Destino certo para quem busca: diversão e cultura.
(Praça Tiradentes: ponto de encontro cultural em Ouro Preto)
É na região central de Minas Gerais que está localizada Ouro Preto, a cidade brasileira com um dos maiores e mais importantes acervos da arquitetura e da arte colonial do país. Tombada em 1980, pelo Patrimônio Histórico Mundial, a antiga capital da Província de Minas foi um dos primeiros lugares do mundo a receber o título concedido pela Unesco. Um passeio pelas suas íngremes e estreitas ladeiras - que ainda mantêm o calçamento original de pedras - fazem qualquer um entender o porquê da escolha. Ouro Preto é uma cidade de espírito jovem, com grande potencial turístico, históricoFestival de Inverno movimentam a cidade o ano inteiro, atraindo visitantes dos quatro cantos do mundo.
Conhecer Ouro Preto exige fôlego. A melhor maneira de passear pela cidade é a pé, apesar de sua localização ser em uma região montanhosa e acidentada, com grandes subidas e descidas no caminho. Os pontos turísticos ficam espalhados pelos diversos distritos e são uma verdadeira aula de história. Percorrendo as ruas, pode-se visitar os casarões em que moraram o escultor Aleijadinho e os poetas inconfidentes Cláudio Manoel da Costa e Tomás Antônio Gonzaga. Os museus de Ouro Preto merecem a atenção dos visitantes. A Casa dos Contos, por exemplo, que no passado chegou a servir de cárcere para os inconfidentes, abriga hoje o Centro de Estudos do Ciclo do Ouro, o Museu da Moeda e do Fisco e a Agência da Receita Federal de Ouro Preto, além de exposição didática sobre a mineração no Brasil colonial, entre outros temas. Já o Museu da Inconfidência foi criado com o intuito de preservar a memória da Inconfidência Mineira, principal frente de oposição e contestação às autoridades portuguesas no período do Brasil colonial. Em seus dois andares, reúne um acervo de peças que mostra a evolução social provocada pelo movimento.
Em Ouro Preto, as igrejas são atrações imperdíveis, mesmo para os turistas menos religiosos. Com altares banhados a ouro e esculturas trabalhadas por importantes artistas brasileiros, são verdadeiros templos da arte barroca. Muitas carregam obras de Aleijadinho, principal escultor, arquiteto e entalhador da época colonial do país, como a Igreja São Francisco de Assis, a mais famosa de Ouro Preto. Ela é considerada a obra-prima do mineiro, que foi responsável pelo desenho geral do prédio, sua fachada, altares laterais e capela principal. Porém, não são só as igrejas e os museus que atraem e cultural. A arte sacra de Aleijadinho, o artesanato local, a típica comida mineira, festas tradicionais como o Carnaval e o turistas a Ouro Preto.
Todos os anos, o carnaval da cidade é um dos mais disputados do país. Jovens de todos os estados brasileiros lotam a Praça Tiradentes e as ladeiras em blocos e escolas de samba. Amanhã, e em todas as 6as.feiras, acompanhe a nova série: "Acidentes aéreos com grandes clubes mundiais".
I agree, very good article, wich let me know about this wonderful place.
ResponderExcluirFabio Parri
Rimini - Italy
Ouro Preto:
ResponderExcluirVery good old city
Giácomo