/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

quarta-feira, abril 14, 2010


AGONIA DA BIODIVERSIDADE
Para a Organização das Nações Unidas (ONU), 2010 é o “Ano Internacional da Biodiversidade”. O objetivo é alertar para o fato de que cerca de 150 espécies de animais e vegetais desaparecem por dia no mundo. “Estamos perdendo essa biodiversidade a uma taxa mil vezes maior do que a normal na história da Terra. Então, de acordo com as previsões, até 2030 poderemos estar com 75% das espécies animais e vegetais ameaçadas. Hoje esse número é de 36%”, avaliou Oliver Hillel, secretário da Convenção sobre a Diversidade Biológica da ONU, durante evento realizado no começo deste ano  na Alemanha. Ainda em janeiro, a organização ambiental WorlWildlifeFund(WWF) listou os animais que mais correm risco de extinção. O 1º, é o tigre, cuja população foi reduzida, nos últimos 100 anos, de cerca de 100 mil para 3,2 mil, em função da caça e da redução do habitat natural para cerca de 7% da área original.
O 2º colocado é o urso polar, ameaçado em função da elevação da temperatura do planeta e de derramamentos de óleo no oceano Ártico.
E o 3º, que representa 36%, um terço das 64 espécies de tubarão também corre risco de extinção, segundo pesquisa da União Internacional para a Conservação da Natureza e Recursos Naturais.
Entre eles, um dos mais ameaçados é o tubarão branco, do qual só restam 3,5 mil animais, o equivalente a 10% do existente há 20 anos. Nesse caso, o vilão foi principalmente a pesca, como indica a Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. A situação do Brasil não é das piores. Além de não possuir nenhuma espécie na lista de primatas ameaçados divulgada pelo zoológico Bristol Zoo Gardens, da Grã-Bretanha, tem 16% de suas terras protegidas em unidades de conservação, contra 12% da média mundial.
“O Brasil teve avanços consideráveis, como a redução de 75% do desmatamento da Amazônia. Porém, fora dessa região, caso do Cerrado, a situação é bem mais difícil”, diz Braulio Dias, diretor doDepartamentode Conservação da Biodiversidade do Ministério do Meio Ambiente. 
No último levantamento brasileiro, de 2003 e 2004, habia 627 espécies ameaçadas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */