/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

sábado, agosto 01, 2009

"Arquivos de um Repórter" --Fim de Semana--

Uma nova opção para visitar o Rio:
Hotel na FAVELA
Vista: O Pão de Açucar e a Baía de Guanabara são os atrativos do Hotel "The Maze" - (O Labirinto)
Pousadas em morros cariocas oferecem preços bons e paisagens de cartão Postal. Diária na baixa temporada custa R$ 50, e inclui café da manhã.A deslumbrante vista da Baía de Guanabara, com o Pão de Açucar, foi o cenário que seduziu o artista plástico inglês Bob Nadkarni a ponto de escolher como endereço a favela Tavares Bastos, no Catete, zona sul do Rio de Janeiro. E foi nesse local que inaugurou há dois anos, a Pouzada The Maze (foto)(ou labirinto em inglês), empreendimento turístico aparentemente incompatível com o estígma de violência dos morros cariocas. "Aqui é calmo e os gringos não têm medo", explica. Na região, o último registro capazde abalar esse relativo sossego foi há mais de seis anos, com a ameaça de invasão pela quadrilha da favela vizinha, a Santo Amaro. A clientela ainda conta com poucos brasileiros, mas Nadkarni aposta na beleza do lugar para atrair mais gente. "Em outros países, são os ricos que moram no morros, com as paisagens mais bonitas. No Rio é o contrário", comenta. The Maze é um dos hotéis abertos em ambientes ainda relativamente seguros dentro de favelas cariocas.
Quem vê de fora a The Maze não imagina o casarão que se esconde por trás da discreta fachada. A arquitetura é fragmentada, com diversos níveis de piso, paredes angulosas e decoradas com arcos em forma de Pão de Açucar. As sete suítes, simples e charmosas, têm terraço debruçado sobre a vista.
A pousada tem minipiscina e até uma atração cultural. Recentemente, o estabelecimento passou a oferecer ao público às sextas-feiras, noites de jazz. Não é o único toque de arte. A sala tem 100 metros quadrados, com decoração rústica e paredes chapiscadas de cimento, cobertas pelos monumentais quadros figurativos e abstratos de Nadkarni.
Pousadas em favelas são uma evolução dos passeios turísticos à Rocinha, iniciados em 1992. A favelinha, com fachada branca e avarandada que se destaca em meio ao casario do Pereirão, próximo à Tavares Bastos, abriu no réveillon de 2005 e tem sido procurada por estrangeiros. Eles desejam experimentar o cotidiano da favela, uma curiosidade antropológica. Como no caso da The Maze, o empreendimento também foi lançado por alguém de fora, o alemão Hoger Zimmer. Para que novas pousadas surjam nesses lugares, falta transformar os morros cariocas - onde estão algumas das mais belas vistas da cidade - em locais seguros de visitar. Com isso, mais pessoas teriam a chance de energar as maravilhas do Rio por outros ângulos.
No próximo --Fim de Semana-- mais novidades neste MUNDO INSÓLITO
>>>Veja também: revist@=@r, photolink e as Dicas do Google...

2 comentários:

  1. É verdade, as mais belas vistas do Rio estão nas favelas, pelo menos alguma coisa de bom tem seus moradores. Essa história de pousada na favela é muito interessante, não só para o bolso, mas como uma experiência de vida, saber como vive os favelados no dia-dia, sua cultura se é que tem, mas tb é uma experiência um tanto perigosa. Isso tudo esta muito bonita até um turista ser sequestrado ou morrer com uma bala perdida. Se não fosse a violência seria perfeito.

    ResponderExcluir
  2. Camila confirmando edereço:
    Moro na cidade de Santiago, no Chile

    ResponderExcluir

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */