/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

sábado, setembro 03, 2016

AR-DIÁRIO -"FRAGMENTOS DA HISTÓRIA"

À SOMBRA DO VESÚVIO
POMPEIA - A CIDADE EMBALSAMADA EM LAVA
Pompeia, originalmente uma cidade etrusca, resumia o comércio, a prosperidade e a vitalidade que acontecia no Império Romano. A economia de Pompeia baseava-se, sobretudo, nos produtos do seu fértil território, em especial o vinho e o azeite, sendo também um próspero centro comercial e industrial, suas principais indústrias eram as da manufatura e acabamento de tecidos. Devido ao grande movimento nas estradas ao redor da cidade, Pompeia estava sempre bem informada a respeito do que acontecia em Roma. Outro aspecto que favorecia este fluxo de informações e notícias era o fato de que por ser uma cidade provincial, muitos romanos ricos possuíam lá casas de veraneio..
A erupção começou pela manhã, quando muitos habitantes estavam fora de casa. Os mais sensatos se apressaram a fugir, a maioria em carretas puxadas por animais, mas nem todos puderam escapar. Alguns acharam que era mais seguro esperar dentro de casa até que tudo terminasse, mas a chuva de cinzas e pedras continuou. Os telhados desabavam e os gases venenosos foram asfixiando toda a população, tanto dentro das casas como fora delas. As pessoas se amontoavam nas esquinas, cobrindo o rosto para protegerem-se das cinzas, e ali morriam: mães e filhos, jovens que se abraçavam uns aos outros, homens adultos, todos sucumbiram (como nesta foto que apresenta 13 mortos de uma só família) e abaixo mais um corpo, este colocado numa redoma para a visitação pública.
A cidade morreu de repente. As pessoas morreram nos lugares que normalmente ocupavam e as casas, até hoje, estão cheias de objetos que estavam ali naquele momento. Pompeia faz de sua violenta morte a razão essencial de sua beleza e do fascínio de sua ressurreição. Muitas cidades foram exaltadas pelo mundo antigo; muitas metrópoles a superaram com sua grandiosidade e com suas belíssimas construções; mas nenhuma teve sua vida e seu cotidiano aprisionados, formando uma imensa sepultura que só a natureza pode compor, proteger e vigiar. Esta cidade ao ser resgatada das cinzas que a encobriam, mostra aos olhos do mundo atual uma cidade romana – com seus monumentos, casas, lojas, oficinas, bares, termas, espaços de lazer e desportos, prostíbulos etc. – suficientemente intacta para que se deduzissem, não só o aspecto de uma urbe romana, mas também a vida e os costumes dos seus habitantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */