A estação de esqui de Cerro Castor, a 26 quilômetros de Ushuaia, na Argentina, é considerada a mais jovem do país e também uma das grandes promessas para as próximas temporadas. Localizada literalmente no fim do mundo, tem diversão e boas pistas na dose certa.A cidade de Ushuaia é uma das mais simpáticas da Argentina. Por ser o ponto mais ao sul do planeta, já dá para imaginar como a paisagem é completamente diferente de tudo que existe na América do Sul. Somente a geografia da cidade de Ushuaia, com grandes montanhas indo de encontro ao mar, já valeria uma viagem à região. A paisagem com neve se torna ainda mais encantadora e durante os meses de inverno fica tingida de cinza, branco e tons azulados. Apesar de ter sido lançada há pouco mais de cinco anos, a estação de Cerro Castor já tem estrutura dos grandes centros de esqui da América do Sul. São 23 pistas e um snowpark com quase 24 quilômetros de área esquiável e seis meios de elevação de última geração.Quem quiser se aventurar pela região, também pode esquiar entre bosques e pequenas matas descobrindo paisagens incríveis. A região fica tingida de cinza e azul durante o inverno Crédito: DivulgaçãoA região fica tingida de cinza e azul durante o inverno.Uma das paisagens do Cerro Castor. Depois do esqui, nada melhor que um aconchegante restaurante acompanhado de um bom prato e vinhos da região. A própria estação já possui restaurantes e bons bares, mas é em Ushuaia, que já recebe uma grande leva de turistas há muito tempo, que estão as melhores opções. A autêntica culinária de montanha, com suculentas carnes de caça e muitos fondues, estão disponíveis em vários restaurantes da cidade.
sábado, maio 17, 2008
--FIM DE SEMANA-- (Sáb. e Dom.)
A estação de esqui de Cerro Castor, a 26 quilômetros de Ushuaia, na Argentina, é considerada a mais jovem do país e também uma das grandes promessas para as próximas temporadas. Localizada literalmente no fim do mundo, tem diversão e boas pistas na dose certa.A cidade de Ushuaia é uma das mais simpáticas da Argentina. Por ser o ponto mais ao sul do planeta, já dá para imaginar como a paisagem é completamente diferente de tudo que existe na América do Sul. Somente a geografia da cidade de Ushuaia, com grandes montanhas indo de encontro ao mar, já valeria uma viagem à região. A paisagem com neve se torna ainda mais encantadora e durante os meses de inverno fica tingida de cinza, branco e tons azulados. Apesar de ter sido lançada há pouco mais de cinco anos, a estação de Cerro Castor já tem estrutura dos grandes centros de esqui da América do Sul. São 23 pistas e um snowpark com quase 24 quilômetros de área esquiável e seis meios de elevação de última geração.Quem quiser se aventurar pela região, também pode esquiar entre bosques e pequenas matas descobrindo paisagens incríveis. A região fica tingida de cinza e azul durante o inverno Crédito: DivulgaçãoA região fica tingida de cinza e azul durante o inverno.Uma das paisagens do Cerro Castor. Depois do esqui, nada melhor que um aconchegante restaurante acompanhado de um bom prato e vinhos da região. A própria estação já possui restaurantes e bons bares, mas é em Ushuaia, que já recebe uma grande leva de turistas há muito tempo, que estão as melhores opções. A autêntica culinária de montanha, com suculentas carnes de caça e muitos fondues, estão disponíveis em vários restaurantes da cidade.
quinta-feira, maio 15, 2008
Em 2005, o Congresso Nacional promulgou a Lei de Biossegurança, cujo artigo quinto autoriza o uso de células-tronco embrionárias em pesquisas científicas. A lei, no entanto, impõe severas restrições: os embriões devem ser considerados inviáveis para fins de reprodução assistida, devem estar congelados há mais de três anos e sua utilização exige o consentimento expresso de seus genitores. Além disso, as pesquisas devem ser aprovadas pelo Comitê Nacional de Ética em Pesquisa, que desde então jamais autorizou projetos de pesquisa que lidem com células-tronco de embriões humanos.
A despeito de todo esse rigor, em maio daquele ano o então Procurador-geral da República, Carlos Fontelles, argüiu, no Supremo Tribunal Federal (STF), a inconstitucionalidade da lei. O processo arrasta-se no STF há cerca de três anos, com grave efeito de paralisia sobre a atividade científica, em função da incerteza que provoca. No dia 6 de março passado, o plenário da corte reuniu-se para decidir a respeito. O relator, ministro Ayres Britto, negou a inconstitucionalidade sustentou o “direito à saúde e à livre expressão da atividade científica”. A votação foi suspensa pelo pedido de vistas do ministro Carlos Alberto Direito, com vínculos históricos com a hierarquia católica, tal como Fontelles. Pela Constituição de 1988, o STF, mais do que instância máxima de recursos jurídicos, passa a exercer o “controle abstrato da constitucionalidade das leis”. Em outros termos, cabe a esse tribunal a definição final a respeito da compatibilidade das leis, e das próprias medidas administrativas do Poder Executivo, com fundamentos das normas constitucionais. A principal implicação desse papel é o reconhecimento de uma ‘comunidade de intérpretes’ da Constituição que pode dirigir-se ao STF, através de Ações Diretas de Inconstitucionalidade (Adins), para argüir a adequação de leis e decretos ao espírito da Carta. Pelo artigo 103 da Constituição Federal, têm essa prerrogativa o Presidente da República, as Mesas do Senado, Câmara e Assembléias Legislativas, os governadores de estado, o Procurador-geral da República, o Conselho Federal da OAB, os partidos políticos e as confederações sindicais e entidades de classe. Caso acatadas, tais ações implicam a anulação de leis e de outras medidas que as motivaram. Com freqüência, é matéria que não pode ser resolvida com a aplicação automática de preceitos constitucionais claros. Isso exige do juiz mais do que simples exercício de interpretação e, com efeito, são suas concepções filosóficas, morais, jurídicas e, por vezes, religiosas que acabam por definir as implicações da Constituição para casos concretos. Trata-se de um cenário no qual o Poder Judiciário exerce um papel de tutela político-moral da sociedade. No caso em questão, a interpelação do ex-Procurador exige do STF uma definição do que seja a vida humana, demandando da corte uma afirmação doutrinária de natureza não-jurídica. Se estamos todos de acordo, quando se trata de defender o direito à vida, melhor seria seguir a opinião do geneticista Oliver Smithies, premiado com o Nobel de Medicina em 2007: o uso de embriões humanos descartados – em vias de ir para o lixo – é uma forma de preservar suas vidas nas vidas de outras pessoas. Na verdade, é a única alternativa que têm ao descarte e à solidão do congelamento eterno. "É de se esperar que o STF não compactue com manobras protelatórias e siga o voto do ministro Ayres de Britto. A vida agradecerá".
quarta-feira, maio 14, 2008
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terça-feira, maio 13, 2008
O Pantanal, é a maior planície alagável do mundo, é o elo de ligação entre as duas maiores bacias da América do Sul: a do Prata e a Amazônica, o que lhe confere a função de corredor biogeográfico, ou seja, permite a dispersão e troca de espécies de fauna e flora entre essas bacias. Está situado na parte alta da Bacia do rio Paraguai a qual possui uma superfície de aproximadamente 500.000 quilômetros quadrados. A planície cobre uma área de quase 210 mil quilômetros quadrados, dos quais 70% estão no Brasil (nos Estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul), 20% na Bolívia e 10% no Paraguai, (destaque em verde limão, na foto ao lado, tirada de satélite). É uma região única na qual encontram-se o Cerrado (Leste, Norte e Sul); o Chaco (Sudoeste); a Amazônia (Norte); a Mata Atlântica (Sul) e o Bosque Seco Chiquitano (Noroeste). Esta situação, somada aos pulsos de inundação, permite particular diversidade e variabilidade de espécies. A taxa de endemismo é relativamente baixa, porém, conforme exposto, as características múltiplas da região possibilitam a interação entre material genético (animais e plantas) que em outras regiões, não estariam em contato. Muitas vezes encontramos a denominação "pantanais", pois a planície pode ser dividida em onze sub-regiões distintas, cada qual com especificidades quanto ao regime de inundação, drenagem, vegetação e relevo.
Uma das características marcantes do Pantanal, é seu regime de cheias e secas e a relação entre a parte alta da bacia (planalto) e a parte baixa (planície). Na planície a declividade é, aproximadamente, de 1 a 2 centímetros por quilômetro no sentido norte-sul, e 6 a 12 centímetros por quilômetro no sentido leste-oeste. Esta situação faz com que região funcione como uma grande "esponja" que, durante o período das chuvas, recebe as águas da parte alta, as quais são retidas e escoadas lentamente alcançando o rio Paraguai. Esta situação promove um fenômeno interessante que é a cheia durante um período seco: as águas que entraram há meses na planície nas partes mais altas, por fim chegam em grande volume na parte mais ao Sul, provocando crescida das águas sem que ocorram chuvas em quantidade suficiente para provocar o fenômeno. A água é "retida" na planície através do transbordamento natural dos rios, forma canais e lagunas ou abastece lagoas permanentes e baias. Assim, na cheia, rios, lagoas e riachos ficam interligados, permitindo o deslocamento de espécies. Este processo é um dos principais responsáveis pela constante renovação da vida no Pantanal e pelo fornecimento de nutrientes. Na época de seca, quando a quantidade de água que chega é menor, o escoamento é lento em direção ao rio Paraguai.
Formam-se então, lagoas e corixos isolados, os quais retêm grande quantidade de peixes e plantas aquáticas. Lentamente estes corpos d'água vão secando, atraindo aves e outros animais em busca de alimentos, promovendo a concentração de fauna. Coincide em algumas regiões com a florada de várias espécies, provocando cenários de raríssima beleza. Vale lembrar que o Pantanal é uma das áreas mais importantes para as aves aquáticas e espécies migratórias, que usam a região para abrigo, alimentação e reprodução.Parte de um Sistema. O Pantanal faz parte do maior conjunto de áreas úmidas do mundo. Este "sistema" com cerca de 400 mil quilômetros quadrados, está localizado do vale central que corre de norte a sul dentro da "Grande Depressão da América do Sul" ou "Depressão Sub-andina" da bacia do Prata. Acesse a Revist@-aR, sempre oferecendo assuntos especiais !
sexta-feira, maio 09, 2008
O réptil fóssil de duas cabeças de animal marinho com dois crânios e pescoços encontrado na China, lembra um filme de ficção cientifica: "um réptil de duas cabeças!" Essa descoberta surpreendente foi anunciada pelo paleontólogo Eric Buffetaut, do Centro Nacional de Pesquisa Científica de Paris, juntamente com pesquisadores chineses, em artigo publicado na revista Biology Letters no início deste ano. O exemplar foi coletado na região de Wanfuotang, província de Liaoning. Nessa região são encontradas as rochas da Formação Yixian, que foram depositadas há cerca de 125 milhões de anos, em um tempo que chamamos de Cretáceo Inferior. O esqueleto do fóssil estava praticamente completo, possuindo apenas 7 cm de comprimento – o que equivale a metade de uma caneta. Seu tamanho reduzido aliado a outras características, como as grandes órbitas, levaram aos autores a concluir que se tratava de um animal muito jovem, talvez um recém-nascido. Comparando as feições anatômicas, os pesquisadores concluíram que o animal era um réptil do grupo chamado Choristodira, que nos depósitos de Yixian é representado principalmente pela espécie Hyphalosaurus lingyuanensis. Adultos dessa espécie de réptil marinho chegam a ultrapassar 1 metro de comprimento e vários indivíduos jovens foram encontrados nessas camadas que outrora formavam o fundo de lagos. Dois aspectos desta descoberta surpreendem. O primeiro é o fato em si – um animal de duas cabeças nos remete a criaturas folclóricas ou mitológicas. Talvez as mais conhecidas sejam as mencionadas nos 12 trabalhos de Hércules , uma das mais fascinantes histórias da mitologia grega, com muitos monstros de várias cabeças, como a Hidra de Lerna, que tinha nove! Animais com duas cabeças, apesar de raros, são encontrados nos dias de hoje. Essa malformação, conhecida nos meios científicos como bifurcação axial, é uma das principais deformações de cunho embrionário estudada na especialidade médica chamada de teratologia (do grego teratos = fera, monstro + logos = estudo). No caso de répteis, já foram registrados vários casos de serpentes, lagartos, crocodilos e até tartarugas. Alguns deles chegaram a viver por alguns anos em cativeiros. Outro aspecto surpreendente da descoberta é o fato de se encontrar um organismo fóssil com esta anomalia. Se fósseis são raros, imagina um com duas cabeças... Vários casos em que partes de animais distintos foram colados em uma peça única foram relatados na China – e também no Brasil, infelizmente... Em se tratando de um indivíduo de duas cabeças fica a dúvida: por quanto tempo ele viveu? Seu tamanho diz tudo: mesmo que ele não tenha nascido morto, esse réptil de duas cabeças não sobreviveu por muito tempo – uma característica comum de malformações como esta. Caso tenha vivido por alguns dias ou semanas, a única coisa da qual ele poderia ter se alimentado seriam larvas de insetos ou restos orgânicos que porventura estivessem flutuando na água ou no fundo do lago. Em suma, o "monstrinho de Liaoning" não deve ter vivido o suficiente para meter medo em ninguém...
quarta-feira, maio 07, 2008
PASSEIO ESPACIAL
O executivo paulista Bernardo Hartogs, de 53 anos (no destaque), se prepara para ser o primeiro turista espacial do Brasil em 2009. Hartogs é o único brasileiro na lista inicial de 250 passageiros da Virgin Galactic, que, no ano que vem, espera se transformar na primeira empresa a oferecer vôos suborbitais para turistas a partir de uma base americana no Novo México.
O executivo já participou de um programa de treinamento especial de preparação para o vôo, realizado em novembro passado."Quase chorei quando fizemos a simulação do vôo", conta o paulista, em entrevista à BBC Brasil, por telefone, de São Paulo. "É uma sensação emocionante, indescritível. Mexe com a alma da gente."
Casado e pai de três filhos, o empresário revelou que já fez um plano para a aventura espacial. "Vou levar a aliança da minha mulher, Julia", afirmou.
Bernardo Hartogs trabalha no setor de petróleo e vive entre Londres e São Paulo, onde nasceu.
A data do vôo ainda não foi marcada, mas o brasileiro estará entre os cem primeiros passageiros da Virgin Galactic a viver a experiência espacial.
O nome de Hartogs consta da lista nobre dos chamados passageiros "fundadores" - termo usado pela Virgin para se referir àqueles que já pagaram com antecedência o preço total de US$ 200 mil (cerca de R$ 350 mil) pela aventura espacial.
"Bernardo Hartogs é um dos fundadores e será um dos cem primeiros passageiros a serem lançados ao espaço", para realizar o seu sonho, e pagou com antecedência o preço total de US$ 200 mil (cerca de R$ 350 mil), segundo informou à BBC Brasil, a executiva Louella Faria-Jones, da Virgin Galactic, que participa na Suécia dos preparativos para lançar vôos espaciais turísticos também a partir de uma base sueca em 2012.
Ao lado de Hartogs, figuram na lista nomes como o do físico e escritor britânico Stephen Hawking e o do designer francês Philippe Starck.
Para o brasileiro, a viagem espacial será uma aventura "única e fascinante"."Nunca imaginei que um cidadão como eu, que nunca foi cientista ou astronauta, teria um dia esta oportunidade", disse o empresário. "É inexplicável a sensação de poder embarcar numa nave, alcancar o silêncio do espaço e ver a Terra lá de cima. Isso vai mudar nosso conceito de espaço."
"Durante o treinamento, me disseram que a Nasa (agência espacial americana) já sabe exatamente onde serão instaladas plataformas especiais para receber estes vôos turísticos", revelou o brasileiro.
O empresário afirma que tomou conhecimento dos vôos espaciais turísticos por meio de um executivo David Clarke, da Virgin. "Foi uma história engraçada", diz Hartogs. "Estávamos tomando uma cerveja, quando ele me contou sobre o programa espacial. Quase não acreditei, e disse a mim mesmo: tenho que fazer isso."
Pai de três filhos, o executivo brasileiro diz que a família achou a idéia maravilhosa, apesar da preocupação. Mas o fator perigo, segundo Hartogs, é mínimo. Ele espera embarcar para a aventura espacial no fim de 2009. Sem a companhia da mulher, ou dos filhos. "Só tem um louco na família", brinca o executivo.
A nave espacial comercial desenvolvida pela Virgin Galactic está agora em fase final de fabricação no Mojave, na Califórnia. Os testes da nave SpaceShipTwo (foto), com oito lugares (seis passageiros e dois pilotos), e sua nave-mãe, White Knight Two (WK2), vão ser conduzidos em julho próximo no Novo México, no sudoeste dos Estados Unidos.
A Virgin Galactic promete aos turistas espaciais uma experiência "maravilhosa e verdadeiramente inesquecível". Os passageiros vão embarcar na SpaceShipTwo, que será transportada pela nave-mãe até uma altura de 15 quilômetros. Em seguida, começa a contagem regressiva para a viagem da nave ao espaço.
Em questão de segundos, os passageiros vão vivenciar a força de uma velocidade três vezes superior à velocidade do som. A nave vai atingir a altitude de 110 quilômetros. Durante cerca de cinco minutos, os turistas vão poder deixar seus assentos para viver a experiência da ausência de gravidade e observar o espaço através de grandes janelas circulares situadas nas paredes e no teto da fuselagem.
A nave inicia em seguida o retorno à atmosfera. Serão, portanto, vôos suborbitais, que atingem o espaço, mas não chegam a realizar uma evolução completa em torno do planeta.
O primeiro turista espacial da história foi o empresário americano Dennis Tito, que, em 2001, visitou a Estacão Espacial Internacional (EEI). No total, cinco pessoas já passaram "férias espaciais" na EEI - um pacote que custa US$ 30 milhões (cerca de R$ 82 milhões) por pessoa. >Acesse o link da "Revista-AR", agora em novo formato, mesclando noticias diárias e notícias permanentes.Vale a pena conferir....
sexta-feira, maio 02, 2008
Por muito tempo, acreditou-se que a Terra fosse o centro de tudo. No século XVI, Nicolau Copérnico mostrou que o nosso planeta gira ao redor do Sol. Desde então, os Cientistas buscam o limiar do universo.
quinta-feira, maio 01, 2008
MUNDO ANIMAL
sábado, abril 26, 2008
UM SONHO ESPACIAL -- (Sáb. e Dom.)
Os testes de vôos na base sueca devem começar ainda este ano. O presidente da Virgin Galactic, Will Whitehorn, destacou que a nave espacial comercial desenvolvida pela empresa está agora em fase final de construção em Mojave, na Califórnia. Os testes da nave SpaceShipTwo (foto abaixo), com oito lugares, e sua nave-mãe, White Knight Two (WK2), estão programados para o fim de julho no Novo México, no sudoeste dos Estados Unidos.
Já os testes para os vôos para a aurora boreal serão realizados na base sueca de Esrange.“Os testes na base sueca serão iniciados imediatamente após os testes nos Estados Unidos, e talvez até ao mesmo tempo”, disse Whitehorn à BBC Brasil. Na concepção da Virgin Galactic, a base sueca vai oferecer aos turistas um atrativo extra: viajar através das luzes brilhantes da aurora boreal.
Também conhecida como noite polar, a aurora boreal é um fenômeno ótico que transforma o céu das regiões polares num espetáculo de cores luminosas (como nas fotos acima).Os dramáticos raios de luz que rasgam o céu polar são produzidos em função do choque dos ventos solares com o campo magnético da Terra. No hemisfério sul, o fenômeno é conhecido como aurora astral.
A aurora boreal ocorre geralmente nos meses de agosto a abril, e pode ser vista a olho nu durante a noite. Mas a visão de dentro da SpaceShipTwo promete ser consideravelmente melhor. A viagem da nave espacial rumo ao espaço através da aurora boreal terá 2h30 de duração. O espetáculo da noite polar poderá ser admirado através de grandes janelas circulares, localizadas nas paredes e no teto da fuselagem da nave espacial.
terça-feira, abril 22, 2008
segunda-feira, abril 21, 2008
SOLUÇÕES ALTERNATIVAS
Pois embora pareça extranho, isso existe, e fica na cidade de Magdeburg, na Alemanha. O Wasserstrassenkreuz (cruzamento de hidrovias) é um canal-ponte sobre o Rio Elba, que conecta as redes de vias navegáveis das antigas Alemanhas Ocidental e Oriental. A iniciativa fez parte do projeto de reunificação Nacional, implementado após a queda do Muro de Berlin. Sua principal função é facilitar o comércio entre as duas ex-nações. O Wasserstrassenkreuz é o mais longo 'viaduto' da Europa, com 918 m de extensão. Conecta à porção Leste do Mittellandkanal, com o trecho oeste do Elba-Havel-Kanal. A obra, fica aberta ao tráfego de mercadorias durante todo o ano, e consiste numa ponte com 690m.Recebemos alguns e-mails perguntando se esta obra era verdadeira ou se tratava de um jogo de imagens. Como se pode ver (em ambas as fotos), por mais estranho que possa parecer os barcos estão passando sim, por cima da ponte! Trata-se do maior cruzamento de canais fluviais da Europa, que fica na cidade de Magdeburg na Alemanha. Foi inaugurado em 10/10/2003, após seis anos de obras.A "ponte" que tem água no lugar do pavimento é uma estrutura mista de concreto e aço; custou aproximadamente 2,3 milhões de Euros, sendo a peça principal de um pacote de obras de infra-estrutura, que visam o desenvolvimento da antiga Alemanha Ocidental. Acesse a Revista-AR. Tudo sobre "a Esquadrilha da Fumaça" e da cidade de "Amparo"!
sábado, abril 19, 2008
ACIDENTES NA HISTÓRIA
MAIOR ACIDENTE AÉREO DE TODOS OS TEMPOS !
Quando os aviões iniciaram a decolagem, ambos correram na mesma pista, saindo cada um de cada cabeceira sob forte neblina, ocorrendo dessa falha da compreensão da mensagem, uma inevitável colisão, que resultou no maior acidente aéreo da história da aviação, matando todos os ocupantes do KLM e grande parte dos da Pan Am. A partir de agora dois assuntos cativos na Revista-AR: a "Esquadrilha da Fumaça" e a "História da estância de Amparo". Basta acessar o link da revista e apreciar...
quinta-feira, abril 17, 2008
UM LINDO ARQUIPÉLAGO
quarta-feira, abril 16, 2008
CURIOSIDADES...
Esta rua da foto, divide dois países da América do Sul. À esquerda a cidade brasileira de Santana do Livramento, no (RS), e do outro lado, a cidade de Rivera no Uruguai. Certamente um brasileiro ao dizer "bom dia" a um uruguaio do outro lado da rua, recebe como resposta "Buenos dia". Esse aspecto hoje é apenas folclórico, mas na realidade vizinhos tão próximos só podriam ter criado uma lingua comum para facilitar as coisas, dai certamente ter sugido o "portunhol".
Nelas se trocam cultura, idioma e conhecimento. Milhares de crianças brasileiras estudam com colegas de países vizinhos. Uma realidade rica e peculiar, que começa a ser explorada pelos professores.
Mais na divisa, impossível: o marco que divide Brasil e Uruguai fica bem em frente à Escola Saldanha da Gama, em Santana do Livramento
- Buenos dias, professora. - Bom dia a todos. - ¿Qué vamos aprender hoy?- Hoje vamos estudar a história do país vizinho. - ¡Que bueno!Diálogos bilíngües não são raros em salas de aula localizadas nas fronteiras brasileiras. Ao longo de uma linha de 15.700 quilômetros de extensão, existem cerca de 5.500 escolas distribuídas por 120 municípios. Para estudantes e professores dessas regiões, a riqueza do encontro de culturas torna-se uma importante fonte de conhecimento e de recursos didáticos. "Os povos que vivem dentro de tamanha proximidade geográfica não partilham apenas o território mas toda a cultura", afirma Jacira Helena do Valle Pereira, professora de sociologia da educação da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). "As pessoas deixam de pertencer a um ou a outro país e passam a construir uma identidade fronteiriçaAcesse agora, o blog da Revista-AR, e conheça um pouco da história da nossa Esquadrilha da Fumaça, e suas fotos sensacionais!
terça-feira, abril 15, 2008
ESPORTES RADICAIS
O que devo fazer?
segunda-feira, abril 14, 2008
O MUNDO CORRE SÉRIO PERIGO...
Hoje, o extermínio do mundo está acontecendo no dia-a-dia, e o pior, diante de um cenário que se agrava cada dia mais. Se há anos, uma grande parcela da humanidade passa fome e sede, imagine em 2050, quando a ONU, recentemente revelou um estudo, segundo o qual, até 2050, a população desse mundo doente, será de 9 bilhões de habitantes, ou seja um aumento de 2,5 bilhões de pessoas em relação ao quadro atual, que é de 6,5 bilhões.
Na realidade, quem lida com o campo das possibilidades sombrias (não são humoristas irônicos), mas cientistas munidos de dados e tecnologia. E, se não garantem que o mundo vai acabar, não hesitam em dizer que o homem, ou pelo menos a civilização, corre esse risco. Um deles é o britânico James Lovelock, que prevê a morte de 6 bilhões de pessoas até o ano de 2.100, e um mundo insuportável de se viver já em 2040. Tudo por conta do aquecimento global.
Lovelock, de 88 anos é um idoso, mas não é maluco: Ele foi um dos pioneiros na luta pela preservação do meio ambiente, ainda nos anos de 70, e criou a teoria de Gaia, que vê o mundo como um enorme organismo vivo. Segundo ele, os efeitos do aquecimento do planeta não podem ser mais evitados, mesmo que se diminua drasticamente a emissão de gases apontados como responsáveis pelo fenômeno, e que a energia nuclear seja amplamente adotada, como defende. Isso levará a diversas mudanças, como o aumento do nível dos oceanos e a maior ocorrência de períodos de calor como o verão europeu de 2003, que matou cerca de 30 mil pessoas. Essas mudanças por sua vez, terão impactos políticos e econômicos, aumentando a possibilidade de guerras, por exemplo, pelo controle das fontes essenciais à sobrevivência humana.“Quando diminuir a importância do petróleo, haverá disputas por outros recursos, como a água, e aumento considerável da fome”.
sábado, abril 12, 2008
DOIS NAVIOS A PROCURA DE NOME
O primeiro começa o operar em 2009, e o segundo, em 2010. A Royal Caribbean é reconhecida no mercado por lançar novidades na indústria de cruzeiros marítimos, como um boulevard de entretenimento com restaurantes, bares e lojas; paredes de escalada e simuladores de surf.
Além do pioneirismo das atrações e o lançamento no mercado dos maiores navios do mundo, a companhia também tem especial cuidado em proporcionar uma completa experiência de viagem dos hóspedes, com qualidade de serviço superior e internacionalmente reconhecida.
Atenção: A partir desta sexta-feira (18), a Revista-AR, volta em novo estilo, o de manter um espaço cativo a Esquadrilha da Fumaça, contando a sua história gloriosa, e a imagem positiva que projeta do Brasil. Some-se a isso, a participação do nosso blog, em muitos de seus feitos memoráveis! Outra coisa: Você também será informado a cada mês, o dia e horário em que ela estará se apresentando em sua cidade, ou perto dela. Volte a acessar a Revista-AR, a partir desta 6a.feira!
quinta-feira, abril 10, 2008
GRANDES REPORTAGENS
TEM CUSTADO A PERDA DE VIDAS PRECIOSAS
segunda-feira, abril 07, 2008
FALSIFICAÇÃO
As cédulas completamente impressas começaram a circular desde aproximadamente o ano de 1850. Antes desta data, as cédulas parcialmente impressas, que deveriam ser assinadas como os cheques, circulavam em importantes centros financeiros. A impressão das cédulas compreende vários passos e também a utilização de técnicas distintas. A primeira delas, para imprimir grande parte do aspecto de cada cédula, é a impressão litográfica (o mesmo processo para imprimir livros e revistas). A outra é a impressão por entalhe, na qual uma placa de metal talhada é pressionada contra o papel e usada para as partes do desenho com maiores detalhes, o que confere um aspecto de "relevo" distintivo. Em seguida vem, as características especiais, como holograma, e finalmente são estampados os números de série.
A Falsificação: Apesar da sofisticação da moderna tecnologia para proteger as cédulas, a falsificação vai ficando mais dificil mas continua sendo um problema (e se converteu em uma ameaça em alguns países desde a introdução das fotocopiadoras em cores de alta definição). Além de tentar estar "um passo adiante" dos falsificadores em termos técnicos, a arma principal utilizada pelos governos é punir os deliqüentes com pesadas multas e longas sentenças na prisão.