VEM AI O GIGANTESCO BOEING 797
A Boeing
prepara o lançamento desta aeronave para breve. Falta, apenas, a
adaptação de alguns aeroportos para receberem essa maravilha, que, na
verdade, emite pouco ruído. O problema está na pista de pouso. O seu
design revolucionário, que combina asa e fuselagem, foi desenvolvido em
colaboração com o Centro de Pesquisas da NASA.
Este
"mamute" tem uma envergadura de 265 pi (comparado a 211 do 747) e pode
usar a pista para o AIRBUS A380 com uma envergadura de 262 pi.
O
797 é uma resposta direta ao A380, que já recebeu 159 pedidos firmes. A
Boeing já "matou" o seu Super Stretched Jumbo 747X, em 2003, depois do
pouco interesse mostrado pelas companhias aéreas. Em vez disso,
continuou a desenvolver o Ultimate Airbus, o 797, o fantasma da fábrica
de Long Beach, Califórnia.
O
Airbus A380 foi projetado nas pranchas de desenho em 1999 e exigiu 13
mil milhões de dólares em custos de desenvolvimento. Portanto, está em
desvantagem para a Boeing. O Airbus é um avião estilo "velho" tubular
para as próximas décadas. Por outro lado, o Boeing 797 é, realmente, uma
enorme asa voadora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário