Pânico por causa de uma turbulência?
No canto direito (foto), um jato prestes a enfrentar formação bastante densa.
Se nos guiarmos pelas estatísticas diríamos que não! Elas mostram que o passageiro não
deve entrar em pânico. Nos Estados Unidos, anualmente 60 pessoas são feridas
durante encontros com turbulência severa, sendo que 2/3 são comissários de
bordo. Isto se resume a 20 passageiros em mais de 800 milhões transportados ao
ano, parece um número bom não? Na verdade a turbulência não derruba avião! A
estrutura é projetada com um fator de segurança de 1.5, ou seja, pegue a maior
força que um avião sofrerá em voo e acrescente 50% de margem de sobra.Sim,
turbulência é desconfortável para os passageiros e também para os tripulantes,
mas seguindo as recomendações de segurança, raramente alguém sai ferido. O medo
é irracional, sabemos, e não há estatística ou falta de acidentes que retirem o
medo. Se você realmente sofre com as primeiras chacoalhadas, procure então
reservar seu assento próximo das asas. O centro de gravidade do avião fica na
região das asas.
Neste outro caso, são as CBs as fontes de turbulência severa, causando as
CAT (Clear Air Turbulence) por até 40 quilômetros de distância horizontal
e até 1,5 quilômetro de altitude (foto acima). É você pode passar a 40 km de uma dessas
e ser chacoalhado como se estivesse dentro dela. Já vimos, que nenhuma turbulência é capaz de
danificar ou derrubar um avião, mas há uma exceção chamada Cúmulos Nimbus. Esta
formação é carregada de gelo, e se uma aeronave penetrar o coração de uma CB
sairá do outro lado com sequelas. Sabe quando a lataria do carro fica toda
amassada por causa de uma chuva de granizo? Multiplique isso por 10 e veja o resultado neste Boeing-737 (foto)
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