Falha de comunicação produziu o
MAIOR ACIDENTE AÉREO DE TODOS OS TEMPOS !
MAIOR ACIDENTE AÉREO DE TODOS OS TEMPOS !
A palavra inglêsa "HOLD", mesmo com o sotaque espanhol do controlador da torre do Aeroporto de Tenerife nas Ilhas Canárias, signifíca "manter". O piloto holândes da KLM entendeu ao invés de "HOLD, "HOLL" ou seja "decolar". Por sua vez o piloto americano da extinta PAN AN, entendeu corretamente a mensagem, e deu inicio a decolagem. O piloto da KLM, da outra cabeceira, fez o mesmo (como mostra a 3a.imagem do gráfico). Resultado: Um erro de comunicação, acabou produzindo o maior acidente aéreo de todos os tempos: 583 vítimas fatais.
Considerado até hoje o maior acidente aeronáutico da história, a colisão de dois Boeing 747, no aeroporto Los Rodeos, em Tenerife, nas Ilhas canárias - (Espanha), um operado pela KLM e outro pela extinta Pan AM, causou 583 vitímas fatais. As duas aeronaves tinham como destino original, o aeroporto de Las Palmas, na Gran Canária, que havia sofrido um atentado a bomba no terminal de passageiros. O KLM procedente de Amsterdã e o Pan Am de Nova Iorque, alternaram para o aeroporto de Tenerife, que estava congestionado, devido o acúmulo de aeronaves que para lá se deslocaram. O idioma oficial de Tenerife é o espanhol, os tripulantes da KLM falavam holandês e os da Pan Am, o inglês. Todas as comunicações foram realizadas em inglês, mas vale ressaltar, que a diferença em fraseologia e sotaques, em partes diferentes do mundo, fazem este tipo de comunicação as vezes muito difícil. Os pilotos possuiam qualificação e experiêcia para o tipo de vôo realizado. inclusive o Comandante Van Zanten da KLM, era checador da empresa e desfrutava de ótimo conceito. HISTÓRICO DO ACIDENTE: O avião da KLM solicitou, em Tenerife, um reabastecimento de 55.500 litros de querosene, quantidade suficinte para levá-lo de volta à Amsterdã. Como os passageiros do Pan Am permaneceram a bordo, este tinha condições de decolar logo que a pista de Las Palmas fosse aberta ao tráfego aéreo. Assim que isso aconteceu, o Pan Am não pode utilizar a pista de táxi por estar bloqueada por outras aeronaves, necessitanto ingressar na pista 12 e por ela taxiar. Entretanto, o KLM estava estacionado no acesso da cabeceira 12 e o Pan Am teve de aguardar o reembarque de um passageiro e o reabastecimento dessa aeronave. O KLM foi autorizado a ingressar na pista 12, taxiar pela mesma e, no final, realizar um "backtrack" para decolar da pista 30. O Pan Am foi autorizado após três minutos, a ingressar na pista 12, atrás do KLM, devendo abandonar a mesma pela "taxiway" e seguir para a cabeceira 30. Durante o táxi, os pilotos do Pan Am e o controlador acabaram não se entendendo com relação a qual pista seria utilizada para abandonar a de decolagem.
Quando os aviões iniciaram a decolagem, ambos correram na mesma pista, saindo cada um de cada cabeceira sob forte neblina, ocorrendo dessa falha da compreensão da mensagem, uma inevitável colisão, que resultou no maior acidente aéreo da história da aviação, matando todos os ocupantes do KLM e grande parte dos da Pan Am. A partir de agora dois assuntos cativos na Revista-AR: a "Esquadrilha da Fumaça" e a "História da estância de Amparo". Basta acessar o link da revista e apreciar...
Quando os aviões iniciaram a decolagem, ambos correram na mesma pista, saindo cada um de cada cabeceira sob forte neblina, ocorrendo dessa falha da compreensão da mensagem, uma inevitável colisão, que resultou no maior acidente aéreo da história da aviação, matando todos os ocupantes do KLM e grande parte dos da Pan Am. A partir de agora dois assuntos cativos na Revista-AR: a "Esquadrilha da Fumaça" e a "História da estância de Amparo". Basta acessar o link da revista e apreciar...
Sem dúvida alguma a comunicação é imprescindível para a seguraça dos vôos. Não há como escapar de graves acidentes, quando por qualquer motivo houver alguma falha no entendimento entre pilotos e controladores.
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