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sábado, abril 24, 2010

O INÍCIO E O FIM DA ERA SUPERSÔNICA. Em 21 de janeiro de 1976, British Airways e Air France realizaram ao mesmo tempo o primeiro vôo comercial do Concorde. O avião francês voou de Paris ao Rio de Janeiro com escala em Dakar (África), e o britânico o fez de Londres a Bahrein (no Golfo Pérsico). O destino seguinte foi Washington e Nova York (em 1977).
Em 24 de outubro de 2003, o Concorde deixou os céus e entrou para a história. Nessa data, pousou em Londres o último vôo supersônico regular. Com os seus acentos disputados a peso de ouro entre habitues, milionários, celebridades e alguns convidados da British Airways,o supersônico franco-britânico atraiu milhares de pessoas para o Aeroporto de Heathrow. Eram os últimos momentos de uma longa e conturbada historia cujo projeto começou na década de 60.
QUAL ERA A SENSAÇÃO DE VOAR NUM JATO SUPERSÔNICO? Logo ao entrar no Concorde ficava evidente que a aeronave não oferecia muito espaço, ela não havia sido feita para claustrofóbicos. Quando eram abertos os manetes de potência o aparelho rugia como uma fera furiosa e os passageiros se sentiam grudados no assento. A aceleração era mais parecida com a de um caça de combate. Segundos depois, o passageiro via pela diminuta janela, a terra a rodar. O Concorde ganhava altura como um flecha subindo vertiginosamente. Logo que se afastava dos Continentes o avião já podia acelerar para além de Mach 1 ( a velocidade do som) – Era proibido fazer isso sobre continentes. Essa medida visava impedir que o “boom supersônico” atingisse as pessoas em terra. As ondas de choque eram capazes de destruir vidraças a quilômetros de distância. Em determinado momento o viajante passava a se tornar um terráqueo supersônico ao observar pelo velocímetro instalado na cabine de passageiro
s, a velocidade aumentar gradativamente, até chegar a Mach 2!
Nenhuma vibração, ruído, nada. O Concorde levava seus passageiros além da barreira do som como se isso fosse coisa banal. Bom para “ele” deveria ser. Logo, ele voava o dobro da velocidade do som. A essa altura o supersônico já havia subido para 56 mil pés (cerca de 17 mil metros), o dobro da altitude onde regularmente trafegam as outras aeronaves. Dessa altura toda, o céu acima fica de um azul profundo, quase negro (foto à esq.). Do lado de fora, a temperatura marcava 58 graus Celsius negativos.
Dentro da cabine, o ruído permanecia intenso. O barulho era do ar em atrito com a fuselagem. A mais de 2 mil quilômetros por hora, a fricção não era nada desprezível. Tanto que o Concorde crescia mais de 10 centímetros durante o vôo, em razão da dilatação dos metais provocada pelo calor
.

POR QUE O CONCODE FOI APOSENTADO ANTES DO TEMPO?
Projetado nos anos 60, o Concorde foi atingido pela crise de petróleo, em 1973. Apesar da velocidade, que permitia a executivos ir da Europa aos Estados Unidos em pouco mais de três horas. Isso fazia com que ele chegasse antes da saída. O avião partia de Londres no começo da manhã e devido a sua velocidade e ao fuso horário, chegava a Nova York praticamente no mesmo horário. Porém, alguns motivos contribuiram para que o único avião supersônico fosse desativado, sem que um similar aparecesse. para substituí-lo. Sempre criticado pelo seu alto consumo, o golpe fatal porém, veio em 25 de julho de 2000. Ao levantar vôo do Aeroporto Charles de Gaulle, teve um tanque de combustível avariado por uma peça que havia se soltado de outro avião. Os motores do lado esquerdo incendiaram-se (foto abaixo) e ele caiu sobre um hotel rural, matando 109 ocupantes e quatro pessoas em terra. O glamuroso Concorde acabou tendo um fim melancólico.

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