Rodeada por um mar azul anil, a cidade francesa transpira cultura e ainda têm belas praias
terça-feira, janeiro 15, 2008
TURISMO CULTURAL
Rodeada por um mar azul anil, a cidade francesa transpira cultura e ainda têm belas praias
sábado, janeiro 12, 2008
BLOGTUR - "Que tal o Marrocos?"
Faz tempo que o Marrocos embala a fantasia dos ocidentais: desde pelo menos 1942, quando o filme "Casablanca" estourou nos cinemas com Bogart, Bergman e um cenário para lá de fake, montado nos estúdios da Warner, em Los Angeles. No Brasil, tivemos também a novela "O Clone", cheia de equívocos geográficos, mas pelo menos com belas imagens gravadas, de fato, no país. Na vida real, o que não falta é cenário e muita produtores de cinema. Banhado pelo mar Mediterrâneo e pelo oceano Atlântico, no noroeste da África, o Marrocos tem o pôr-do-sol do Saara, os picos de mais de 4 mil metros dos montes Atlas, as construções de terracota de Marrakesh, o mercado de Fez, as praias de Essaouira... Para completar, seus 30 milhões de habitantes formam-se mosaicos humanos fascinantes: mulheres de jeans e de burca circulando na medina, e uma multidão interrompendo suas atividades para rezar. Fotos do rei Mohammed VI são encontradas por toda parte, até nos bares.O islamismo, claro, é religião oficial, e a esmagadora maioria da população é muçulmana. Mas o país abriga também comunidades judaicas e católicas. São apenas os 15 quilômetros do estreito de Gibraltar que separam o Marrocos da Europa mais precisamente, do sul da Espanha. Mesmo assim, é outro mundo. Viajar para o país é mergulhar com todos os sentidos nos encantos do mundo árabe, só que mais perto e com bem mais segurança do que em outros países muçulmanos. Não é à toa que cerca de 3 milhões de turistas visitam o país a cada ano: eles descobriram que o Marrocos é bem mais perto do que se imagina. "Pra lá de Marrakesh" é só um jeito de dizer.
quarta-feira, janeiro 09, 2008
TECNOLOGIA AVANÇADA (avião/carro)
Uma empresa dos EUA, fundada por graduados no Massachusetts Institute of technology (MIT), está construindo um avião de dois lugares que pode ser conduzido pelas ruas como um carro.A Terrafugia está produzindo o The Transition, um monomotor de 19 pés. Não se trata de um carro voador, mas sim de um avião que recolhe suas asas e pode trafegar nas ruas como um carro. “Não vamos ter um carro voador, como pensam as pessoas, por enquanto”, afirma Anna Dietrich, chief operating officer da Woburn, uma empresa de Massachusetts. Anna diz que a idéia para esse veículo, que tem um preço antecipado de 148 mil dólares, foi o que motivou a fundação da Terrafugia. O problema é que os Estados Unidos ainda não possuem a estrutura necessária para tornar as “aeronaves rodáveis” viáveis.
Há estradas, mas não pistas de decolagem em frente às lojas e casas, solução esta que só o crescimento desse aparelho em larga escala justificará esse tipo de empreendimento viável. Também ter um céu repleto de pilotos sem licença também não seria ideal. “É preciso ser um piloto para utilizar o The Transition”, diz Anna.
Os executivos da Terrafugia esperam que um protótipo seja concluído em 2008 e o primeiro modelo produzido em 2009.
segunda-feira, janeiro 07, 2008
CURIOSIDADES (Borá)
Na verdade 1.800 trabalhadores chegam a cidade, todas as manhãs, transportados por ônibus procedentes de 14 municípios vizinhos, para ganhar a vida na usina de açúcar e alcool Ibéria do Grupo Toledo.
quarta-feira, dezembro 26, 2007
AS SETE MARAVILHAS DO BRASIL
A partir de hoje, e até o Réveillon, estaremos apresentando além destas conhecidas sete maravilhas do Brasil, incluidas neste blog, mais quatro lugares maravilhosos e pouco conhecidos, tanto que o título é: ANO NOVO, DESTINO NOVO. Apenas um não é brasileiro: San Martin de Los Andes, na Argentina; os demais são pouco conhecidos, mas nem por isso são menos exuberantes: Península de Maraú, (BA); Serra do Cipó (MG) e Analândia (SP) talvez não sejam localidades badalaladas e ideais para a passagem de ano, mas oferecem muita paz e tempo para se fazer um balanço do ano velho e traçar diretrizes para 2008 que e está chegando.
Recentemente a Revista Época fez a eleição destas sete maravilhas contidas no blog de hoje, só para internautas, apenas 4.040 elegeram "O Parque Lençóis Maranhenses" que estará representando o Brasil para a escolha das "7 Maravilhas Naturais do Mundo", como ocorrera recentemente com o Cristo Redentor , incluido entre "As sete Maravilhas do Mundo Moderno". Nessa eleição cujo critério é bastante discutível, em que se prese a credibilidade da revista que a promoveu.
No dia 8 de agosto de 2008 caberá aos Lençóis Maranhenses a dificil tarefa de representar o Brasil nesse novo certame, que está sendo promovido pelo mesmo grupo do anterior. Apesar de poucos terem tomado conhecimento dessa votação, msmo assim, a imprensa paranense achou injusta as Cataratas do Rio Iguaçu, consideradas as mais belas do mundo, ficarem num modesto 4º lugar. Saiba mais sobre os Lençóis Maranhenses:
O Parque Nacional dos Lençóis é um Paraíso ecológico com 155 mil hectares de dunas, rios, lagoas e manguezais. Raro fenômeno geológico, foi formado ao longo de milhares de anos através da ação da natureza. Suas paisagens são deslumbrantes: imensidões de areias que fazem o lugar assemelhar-se a um deserto. Mas com características bem diferenciadas. Na verdade chove na região, que é banhada por rios. E são as chuvas, aliás, que garantem aos Lençóis algumas das suas paisagens mais belas. As águas pluviais formam lagoas que se espalham em praticamente toda a área do parque formando uma paisagem inigualável. Algumas delas, como a Lagoa Azul e Lagoa Bonita já são famosas pela beleza e condições de banho. Os povoados de Caburé, Atins e Mandacaru são pontos de visita obrigatórios.Vamos votar no nosso belo reprentante, acessando o site: http://www.natural7wonders. com/ Depois de ler os artigos de ARQUIVOS DE UM REPÓRTER, acesse a REVISTA-AR, e veja um mundo de esperança e felicidade que lhe desejamos para 2008.
sexta-feira, dezembro 14, 2007
ENÍGMA NO ACRE...
quinta-feira, dezembro 13, 2007
BLOGTUR - "ÍNDIA"
O cinema indiano surgiu em Bombaim em 1913. Sete anos mais tarde produziu-se em Calcutá o primeiro filme em língua bengali e em 1934 foram inaugurados em Madras os estúdios destinados à produção de filmes em língua tâmil e telugo. Com uma média de 400 filmes por ano, a Índia é, ao lado do Japão e dos Estados Unidos, um dos principais produtores mundiais, embora sua distribuição seja virtualmente nula fora do país.
sexta-feira, dezembro 07, 2007
OVNIS
Um grupo de 14 cientistas, pilotos, militares e funcionários governamentais stá pedindo aos Estados Unidos que reabram a investigação oficial sobre os ovnis encerrada em1969. "Queremos que o Governo dos EUA deixe de publicar histórias que perpetuam o mito de que todos os objetos voadores não identificados (ovnis) podem ser explicados em termos convencionais", assinalou em entrevista coletiva Fife Symington, ex-governador do Arizona. Os Estados Unidos interromperam em 1969 o projeto conhecido como "Blue Book", que teve início na Força Aérea em 1952, para investigar os ovnis, por causa das críticas do Congresso sobre o rigor e a validade destas investigações. Os especialistas que participaram da entrevista coletiva criticaram a falta de liderança dos EUA no terreno dos ovnis, assim como o sigilo governamental sobre o tema. Todos eles afirmam ter experiências com ovnis e alguns, como o comandante e piloto aposentado da Força Aérea peruana Óscar Alfonso Santa María, diz ter "calafrios" ao pensar no assunto. Santa María lembrou como, na manhã de 11 abril de 1980, 1.800 soldados em formação na base aérea de La Joya (Arequipa) viram um objeto imóvel no ar "similar a um globo". "Meu comandante me deu a ordem de decolar em um jato Sukhoi-22 para disparar contra o objeto esférico, pois estava em espaço proibido, e temíamos espionagem", disse o ex-militar. "Me aproximei e lhe disparei 64 obuses de 30 milímetros (...) alguns lhe atingiram, mas sem causar nenhum estrago", indicou Santa María. "Não tinha motores, nem canos de escape, nem janelas, nem asas ou antenas. Não possuía nenhum dos sistemas típicos de um avião, e não tinha nenhum sistema visível de propulsão", disse Santa María, que se viu forçado a fazer uma aterrissagem de emergência após ficar sem combustível. "Ainda sinto calafrios quando acordo", disse o piloto Jean-Charles Duboc, capitão aposentado da Air France, que relatou, que em 28 de janeiro de 1994, em um vôo diurno de Londres (Reino Unido) a Nice (França), quaando ele e sua tripulação avistaram um ovni próximo a Paris. Era um objeto alongado, de cor marrom avermelhada, de cerca de 300 metros de largura, que parecia fazer parte de um campo magnético. "O mais incrível é que se tornou transparente e desapareceu em 10 ou 20 segundos", explicou Duboc, que disse que o fenômeno permanece "sem explicação". Ray Bowyer, um piloto da Aurigny Air Services, uma companhia aérea das ilhas do Canal da Mancha, lamentou que nos Estados Unidos o fenômeno não seja tratado com a mesma transparência que no Reino Unido. Bowyer disse que em abril comunicou de forma imediata às autoridades a presença de vários objetos estranhos sobre o Canal da Mancha. "Não é uma opção; as tripulações têm a obrigação de reagir dessa maneira", indicou o piloto, que destacou que a situação é bem diferente da vivida há um ano pelos funcionários do aeroporto internacional de Chicago (EUA), que observaram um objeto estranho sobre o terminal. "As testemunhas tiveram medo de falar sobre o que viram, por temerem perder o trabalho, e a Agência Federal de Aviação (FAA) lhes disse que o que tinham visto era simplesmente produto da meteorologia", apontou Bowyer. Perante problemas como estes, o astrônomo francês Jean-Claude Ribes considerou necessário superar os preconceitos. "Raros fenômenos atmosféricos podem explicar alguns casos, mas outros sugerem que se trata de máquinas voadoras com características que superam nossas capacidades terrestres", afirmou o especialista francês."Caso se pudesse comprovar que esse é o caso, a hipótese extraterrestre seria a mais plausível para essas naves avançadas. É uma possibilidade fantástica, mas não irracional, tendo em vista os dados existentes", acrescentou.
segunda-feira, novembro 26, 2007
CADA IMPÉRIO TEM SEU CIRCO...
(A GLÓRIA ROMANA. O solo da arena se abateu há muito, mas conservam-se ainda, sob o circo, os armazéns e jaulas para as feras.)
terça-feira, novembro 20, 2007
ENÍGMAS DA ASTRONOMIA
Fotos: 1 - Uma das mais detalhadas imagens astronômicas já obtidas – mostra a nebulosa de Órion, situada a cerca de 1.270 anos-luz da Terra. Essa gigantesca nuvem de gás e poeira é um “berçário estelar”. 2 - A nebulosa do Caranguejo se formou após a explosão de supernova que marcou a morte de uma estrela na constelação de Touro. A explosão foi registrada por astrônomos chineses no ano 1054 (foto: Nasa/ESA/Hubble). Fonte: - "Ciência Hoje"
Na Antigüidade, ao olhar para o céu, o homem tinha a sensação que apenas as estrelas eram eternas. Ano após ano elas estavam lá, imutáveis. Olhar para céu era como contemplar o divino. Atualmente sabemos que nem as estrelas são eternas. De maneira semelhante aos seres vivos, elas têm um ciclo de vida: nascem, atingem a maturidade e, depois, morrem. As estrelas nascem a partir da aglomeração de matéria no interior das nebulosas devido à ação da força da gravidade – a mesma que nos mantém presos à superfície da Terra. Uma nebulosa é constituída basicamente por hidrogênio e hélio. À medida que a matéria se aglomera na nebulosa, a densidade cresce em alguns locais e, conseqüentemente, essas regiões atraem mais matéria, começando a formar o que chamamos de proto-estrela. Como a força da gravidade depende da quantidade de massa, quanto mais massa é acumulada, maior é a intensidade da força gravitacional nessa região da nebulosa. Dessa forma, as partículas são atraídas e se chocam umas com as outras em altas velocidades. Nesse processo, a energia de movimento das partículas se transforma em calor, aumentando a temperatura. Passados milhões de anos, a temperatura atinge alguns milhões de graus e favorece a ocorrência dos processos de fusão nuclear, transformando quatro núcleos do átomo de hidrogênio (que é constituído por apenas um próton) em um núcleo de hélio (que possui dois prótons e dois nêutrons). Nesse processo, dois prótons se transformam em dois nêutrons, emitindo duas partículas de carga positiva e massa igual ao do elétron (o pósitron). Como a massa final de um núcleo de hélio é menor do que a massa inicial dos quatro prótons, essa diferença se transforma em energia, de acordo com a famosa equação deduzida por Einstein – E=mc 2 . Com o início da fusão nuclear, nasce a estrela. Dependendo da massa inicial acumulada, ela viverá milhões ou bilhões de anos. Na maior parte da sua vida, a estrela permanece em equilíbrio, devido ao balanço entre a força gravitacional, que tende a fazer com que ela se contraia, e a pressão gerada pela alta temperatura, que tende a fazê-la expandir. É como se fosse um cabo de guerra, na qual duas forças competem uma contra a outra. As Estrelas com massa semelhante ao Sol ficam em equilíbrio por aproximadamente 10 bilhões de anos. Quanto maior a massa da estrela, mais rapidamente é queimado o combustível nuclear.
Ao ocorrer a queima do hélio, a estrela expande e se transforma em uma “gigante vermelha”. Podemos observar no céu estrelas que estão neste estágio de evolução como Betelguese (uma das mais brilhantes da constelação de Órion). Nessa fase, a estrela está atingindo a senilidade. Após algum tempo, a parte mais externa da estrela acaba expulsa pela chamada “pressão de radiação”, mandando para o meio interestelar essa matéria, que formará uma “nebulosa planetária”, que leva esse nome apenas porque lembra um planeta, quando observada ao telescópio. Nessa nova etapa, a estrela volta a se contrair e se transforma em um objeto muito compacto que chamamos de anã-branca – uma estrela de pouco brilho, muito quente e praticamente composta apenas de carbono. Finalmente, ela esfria e se torna um corpo opaco conhecido como “anã-marrom”, pois não emite mais luz visível. As estrelas muito maiores que o Sol são as gigantes azuis, como Rigel, da constelação de Órion, que tem 17 vezes a massa do Sol. Essas estrelas costumam ter um destino um pouco diferente. Em vez de permanecerem estáveis por bilhões de anos, seu ciclo de vida está na escala da centena de milhões de anos. Quando ocorre o processo final de contração, a força gravitacional é tão intensa que leva a um gigantesco colapso. A matéria fica tão comprimida que os elétrons são empurrados para os núcleos atômicos de forma que eles reagem com os prótons e se transformam em nêutrons. Nessa situação, ocorre um dos eventos mais violentos do universo: a estrela explode e libera em poucos meses uma quantidade enorme de energia equivalente à que ela própria levaria alguns milhões de anos para produzir em circunstâncias normais. Nessa situação, uma estrela é capaz de brilhar mais que uma galáxia inteira. Chamamos tal acontecimento de supernova. No seu interior, existe uma estrela composta apenas de nêutrons – o resto da supernova, ou seja oescuro fim de uma estrela Por outro lado, o resultado desse processo também pode levar à formação de um dos mais misteriosos objetos do universo: o buraco negro. Um buraco negro é uma estrela com massa muito compacta e, como conseqüência, sua gravidade é tão intensa que seria preciso viajar a uma velocidade superior à da luz para escapar dela. Como nada no universo pode viajar mais rápido que a luz, segundo a teoria da relatividade, nada, em princípio, pode escapar de um buraco negro. O que ocorre após a morte de uma estrela ainda é um mistério que precisa ser desvendado, da mesma maneira que precisamos compreender o que de fato pode ocorrer após a nossa morte. A evolução estelar nos mostra que nem no céu a vida é eterna.
sexta-feira, novembro 16, 2007
A BLOGUEIRA MAIS VELHA DO MUNDO!
Maria Amelia Lopez tem 60 mil leitores em seu blog (segura na foto o seu laptop), e dá conselhos a jovens:
"No dia do meu aniversário, meu neto, me deu este blog" Este é o primeiro post de uma das mais velhas blogueiras do mundo, Maria Amelia Lopez, que aos 95 anos surpreendeu a si mesma com a súbita transformação de analfabeta digital a cibercelebridade.
"Primeiro achava que um blog era só um tipo de notebook de papel", afirma Maria Amelia. "Quando vi meu neto usando a internet, prestei atenção. Perguntei a mim mesma: 'O que é isso? É possível encontrar tudo. Eu quero uma internet'."
Com 60 mil leitores, o blog de Maria Amelia, no endereço amis95.blogspot.com, traz um misto de memória pessoal e bate-papo para pessoas de todo o mundo. Ela mantém contato com a nova geração de internautas de uma forma que nunca imaginou.
"Hoje ninguém presta atenção em mulheres velhas. Poucas pessoas gostam da gente. Mas fiquei surpresa com a internet, porque pessoas com 14, 15, 18 anos de idade me falam sobre suas vidas e me pedem conselhos", afirma Maria Amelia.
Apenas uma em cada 10 pessoas com mais de 65 anos usa a internet na Espanha, índice menos que o do resto da Europa. Ainda que esse número tenha dobrado nos últimos dois anos, ainda sugere que cidadãos idosos estão perdendo a revolução digital. "Idade é mais importante para determinar o uso da internet do que sexo, nível educacional ou renda", afirma Domingo Labroda, funcionário do Ministério da Indústria espanhol.
Tagarela
Visite a casa de Maria Amelia na vila de Sanxenxo, na Galícia, e verá que sua habilidade para publicar palavras na internet é a mesma com que fala pessoalmente: ela é tagarela.
"Sempre fui falante, mas agora me sinto mais querida, já que tantas pessoas escrevem para mim", diz. Em seu blog, ela faz referência à sua aparência quando jovem ("Ah, como eu era bonita, e como não percebia isso"), mas hoje tem cabelos brancos e anda com ajuda de bengala.
"Olhe como eu era", escreveu Maria Amelia em um post, ao lado de uma fotografia sua da década de 1960. "E olhe o que me tornei. Meus olhos não são bonitos, nem minha boca, nem nada. A idade desfigura tudo."
À Reuters, ela disse que a internet a "trouxe a vida". Ela recebe mensagens de lugares diferentes como Japão, Rússia e até do Brasil.
Maria Amelia se auto-proclama "a blogueira mais velha do mundo", apesar de uma busca rápida no Google revelar que há muitos pretendentes ao "cargo". Inclusive uma australiana de 108 anos chamada Olive Riley, do blog http://www.allaboutolive.com.au/. A mais velha blogueira do mundo as congratulações do http://www.arquivosreporter.blogspot.com
Neste --FIM DE SEMANA--, estaremos focalizando as Copas de 74 (na Alemanha) e 78 (na Argentina).
quarta-feira, novembro 14, 2007
O MUNDO SE DIVERTE
sexta-feira, novembro 09, 2007
BOGTUR (6a.f,09)
Localizada no nordeste do Brasil a aproximadamente, a 320 km a noroeste da cidade de Fortaleza, capital do estado do Ceará.Encontra-se a leste, a 240 km do Delta do Parnaíba, no vizinho estado do Piauí, e a 350 km dos Lençóis Maranhenses. É uma região onde, de julho a janeiro, os ventos sopram forte favorecendo esportes náuticos como o surf, o kitesurf e o windsurf.Outra característica da região é a presença de imensas dunas de areia branca, que se movimentam lentamente com o passar dos anos. Inclusive, próximo a Jericoacoara, existe uma vila de pescadores chamada Tatajuba, que teve que ser reconstruída em outro local por ter sido literalmente soterrada pela areia em sua localização original.
quinta-feira, novembro 08, 2007
MUNDO PEDE SOCORRO !
terça-feira, novembro 06, 2007
MORTE RONDA OS GARIMPOS
Apesar de estarem sentados em cima da maior reserva de diamantes do mundo, ... centenas de pedras são contrabandeadas todos os meses para fora do Brasil, sob fortes riscos de conflitos, na Reserva Roosevelt.
O garimpo de diamantes do Roosevelt, na reserva indígena dos Cinta Larga em Rondônia, já foi palco de uma chacina de garimpeiros em 2005 e fechado por autoridades federais na época. Apesar da insistência das autoridades em afirmar que a situação na reserva Roosevelt está sob controle e que o número de garimpeiros não passa de algumas dezenas, a realidade dentro da reserva é bem outra.
No município de Espigão do Oeste, é do conhecimento de todos que centenas de garimpeiros mantêm o trabalho nas grotas, revirando o cascalho cada vez mais fundo na busca das pedras brilhantes. Os garimpeiros, na sua maioria homens rudes, trabalham seminus e enlameados, amontoando-se nas grotas com pás, picaretas e jatos dágua, removendo freneticamente a terra na busca do diamante.
DISCÓRDIA E DÍVIDAS - Com o aumento dos preços para manter as máquinas em funcionamento e dos produtos de primeira necessidade, aliado a falta de achar a sonhada “pedra boa” que sumiu das resumidoras, os garimpeiros estão literalmente pagando para trabalhar nas grotas. Não é difícil encontrar comentários de vários entreveros entre membros de equipe causados pela atual situação. Com o custo muito alto para manter um par de máquinas funcionando os proprietários estão se endividando cada vez mais. Existem casos em que esses aventureiros, há mais de seis meses no local não tem dinheiro para retornar as cidades de origem devido as dívidas, condição esta que os coloca numa situação que pode ser considerada uma escravidão branca.
ÍNDIOS E "O FANTÁSTICO" - Com a fortuna amealhada pelos índios, a etnia está perdendo seus valores culturais. Hoje os índios não querem mais pescar, não querem mais caçar. Suas roupas são compradas em lojas de grife. Apesar de estarem sentados em cima da maior reserva de diamantes do mundo, a desorganização levou a associação dos indígenas a contrair pesadas dívidas no comércio na região. Diversos empresários da região denunciam os calotes indígenas.
Enquanto isso, no garimpo, que para o Governo federal consta como fechado, sem operação, centenas de pedras são contrabandeadas todos os meses para fora do Brasil. Na semana passada uma equipe do Programa Fantástico esteve por vários dias em Espigão do Oeste tentando fazer um contato com as lideranças indígenas para gravar matérias na região, porém algumas lideranças não aceitaram a presença dos jornalistas da TV em suas aldeias. Com o apoio do ex-cacique Pio Cinta Larga, a equipe conseguiu fazer algumas tomadas na região que foram apresentadas recentemente pelo programa "Fantástico" da Rede Globo.
quinta-feira, novembro 01, 2007
AVANÇOS AERONÁUTICOS
No projeto do 787, a Boeing também alterou alguns de seus procedimentos tradicionais. Em vez de fabricar o avião inteiro em seus hangares, ela terceirizou a produção de várias partes da aeronave para indústrias de outros países. As asas são feitas no Japão pela Mitsubishi. O trem de aterrissagem é fabricado na França e a cauda, na Itália. Para a Boeing, o 787 tem uma importância estratégica na disputa de mercado com a Airbus. As duas companhias têm visões diferentes sobre o tráfego aéreo nos próximos vinte anos, quando o número de passageiros deverá triplicar.
sexta-feira, outubro 26, 2007
BLOGTUR
O país reúne 5% de todas as espécies vivas do planeta e têm mais de cinco vulcões ativos
A Costa Rica, além de seus vulcões, oferece praias acolhedoras, banhadas por um mar de várias tonalidades.
quinta-feira, outubro 25, 2007
ARQUIVOS DE UM REPÓRTER - "Destaque"
sexta-feira, outubro 19, 2007
PROJETOS ESPACIAIS, VÃO PROSSEGUIR?
(Dos colaboradores nos EUA, Bruno e Roberto Jr)
Cinqüenta anos de vôos espaciais levaram pessoas até a Lua e enviaram veículos não tripulados para os limites do sistema solar. O que os próximos 50 anos poderiam trazer? Muito mais, ou potencialmente não muito mais. A viagem espacial financiada pelo governo poderá estagnar diante da crescente aversão dos Estados Unidos ao risco e uma espécie de enfado orbital. Afinal, a Nasa tentou por mais de uma década desenvolver veículos substitutos aos falhos ônibus espaciais e está no processo de tentar novamente.O setor privado está aumentando sua participação, mas o setor ainda é frágil. Michael D. Griffin, administrador da Nasa, disse estar confiante de uma coisa no futuro previsível: "Nós teremos um programa espacial". Fora isto, nada se sabe.
A única coisa da qual estamos certos", escreveu Griffin em um recente ensaio para o site da revista "Aviation Week and Space Technology", "é que se tentarmos prever o mundo de 2057, duas gerações à frente, nós erraremos". Mas especialistas em governo, indústria e ciência concordam que estas três tendências mais amplas moldarão as próximas décadas no espaço:-A Nasa embarcou em um programa para retorno à Lua em 2020, não apenas para o que alguns críticos chamam de "bandeiras e pegadas", mas sim para uma presença duradoura, com pesquisa científica e preparação para expedições a asteróides e, eventualmente, a Marte. O programa do ônibus espacial será encerrado em 2010 para a criação da próxima geração de novos veículos.-(Como o da foto?). Outros países, notadamente a Rússia e a China, têm planos ambiciosos e poderão estimular uma corrida espacial como a que enviou os americanos à Lua. "Foi necessário o Sputnik para reconhecermos do que a União Soviética era capaz", disse Harrison H. Schmitt, que voou na última missão para a Lua, em 1972. "Eu não sei o que será necessário desta vez."-O empreendimento privado está dando passos à frente, começando pelo turismo espacial e, posteriormente, serviços de transporte para a Nasa e outros governos até postos avançados como a Estação Espacial Internacional. Além disto, empreendimentos poderiam incluir mineração em asteróides e produção de medicamentos no espaço.