/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

segunda-feira, fevereiro 01, 2016

AR-DIÁRIO; "CÚMULO NIMBO'

 
Cúmulo-Nimbo: nuvem que aterroriza pilotosencanta fotógrafos
 Esta nuvem cúmulo-nimbo há dias, fez sucesso nas redes sociais
Observe nesta 2a. foto (canto-baixo direito) - uma aeronave, procurando se safar   da formação de um enorme  cúmulo-nimbo (à sua esquerda)                                                          Um Monstro Sobre Nossas Cabeças: Conheça o Cumulus Nimbus, o terror dos céus!
Depois do deslumbramento da primeira foto, o dia vai ficando escuro quase como a noite: “lá vem uma chuva daquelas” dizemos. Mas poucos sabem que nesse momento está chegando um monstro que pode ter quase vezes e vezes a altura do monte Everest… é o Cumulus Nimbus, ou simplesmente “CB”.

Essa nuvem é o terror da aviação. Com uma base entre 300 e 1.500 metros e um topo que pode ir até 29 quilômetros de altitude, ela é formada por gotas d’água, cristais de gelo, gotas super esfriadas, flocos de neve, granizo de variados tamanhos e… raios e trovões: Gostou da receita?

“CB” pela perspectiva do avião

Estamos acostumados à vê-las por baixo, com sua base baixa e escura. Se estivermos no ar, ou mesmo no campo, com uma perspectiva mais ampla, poderemos ver seu formato característico: uma torre com uma expansão horizontal devido aos ventos superiores, lembrando a forma de uma bigorna de ferreiro e, muitas vezes, se assemelhando à uma explosão atômica.

Enfrentar um CB é quase impossível (a não ser para os caças com suas turbinas extremamente potentes e sua estrutura reforçada para aguentar altas forças G), mesmo para os aviões de grande porte; sabendo dos riscos que correm, o procedimento recomendado na aviação é contorná-lo sempre pela esquerda, no Hemisfério Sul, ou pela direita no Hemisfério Norte, devido a direção dos ventos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */