/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

sábado, fevereiro 13, 2016

---FIM DE SEMANA---"VIAGEM À PATAGONIA"

 PATAGÔNIA, UM PEDAÇO DO CÉU
Realmente só há algo algo fascinante, capaz de nos enriquecer culturalmente, engrandecer nossa alma e maravilhar  nossos olhos, o seu nome é viagem. É verdade que nem sempre as nossas condições financeiras, o nosso trabalho, o seu nome é viagem. Seja para onde for, ela nos renova e faz com que passemos a ver o mundo com outros olhos. cada viajante tem a sua preferência, mas para mim o que mais me atrai é a natureza. Há dois anos, em manga curta, uma ampla viagem que realizei no navio Eugênio "C" que entre tantos lugares que conheci não poderei esquecer a navegação pela Terra do fogo, a curva da América do Sul em Cabo Horn e até a polêmica Ilhas Malvinas. Como programa de navio é rigoroso mesmo estando na cidade chilena de Punta Arenas no Chile. perto das incríveis Torres del Paine. Pensei um dia eu vou conseguir conhecê-las. 30 aos depois em 2008, embarquei num avião da LAN-Chile em Guarulhos e depois de duas escalas cheguei a Punta Arenas.     
O que fizemos para chegar às torres 
Aqui eu vou usar o mapa da região (ao lado). Na rodinha amarela de baixo (Punta Arenas) Em Punta Arenas embarquei num pequeno avião também da LAN e voei para o outro pontinho (Puerto Natales) e por via terrestre cheguei às torres de Paine, dentro de um circulo alaranjado. Valeu a pena? As fotos respondem por mim.

E ENTÃO, VALE A PENA?

sexta-feira, fevereiro 12, 2016

AR-DIÁRIO: "A CAVERNA MAIS VALIOSA DO MUNDO'"

NAICA, A CAVERNA DOS CRISTAIS GIGANTES
A caverna, Cueva de Los Cristales, de 10 x 30 metros, foi encontrada no ano 2000, por Juan Manuel Garcia-Ruiz, perto da cidade de Delícias, a 300 metros de profundidade sob a Montanha Naica, no Deserto de Chihuahuan, no México. O maior dos cristais chega a 11 metros de comprimento, e pesa até 55 toneladas.
A mina de Naica de Chihuahua, no México é atualmente conhecida como a Caverna dos Cristais (Cueva de Los Cristales). Depois de uma companhia de mineração bombear água para fora da caverna a procura de metais preciosos, as formações impressionantes dos cristais foram descobertas há cerca de 304 metros de profundidade. A caverna é agora protegida por lei e a mineração foi paralisada, além de proibida a visitação regular. Estão sendo feitos planos de investigação científica no local, quando então será feita uma filmagem dos belíssimos cristais. Os cristais de selenita (forma cristalina originária do conhecido gesso, chegam a pesar cerca de 55 toneladas e medir por volta de 12 metros. Provavelmente atingiram seu tamanho colossal por causa da água rica em minerais na qual estiveram submersos, em uma temperatura de 57Cº.
Poder-se-ia dizer que estas três fotos  teriam sido tomadas em um outro planeta. Mas esta caverna de cristais monstruosos está situada no México e os cristais são formados da gipsita, um dos elementos mais comuns existentes na terra. Que processos geológicos fizeram com que os cristais começassem a crescer? A chave está na formação dos cristais do magma abaixo do sistema da caverna. (O calor causou a anidrite em uns poços da água subterrânea ao selenite formulado da gipsita), que deu forma em cristais. Geralmente, algo interrompe este processo. Há cristais pelo mundo inteiro, mas nenhum tão grande como os de Naica. Esta caverna particular permaneceu em isolamento total por muito tempo, com uma temperatura constante do magma num ambiente de estática em que os cristais foram banhados constantemente. Isto permitiu que crescessem por milhares de anos. Alguns cristais têm mais de 30 pés de comprimento e pesam mais de 50 toneladas Em meados dos anos 80, a caverna foi drenada (acidentalmente) por mineiros, mas só foi oficialmente descoberta no ano 2000. Hoje, Cueva de Los Cristales é protegido por uma porta de aço, e mantida pela companhia de mineração proprietária da caverna. Os visitantes são limitados, porque poderiam ocorrer desmoronamento causado pelo seu próprio peso, ou então perder a beleza translúcida com a infiltração de gases.

sexta-feira, fevereiro 05, 2016

AR-DIÁRIO: "UMA REVOLUCIONÁRIA BICICLETA"

União Europeia investe numa bicicleta elétrica dobrável que cabe na mala
Uma bicicleta elétrica, do tamanho de uma mala e com menos de 7,5 quilos de peso, promete revolucionar a forma de transporte de milhares de europeus e ainda reduzir os níveis de poluição nas cidades. O projeto está, inclusive, a ser financiado pela Comissão Europeia em mais de 1,5 milhão de euros. Pelo nome Bike Intermodal, o objetivo passa por "simplificar a mobilidade nas zonas urbanas e evitar os furtos em ascensão", até porque, esta inovação, pode ser guardada numa mala de 50 centímetros de largura por 40 de altura e 15 de profundidade. 
Em comunicado, os responsáveis pelos projeto explicam que as peças que compõem a bicicleta são totalmente recicláveis, oferecendo um ciclo de vida ecológico na sua produção, utilização e reutilização. Dos 135 milhões de bicicletas produzidas por ano, apenas 2% são dobráveis. Agora, neste veículo, são combinadas "as melhores práticas de design, produção e montagem", sendo que "o uso de materiais de ponta possibilitou o fabrico de um motor extremamente compacto, leve e atrativo". 
A resistência da bicicleta foi "reforçada através de um limite no número de peças e da utilização dos materiais mais fortes e leves" como é o caso, por exemplo, do magnésio. A base é um quadro comprimido, que abre e fecha como um trem de aterragem de aeronaves, feito através de uma liga de alumínio injetado e magnésio. 
"Mesmo com o motor, a bicicleta pesa quase metade e ocupa cerca de um quinto do espaço, comparativamente com outras bicicletas dobráveis", avança a Comissão Europeia. Uma versão da bicicleta sem motor está prevista custar cerca de 800 euros e, com motor, 1.300 euros. No entanto, uma versão mais minimalista poderá baixar até aos 500 euros.
 "A bicicleta Intermodal é o tipo de inovação que mais precisamos de ver na Europa, para melhorar a nossa qualidade de vida e competitividade econômica", diz Michael Jennings,

segunda-feira, fevereiro 01, 2016

AR-DIÁRIO; "CÚMULO NIMBO'

 
Cúmulo-Nimbo: nuvem que aterroriza pilotosencanta fotógrafos
 Esta nuvem cúmulo-nimbo há dias, fez sucesso nas redes sociais
Observe nesta 2a. foto (canto-baixo direito) - uma aeronave, procurando se safar   da formação de um enorme  cúmulo-nimbo (à sua esquerda)                                                          Um Monstro Sobre Nossas Cabeças: Conheça o Cumulus Nimbus, o terror dos céus!
Depois do deslumbramento da primeira foto, o dia vai ficando escuro quase como a noite: “lá vem uma chuva daquelas” dizemos. Mas poucos sabem que nesse momento está chegando um monstro que pode ter quase vezes e vezes a altura do monte Everest… é o Cumulus Nimbus, ou simplesmente “CB”.

Essa nuvem é o terror da aviação. Com uma base entre 300 e 1.500 metros e um topo que pode ir até 29 quilômetros de altitude, ela é formada por gotas d’água, cristais de gelo, gotas super esfriadas, flocos de neve, granizo de variados tamanhos e… raios e trovões: Gostou da receita?

“CB” pela perspectiva do avião

Estamos acostumados à vê-las por baixo, com sua base baixa e escura. Se estivermos no ar, ou mesmo no campo, com uma perspectiva mais ampla, poderemos ver seu formato característico: uma torre com uma expansão horizontal devido aos ventos superiores, lembrando a forma de uma bigorna de ferreiro e, muitas vezes, se assemelhando à uma explosão atômica.

Enfrentar um CB é quase impossível (a não ser para os caças com suas turbinas extremamente potentes e sua estrutura reforçada para aguentar altas forças G), mesmo para os aviões de grande porte; sabendo dos riscos que correm, o procedimento recomendado na aviação é contorná-lo sempre pela esquerda, no Hemisfério Sul, ou pela direita no Hemisfério Norte, devido a direção dos ventos.

quinta-feira, janeiro 28, 2016

AR-DIÁRIO: "A Fúria da Natureza"


Tornados e até Furacões: o Brasil está na rota
 
(Esta foto rara do furacão Catarina que atingiu o litoral dos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, em 2004)
O homem é o único ser do planeta capaz de mudar de maneira drástica o ambiente onde vive, seja construindo cidades,estradas ou desmatando florestas para o cultivo de grãos ou pastagens para criação de gado. O aquecimento global é um dos principais assuntos do mundo, mas é claro que ainda é prematuro afirmar que o homem é o principal ou único responsável por um suposto aquecimento do planeta, devemos lembrar que, ao longo da história o planeta passou por várias eras de gelo e degelo antes mesmo da existência do ser humano, e eventos naturais também colaboram para um aquecimento ou resfriamento global. Esse é um assunto que ainda gerará muitas discussões, mas o fato é que podemos fazer alguma coisa para amenizar o impacto que causamos ao mundo, preservando a fauna a flora e todos os nossos recursos hídricos.  
Países e regiões onde pode acontecer: tornado, furacão e ciclone
Algo que poucos sabem é que tornado não é exclusividade do Meio-oeste Americano.
O sul do Brasil está localizado no corredor dos tornados da América do Sul, uma região que abrange O norte e centro da Argentina, sul do Paraguai, Uruguai, uma parte do sudeste brasileiro a região de São Paulo e Minas Gerais, no entanto, os três estados do sul do Brasil, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná estão mais propícios a formação do fenômeno, inclusive de furacões com o da foto ocorrido em 2004, tendo o meio-oeste catarinense e o oeste e norte do Rio Grande do Sul como a região brasileira mais castigada pelos tornados e até furacões como o da 1a. foto. O choque de massas de ar frio que sobem da Patagônia com massas de ar quente e úmido que descem da Amazônia, criam as condições ideais para a formação de super células que podem dar origem a tornados.
Não se tem uma estimativa precisa de quantos tornados atingem o corredor sul-americano, mas estima-se que ao menos 40 tornados atinjam apenas o sul do Brasil todos os anos, poucos são devidamente documentados, pois, muitos formam-se a noite ou em áreas afastadas e pouco povoadas. A falta de equipamentos apropriados para a detecção de tornados como a utilização de radares Doppler e de caçadores de tempestades experientes são outro problema, contamos na maioria das vezes com observadores voluntários que a medida do possível registram em fotos e alguns raros vídeos a passagem dos tornados e que também trocam informações através de sites, blogs. e-mail e paginas de relacionamento na internet.
/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */