/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

terça-feira, setembro 09, 2014

"Casos que mais parecem ficção"

Avião desgovernado sobrevoa Cuba e cai na costa da Jamaica 
 - A hipótese mais provável,  é que  seus três ocupantes, tenham sofrido  hipóxia (falta de oxigênio), fato que pode ter causado o descontrole e  a queda do avião americano na costa da Jamaica. Fatos semelhantes, já ocorreram, inclusive abordados pelo nosso blog, como veremos nesta matéria
Esta aeronave de pequeno porte que havia ficado sem contato com controladores de voo nos Estados Unidos caiu na costa da Jamaica, segundo autoridades locais e a Federação de Aviação Americana (FAA). Pilotos de caças que acompanharam o avião puderam ver um piloto desacordado, segundo uma fonte do Comando de Defesa Aeroespacial norte-americano. Os caças americanos recuaram quando a aeronave modelo Socata TBM-700 entrou no espaço aéreo cubano (Mapa). Todavia, Cuba cooperou  com as autoridades americanas no incidente e não considerou a movimentação do avião de seu espaço aéreo.

Matéria publicada em 30 de abril de 1911, como título: Avião atravessa EUA com todos ocupantes mortos. 

Em novembro de 1999, aconteceu um acidente, até então,  inusitado nos Estados Unidos, e que ficou conhecido como "O voo Fantasma". Este misterioso acidente matou o campeão de golfe Payne Stewart, e provoca calafrios mesmo em quem nunca sentiu medo de embarcar num avião. O Learjet 35 (na foto montagem), que Stewart havia fretado, levava mais cinco pessoas. Voou durante quatro horas, por 2.250 quilômetros, ao longo de seis Estados americanos, até se espatifar em um pântano nos arredores da cidadezinha de Mina, em Dakota do Sul. Quase todo o percurso foi feito no piloto automático, porque os ocupantes do jato estavam desacordados ou, provavelmente, mortos.

quinta-feira, setembro 04, 2014

"Alternativas para uma boa saúde"


A ACUPUNTURA FUNCIONA MESMO?
É bom saber que as agulhas chinesas, funcionam como medicina alternativa
Um dos problemas mais procurados nos consultórios de acupuntura é a dor no pescoço o cervicalgia.Ocorre por má postura no trabalho, posição ao dormir, e na maioria das vezes causado por stress do dia-a-dia.
A Acupuntura já é prevista nos planos de saúde, mas às vezes é utilizada onde tem pouca ou nenhuma efetividade.
Não acredite, por exemplo, em quem promete curar tumores e infecções usando só as agulhas chinesas. Afinal, o que elas fazem é estimular o sistema nervoso, que responde liberando no organismo os neurotransmissores, substâncias com efeitos analgésicos, anti-inflamatórios e relaxantes. Mais que isso não foi comprovado.
A acupuntura começou ser a levada a sério no Ocidente depois que o ansioso presidente Richard Nixon, que esteve na China em 1972, voltou de lá fazendo a propaganda. “No início, parecia muito estranho: como imaginar alguém sendo tratado de uma dor de cabeça com agulhas nos pés e nas mãos?”, diz Dirceu Lavôr Sales, presidente do Colégio Médico de Acupuntura. Mas a aceitação veio, e em 1979 a Organização Mundial da Saúde já recomendava a técnica.

quarta-feira, setembro 03, 2014

"A ciência a serviço do futebol"

                     O medo do goleiro diante do pênalti Ângulo dos ombros e da perna de apoio do batedor permitiria prever direção do chute. Numa Copa do Mundo, quando o futuro de uma seleção pode ser decidido nos pênaltis, os técnicos deveriam ficar atentos para um estudo desenvolvido na Universidade de Greenwich (Inglaterra): cientistas descobriram que o goleiro pode prever a direção da bola na cobrança de pênalti se observar o ângulo dos ombros e da perna de apoio do batedor em relação ao chão. Os pesquisadores acreditam ser possível treinar goleiros para reconhecer esses indicativos e melhorar seu desempenho. Quando um pênalti é cobrado, goleiros costumam observar a posição do corpo e a direção dos olhos do jogador para tentar adivinhar o lado em que a bola será lançada. Essas pistas, porém, podem ser disfarçadas pelo atleta e confundir o goleiro. O objetivo dos especialistas em análise do movimento, era descobrir se a posição de alguma parte do corpo do batedor de pênalti estava relacionada à direção do chute. Para isso, uma filmadora foi colocada atrás de um gol vazio, na altura dos olhos de um goleiro de estatura média e com a lente ajustada para simular a visão desse jogador. A câmera filmou 46 cobranças de pênaltis de um atleta do time inglês West Ham. O filme foi transferido para o computador e submetido a um software de análise de movimento. O programa mediu os ângulos da perna de apoio, do ombro, da bacia, dos pés e do tronco do jogador, durante sua corrida e imediatamente antes do chute. A análise concluiu que apenas os ângulos do ombro e da perna de apoio em relação ao chão estão associados à direção do chute (como indica a foto). Essas medidas, no entanto, só permitem prever se a bola será lançada no centro, no lado direito ou esquerdo do gol. "Nenhuma correlação foi observada entre os ângulos do corpo e a altura atingida pela bola". O estudo constatou que a bola atinge o centro do gol quando o ângulo médio da perna de apoio do atleta em relação ao chão é de 56,5 graus e o ângulo médio dos ombros é de 4,9 graus. Se o ângulo da perna aumentar para 65,5o e o ângulo dos ombros continuar em torno de 5o, a bola atingirá o lado direito da rede. Quando a bola vai na direção contrária, é o ângulo do ombro que varia (chega a 9,6o). Nesse caso o ângulo da perna fica em torno de 56,6o. Dez goleiros assistiram ao filme analisado pelos pesquisadores. Os atletas tentaram adivinhar a direção da bola em cada um dos 46 chutes. O teste foi repetido depois que os cientistas instruíram os goleiros sobre os ângulos dos ombros e da perna de apoio do cobrador. A média de acertos aumentou em 9%. "Se um goleiro praticar intensivamente o reconhecimento dessas dicas, sua reação a essas pistas se tornará automática". No entanto, resta a dúvida: será que o olho humano é capaz de detectar uma variação de ângulos tão pequena? De qualquer forma, fica o conselho aos cobradores de pênaltis: "chutem a bola o mais rápido e forte possível, para os goleiros terem menos tempo para raciocinar.

sábado, agosto 30, 2014

---FS---"MARAVILHAS DO BRASIL" - (12)

É BRASILEIRA A MAIS EXTENSA CACHOEIRA DO MUNDO 
Essa maravilha pouco conhecida, fica no Parque Estadual do Turvo no RGS 
Na (1a. e 3a. fotos), a mais extensa Cachoeira do mundo, com quase 2km de extensão. Na (foto acima) esta árvore centenária, é o símbolo da maior reserva de Mata Atlântica no estado do Rio Grande do Sul 
O Parque Estadual do Turvo é uma unidade de conservação brasileira de proteção integral da natureza localizada no noroeste do estado do Rio Grande do Sul, município de Derrubadas, junto ao rio Uruguai, fazendo divisa com o estado se Santa Catarina e a província argentina de Misiones.
Criado através do Decreto estadual n° 2.312, de11 de março de 1947, Turvo foi o primeiro parque criado no Rio Grande do Sul. A área do parque é de 17 492 hectares, sendo que a principal atração é o Salto do Yucumã,  a maior queda d´água longitudinal do mundo, com 1 800 metros exatos de extensão e em média 20 metros de altura

sexta-feira, agosto 29, 2014

"Cidades Fantasmas" - (6)

 ORADOUR-SUR-GLANE (FRANÇA), UMA HISTÓRIA TRISTE !
Oradour-sur-Glane é uma pequena cidade, localizada na região de Limousin, na França. Até o ano de 1944 muitas pessoas viviam normalmente, porém no dia 10 de junho, quatro dias após o famoso “Dia D” da Segunda Guerra Mundial, ela deixou de ser apenas uma pequena aldeia do interior, para se tornar um símbolo da crueldade Nazista.
Logo após a invasão dos Aliados na costa da Normandia, as tropas Nazistas começaram um avanço desesperado para tentar manter suas posições, que lhe davam o domínio da França. Uma das unidades enviadas para luta foi a 2ª Divisão Panzer SS do Reich, da Waffen-SS, uma tropa de elite do Exército Alemão.
No meio do seu caminho para a costa, o comandante dessa unidade recebeu a informação de dois franceses traidores, que na aldeia de Oradour-sur-Glane, havia um oficial alemão preso e que ele seria queimado em público. Por esse motivo, as tropas germânicas cercaram o local e forçaram todos os moradores a irem para a praça local, onde os homens foram separados das mulheres e crianças.

Os prisioneiros foram colocados em um celeiro e as mulheres em uma igreja. Com todos presos, os alemães iniciaram seu plano macabro. Primeiro eles mataram os homens fuzilados e atearam fogo no local, de todos os 195 homens que lá viviam, apenas 5 conseguiram escapar desse inferno com vida.

Já as mulheres e crianças que estavam presas na Igreja, foram queimadas vivas lá dentro, e quem tentava fugir era metralhado sem piedade, de todas as 452 pessoas que foram trancadas na igreja, apenas uma sobreviveu: Marguerite Rouffanche, que conseguiu pular uma janela sem ser notada pelos Nazistas.

Essa atrocidade foi tão grande que o próprio general das forças alemãs quis enviar o comandante dessa divisão a julgamento, algo pouco comum, pois os Nazistas não eram de se preocupar com atrocidades. Felizmente a própria guerra cuidou desse monstro, que morreu poucos dias depois de ter ordenado o ataque aos civis, assim como seus comandados, que foram massacrados pelos Aliados.
Alguns garotos curiosos, de vez em quando povoam o que restou da cidade arrasada pelos nazistas.

quarta-feira, agosto 27, 2014

Perigo no ar..

 
Apenas três tipos de ocorrências causam quase 70% dos acidentes aéreos no Brasil
   Tais fatores respondem por 2 em cada 3 acidentes investigados pela Aeronáutica
Antes de nos atermos aos dados do Cenipa, recentemente no acidente ocorrido em Santos em que perderam a vida o presidenciável Eduardo Campos e mais os seis ocupantes do Cessna Citation. Alguns dias depois do acidente surgiu a foto (acima), que tem intrigado as autoridades aeronáuticas do Brasil, dos EUA e do Canadá, na qual é visível a posição incomum da aeronave no momento de queda, e sem estar pegando fogo,  como afirmaram alguns populares da região.
Com base nos dados do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), 70% dos acidentes aéreos verificados desde o ano 2000, que tiveram investigação concluída, ocorreram por apenas três causas.
Os principais motivos apontados em relatórios do Cenipa são: 1º- perda de controle da aeronave, 2º- falha do motor e 3º- colisão em voo.
A perda de controle, seja em voo ou em solo, é apontada como a ocorrência mais frequente, representando 33% do total. Este percentual corresponde a 204 casos no total de 617 acidentes que tiveram causas apuradas pela Aeronáutica.
Já a falha do motor em voo representa 24% do total, número correspondente a 147 casos.
E por fim, os acidentes provocados por colisão em voo são responsáveis por 10% do total, com 63 casos. As colisões em voo, entretanto, parecem bem mais frequentes, pois em relatório específico sobre colisões com animais, o Cenipa aponta 1.739 ocorrências do tipo. Mais de 90% são de choques com aves, como o quero-quero e o carcará.
Além destas três principais causas, que juntas correspondem a 67% do total, a Aeronáutica lista mais outros 50 tipos de ocorrências, que respondem por 33% do percentual restante.
Outra causa também frequente é a pane seca, ou seja, a falta de combustível nas aeronaves, falha humana, condições de tempo e do aeroporto.

quarta-feira, agosto 20, 2014

O GRANDE ACIDENTE- (1a.parte)

        A HISTÓRIA REAL  DO TITANIC, SOBRE A MAIOR TRAGÉDIA DO SÉCULO PASSADO!
Nota: Como de hábito, a cada dia, nosso blog apresenta uma nova e sugestiva matéria. Porém, em virtude do sucesso desta trágica e verdadeira história, excepcionalmente hoje, ela continuará  mantida até as 24h.  

O  momento em que o Titanic iniciava sua primeira e última viagem no dia 10 de abril de 1912, deixando para trás, o cais de Southampton, na Inglaterra, e seguindo para Nova York.
Neste mapa, o roteiro do Titanic previsto para ser coberto em uma semana de navegação. Antes, o gigante aportou em Cherburg na França e Queenstown na Irlanda. Durante os quatro primeiros dias, a viagem transcorreu tranquila, até que na noite de 14 abril aconteceu o que ninguém previa: um iceberg (a cruz no mapa), interrompeu o seu destino. Ao invés de recepção festiva em Nova York, um choque com um iceberg, encerrando sua marcha e provocando-lhe um mergulho profundo nas águas do Atlântico Norte.
Neste tela, o artista plástico Willy Stöwer, procura se aproximar ao máximo possível da tragédia. no qual alguns passageiros aparecem em seus botes, enquanto o Titanic começa a mergulhar a partir da popa. O filme Titanic, produzido em 1997, procurou mostrar ao mundo (mesmo estourando orçamentos), uma imagem mais próxima da realidade, conseguindo com isso conquistar 11 Oscar e o recorde de bilheteria.
Majestoso como os Titãs da mitologia grega e insubmergível como diziam os jornais da época, em 10 de abril de 1912, foi lançado o navio do Titanic, navio da companhia White Star Line para realizar sua viagem inaugural de Southampton (Inglaterra) rumo a Nova Iorque. A previsão para alcançar a cidade americana era uma semana, ou seja no dia 17. Antes de rumar definitivamente para o outro lado do Atlântico, o Titanic aportou em Cherbourg, na França, e Queenstown, Irlanda, onde ainda embarcaram mais passageiros. Considerado símbolo da tecnologia do século XX, o Titanic batia todos os outros grandes barcos dos anos 20 com seu luxo e estrutura. Com 270 metros de comprimento, entre outras coisas, ele tinha campos de squash, piscina, sala escura para fotógrafos e elevadores. O famoso restaurante, chamado de 'Café Parisiense', era decorado ao estilo jacobino, com colunas douradas e objetos de prata finamente fabricados. O barco estava equipado, também, com o sistema Marconi, a mais nova forma de comunicação sem-fios da época. O navio zarpou com 2.227 pessoas a bordo entre homens, mulheres e crianças, sob o comando do experiente capitão Edward Smith (foto), que realizaria sua última viagem antes de se reformar. Os passageiros da terceira classe eram, na maioria, imigrantes que iam para a América em busca de uma chance de trabalho ou fugindo de um passado difícil em seus países. Após a última parada em Queenstown, o navio seguiu viagem pelo Atlântico. Para passar o tempo, alguns passageiros se divertiam dançando ao som da banda, outros faziam apostas sobre a data de chegada a Nova Iorque. A viagem transcorreu calma durante os quatro dias. Mesmo recebendo avisos de outros navios sobre a existência de icebergs pelo caminho, o capitão Smith não se importou e dizia que o navio era grande demais para ser abatido por um iceberg. Ao contrário, a embarcação continuou navegando em sua velocidade máxima (40km/h) porque, além de ser chamado o mais luxuoso e indestrutível, os construtores queriam também que ele fosse considerado o mais rápido. Para tanto, deveria alcançar Nova Iorque em menos de uma semana, tempo previsto. Na noite do dia 14 de abril, o comandante Smith já tinha ido dormir e pedira ao 1º oficial, William Murdock, que assumisse o seu posto e o avisasse de qualquer imprevisto. Por volta de 23h40, o sino do cesto dos vigias tocou três vezes, indicando que algo estava no caminho do Titanic. Murdock conseguiu ver que surgia à frente do navio uma massa escura de gelo. A ordem foi que se virasse ao máximo a estibordo e se fizesse marcha à ré a toda potência. Entretanto, a medida não foi suficiente para evitar o encontro entre o barco e o iceberg. Parte da massa de gelo arranhou o casco da embarcação sob a linha de água, abrindo pequenos cortes e buracos em seis compartimentos estaques da proa, que foram invadidos pela água. Um dos construtores do Titanic, Thomas Andrews, que estava à bordo, calculou os estragos causados pelo choque e constatou que o navio tinha duas horas antes de afundar totalmente. Com a inclinação do navio, todos os compartimentos foram tomados pela água, tornando o naufrágio uma certeza matemática e inevitável. O capitão Smith ordenou aos radiotelegrafistas o envio mensagens de socorro e iniciou os preparativos para que os passageiros abandonassem o navio nos barcos de salvamento. Entretanto, haviam apenas 20 botes que, em sua capacidade máxima, poderiam levar 1.178 pessoas. O número de barcos não foi maior que o de pessoas, porque os donos julgavam que colocar mais deles comprometeria a beleza  e o
conforto do Titanic. O desespero de tentar se salvar fez com que os primeiros botes saíssem sem a sua capacidade total. Apenas 706 passageiros, alguns nesta foto do momento (acima) conseguiram se salvar. Às 2h20 da manhã já no dia 15 de abril, o Titanic submergiu completamente. Os sobreviventes foram resgatados pelo navio Carpathia, da Cunard (que se transformaria na maior rival da White Star Line e a absorveria, tempos depois). (continua...)
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