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quinta-feira, abril 01, 2010

                                          O MÁRMORE QUE FALA
Sucesso de a Pietá levou Michelangelo a enfrentar gigante desafiador
(A Pietá na visão de Michelangelo: beleza física é manifestação da nobreza do espírito) -- Um enorme bloco de mármore de Carrara jazia ao longo de quase quatro décadas nas ofcinas da Catedral de Florença (Itália). Estreito, com cinco metros de altura e conhecido como o Gigante, começou a ser talhado por Agostino di Duccio, em 1466, e foi logo abandonado pela dificuldade de arrancar vida de um sólido com proporções tão desfavoráveis. Sua sombra era mais que suficiente para alertar escultores florentinos sobre o desafio de sua profissão. Tempos depois, no entanto, o governo de florença anunciou o oficialmente o nome do.jovem. Michelangelo Buonarroti, de 26 anos, como aquele ia tentar, por fim, dar uma forma à rocha desafiadora. O tema biblíco de Davi, proposto pelo artista para enfrentar o "Gigante", não pode ser mais adquado. "Davi usou uma funda para combater Golias. Eu usarei a minha pua de escultor" disse o artista. Michelangelo acabou sendo aclamado o maior escultor, quando terminou uma maravilhosa Pietá - imagem da Virgem com Jesus morto em seus braços, tradicional na arte de Flanders. O artista havia se comprometido em contrato a realizar "o mais fino trabalho em mármore jamais visto em Roma". O resultado excedeu as expectativas. "Para quem já teve a oportunidade de ver essa escultura de perto, como este repórter, vai ter sua atenção voltada para a figura do cristo morto ainda parecendo ter vida correndo nas veias. Os olhos abaixados da Virgem, ao contrário da tradição, emocionam pela dor e pela resignação. Seu manto, majestosamente drapeado, arranca do mármore uma inimaginável". Na visão idealista de seu autor, a profunda beleza das duas figuras é a melhor tradução de sua nobresa de espírito. Nos dias que passou analisando os veios e a estrutura gigante , Michelângelo revelou hábitos espartanos: trabalhou febrilmente , comia apenas um pedaço de pão no maio da jornada e tinha nas garrafas de vinho branco de Trebiano sua única concessão ao prazer. Dormia três horas por noite, geralmente calçado e com roupas usadas durante o dia. Por vezes ficava tanto tempo sem tirar as botas que, ao fazê-lo, que arrancava pedaços.da.pele.dos.pés. O grande artista, nasceu em Caprese, ingressou no ateliê de Ghirlandaio aos 13 anos e se tornou um dos protegidos de Lourenço, o Magnífico, até a queda da família Médici, em 1494. A lista de seus trabalhos anteriores a Pietà não é extensa mas incluem trabalhos como, os dramáticos relevos de Madona das escadas, Batalha dos Centauros, uma estátua de Hércules com dois metros, e três figuras para a tumba de São Domingos.

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