/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

terça-feira, abril 12, 2016

AR-DIÁRIO- " AVIAÇÃO NO BRASIL"

TRÊS CASOS BIZARROS NA HISTÓRIA DA AVIAÇÃO BRASILEIRA EM 2002
O  Táxi (da foto), ao passar pela cabeceira da pista de decolagem do aeroporto Santos Dumont (Rio), foi atirado nas pedras capotando várias vezes, impulsionado pela  força das  turbinas do avião da (foto-abaixo)

Este acidente bizarro aconteceu em janeiro  de 2002. O táxi que se dirigia a Escola Naval, cuja a estrada da acesso  a Escola Naval, passando muito perto da pista do Aeroporto Santos Dumont, no Rio.  Com a força das turbinas do avião da extinta Varig , num momento de aceleração  atirou  contra as pedras o táxi. O taxista Antônio de Almeida Macedo, que  tinha deixado um passageiro na Escola Naval, na volta, foi surpreendido por essa decolagem que lhe causou a morte.                                                                                      TAMBÉM EM 2002, 2 AVIÕES FAZEM POUSO FORÇADO EM S.PAULO (NO MESMO DIA)
No dia 10 de junho dois aviões da TAM fizeram pouso forçado hoje em São Paulo. Um deles  ocorreu em uma área rural de Birigui (518 km a noroeste de São Paulo). E o outro ocorreu no aeroporto de Viracopos, em Campinas (95 km a noroeste de São Paulo), segundo informações do aeroporto.

O primeiro foi nesta fazenda em Birigui
O avião Fokker 100 da TAM, prefixo PT-MQH , com 23 passageiros e cinco tripulantes, voo 3804, que saiu do Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, com destino a Campo Grande, no Mato Grosso, sofreu uma pane e teve de pousar numa pastagem de uma propriedade rural no bairro Taquari, entre Bilac e Birigui, em São Paulo. Quatro pessoas se feriram levemente, sendo que duas foram atendidas no pronto socorro local. Apenas  uma vítima uma vitima fatal uma vaca da raça Nelore (foto), que deve custar mais do que um mal sucedido Fokker-F-100 (foto). Segundo informou  o DAC. houve falta de combustível  causada por um vazamento na tubulação da bomba do motor direito da aeronave. (Nas fotos abaixo)

...E o segundo em Campinas
O Fokker 100 da TAM, prefixo PT-MLR, que fazia o vôo 3499, de Salvador para Guarulhos, desceu de barriga sobre espuma espalhada na pista do Aeroporto de Viracopos, em Campinas, São Paulo. Ele teve problemas mecânicos no seu sistema hidráulico do trem de pouso. foi verificada a ocorrência de um "calço hidráulico" nas tubulações que conduzem o fluido hidráulico, o que impediu o abaixamento do conjunto do trem de pouso.  A aeronave tocou o solo sem o seu trem de pouso ou com o mesmo não travado (foto), o que fez com que o F100 acabasse arrastando-se pista afora, por pelo menos 400m. Não houve vítimas dentre os 42 passageiros, mas o acidente provocou o fechamento do aeroporto, até a  retirada do aparelho da pista.

sexta-feira, abril 08, 2016

AR-DIÁRIO; 'DESCOBERTAS NO MUNDO ANIMAL'

CONHEÇA A MENOR COBRA DO MUNDO
       Cientista descobre a menor serpente do mundoEm Barbados, cientista descobre esta, que até hoje é a menor serpente do mundo. Ela mede cerca de 10 cm de comprimento e tão fina quanto um espaguete um pouco maior que uma moeda de 1/4 de Dolar (foto). A descoberta aconteceu na ilha caribenha de Barbados por Blair Hedges, biólogo da Universidade Estatal da Pensilvânia (Estados Unidos). Hedges disse que essa espécie é nova para a ciência dada suas diferenças genéticas em relação a outras serpentes, sua cor e o desenho de sua pele, na informação que prestou a universidade americana em seu site. O cientista também assegurou que outras velhas espécies do museu foram identificadas erroneamente por outros especialistas e pertencem na realidade à recém descoberta. Hedge encontrou o minúsculo réptil em uma pequena floresta de Barbados. O cientista disse crer que se trata de uma espécie rara, dado que seu habitat foi substituído por prédios e fazendas."A destruição do habitat é uma grande ameaça para a biodiversidade no mundo todo", disse Hedge, em comunicado emitido pela universidade. Ao longo de sua carreira, o especialista descobriu mais de 65 novas espécies de anfíbios e répteis no Caribe.

quinta-feira, abril 07, 2016

AR-DIÁRIO: "HERÓIS QUE ALARGAM HORIZONTES"

OS PONTOS MAIS EXTREMOS
DO PLANETA
O PONTO MAIS ALTO DO MUNDO:  A montanha mais alta da Terra é também uma das mais conhecidas. Trata-se de o EVERESTE, localizado na fronteira entre a China e o Nepal. Sua altitude é de 8.850 metros, o equivalente a 12,5 morros do Corcovado, no Rio de Janeiro. Coberto de neve com ventos fortes e ambiente hostil, seu pico pode chegar a uma temperatura de 72ºC negativos. Em maio deste ano, foram comemorados 60 anos desde que a primeira pessoa atingiu o seu topo. Ás 11h30 da manhã de 29 de maio de 1953, o alpinista neozelandês Edmund Hillary, chegava ao cume acompanhado do sherpa Tenzing Norgay, uma guia local. Até hoje, mais de 2.600 pessoas alcançaram o Everest, cerca de 3400 já  morreram. A montanha mais alta da Terra é também uma das mais conhecidas. Trata-se de o EVERESTE, localizado na fronteira entre a China e o Nepal. Sua altitude é de 8.850 metros, o equivalente a 12,5 morros do Corcovado, no Rio de Janeiro. Coberto de neve com ventos fortes e ambiente hostil, seu pico pode chegar a uma temperatura de 72ºC negativos. Em maio deste ano, foram comemorados 60 anos desde que a primeira pessoa atingiu o seu topo. Ás 11h30 da manhã de 29 de maio de 1953, o alpinista neozelandês Edmund Hillary, chegava ao cume acompanhado do sherpa Tenzing Norgay, uma espécie de guia local. Até hoje, mais de 2.500 pessoas já alcançaram o Everest e cerca de 300 morreram.                                                                                                                                               
E O MAIS PROFUNDO ? A região mais mais profunda dos oceanos é conhecida como Challenger Deep. Ela está localizada nas FOSSAS MARIANAS, na região sul do Oceano Pacífico, entre a Indonésia e o Japão. Sua profundidade é de 10,9 mil metros. Ou seja, se colocássemos o Evereste de ponta cabeça no oceano, ainda faltariam cerca de dois quilômetros para chegar até o fundo. A região leva esse nome em homenagem ao navio de pesquisas britânicas "Challenger 2", que descobriu o local pela primeira vez, em 1951. Em 23 de janeiro de 1960, a marinha americana enviou às profundezas da região o submarino Trieste, especialmente adaptado a grandes profundidades. No equipamento estavam o tenente Donald Walsh, da marinha norte-americana, e o pesquisador suíço Jacques Piccard. A partir dessa data, eles se tornaram as pessoas a ir mais fundo nos oceanos.Curiosidade: se somarmos estes extremos, chegaremos a quase 20 quilômetros.

quarta-feira, abril 06, 2016

AR-TUR: "CONHEÇA O BRASIL" (2)

BONITO, UM SANTUÁRIO BRASILEIRO
Se bonito é bonita? Imagine. É muito mais! É uma pequena cidade situada no oeste do Mato Grosso do Sul, aos pés da serra da bodoquena, cerca de 300km de Campo Grande e onde a naturezafoi mãe absolutamente generosa.Os vários rios que nascem na região desembocam na Bacia do Pantanal. Devido à grande quantidade de calcário existente no subsolo, suas águas são cristalinas e apresentam tonalidades verdes e azuis, como demonstra a primeira foto. O município de Bonito, é pequeno e rústico: tem somente a rua principal e poucas outras no entorno. Mas sua bela alma é única. Não deixe de conferir o Lago Azul. É uma grande caverna, praticamente intacta, com um fantástico lago que reflete incríveis tons de azul, conforme demonstra a primeira foto. A descida até bem perto do lago é feita por uma escadaria com cerca de 200m. No caminho podem-se observar estalactites, estagmites e colunas adornadas pelo belo efeito das águas azuis do lago. Vale muito a pena!
Como chegar ?: De avião até Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul. De lá até Bonito são mais 300km pela (BR-262).

sábado, abril 02, 2016

AR-FIM DE SEMANA: "LONGE DO AR"

 SOLDAS SEM OXIGÊNIO?...
Como são feitas as soldas em equipamentos que estão em órbita?

A soldagem é a técnica de união de componentes mais utilizada  pela indústria, tanto na fabricação quanto na recuperação de peças e estruturas. Desde o inicio da Era Espacial, o processo deixou de depender de fontes caloríficas tradicionais, como chama, apesar desta ainda ser utilizada em inúmeras aplicações. Assim sendo, o oxigênio  não faz parte dos pré-requisitos  para a soldagem. Aliás, a presença desse elemento é quase sempre um inconveniente, já que, em contato com o ar, a maioria dos metais se oxida, fragilizando os materiais. Neste sentido, o espaço sideral seria um ambiente propicio para a realização de soldas perfeitas.

Certos processos de soldagem, como o feixe de elétrons, seriam fáceis  de ser executados no espaço sideral, já que, na terra, dependem de uma câmara de vácuo. O laser, que é uma luz de alta energia concentrada, seria outra possibilidade. No caso de outras técnicas, como as que utilizam o plasma e arco voltaico (corrente contínua de elétrons), os gazes necessários seriam principalmente o argônio  e o hélio, que precisam ser transportados ao espaço  em garrafas sob pressão. Entre esses processos podemos destacar o TIG, que é feito com eletrodo de tungstênio e gás inerte.
Fonte: Jair Carlos Dutra, supervisor  do Instituto de Soldagem e Mecatrônica da Universidade Federal de Santa Catarina

quarta-feira, março 30, 2016

AR-DIÁRIO: "HOJE É DIA DE TURISMO"

CATARATA VITÓRIA A MAIOR DO MUNDO As Cataratas Vitória ou Quedas Vitória, são das mais espetaculares cataratas do mundo. Situam-se no Rio Zambeze , na fronteira entre a Zâmbia e Zimbábue. Têm cerca de 1,5 km de largura, e altura máxima de 128 m. David Livingstone, explorador escocês, foi o primeiro ocidental a vê-las em 17 de Novembro de 1855, e deu-lhes o nome em honra da rainha Vitória (Rainha do Reino Unido de 1837 a 1901); o nome local é Mosi-oa-Tunya, que quer dizer "fumo que troveja". Vitória faz parte da lista de Patrimônio Cultural da Humanidade mantida pela Unesco.

Em 1860, Livingstone voltou à zona das cataratas e fez um estudo detalhado. Também o explorador português Serpa Pinto as visitou, mas até que aquela área ficasse mais acessível, o que só ocorreu por volta de 1905 com a construção de uma via férrea, ocasião em que poucos ocidentais se aventuraram por lá. Hoje o número de visitantes anual ultrapassa os 300 milhares.

terça-feira, março 29, 2016

AR-DIÁRIO: "MUNDO ANIMAL"

ANIMAIS BIZARROS RECÉM DESCOBERTOS
Um peixe com dentes de vampiro, um sapo que soa como um grilo, estão entre as novas espécies descobertas na região do Grande Mekong, segundo o grupo ambientalista WWF. Isso significa que a cada semana são encontradas, em média, três novas espécies na região, que abrange Camboja, Laos, Mianmar, Tailândia, Vietnã e uma província no sul da China. "Este ritmo de descoberta é simplesmente impressionante em tempos modernos", disse o diretor de preservação da WWF no Mekong, Stuart Chapman. "A cada ano, o número de novas espécies sobe e, com ele, cresce também a responsabilidade de garantir que essa biodiversidade única seja preservada." Animais bizarros como o peixe-drácula (Danionella drácula), descoberto em um rio de Mianmar, mede até 1,7 centímetros e tem dentes que lembram os de um vampiro. (1a. foto)2- Entre as espécies descobertas, encontra-se  o único pássaro careca do Continente
3- O relatório da WWF diz que estas descobertas chamam atenção para a incrível biodiversidade da região do Mekong, mas também revelam a fragilidade dos diversos habitats locais. É na região do Mekong que vivem diversas espécies selvagens ameaçadas de extinção, como tigres, o elefante asiático e o boto do Mekong. "Precisamos proteger esses tesouros do mundo", disse Chapman. Outras descobertas interessantes, como esta cobra sem presas e sem veneno,
4- e este sapo que emite sons parecidos com os emitidos por um grilo

quinta-feira, março 24, 2016

AR-ESPECIAL:"SEGREDOS DO MAR MORTO"

NASA promete revelar segredos de 2 mil anos gravados nestes Pergaminhos 
Durante mais de 2 mil anos os textos sagrados conhecidos como Manuscritos do Mar Morto ficaram escondidos em montanhas de tom avermelhado. Há 66 anos, graças a uma ovelha perdida, foram descobertos importantes documentos, que continuam sendo estudados por centenas de especialistas do mundo inteiro. Agora, uma tecnologia desenvolvida pela Nasa (agência espacial norte-americana), pode ajudar a revelar novos segredos dos documentos que são considerados a maior descoberta arqueológica do século 20. Em um laboratório no complexo do Museu de Israel, em Jerusalém, especialistas em conservação fazem um trabalho de formiga. Eles tentam juntar milhares de fragmentos de páginas, comparando, uma a uma, aos tipos de escrita e de papel. “É um imenso quebra-cabeças”, diz Pnina Shor, arqueóloga do Departamento de Antiguidades de Israel, que chefia a seção dos pergaminhos. A nova tecnologia vai acelerar o trabalho e promete revelar trechos dos manuscritos que até hoje são desconhecidos. Muitas partes estão intactas. São capítulos inteiros do Velho Testamento, dos Dez Mandamentos, do Livro de Salmos e de outras escrituras sagradas. Mas muitas partes estão despedaçadas, com o texto desaparecendo por causa da ação do tempo e de anos de má conservação. 
A pesquisadora explica que as imagens digitalizadas podem ajudar a determinar quando os pergaminhos foram escritos e até quantos escribas participaram. Também será mais fácil observar a escrita da época e explicar como foram conservados por 2 mil anos. Outra vantagem da câmera da Nasa, segundo Pnina, é o armazenamento. “Todos os documentos digitalizados estarão disponíveis para sempre para quem quiser ver na Internet”, garante. Hoje, há uma exposição em Jerusalém e uma itinerante, que roda o mundo. Os Manuscritos do Mar Morto são o registro mais antigo do Velho Testamento encontrado até hoje e um relato dos tempos de Cristo. Mas ninguém sabe dizer com certeza porque os autores esconderam os textos em cavernas. Uma teoria afirma que eles guardaram as escrituras em jarras de barro e depois nas montanhas para preservá-las para o futuro, uma vez que acreditavam na possibilidade de guerras devastadoras. O Mar Morto (foto ao lado), visto do espaço, com áreas de extração de sal no sul, está nivelado a 400 metros abaixo do nível do mar. A superfície do Mar Morto é o ponto mais abaixo a céu aberto da terra. A água é nove vezes mais salgada do que outras, não permite a existência de nenhuma forma de vida marinha. No entanto, o excesso de sal, forma nas suas margens, paisagens de cenário único e espetacular.

terça-feira, março 22, 2016

AR-DIÁRIO:"LIMITES LÓGICOS"

 
 Por que limites entre os estados dos EUA são retos? 
Porque os territórios dos Estados Unidos foram organizados para facilitar a política, a economia e a administração do país. A formação do território americano não seguiu barreiras naturais, como rios e cadeias de montanhas, comuns em outros países. Em vez disso, os estados americanos têm fronteiras "secas" e retas, para que as áreas sejam parecidas. Assim, os estados ficam mais iguais entre si e disputam investimentos das empresas de maneira mais equilibrada. Mesmo assim, o maior estado, o Alasca, é 540 vezes maior que Rhode Island, o menor.
CADA UM NO SEU QUADRADO

Divisão do território seguiu linhas retas
No período colonial, as 13 colônias já eram divididas em linhas retas. Com a independência do país, as colônias viraram estados e, em 1789, alguns deles cederam parte de sua área ao governo federal em pagamento por dívidas. Esses territórios, chamados de não organizados, eram administrados pelo governo federal enquanto não era definido o controle local.

No século 19, a região a oeste era dividida entre Espanha, França, áreas sem dono e os próprios EUA usando fronteiras naturais, como rios e montanhas. O rio Mississippi, por exemplo, separava o território de Indiana e a Louisiana, que foi comprada da França em 1803. Os limites passaram a ser montanhas Rochosas a oeste e o rio Vermelho ao sul.

Em 1821, um tratado assinado entre EUA e Espanha definiu as fronteiras mais a oeste. Mais uma vez, as divisões eram retas, facilitando a fiscalização e evitando conflitos entre as duas nações. As áreas com divisões mais tortas eram as que ainda não eram estados consolidados (ou seja, com governo local), mas, sim, territórios federais.

Na década de 1850, por meio de outro tratado, os EUA conquistaram o Oregon, que antes era administrado em conjunto com o Reino Unido. Além disso, com a independência do Texas e o fim da guerra com o México, mais terra veio para domínio americano. O país continuou sendo dividido em grandes quadrados de terra, separados apenas pelas montanhas Rochosas.
A partir de 1867 os EUA continuaram dividindo grandes blocos em quadrados menores. Em 1959, definiram o mapa comprando o Alasca da Rússia e incorporando o Havaí. Hoje, dos 50 estados, poucos escapam às fronteiras retas. As exceções são os estados por onde passam os rios Mississippi, Missouri e Ohio, e pontos como a fronteira entre Idaho e Montana, guiada pelas Rochosas

segunda-feira, março 21, 2016

AR-DIÁRIO: "AVIÃO É SEGURO MESMO?"

TRAGÉDIA AÉREA MATA UMA FAMÍLIA EM SÃO PAULO
(fonte Folha de S.Paulo)
Este blog que sempre proclama que o avião é o transporte mais seguro que existe. Mas em face a tantos acidentes que vem ocorrendo nos últimos tempos, já não se  tem a mesma certeza. Principalmente quando um acidente dizima toda uma família.
Este é o avião, prefixo PR-ZRA que decolou às 15h20 no Campo de Marte, no último sábado,  e caiu três minutos depois, numa residência na  altura do número 110 da Rua Frei Machado, no Jardim São Bento em São Paulo, bairro da Casa Verde. As causas do acidente ainda não foram divulgadas. 
O acidente matou o ex-presidente da mineradora Vale, Roger Agnelli, e outros familiares. Era um monomotor modelo CA-9 produzido pela empresa americana Comp Air. A Fiberprop, empresa brasileira responsável por comercializar os aviões da Comp Air no país, informa em seu site as especificidades do avião comprado por Roger Agnelli. É um avião feito inteiramente com fibra de carbono, "destinado principalmente ao transporte pessoal, com elevada velocidade de cruzeiro, grande carga útil, interior amplo e confortável, versátil e silencioso."
Sua turbina de 1.000 HP (ao nível do mar) possibilita velocidade de cruzeiro de 250 nós, mesmo com o trem de pouso fixo. Ainda segundo a empresa, a cabine, com largura de 1,37 metros, acomoda confortavelmente 8 pessoas (incluindo o piloto). No acidente que matou Agnelli, estavam a bordo sete familiares do empresário. Todas morreram.

domingo, março 20, 2016

AR-FIM DE SEMANA- "CURIOSIDADES"


ÔNIBUS TRANSITA POR TERRA E MAR
Os Splashtours são uma ótima maneira de conhecer a cidade de Rotterdam por terra e água. Os Splashtours envolvem um treinamento em que guia vai orientando  em terra e também quando o ônibus veleja sobre a  água, na travessia Amsterdã/Roterdã,  e  vice versa. Assim, você estará dentro de um ônibus conhecendo o centro as duas cidades e em um minuto, já está dobre as águas, ainda dentro do mesmo ônibus que se transforma numa espécie de barco, contrastando com o trânsito das ruas das duas cidades com os navios que trafegam em pleno canal  Se não tivesse nada mais, o Splashtour já seria a forma mais original para se descobrir Rotterdam. Pois Amsterdã como capital da Holanda, é uma visita além de agradável, também obrigatória !
                 

sexta-feira, março 18, 2016

EM DEZEMBRO COMEÇA O VOO MAIS LONGO DO MUNDO
O Boeing 777 da Qatar, inicia em dezembro, o voo entre Doha e Auckland, distantes 14.500 km
A disputa entre as companhias aéreas do Oriente Médio ganhou mais um capítulo nesta semana. A Qatar Airways confirmou o lançamento do voo entre Doha (capital do país) e Auckland, na Nova Zelândia a partir de 3 de dezembro. Seria algo corriqueiro não fosse esse o voo mais longo a ser operado por uma empresa aérea – nada menos que 14.539 km de distância. O anúncio foi feito pelo CEO da empresa, Akbar Al Baker, na abertura da ITB Berlin, maior feira de turismo do mundo.
Ele supera, assim, justamente o voo da Emirates que opera entre Dubai e Auckland, cuja distância é de 14.326 km, 213 km a menos, o suficiente para ir de São Paulo a Botucatu, no interior do estado. Para “azar” da Emirates, Dubai fica um pouco mais perto da cidade neozelandesa.                                                                                                      A Emirates iniciou o serviço direto entre as duas cidades em 1º de março. O avião da estreia foi o gigante A380, da Airbus, mas a rota é operada pelo Boeing 777-200LR, versão de longo alcance birreator, com 266 assentos.
/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */