/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

segunda-feira, junho 18, 2012

FOTOS CONTAM A HISTÓRIA DO FUTEBOL

MAGENS ETERNIZADAS PELOS FOTÓGRAFOS ESPORTIVOS
FOTO RARÍSSIMA
Bem antes dos recursos tecnológicos que temos hoje, devemos muito aos profissionais da fotografia, imagens que nos trazem até o presente, momentos eternizados na história do esporte das multidões. (Como a foto acima), que mostra a final do 1º Mundial, realizado no Uruguai, e o exato momento em que o Uruguai marcava o seu 4º gol, consolidando a sua grande conquista, contra a Argentina. placar final : Uruguai, 4 x Argentina, 2.
HOMENAGEM AOS VELHOS FOTOGRAFOS

Já morando na cidade de Amparo-SP, aproveitei as facilidades e fui assistir ao jogo treino do Santos. contra o Atlético local, Foi quando me lembrei das tirinhas que acompanahvam o gol desde o chute até chegada da bola ao fundo das redes. Era mais ou menos como tento mostrar nestas três fotos sequênciais. Era um tipo de "TV" utilizado pela maioria dos jornais às segundas-feiras. A gente mechia a cabeça acompanando a bola como se ela se movimentasse desde o início do chute até chegar ao fundo das redes. Veja um pequeno exemplo: (1)- Marcelinho bate a falta em favor do Santos e a bola aparece ovalada em direção ao gol... (2)- O goleiro do Amparo voa para o lado esquerdo... (3)-... e a bola caprichosamente bate no poste e já aparece no fundo do gol, do lado oposto.
O GOL QUE NÃO ACONTECEU E O QUE ENTRISTECEU A NAÇÃO!





Em 1966, eu estava estava na arquibancada do Estádio de Wembley, num local privilegiado, do outro lado desta fota, em condições de afirmar que esta bola não entrou. Mas foi validado pelo árbitro, e assim salvando a Inglaterra ao empatar o jogo e levar a decisão para a prorrogação, onde seu melhor preparo físico, a presença da Rainha na Tribuna de Honra, forças ocultas e como implementadores do "foot-ball" acabaram ganhando o seu primeiro e único titulo mundial. (Como pode ser visto nesta foto de rara precisão), a bola bateu no travessão, quicou no gramado, sem ultrapassar a linha fatal, e a zaga alemã em jogada normal afastou-a para o meio de campo.
Nas fotos (acima) duas situações curiosas: Na 1a., o "gol" que salvou a Inglaterra. Na 2a. o gol legítimo de Gigghia que deu o titulo de Campeão Mundial ao Uruguai ao derrotar o Brasil na Copa disputada no Brasil. Este gol silenciou 200 mil torcedores que estavam no Maracanã, bem como todo o povo brasileiro. num domingo fatídico: (16 de julho de 1950), e ficou conhecido como Maracanasso.
INÍCIO DE CARREIRA?
Tempos atuais: Meu neto Bruno Kirsten, de 14 anos, também colaborador do nosso blog, e fanático por fotografia, assistiu perto de sua casa, no Estádio de Dallas (TX), o Brasil perder para o México, sem ter chance de clicar um gol de Neymar. Mas acabou produzindo uma foto bem curiosa, como esta que dá a impressão de que a bola está passando acima do travessão e o goleiro Rafael como se estivesse acompanhando a sua trajetória. Ledo engano! Nesse exato momento a bola estava descaindo, depois bateu na trave direita da foto e foi morrer no fundo das redes da Seleção Brasileiura. Ainda no 1º tempo, o México marcaria mais um gol (este de penalti) e derrotou o Brasil por 2x0, na recente excursão do time de Mano.
A FOTO ESPORTIVA MAIS PREMIADA

Nenhuma fotografia até hoje exibiu com tanta dramaticidade uma tragédia futebolística como esta, que registra o momento exato em que Mirandinha, estava tendo a sua tíbia partida diante das lentes de DOMÍCIO PINHEIRO, neste choque com o zagueiro do América de São José do Rio Preto. Essa foto foi várias vezes premiada e Mirandinha infelizmente nunca mais se recuperou para a prática do futebol. Foto chocante, porém, de uma precisão incrível.

quarta-feira, junho 13, 2012

ABROLHOS E SUAS MARAVILHAS

Recife de corais de Abrolhos pode ser duas vezes maior do que se pensava
Cientistas de três instituições anunciam a descoberta de uma grande área de recifes de coral e outros ambientes marinhos até então desconhecidos no Banco dos Abrolhos. Eles acreditam que a área pode ter o dobro do tamanho até então considerado pela ciência. Os resultados da pesquisa, intitulada "Mapping marine habitats in the largest reef area of Southern Atlantic: the Abrolhos Bank, Brazil", foram apresentados no 11º Simpósio Internacional dos Recifes de Coral na Flórida (EUA).Desenvolvido por cientistas da Conservação Internacional, da Universidade Federal do Espírito Santo e da Universidade Federal da Bahia, o projeto mapeou ambientes de recifes em profundidades que variam de 20 a 70 metros. Os resultados do estudo demonstram que apenas uma pequena parte dos habitats marinhos é conhecida e está protegida em Abrolhos, o maior e mais rico banco de corais do Atlântico Sul.Os resultados preliminares do mapeamento do fundo marinho já apontam para a existência de uma grande área de recifes e outros ambientes nas áreas mais profundas da região. Outro estudo, divulgado na semana passada, de autoria do biólogo Rodrigo Moura, da Conservação Internacional, e de Ronaldo Francini Filho, professor da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), demonstrou a importância de um desses recifes profundos para a vida marinha no Banco dos Abrolhos. Os resultados obtidos apontam para biomassas de peixes até 30 vezes maiores nesses recifes do que nos mais rasos até então conhecidos. Segundo Francini Filho, apesar do isolamento e do fato de ainda não serem cartografados, esses recifes vêm sendo descobertos e explorados por barcos pesqueiros, cada vez maiores e mais bem equipados com sonares e equipamentos de localização por satélite.No artigo, publicado na revista científica "Aquatic Conservation", os pesquisadores também fazem uma análise da importância das atuais áreas marinhas protegidas do banco para a conservação de espécies de peixes de importância econômica, mostrando que o atual conjunto de áreas protegidas não é suficiente para a proteção dessas espécies.

sexta-feira, junho 08, 2012

CONGO, TRISTE CONGO

EXCESSO DE ABUSO NO CONGO
Organização internacional denuncia soldados por constantes violênciassexuais contra mulheres e crianças na região leste do país
Fotos: (1) Trauma: Garota de 10 anos é ajudada após ter sido estuprada duas vezes em 10 dias. Na primeira, soldados a atacaram; (2) - Localização e a bandeira da República do Congo.
Em 2009, a Human Rights Watch, organização internacional que monitora violações de direitos humanos em todo o mundo, apresentou relatório denunciando um cenário aterrador na região leste da República Democrática do Congo, no coração da África, este documento, intitulado “Soldados que estupram, comandantes que são condescendentes”, ainda ainda não representa uma trégua, e em 2012 continua sendo o drama de milhares de civis em uma região duramente marcada por conflitos militares. São casos e mais casos de garotos e garotas abusados por soldados, relatos de mulheres abandonadas pelas famílias após ataques de grupos uniformizados e até histórias de homens que, com vergonha, relutaram em pedir ajuda e morrem sangrando após terem sido violentados. A estimativa da Organização das Nações Unidas (ONU) é de que, nos últimos 12 anos, cerca de 200 mil mulheres e crianças foram estupradas em meio aos constantes conflitos que marcam a história recente do país. Só no ano passado, foram registrados pela ONU 15.996 casos, sendo que 7.703 deles aconteceram no leste do país, nas províncias conhecidas como Kivu do Norte e Kivu do Sul. Das vítimas, 65% tinham menos de 18 anos e 10% menos de 10 anos. Justamente pelos estupros constantes, Kivu é considerado um dos piores lugares do mundo para se ser mulher. A concentração dos ataques na região leste do país está diretamente ligada aos conflitos militares. Em meio a guerras civis, a área foi ocupada pelos países vizinhos Ruanda e Uganda e, segundo o relatório da Human Rights, os estupros passaram a ser utilizados como arma para desestabilizar territórios civis e punir quem colaborou com soldados inimigos. Recentemente, o número de ataques aumentou, o que, para os observadores internacionais, está relacionado à volta à sociedade de ex-combatentes que se acostumaram a conflitos sangrentos e violações de direitos humanos, e também à fragilidade e desordem das tropas oficiais. Os problemas do Exército vão desde desrespeito à hierarquia até salários precários. Há soldados que recebem o equivalente a R$ 80 por mês e há os que simplesmente não ganham nada. Muitos recorrem à população civil para sobreviver.
Com as tropas acostumadas a abusos, não é à toa que a estimativa é de que mais de 50% dos estupros são cometidos por militares. A impunidade fecha o ciclo de covardia no leste do Congo. Em 2010, mesmo havendo 15.996 registros de abusos, apenas 27 soldados foram condenados por crimes de violência sexual. Nenhum dos comandantes, considerados complacentes, foi punido.
>>> Amanhã no ---FS---mais um dos nove principais Esquadrões Aéreos do Mundo!

quinta-feira, junho 07, 2012

EXERCITE A SUA MENTE

CONSEGUIREI SER UM EINSTEIN?Especialistas afirmam que alcançar a capacidade intelectual do físico Albert Einstein (foto) para desenvolver algo parecido como a "Teoria da Relatividade", pode ser quase impossível, mas aumentar o seu grau de inteligência com simples exercícios, não.
Exercer o hábito da leitura e nunca ter preguiça de satisfazer as curiosidades são alguns exercícios que garantem o aumento da capacidade intelectual, como afirma o professor Piazzi, que já leu cerca de 5 mil livros ao longo da vida. A dedicação e o amor pela leitura foram responsáveis pelo aumento de 52 pontos em seu coeficiente de inteligência (Q.I), que hoje é 184. A média é 100. Há também outros fatores positivos como o meio ambiente, estudar pouco, mas todos os dias, etc. Por outro lado, o contato excessivo com a TV é algo prejudicial ao desenvolvimento da inteligência.
DICAS PARA FICAR MAIS INTELIGENTE:
1- Acredite que é possível ultrapassar os limites da mente. 2- Estude poouco, mas constantemente. 3- Opte sempre pelo jeito mais simples de resolver as coisas. 4- Leia muito. 5- Diversifique e amplie o uso de todos os sentidos. 6- Relaxe o corpo e acalme a mente, nesse estado de conciência a mente atinge maior produtividade. 7- Discipline e administre bem seu tempo para atingir um grau de concentração maior. 8- Desenvolva a persistência. 9- Fazer pausas para a reflexão ajudam a recuperar a objetividade em momentos de estresse. 10- Use a equação: Viver + Refletir = Aprender. 11- Encare os erros como matéria-prima do aprendizado. 12- Desmembrar tarefas difíceis pode ajudar a ter uma visão geral mais prática. 13- Elabore perguntas reflexivas aos seus pares. Tente trocar "O que", "Quem", ""Onde" e "Quando" por "Como" e "Por quê". 14- Acredite na intuição. 15- Reconheça as tarefas em que tem mais habilidade e pratique-as diariamente. 16- Ordenar fatos e acontecimentos a partir de um padrão ajuda a memorizá-los. 17- Repita o nome de quem acabou de conhecer para não esquecê-lo depois. 18- Evite interromper seu interlocutor. Ouça-o com atenção. 19- Ter habilidades diferentes não significa que um seja mais inteligente que o outro. 20- Pratique jogos que exigem muito da mente, como xadrês por exemplo.
Amanhã mais um grande Esquadrão Aéreo, na série---FS---

terça-feira, junho 05, 2012

VOAR É SEGURO ?

Saiba porque o avião é o meio de tranporte mais seguro que existe.
Os dois maiores acidentes aéreos ocorridos no Brasil, não só pelo número de vítimas fatais, mas, também, pela dramaticidade e polêmica que envolveram. Podemos incluir nesta matéria os dois acidentes de maior repercussão: O do Boeing-737-da Gol em 2006, com 154 vítimas fatais. (A posição das aeronaves em choque na 1a. foto) e o do Airbus da Tam, em 2007, com 199 vítimas, o maior acidente já ocorrido no Brasil (na 2a. foto). Como se recorda, a midia mostrou as cenas mais pungentes que traumatizaram, não só a nós brasileiros, mas ao povos da maioria dos países do mundo. Quem precisa voar vai continuar voando. Quem já voou, mas rezou durante todo o tempo do vôo, talvez ingresse no grupo daqueles que se recusam terminantemente a embarcar num avião. Tenho certeza que a maioria vai se surpreender ao ler esta estatística séria, que mostra, que apesar da repercusão das citadas tragédias aéreas, o avião é o meio de tranporte mais seguro que existe. Se você não acredita nessa informação, pelo menos não deixe de considerar as estatísticas que são dados matemáticos: Procuramos colocar as perguntas que você certamente faria:
1- Quão seguro é viajar de avião? Voar é um dos meios de transporte mais seguros que existem. Diariamente, mais de três milhões de pessoas utilizam-no para se locomover daqui para lá. Com base em 1998, quando 1,3 bilhões de pessoas viajaram de avião, houve dez acidentes fatais para um total de 18 milhões de vôos. 2- Com que freqüência acidentes ocorrem? Eles são extremamente raros. O risco de envolvimento de um avião num acidente, onde podem ocorrer diversas fatalidades e já calculando-as, é de um em três milhões. Colocando-se este dado numa perspectiva, para ser possível ter uma idéia, seria necessário uma pessoa voar pelo uma vez por dia durante 8,1 mil anos para se atingir este total de três milhões de vôos. Apesar de ser raro ocorrer um acidente, a comunidade de aviação do mundo todo está trabalhando freneticamente para abaixar ainda mais esta probabilidade. Há 30 anos, a probabilidade de ocorrer um acidente era uma para cada 140 milhões de milhas voadas; hoje, a cada 1,4 bilhão. O fator de segurança está dez vezes melhor nas últimas três décadas. 3- O que provoca um acidente? Não é uma simples causa que o determina, mas uma combinação de fatos. Um dos fatores que faz com que os acidentes sejam tão raros é o sistema de checagem de problemas antes que se tornem sérios. Tipicamente, isso significa que antes de um problema progredir e poder se tornar uma ameaça à segurança, uma série de outros eventos, em cadeia, devem também dar errado. O fator segurança está dez vezes melhor em três décadas. A decolagem e a subida imediata para a altitude de segurança e a descida para o pouso são os períodos mais propensos ao acidente. Em termos mais simplistas, a decolagem e o pouso exigem demais do avião em termos físicos, bem como exigem as respostas mais rápidas e precisas da tripulação. Atenção: Três quartos dos acidentes ocorrem durante essas duas curtas fases de um vôo, como demonstra este quadro estatístico:4- Onde fica a poltrona mais segura em caso de colisão? Há aqueles que crêem que as poltronas próximas às asas ou nos fundos do avião são as mais seguras. Entretanto não há fundamento científico que valide o conceito de que um lugar seria mais seguro que outro. O melhor conselho é que as explicações de precaução antes da decolagem sejam ouvidas a cada vôo, bem como as solicitações durante este. 5- Há aviões mais seguros do que outros? Não. Independentemente do fabricante, os padrões básicos de segurança exigidos por lei são seguidos e, muitas vezes, superados. Além disso, antes de serem colocados à disposição comercial todos os equipamentos são exaustivamente testados e analisados. De acordo com as estatísticas da aviação, defeitos na aeronave foram responsáveis por apenas 10% dos acidentes. acidentes. 6-Os aviões mais antigos oferecem mais riscos do que os mais novos? A idade da aeronave não é tão importante quanto a manutenção e operação. É como dirigir um carro velho. Se todos os componentes básicos estiverem em ordem: pneu, breque, direção, luz, buzina etc., os riscos são semelhantes aos oferecidos por um novo. O mesmo é aplicável aos aviões comerciais. É óbvio que a cada nova geração, os benefícios adquiridos em lições do passado são aplicados. Isto, entretanto, não significa que os jatos mais velhos não estão beneficiados pelas novas tecnologias. As inovações mais importantes são frequentemente incorporadas às aeronaves mais antigas. 7- Como os usuários sabem se os aviões estão sendo devidamente mantidos? A natureza da aviação exige uma enfática manutenção preventiva. Por isso, companhias, fabricantes e o próprio governo realizam operações de checagem metódicas para detectar problemas e evitá-los. Além disso, a tripulação é exaustivamente treinada para superar eventuais problemas. Aliado aos mecanismos de prevenção, as companhias aéreas e os fabricantes estão sujeitos a pesadas multas ou até mesmo suspensão das atividades por descumprimento da legislação de segurança. 8- Qual o risco de voar comparado ao de guiar um automóvel? Nos EUA, é 11 vezes mais seguro viajar de avião do que de carro, de acordo com um estudo realizado entre 1993-95 pelo Conselho Nacional de Segurança dos Estados Unidos, que comparou o número de fatalidades com o número de milhas percorridas. Em média, morrem nas rodovias norte-americanas 11 mil pessoas a cada seis meses. Isso equivale ao total de mortos em acidentes aéreos no mundo todo desde a primeira queda de um avião comercial há 40 anos. De fato, menos gente faleceu em acidentes com avião comercial nos EUA nos últimos 60 anos do que a média de mortes em rodovias a cada três meses.

segunda-feira, junho 04, 2012

HÁ ESPERANÇAS PARA O PLANETA?

O DEGELO NO TOPO DO MUNDO e a RIO+20
Planalto tibetano: A temperatura sobe acima da média global, e gelo derrete cada vez mais rápido.Recentemente, ao falar na Organização das Nações Unidas, o presidente Hu Jintao da China declarou que seu país "reconhece totalmente a importância e a urgência para lidar com a mudança climática". Como deveria. A China está começando a perceber que tem muito a perder com o dióxido de carbono que o mundo emite despreocupadamente na atmosfera da Terra. As palavras de Hu me fizeram lembrar de um dia, há não muito tempo, em que estive numa plataforma a 4.260 metros acima do nível do mar, cercado por grupos de turistas chineses vestidos com parcas coloridas. Um teleférico havia nos levado tão perto dos picos íngremes da Montanha de Neve Dragão de Jade e do glaciar que se estende pelo seu flanco. As pessoas tiravam fotos da massa de gelo alegremente, parecendo inconscientes do desastre que se desenrolava à sua frente. Por causa da mudança climática, a Geleira Baishui nº 1, de quase 2,7 quilômetros de extensão, poderia bem ser um dos primeiros grandes sistemas glaciais do Platô Tibetano a desaparecer depois de milhares de anos. A geleira situada acima da movimentada cidade de Lijiang, no sudoeste da China, encolheu 250 metros nas últimas duas décadas e parece estar se desfazendo numa velocidade ainda maior a cada ano. Ela é a geleira que fica mais ao sul do platô, então seu declínio é um dos primeiros alertas do que pode acontecer com quase 18 mil glaciares de grandes altitudes no Grande Himalaia à medida que o planeta continua a aquecer. Como o planalto tibetano e seu entorno abrigam a maior massa de gelo perene do planeta depois do Ártico e Antártica, ele ficou conhecido como o "Terceiro Pólo". Seus campos de neve e geleiras alimentam quase todos os principais sistemas fluviais da Ásia durante as estações quentes e secas, quando cessam as monções, e seu degelo alimenta rios desde o Indo no oeste e o Amarelo no leste, com o Ganges, Brahmaputra, Irrawaddy, Salween, Mekong e Yang Tsé no meio. (As geleiras da Montanha de Neve Dragão de Jade contribuem com a maior parte da água para as nascentes do rio Yang Tsé.)À distância, a Geleira Baishui Nº 1 parece tão imóvel quanto a desafiadora montanha acima dela. Na realidade, é um campo fluido de gelo e rocha em constante movimento descendente. Os cientistas falam sobre o comportamento reativo dessas geleiras como se elas fossem quase humanas. Os povos tibetano e naxi, que habitam esta região, tratam as geleiras, assim como às montanhas que os abrigam, como encarnações de deidades e espíritos. Hoje, um número cada vez maior de geleiras está perdendo seu equilíbrio, ou a capacidade de reunir neve e gelo suficientes nas altas altitudes para compensar o ritmo de degelo nas mais baixas. Depois de pesquisar o Himalaia por muitos anos, o glaciologista chinês Yao Tandong alertou que, de acordo com as tendências atuais, quase dois terços dos glaciares do platô podem desaparecer dentro dos próximos 40 anos. Com o planeta tendo vivido os dez anos mais quentes já registrados, a velocidade anual média de degelo dos glaciares das montanhas parece ter dobrado depois da virada do milênio em relação as duas décadas atrás. Além disso, as temperaturas no Platô Tibetano estão aumentando mais rápido do que a média global. Uma boa porção dos campos de gelo existentes na área foi perdida durante as últimas quatro décadas, e a velocidade de recuo tem aumentado nos últimos anos. A extinção em câmera lenta da Geleira Baishui Nº 1 terá conseqüências abrangentes. Em curto prazo, haverá, é claro, uma abundância de água. Mas em longo prazo haverá falta. Isso terá conseqüências para a segurança nacional, uma vez que os países competirão por recursos hídricos cada vez mais escassos oferecidos por rios transnacionais que têm até dois bilhões de usuários.Não faz muito tempo que o Platô Tibetano era visto como uma região pouco afetada, segura para os poucos aventureiros ocidentais atraídos por regiões remotas que o explorador sueco do século 20 Sven Hedin chamou certa vez de "espaços brancos" no mapa. Hoje, esses espaços brancos desempenham um papel crucial na ecologia da Ásia. Infelizmente, pode ser tarde demais para mudar o destino da Geleira Baishui Nº 1. Mas ao prometer cortar as emissões de dióxido de carbono em relação ao Produto Interno Bruto e aumentar a proporção de combustíveis não fósseis no consumo primário de energia, Hu mostrou sua disposição para agir. A China não pode resolver este problema sozinha. e a visita do presidente Obama a Pequim marcada para novembro apresenta uma oportunidade para elaborar uma aliança bilateral sobre a mudança climática. Afinal, os campos de gelo do majestoso arco de picos que vai desde a China até o Afeganistão estão derretendo, em grande parte por causa dos gases de efeito estufa emitidos a milhares de quilômetros de distância. Ás vésperas da Conferência RIO+20, promovida pelas Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável é de se esperar que especialistas e representantes de diversos países do mundo possam chegar a um consenso sobre o futuro do planeta, e que eles possam mostrar o que esses encontros já produziram, e o que poderá ser feito apartir efetivamente. a partiir de agora. O encontro têm início no próximo dia 13 e vai até o dia. Neste ---FS---Vamos voar com mais um dos Esquadrões mais importantes do Mundo!

terça-feira, maio 29, 2012

BLOGTUR (Vinã del Mar/Valparaíso)

Viña del Mar e Valparaíso formam dobradinha imperdível no ChileAs cidades litorâneas próximas a Santiago são como jóias à beira-mar

Uma é conhecida como Cidade-jardim e a outra foi declarada Patrimônio da Humanidade pela ONU. Juntas, Viña del Mar e Valparaíso formam uma dobradinha imperdível para quem visita o Chile.A cerca de 120 quilômetros da capital, está Viña del Mar. A partir de Santiago, portanto, a distância que a separa da Cidade-jardim, como ficou conhecida, é de apenas uma hora e meia de estrada. Esse apelido se justifica graças à grande quantidade de verde que cerca o balneário. São muitos os exemplos, como o parque Quinta Vergara ou o Relógio de Flores, mas o melhor é mesmo o Jardim Botânico Nacional. Localizado no bairro El Salto, ele concentra mais de três mil espécies de vegetais, além de bosques e pomar.












Viña del Mar nasceu da fusão de duas fazendas em que se plantava uva, e, no começo do século XX foi descoberta pela aristocracia chilena. Foi assim que a cidade começou a desenvolver seu potencial balneário de luxo. Foi mais ou menos nessa época que surgiu o Cassino de Viña del Mar, inaugurado oficialmente no Réveillon de 1930.À beira-marBanhada pelas águas do oceano Pacífico, a pequena cidade tem quase quatro quilômetros de praias, cada uma com a sua vocação. A Caleta Abarca e a Reñaca são as mais badaladas e, conseqüentemente, as mais cheias.Já a Las Salinas e a Cochoa, são boas para nadar e degustar os abundantes frutos do mar regionais. E há ainda uma concentração de cinco pequenas praias bem centrais: del Casino, Acapulco, el Sol, Blanca e los Marineros.Mas para além das belezas naturais, Viña del Mar ainda se caracteriza pela riqueza da vida cultural. Museus e universidades conferem um clima artístico à cidade, cujos principais eventos são os Festivais Internacionais de Cinema e da Canção. Mais um pulinho e... Valparaíso!Imagine um grande anfiteatro voltado para o mar do Pacífico. Assim é Valparaíso, cidade portuária estabelecida como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Só que no lugar do palco, praia, e no lugar da arquibancada, mais de 40 montanhas.















Valparaíso fica a apenas 15 minutos de Viña del Mar, e dá para ir até de metrô. Para locomover-se na cidade, rumo ao alto dos montes que a cercam, o melhor - e mais inusitado - meio de transporte: elevadores. São 15 no total, todos declarados Monumentos Nacionais.Com tantas montanhas viradas para o oceano, é de se esperar que Valparaíso ofereça paisagens de tirar o fôlego. E é assim mesmo. A cidade tem inúmeros mirantes que atraem muitos turistas, principalmente no Réveillon, já que são pontos estratégicos para a apreciação dos fogos de artifício.Boemia, aqui me tensUma das principais características de Valparaíso é o clima boêmio, que parece ser típico de cidades portuárias. Bares e restaurantes que parecem estar sempre abertos garantem uma vida noturna agitada.Muitos poetas fizeram dela a sua morada, mas o principal deles foi Pablo Neruda, chileno premiado com o Nobel de Literatura. "Declaro meu amor a Valparaíso, este porto louco, este disparate de cidade", definiu o poeta. A casa de Neruda, no Cerro Florida, hoje é o museu La Sebastiana, um pumpasseio passeio interessante para quem gosta de cultura.

segunda-feira, maio 28, 2012

GRANDES OBRAS DE ENGENHARIA

PONTE LIGA DOIS PAÍSES ÁRABESA Imagem do satélite,mostra da esquerda para à direita, toda a extensão da Causeway, sobre o Golfo Pérsico. À esquerda a cidade de Al Khobar na Arábia Saudita, ao entro, semelhante a um avião, uma pequena ilha, com várias atrações turísticas: restaurantes e uma torre para a contemplação do golfo, e suas águas esverdeadas. Também nessa ilha,funciona uma rigorosa alfândega. Mais à direita uma ilha bem maior, em branco, e a continuação da ponte que da acesso ao arquipélago de Baharein. Após alguns quilômetros no sentido norte chega-se a Manama, a capital deste país árabe.
Quando visitamos alguns países do Oriente Médio, muitos foram os pontos que nos chamaram atenção e que serão relatados futuramente. Hoje, vamos focalizar a travessia que fizemos de Al Khobar na Arábia Saudita a Bahrain um país para nós desconhecido até então. Na na verdade uma ilha ancorada no belo Golfo Pérsico, alcançada através da Causeway Rei Fahd (em ambas as fotos acima), formada por um conjunto de pontes e viadutos sobre o golfo pérsico, com um comprimento de cerca de 25 quilómetros ligando AlKhobar na Arábia Saudita ao arquipélago do Bahrain, hoje mais conhecido depois que foi incluido no calendário da Fórmula 1. e atualmente, pelas fortes manifestações anti-regime, seguindo a onda de protestos no mundo árabe.
Essa ponte (na 1a. imagem) teve um acordo assinado em
1981 para o início da construção desta complexa infraestrutura. O seu custo atingiu a 1.200 milhões de dólares que foram totalmente cobertos pelo estado Saudita. Os trabalhos foram iniciados em 1982 com a presença do Rei Fahad da Arábia Saudita e do Xeique
Isa bin Salman al-Khalifa do Bahrain. O seu tráfego médio é de três millhões de viaturas, transportando mais de 11 milhões de passageiros. fotos das cidades de Al Khobrar (à esq.) e de Manama (à dir. da ponte).
Neste---FS---, mais um grande Esquadrão Aéreo, voando no nosso Blog! 





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