OS CONTRASTES DA FRIA TERRA DO FOGO
A Terra do Fogo (em castelhano Tierra del Fuego) é um arquipélago na extremidade sul das Américas, formado por uma ilha principal (a Ilha da Grande da Terra do Fogo), e um grupo de ilhas menores. Sua superfície total é de 73.753 km² (semelhante ao território da Irlanda), sendo o arquipélago separado do continente sul-americano pelo estreito de Magalhães. A ponta mais a sul do arquipélago é o Cabo Horn, com suas águas sempre revoltas, que já sepultaram muitas embarcações (foto abaixo)
Em 1881 o território foi dividido entre a Argentina e o Chile. As ilhas têm formação a partir do choque de placas tectônicas marinhas, formando um arco de ilhas, que no caso, são voltadas para sudeste. Essa formação indica a presença de rochas metaforizadas, como por exemplo rochas magmáticas. Somando a isto, a região possui grande instabilidade tectônica, portanto há relatos e estudos sobre atividade de vulcanismo e terremotos.
As localidades mais importantes do arquipélago são Ushuaia, última cidade do hemisfério sul (na última foto), Rio Grande e Porvenir, as duas primeira na parte argentina e a última na chilena. Também pode ser conhecida com "Deserto da Patagônia".
USHUAIA, A CIDADE MAIS AUSTRAL DO MUNDO
Nenhum comentário:
Postar um comentário