BRASIL AINDA ESTÁ LONGE DA PAZ
Segundo levantamento anual de segurança e violência no mundo, País ficou em 85º lugar, atrás de vizinhos como Argentina, Uruguai, Paraguai, Bolívia, Peru e Chile.
O Brasil está em 85º lugar no ranking de 144 países que entraram para a lista do Índice Global de Paz (IGP), levantamento anual de indicadores de segurança e violência no mundo realizado por um grupo que edita a revista britânica “The Economist”.
Na América do Sul, o Brasil só se classificou na frente da Colômbia, por causa do grave conflito interno, e da Venezuela, devido às disputas políticas. Mesmo assim, o índice deste ano foi melhor que o anterior, pois o País avançou cinco posições em relação à lista anterior.
A melhora se deu pela diminuição da importação de armas, do percentual do Produto Interno Bruto (PIB) destinado a investimentos militares e do número de agentes armados em relação à população.
“Há uma fortíssima correlação entre paz e riqueza. A paz é um importante indicador da prosperidade econômica”, disse Steve Killelea, criador do IGP, à agência de notícias “Reuters”.
A longa guerra arrastou o Iraque para o último lugar do Índice Global de Paz.
A primeira posição no IGP foi para a Nova Zelândia. No ano passado, o topo foi da Islândia, que caiu para o quarto lugar. Em segundo, está a Dinamarca, seguida pela Noruega. Devido a ameaças de terrorismo e à criminalidade no país, os Estados Unidos ficaram em 83º lugar.
Os países mais pacíficos: 1 Nova Zelândia; 2 Dinamarca; 3 Noruega; 4 Islândia; 5 Áustria; 6 Suécia; 7 Japão; 8 Canadá; 9 Finlândia; 10 Eslovênia. Fonte: Índice Global de Paz
Nenhum comentário:
Postar um comentário