/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

terça-feira, dezembro 20, 2016

AR-DIÁRIO - "Um pouco da história dos Cangaceiros"

 MARIA BONITA ANTES DE ENTRAR PRO CANGAÇO


Maria Gomes de Oliveira, vulgo Maria Bonita (Paulo Afonso, BA, 8 de março de 1911 — 28 de julho de 1938, Sergipe) companheira de Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião e a primeira mulher a participar de um grupo de cangaceiros. Maria Bonita nasceu e cresceu no povoado Malhada da Caiçara, que se localiza no município Paulo Afonso, na época município Gloria, na Bahia.Na imagem, foto rara de Maria Bonita antes de se tornar parte do grupo de Lampião em 1929

Estive no Museu Maria Nina em Salvador e fotografei as cabeças do Bando de Lampião, como mostra a foto das 11 cabeças dos integrantes desse bando que aterrorizava uma grande área do nordeste a começar por Alagoas onde o bando surgiu. De baixo pra cima ao centro a cabeça de Lampião e logo atrás da cabeça dele, a de Maria Bonita

sábado, dezembro 17, 2016

AR-FS: AS PEDRINHAS QUE O "ESPAÇO" MANDA

 METEORITO HOBA - TÃO PESADO QUE NUNCA FOI REMOVIDO 
Fonte: Morte na história
O meteorito Hoba (também conhecido como Hoba West) é um meteorito que pode ser visto na fazenda de "Hoba West", próximo de Grootfontein, na região de Otjozondjupa na Namíbia. É tão pesado (60 toneladas) que nunca foi movido do local onde caíu. 
É o maior meteorito conhecido (num único fragmento) e o mais maciço objeto de ferro de ocorrência natural que se conhece à superfície da Terra. 
 O meteorito Hoba não deixou uma cratera de impacto preservada e a sua descoberta foi fruto do acaso. Diz-se que o proprietário do terreno teria encontrado o objeto enquanto lavrava os seus campos. Durante este trabalho, o fazendeiro ouviu um ruído de metal a ser arranhado, antes do arado ter ficado preso. 
O meteorito foi escavado pouco tempo depois e identificado por Jacobus Hermanus Brits, cujo relatório foi publicado em 1920. Este relatório pode ser visto no Museu de Grootfontein. Acredita-se que o Hoba caiu há 80 mil anos.

quinta-feira, dezembro 15, 2016

AR-DIÁRIO- "Por que o Mundo está se armando ?"

 
No próximo decênio, a Força Aérea da Rússia deverá receber um novo bombardeiro estratégico. Entretanto, há quem critique a necessidade deste avião. Acontece que os modernos sistemas de defesa antiaérea e defesa antimíssil podem tornar impossível a utilização deste aparelho que, contudo, não está excluído da lista de encomendas. Hoje, a aviação de longo alcance da Força Aérea da Rússia inclui três tipos de bombardeiros: os supersônicos estratégicos de longo alcance Tu-22M3, os pesados Tu-95 e os super pesados de longo alcance Tu-160. O raio de alcance do Tu-22M3 atinge 1500-3500 quilômetros. Os seus congêneres mais pesados podem voar 6-7 mil km sem reabastecimento. Levando em consideração o raio de ação das suas armas principais (mísseis de cruzeiro) esta característica permite atingir alvos no território da América do Norte. Em média, o parque russo de aviões estratégicos é mais jovem do que o americano. O principal bombardeiro americano, o B-52, tal como o Tu-95 russo, levantou voo pela primeira vez em 1952. Os B-52H, ainda em dotação da Força Aérea dos EUA, foram construídos em 1960-1962. Os B-1B, construídos em 1984-1988, e os B-2, construídos em 1989-1997 são da mesma idade que os aviões russos. Entre 2025 e 2040, estas máquinas devem ser substituídas por aviões de nova geração, desenvolvidos no quadro do programa NGB (Next Generation Bomber – Bombardeiro de Nova Geração). Este novo avião deve substituir também os B-1B, cuja retirada de dotação começará já nos anos 2030, e será utilizado paralelamente com os B-2 que terão de servir até o fim dos anos de 2040. Segundo aquilo que se conhece sobre o NGB, o novo avião será diferente do B-2 no que se refere ao peso de decolagem (menor, cerca de 100 toneladas contra 170), ao armamento (bombas com 13 toneladas ao todo, contra 23) e ao raio de alcance (3800 km contra 5000). A ideia é diminuir o preço da nova máquina para 500-600 milhões de dólares por unidade contra mais de um bilhão de dólares por um B-2. 
Atualmente, há 103 blindados CV90; o objetivo é atingir 146 unidades totalmente adaptadas ao campo de batalha moderno. O próximo alvo é a Força Aérea, que deverá receber 52 aviões F-35 Lightning II, além de inúmeras melhorias nos sistemas existentes.

terça-feira, dezembro 13, 2016

AR-DIÁRIO- "Ainda é especulação"

 
Novo avião pode demorar apenas 11 minutos de NOVA YORK a LONDRES                                                                                                                                              Dos nossos colaboradores em Houston (TX) Bruno Antonio e Lincoln Kirsten
Nos últimos tempos, desde a desativação do supersônico Concorde, tem se especulado muito sobre um substituto, mas muito acima do modelo franco-britânico. Desde então tem se lido muito sobre um modelos projetados até agora com espaço para dez pessoas, capaz de viajar a uma velocidade de 20 mil quilômetros por hora.
As viagens intercontinentais são ainda uma ‘provação’ a que muitos não se sujeitam tendo em conta as várias horas necessárias para chegar ao destino. E se a viagem entre Londres e Nova Iorque demorasse apenas  apenas 11 minutos?
É esta a meta do engenheiro canadiano Charles Bombardier, responsável pelo projeto ‘Antipode’, um avião capaz de transportar dez pessoas e voar até aos 20 mil quilômetros por hora, 12 vezes mais rápido que o Concorde.
Como exlica o Mirror, o lançamento do avião seria feito graças a magnetismo numa pista previamente preparada e seria já no ar que os motores deste avião entrariam em cena para quebrar a barreira do som.

segunda-feira, dezembro 12, 2016

AR-DIÁRIO: "UMA CONHECIDA TRAGÉDIA"


 
A ERUPÇÃO DO VESÚVIO EM 1872
DATA DA FOTO: 1872
LOCAL: Pompeia, Itália.
 
O Vesúvio é um estrato vulcão (vulcão em forma de cone, formado pelo magma extravasado. Quando nasce um vulcão ele não tem esse formato, a partir de suas erupções é que ele ganha forma.) localizado no golfo de Nápoles, Itália, a cerca de nove quilômetros a oeste de Nápoles e a curta distância do litoral. É o único vulcão na Europa continental a ter entrado em erupção nos últimos cem anos, embora atualmente esteja inativo.
O Vesúvio entrou em erupção diversas vezes. A mais famosa, em 79 d.C. Após esta data, o vulcão entrou em erupção em 172, 203, 222, provavelmente em 303, 379, 472, 512, 536, 685, 787, por volta de 860, por volta de 900, 968, 991, 999, 1006, 1037, 1049, por volta de 1073, 1139, 1150, e provavelmente em 1270, 1347 e 1500. Voltou a ficar ativo novamente em 1631, por seis vezes no século XVIII, oito vezes no século XIX (notavelmente em 1872), e em 1906, 1929 e 1944. Não houve mais erupções desde 1944, e nenhuma das ocorridas após 79 foram comparativamente tão intensas ou destrutivas.

sexta-feira, dezembro 09, 2016

AR- "PILOTO ATREVIDO OU LOUCO?"

Piloto usa pau de selfie em pleno voo!
Esta imagem foi considerada a melhor selfie de 2014. e mostra o piloto de um enorme avião com o braço para fora da janela e se fotografando com um pau de selfie! O detalhe é que o avião está em pleno voo! O feito do piloto sempre aparece em sites em meio a outras imagens de selfies inusitadas e engraçadas e vários leitores entraram em contato com o  excelente "blog Farsas" para tentarem descobrir se essa foto do piloto é verdadeira ou falsa: A única verdade é que este Piloto tirou a melhor fotografia dele mesmo com a ajuda de um pau de selfie! 
 
Verdadeira ou falsa? Como você já deve ter imaginado, a imagem é falsa e começou a partir desta segunda foto e depois  nuvens e outros ingredientes foram acrescentados com muita criatividade e tudo ficou tão perfeito, que em principio chega-se até é acreditar que se trata de foto verdadeira. Para os que tem alguma familiaridade com a aviação logo vem as indagações pontuais como explica esta resposta:  É possível voar com alguma janela do avião aberta?
Se a cabine não estiver pressurizada, o piloto pode levantar voo com alguma janela aberta, mas (por questões de segurança) isso nunca acontece! é impossível para um passageiro (ou piloto), abrir qualquer uma das janelas de um avião após a sua decolagem (caso a nave esteja pressurizada), pois a pressão exercida de dentro pra fora torna impossível a abertura. Resultado: É falsa !
/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */