/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

segunda-feira, abril 26, 2010

Brasil vai caçar Asteróides Perigosos
O Brasil está instalando no interior de Pernambuco um moderno telescópio para rastrear asteroides e cometas em possivel rota de colisão com a Terra.
O "Impacton" como  é chamado, foi fabricado na Alemanha e tem um espelho principal com um metro de diâmetro. No Hemisfério Norte, há cerca de 10 telescópio exclusivamente destinados para o acompanhamento desses corpos celestes. 
No Hemisfério Sul, apenas dois equipamentos instalados com essa finalidade, sendo que um deles fica na Austrália, mas está desativado. O monitoramento consiste basicamente em traçar uma rota do asteroide ou cometa e definir se ela pode cruzar com a da Terra. Um estudo já levantou a possibilidade de um corpo celeste colidir com o nosso planeta em 2036. 
A Nasa pode aprender bastante sobre um asteróide se aproximando da Terra para excluir uma colisão em 2036?
Se os piores temores dos astrônomos se realizarem, o asteróide vai passar por uma região do espaço menor do que 2.000 metros de distância da superfície da Terra. Nesse local, por causa da atração gravitacional da Terra, o asteróide vai ser impulsionado para uma nova órbita em torno do Sol - e em rota de colisão com a Terra sete anos depois.
Tudo soa como a premissa dos filmes "Armageddon", e "Deep Impact" (Impacto Profundo) ou algum outro filme blockbuster de Hollywood. Mas o asteróide, chamado 99942 Apophis, é um fato científico, e não ficção científica. Em dezembro de 2004, os astrônomos causaram uma breve agitação nos meios acadêmicos quando seus cálculos estimaram que o recém descoberto asteróide - chamado mais tarde com o nome do antigo deus egípcio Apep, o Destruidor - pode colidir com a Terra em 2029.
Dados de monitoramento adicionais rapidamente descartaram a possibilidade de uma colisão em 2029. Mas o potencial de uma colisão com o planeta em 2036 é alto, o asteróide deve entrar nesse espaço gravitacional crucial, o que o coloca no topo da lista da NASA de 3.800 asteróides próximos identificados pela agência americana. Com base nas últimas informações, o asteróide, que é quase o dobro do tamanho da Qualcomm Stadium, tem uma em 6.250 chances de colidir com a Terra em 13 de abril de 2036.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */