/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

terça-feira, outubro 23, 2018

AR-DIÁRIO: "Fim do berço do grande Futebol"

Por que chamam de PELADA a uma partida de FUTEBOL?
É provável, que a falta das velhas peladas, tenham resultado na má qualidade do nosso futebol nas últimas décadas!
Quando alguém pronuncia a palavra pelada, referindo-se ao futebol, por segundos vem à nossa cabeça uma mulher gostosa totalmente pelada, só depois é que nos lembramos da que alguem está se referindo a um futebolzinho de várzea. Certo ou errado?
Bem. Na verdade --antes desse pensamento, o verdadeiro sentido do convite: é para um jogo de futebol em qualquer canto do bairro. Hoje vamos conhecer o porque do termo pelada aplicado ao futebol varzeano. Segundo o etimologista Dionísio da Silva, da UFSCAR- Universidade Federal de São Carlos -SP, o nome vem de "pela", como  eram chamadas as bolas de couro ou de borracha. A palavra tem origem em pilella, diminutivo de pila, que, no latim, significa bola ou novelo de lã. "Pode ter havido uma contaminação com 'pelo', já que as primeiras bolas de couro ainda tinham muitos pelos, daí teria surgido o termo pelada.
Ao contrário do futebol profissional, a pelada quase não tem regras: uma bola e um mínimo de dois participantes bastam para começar o jogo. O campo pode ser uma praça, um trecho de praia, um terreno baldio (como o da foto) ou uma rua de pouco movimento. Geralmente não há goleiros e as balizas são feitas com qualquer objeto que estiver à mão, como pedaços de pau ou camisas enroladas. A divisão segue critérios "como com camisa versus sem-camisa" ou "casados contra solteiros". Sem um tempo determinado de duração -- a não ser quando se combina um número limite de gols -- a bola pode rolar até o escurecer . Juiz, então, nem pensar! Só costumam proibir tocar a bola com a mão e derrubar o adversário. "Eu na minha juventude também joguei muitas peladas, e hoje posso afirmar: Eu era feliz e não sabia...". Vamos ser justos, o futebol brasileiro nos últimos tempos,  apesar de possuir  belos estádios, regras, árbitros, bandeirinhas  e muita grana para jogadores, empresários, dirigentes, imprensa e tudo mais, anda tão por baixo que mesmo com a comodidade da TV,  é comum alguém gritar: "Pô! desliga essa pelada"   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */