"Restos do navio Therezina, que afundou em Ilhabela-SP 1919"
O patrimônio subaquático brasileiro está ameaçado. Sites nacionais e estrangeiros oferecem objetos retirados de naufrágios ocorridos na costa brasileira sem que a Marinha tenha conhecimento nem mesmo do local em que cada navio afundou. São peças como uma garrafa 'de 110 anos', retirada do mar de Ilhabela, no litoral norte paulista, oferecida em um site por R$ 280.Os destinos desses suvenires podem ser ainda leilões e estantes de caçadores de tesouros. Do aventureiro ao grande empresário, muitos investem dinheiro e tempo para encontrar no fundo do mar metais preciosos ou objetos valiosos disputados por colecionadores no mercado internacional. Segundo a Diretoria de Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha, 1.320 naufrágios de interesse histórico ocorreram na costa brasileira desde o século 16. Um exemplo é o Galeão Sacramento, que naufragou no litoral baiano em 1668 e foi um dos mais explorados. Por US$ 280, um site vendeu em outubro uma moeda de 500 réis, de 1663, que estava no navio. Em outro site americano, especializado em artefatos e moedas de tesouros de navios naufragados, é possível encontrar lotes de moedas da mesma embarcação. A venda nem sempre é ilegal, mas nem todas as peças têm comprovante do naufrágio de origem ou da autorização para sua retirada. 'Em sites, geralmente você acha peças de menor valor monetário, como escotilhas, moedas, garrafas. O material mais caro é vendido em casas de leilão ou no câmbio negro para colecionadores de artefatos náuticos, principalmente do exterior', explica o instrutor de mergulho Maurício Carvalho, que pesquisa história dos naufrágios há 25 anos. Ele conta que o custo para extrair essas peças é alto, mas a lucratividade dos exploradores quando se tem esse tipo de espoliação é grande e compensa os gastos.
A HISTÓRIA DO NAVIO THEREZINAO navio Alemão foi confiscado e transferido para o Brasil em 1917 (seus restos são mostrados na foto acima).
Chovia muito e a visibilidade era limitada na noite de 02 de Fevereiro de 1919 quando, saído do porto de Santos às 21 horas, o vapor do Lloyd Brasileiro, Therezina seguia viagem para o Havre (França). As ondas eram fortes, quando um relâmpago iluminou à sua frente, um rochedo. Era o fim de sua curta viagem, eram 4 horas da manhã do dia 03 de fevereiro. Um violento estrondo e uma guinada para bombordo foram os últimos movimentos do Therezina. colocou-o muito adernado e violentamente golpeado pelas ondas do local, o navio começou a fazer água. O operador de rádio enviou diversas vezes pedidos de socorro para a estação de Monte Serrat, que registrou o despacho do vapor às 5 horas da manhã. O sinistro se deu às 4 horas devido a uma forte tempestade no local. Um rebocador de alto mar foi enviado em socorro ao navio sinistrado, porém, devido ao mal tempo e as fortes correntes não conseguiu atingir o local onde se encontrava o Therezina, retornando ao porto de Santos. Uma certa confusão envolve do naufrágio do Therezina, pois para o local estão registrados dois nomes para o mesmo navio, um destes é o Therezina, o outro e Zigmound, que se trata do nome original deste navio antes do confisco. Conta-se que o nome Zigmound podia ser lido no casco tempos após o naufrágio.
ALGUNS DOS NAVIOS NAUFRAGADOS NA COSTA BRASILEIRA:* BARÃO DE DECHMONT - (Fortaleza-1943) Navio cargueiro torpedeado por submarino alemão
* CORVETA DO IPIRANGA - (Fernando de Noronha - 1983) Pertencia a Marinha e tem quase toda a estrutura e objetos preservados,
* SANTA ROSA - (Localização desconhecida - 1726) Seu tesouro é estimado U$ em 700 milhões.
* ITAPAGÉ - (Barra de São Miguel - 1943) Torpedeado por submarino alemão
* GALEÃO SACRAMENTO - (Salvador - 1668) Um dos mais explorados, levava cobre, estanho e outros objetos.
* UTRECHET - (Salvador 1648) A coleção de peças de estanho encontrada é considerada uma das maiores do mundo.
* THETIS - (Cabo Frio - 1830) - Após o naufrágio do navio inglês, foram resgatadas barras de ouro e prata. E tudo f levado para a Inglaterra.
*PRÍNCPE DE ASTÚRIAS - (Ilha Bela - 1916) Fazia a rota Barcelona-Buenos Aires e levava grande quantidade de metais.
Por volta, de (1919\ 1920)-Gustaw Émilie Hildebrandt passou por Ilhabela, a bordo do submarino alemão que foi apreendido nos arredores do porto de Santos e, desertando do exército alemão, nadou até um determinado local, onde foi resgatado por compatriotas.Levado para Porto Alegre.Depois, escondeu-se em um teatro(Guaíra)de propriedade da família Kuntz,imigrantes de Santa Catarina.Sabe algo? Obrigada
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