrona do avião para tirar uma soneca, qualquer voo parece ser o mais longo do mundo.
Sem levar em consideração essa relatividade causada pelo tédio e pelo sono, viagens aéreas mais demoradas são feitas pela Emirates e pela Air India. A primeira tem a maior distância (mais de 14 mil quilômetros), ligando Dubai a Auckland, na Nova Zelândia.      Já a segunda conecta Nova Deli, na Índia a São Francisco, nos Estados Unidos.
Ambos os voos duram 17 horas e 15 minutos ininterruptos. Sempre lembrando que a duração de cada voo pode variar de acordo com as condições climáticas.

segunda-feira, fevereiro 03, 2020

O FIM?


DEGELO TOTAL PREVISTO PARA 2050

Inundações em mais de uma centena de grandes cidades em consequência do degelo poderão causar danos em um valor de até US$ 28 bilhões (18,8 bilhões de euros) em 2050, segundo um estudo do(Fundo Mundial para a Natureza) divulgado recentemente.
"Se a temperatura aumentar entre 0,5 e 2 graus até 2050, então é possível que o nível dos mares suba meio metro, provocando importantes danos econômicos", explicou a diretora de Clima e Energia da Suíça, Ulrike Saul.
Um eventual aumento como esse do nível dos mares provocará danos avaliados em US$ 28 bilhões nas 136 cidades portuárias mais importantes do mundo, segundo o estudo, do qual participou a companhia de seguros alemã Allianz.
"Se as políticas atuais em matéria de proteção do clima não mudarem, o mais provável é que cheguemos a um aumento de dois graus em 2050", ressaltou Saul.
A costa nordeste dos Estados Unidos é uma região que será muito afetada pela elevação do nível do mar, que neste caso poderá superar em 15 centímetros o aumento médio mundial. Em Nova York, "o aumento do nível do mar poderá ser agravado por um aumento da frequência e da gravidade das tempestades e furacões", indica o estudo.
Associado a uma elevação do nível do mar, um furacão de categoria 4 que afetar essa cidade norte-americana poderá gerar mais de US$ 5 bilhões em danos em 2050, contra US$ 1 bilhão estimado atualmente, segundo a WWF.

quarta-feira, janeiro 29, 2020

NATUREZA EXÓTICA

                    Cobras que vivem no mar                                     As cobras podem viver tanto em ambientes terrestres como aquático, e em água doce ou salgada. Isso quer dizer que toda vez que você entrar no mar deve ter medo de ser mordido por uma cobra? Mais ou menos. As cobras marinhas não costumam viver soltas no mar, na beirinha do mar perto da areia, por exemplo. Elas costumam conviver bem com o ecossistema marinho porque se alimentam e se escondem nele, por isso são mais comuns em profundezas aquáticas.

Como se alimentam as cobras marinhas
A alimentação das cobras marinhas é bem diferente das cobras terrestres. As da terra costumam comer roedores, pequenas aves e outras cobras. Já as marinhas costumam se alimentar de peixes, camarões e outros animais marinhos. No geral não são cobras de grande porta como as sucuris, chegando a no máximo 1 metro e 20 centímetros de comprimento. Em sua maioria, são cobras letais. As cobras marinhas que vivem nos mares asiáticos costumam matar suas presas em menos de cinco minutos e não deixam reação. Já as cobras do oceano pacífico costumam ser bem perigosas, mas com venenos que agem em algumas horas e por isso dá à vítima um período para reagir ao problema. As cobras marinhas somam mais de 50 mil espécies e podem ser encontradas em todo o mundo. No geral são cobras pequenas e que vivem entre outros animais por anos sem ser percebidas. Costumam ser presas de tubarões.
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