União Europeia investe numa bicicleta elétrica dobrável que cabe na mala
Uma bicicleta elétrica, do tamanho de uma mala e com menos de 7,5
quilos de peso, promete revolucionar a forma de transporte de milhares
de europeus e ainda reduzir os níveis de poluição nas cidades. O projeto
está, inclusive, a ser financiado pela Comissão Europeia em mais de 1,5
milhão de euros. Pelo nome Bike Intermodal, o objetivo passa por "simplificar a
mobilidade nas zonas urbanas e evitar os furtos em ascensão", até
porque, esta inovação, pode ser guardada numa mala de 50 centímetros de
largura por 40 de altura e 15 de profundidade.
Em comunicado, os responsáveis pelos projeto
explicam que as peças que compõem a bicicleta são totalmente
recicláveis, oferecendo um ciclo de vida ecológico na sua produção,
utilização e reutilização. Dos 135 milhões de bicicletas produzidas por ano, apenas 2% são
dobráveis. Agora, neste veículo, são combinadas "as melhores práticas de
design, produção e montagem", sendo que "o uso de materiais de ponta
possibilitou o fabrico de um motor extremamente compacto, leve e
atrativo".
A resistência da bicicleta foi "reforçada através de um limite no
número de peças e da utilização dos materiais mais fortes e leves" como é
o caso, por exemplo, do magnésio. A base é um quadro comprimido,
que abre e fecha como um trem de aterragem de aeronaves, feito através
de uma liga de alumínio injetado e magnésio.
"Mesmo com o motor, a bicicleta pesa quase metade e ocupa cerca de um
quinto do espaço, comparativamente com outras bicicletas dobráveis",
avança a Comissão Europeia. Uma versão da bicicleta sem motor está prevista custar cerca de 800
euros e, com motor, 1.300 euros. No entanto, uma versão mais minimalista
poderá baixar até aos 500 euros.
"A bicicleta Intermodal é o tipo de inovação que mais precisamos de ver
na Europa, para melhorar a nossa qualidade de vida e competitividade econômica", diz Michael Jennings,
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