/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

sexta-feira, fevereiro 12, 2016

AR-DIÁRIO: "A CAVERNA MAIS VALIOSA DO MUNDO'"

NAICA, A CAVERNA DOS CRISTAIS GIGANTES
A caverna, Cueva de Los Cristales, de 10 x 30 metros, foi encontrada no ano 2000, por Juan Manuel Garcia-Ruiz, perto da cidade de Delícias, a 300 metros de profundidade sob a Montanha Naica, no Deserto de Chihuahuan, no México. O maior dos cristais chega a 11 metros de comprimento, e pesa até 55 toneladas.
A mina de Naica de Chihuahua, no México é atualmente conhecida como a Caverna dos Cristais (Cueva de Los Cristales). Depois de uma companhia de mineração bombear água para fora da caverna a procura de metais preciosos, as formações impressionantes dos cristais foram descobertas há cerca de 304 metros de profundidade. A caverna é agora protegida por lei e a mineração foi paralisada, além de proibida a visitação regular. Estão sendo feitos planos de investigação científica no local, quando então será feita uma filmagem dos belíssimos cristais. Os cristais de selenita (forma cristalina originária do conhecido gesso, chegam a pesar cerca de 55 toneladas e medir por volta de 12 metros. Provavelmente atingiram seu tamanho colossal por causa da água rica em minerais na qual estiveram submersos, em uma temperatura de 57Cº.
Poder-se-ia dizer que estas três fotos  teriam sido tomadas em um outro planeta. Mas esta caverna de cristais monstruosos está situada no México e os cristais são formados da gipsita, um dos elementos mais comuns existentes na terra. Que processos geológicos fizeram com que os cristais começassem a crescer? A chave está na formação dos cristais do magma abaixo do sistema da caverna. (O calor causou a anidrite em uns poços da água subterrânea ao selenite formulado da gipsita), que deu forma em cristais. Geralmente, algo interrompe este processo. Há cristais pelo mundo inteiro, mas nenhum tão grande como os de Naica. Esta caverna particular permaneceu em isolamento total por muito tempo, com uma temperatura constante do magma num ambiente de estática em que os cristais foram banhados constantemente. Isto permitiu que crescessem por milhares de anos. Alguns cristais têm mais de 30 pés de comprimento e pesam mais de 50 toneladas Em meados dos anos 80, a caverna foi drenada (acidentalmente) por mineiros, mas só foi oficialmente descoberta no ano 2000. Hoje, Cueva de Los Cristales é protegido por uma porta de aço, e mantida pela companhia de mineração proprietária da caverna. Os visitantes são limitados, porque poderiam ocorrer desmoronamento causado pelo seu próprio peso, ou então perder a beleza translúcida com a infiltração de gases.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */