/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

quarta-feira, novembro 03, 2010

O ISLÃ NÃO É SÓ ÁRABE
Religião abrange diversas etnias em todo o mundo
ISLAMISMO uma cultura muito falada, mas pouco conhecida
No mapa: (*) Países em que o árabe é idioma oficial ou majoritário e (*) Países islâmicos não árabes. Existem também comunidades islâmicas não-majoritárias, mas expressiva, na India (cerca de 100 milhões de adeptos), China, Rússia, iugoslávia, Macedônia, Croácia, Bulgária, Israel, Estados Unidos, Reino Unido, Espanha, Alemanha, França, Holanda, Etiópia, Uganda, Burkina Fasso, Guiné Bissau, Gana, Brasil e outros países.
Apesar de contar com cerca de 1,5 bilhão de adeptpos, a religião muçulmana é a segunda maior do mundo, mesmo assim, boa parte da polpulação ocidental acredita que o mundo islâmico é aquela porção de países do Oriente médio que têm como idioma oficial o árabe. Por isso, são indevidamente considerados árabes alguns países de mairoa islâmica, mas que têm outros idiomas , como Turquia (língua turca e curda), Irã (persa), Afganistão (pashtu e dari) e Paquistão (urdu e punjabi) Existem atualmente aproximadamente 1, 5 bilhão de muçulmanos no mundo, como são denominados os adeptos do islamismo. A maioria vive na Ásia, onde essa religião nasceu e ganhou o mundo a cerca de 1.400 anos. Da Àsia, os muçulmanos passaram para o norte da África --onde foram chamados de mouros--e pertence a Europa (veja a cronologia acima). Integram-se como populações locais, miscigenando-se com africanos, europeus das penínsulas ibérica e itálica e outros povos. Hoje eles estão presentes também também entre europeus, norte-americanos e até brasileiros. O islamismo cresceu em número de adeptos muito mais fora do mundo árabe do que no local em que a religião nasceu. Basta fazer uma comparação: os países islâmicos mais populosos, como a Indonésia (com "apenas" 228 milhões de habitantes), o Paquístão (145 milhões), Bangladesh (131 milhões) e Nigéria (127 milhões) têm contingentes humanos muito maiores que o Egito (70 milhões), país de maior população entre os árabes, seguido de onge pelo Sudão (36 milhões). Até a Índia, majoritariamente hindu, tem aproximadamente 100 milhões de mulçumanos. (na foto à esq. a Mesquita de Meca)
Preconceito ocidental
O islamismo, a segunda maior religião do mundo, é pouquíssimo conhecida fora da multidão de seus adeptos. Ela surgiu no século 7º, com a pregação de Muhammad (570-632), mais conhecido em português como Maomé, embora os que conhecem a língua árabe protestam, pois essa é uma transliteração inadequada do original.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */