/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

sexta-feira, fevereiro 05, 2016

AR-DIÁRIO: "UMA REVOLUCIONÁRIA BICICLETA"

União Europeia investe numa bicicleta elétrica dobrável que cabe na mala
Uma bicicleta elétrica, do tamanho de uma mala e com menos de 7,5 quilos de peso, promete revolucionar a forma de transporte de milhares de europeus e ainda reduzir os níveis de poluição nas cidades. O projeto está, inclusive, a ser financiado pela Comissão Europeia em mais de 1,5 milhão de euros. Pelo nome Bike Intermodal, o objetivo passa por "simplificar a mobilidade nas zonas urbanas e evitar os furtos em ascensão", até porque, esta inovação, pode ser guardada numa mala de 50 centímetros de largura por 40 de altura e 15 de profundidade. 
Em comunicado, os responsáveis pelos projeto explicam que as peças que compõem a bicicleta são totalmente recicláveis, oferecendo um ciclo de vida ecológico na sua produção, utilização e reutilização. Dos 135 milhões de bicicletas produzidas por ano, apenas 2% são dobráveis. Agora, neste veículo, são combinadas "as melhores práticas de design, produção e montagem", sendo que "o uso de materiais de ponta possibilitou o fabrico de um motor extremamente compacto, leve e atrativo". 
A resistência da bicicleta foi "reforçada através de um limite no número de peças e da utilização dos materiais mais fortes e leves" como é o caso, por exemplo, do magnésio. A base é um quadro comprimido, que abre e fecha como um trem de aterragem de aeronaves, feito através de uma liga de alumínio injetado e magnésio. 
"Mesmo com o motor, a bicicleta pesa quase metade e ocupa cerca de um quinto do espaço, comparativamente com outras bicicletas dobráveis", avança a Comissão Europeia. Uma versão da bicicleta sem motor está prevista custar cerca de 800 euros e, com motor, 1.300 euros. No entanto, uma versão mais minimalista poderá baixar até aos 500 euros.
 "A bicicleta Intermodal é o tipo de inovação que mais precisamos de ver na Europa, para melhorar a nossa qualidade de vida e competitividade econômica", diz Michael Jennings,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */