/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

sábado, junho 28, 2014

"Futebol é festa, ou guerra?"

Segurança durante jogo Brasil x Chile preocupa Fifa                                    
Representante da entidade teme confronto entre torcedores brasileiros e chilenos neste sábado e defende reforço,  mas a PM garante que efetivo de 13 mil agentes é suficiente
Ao que parece no jogo de hoje teremos um terceiro time em ação. Infelizmente não. isto porque Policiais militares escalados para o Mundial em Belo Horizonte estão bem preparados, segundo a corporação, inclusive para os dias mais movimentados em jogos no Mineirão.
Policiais militares escalados para o Mundial em Belo Horizonte estão bem preparados, segundo a corporação, inclusive para os dias mais movimentados pelos jogos no Mineirão.A segurança em Belo Horizonte neste sábado, quando a Seleção Brasileira enfrentará o Chile pelas oitavas de final da Copa, virou motivo de preocupação da Fifa. O diretor de comunicação do Comitê Organizador Local (COL) – ligado à entidade –,Saint-Clair Milese, disse ontem que teme confrontos das duas torcidas e que a segurança precisa ser reforçada. O chefe da comunicação social da Polícia Militar, tenente-coronel Alberto Luiz, afirma, entretanto, que o efetivo empregado em dias de jogos é suficiente. Serão 13 mil agentes, incluindo 3 mil formados para o Batalhão Copa, 3 mil do Comando de Policiamento Especializado e 6 mil do Comando de Policiamento da Capital, além de 500 militares de áreas administrativas. “Nosso policiamento contempla a segurança adequada para esse evento em Belo Horizonte”, garantiu o oficial. “Respeitamos a opinião de qualquer outra autoridade, mas a tranquilizamos com a estratégia e o planejamento elaborados pela polícia de Minas”, afirmou. Saiba mais... Segurança e mobilidade são os desafios de BH para receber a Seleção Brasileira neste sábado. Para o diretor, não é só a partida entre Brasil e Chile que o preocupa: “Todos os jogos continentais com alguma rivalidade estão em avaliação”. Ele lembrou o episódio em que 150 chilenos sem ingresso furaram o bloqueio de segurança e invadiram a sala de imprensa do Maracanã, na quarta-feira passada, durante o jogo Chile x Espanha. Segundo ele, torcedores sul-americanos foram os que mais criaram problemas de segurança na Copa até agora. Para o tenente-coronel Alberto Luiz é improvável o episódio ocorrido no Rio de Janeiro se repetir no Mineirão. “Temos um perímetro de dois quilômetros da Fifa muito bem delineado e protegido. Somente acessa esse perímetro quem tem ingresso. Nenhum chileno, brasileiro ou de qualquer outra nacionalidade poderá entrar. Em Belo Horizonte, aconteceu um único fato de um argentino que tentou furtar o ingresso de um iraniano e foi preso”, informou.“Não podemos de maneira alguma achar que não possa haver algum problema, mas estamos preparados. Temos linhas de ações diferenciadas para determinar o tipo de comportamento, seja de torcedores estrangeiros, brasileiros ou de possível manifestação”, afirmou o tenente-coronel. A preocupação de Saint-Clair é pertinente, segundo ele, ressaltando que dentro do estádio cabe à Fifa estabelecer a segurança.   
                                                                                                            

quarta-feira, junho 25, 2014

"Ciência"

 Brasileiros usam veneno de cascavel para criar cola biológica

A cola foi desenvolvida a partir da mistura de uma enzima extraída do veneno da cascavel com fibrinogênio de sangue de grandes animais. [Imagem: Cevap/Unesp]- Fonte: Revista Renovação Tecnológica
Pesquisadores da UNESP (Universidade Estadual Paulista), em Botucatu (SP), desenvolveram uma cola biológica a partir do veneno da cobra cascavel (Crotalus durissus terrificus). Por ser um produto biológico, a cola - que os pesquisadores chamam de selante de fibrina - terá uso primordial em medicina e estudos avançados de terapia celular, sobretudo envolvendo células-tronco.A cola foi desenvolvida a partir da mistura de uma enzima extraída do veneno da cascavel com fibrinogênio de sangue de grandes animais.

Fibrinogênio é uma proteína envolvida na coagulação do sangue, funcionando como matéria-prima a partir da qual o organismo produz a fibrina necessária para estancar a perda sanguínea em um ferimento.

A equipe demonstrou que o selante de fibrina possui uma estrutura tridimensional capaz de segurar e manter células-tronco no local onde devem se desenvolver. O material não causou rejeição, mostrando-se uma alternativa eficaz e de baixo custo para a engenharia de tecidos e engenharia celular.

"O selante de fibrina tem um baixo custo de produção, não transmite doenças infecciosas a partir de sangue humano e tem propriedades de um andaime adequado para as células esta minais porque permite a preparação de suportes diferenciados, que são adequados para todas as necessidades", explica o professor Rui Seabra Ferreira Júnior.

Patente e desenvolvimento - A UNESP depositou um pedido de patente para garantir os direitos de criação intelectual sobre o desenvolvimento do produto biológico.

O INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) deverá avaliar a pertinência de realizar uma extensão internacional do pedido de patente, visto que o depósito garante a proteção somente em território brasileiro.

O esforço agora será encontrar parceiros da iniciativa privada que se interessem em produzir e comercializar o selante de fibrina. Para isso, deverão ser feitos investimentos em desenvolvimento - o escalonamento e a criação de um produto comercial a partir dos passos desenvolvidos em laboratório.O mais recente artigo científico sobre o selante de fibrina mereceu destaque na capa da plataforma científica BioMed Central, que reúne resultados publicados em mais de 250 revistas científicas.

terça-feira, junho 24, 2014

"Inventos inimagináveis, já são realidade "

Carro sem motorista também precisa de habilitação
Enquanto o carro que dirige sozinho do Google não começa a ser comercializado, os Estados Unidos já começam a se preparar para um futuro onde o motorista é desnecessário. No estado da Califórnia, já será possível tirar habilitação para operar veículos autônomos a partir de setembro.
Claro, soa estranho o conceito de “habilitação para dirigir um carro autônomo”, mas há uma explicação. Para receber a licença, o humano deverá passar em um teste aprovado pelo DMV (o Detran dos EUA) e criado pela fabricante do automóvel.
O teste em questão incluirá o treinamento normal para motorista, mas terá o adicional de avaliar se o candidato conhece as instruções para operar qualquer tecnologia de direção autônoma.
Interessados poderão se inscrever no próximo mês de julho, mas isso parece um pouco desnecessário por enquanto, já que não há veículos que dirigem sozinhos no mercado. No entanto, quando esse dia chegar, a papelada já estará pronta. A habilitação custará US$ 150 dólares.

segunda-feira, junho 23, 2014

A Copa do medo está se transformando na Copa da Paz e a  melhor de todas as 19 anteriores
Mesmo  sem atingir a sua  metade, o clima da Copa tem sido o melhor de todas as anteriores. Com o mundo em ebulição, é natural que o governo brasileiro e a FIFA continuem vigilantes, como mostra esta foto que foi muito divulgada  antes do evento. Hoje é um dia de grande apreensão, talvez , o do teste mais importante até o momento. Não só pela remota desclassificação do Brasil diante de Camarões. Mesmo de a Seleção decepcionar hipótese pouco provável  poderemos dizer que a esta Copa além de ser a melhor de todas, possa pode também se confirmar como a Copa da Paz. Mas mesmo assim o governo brasileiro e a FIFA estão mais uma vez em atentos...
A Fifa investiga se a Copa do Mundo foi palco de um protesto neonazista no jogo entre Alemanha e Gana, sábado, em Fortaleza. Segundo a entidade Fare, que monitora atos racistas ou xenófobos, um informe será entregue hoje, após um torcedor entrar no gramado da Arena Castelão com códigos pintados em seu corpo, no segundo tempo.
Para a Fare, a mensagem tinha uma forte conotação nazista, embora, aparentemente, as letras escritas sejam apenas o e-mail do torcedor. A Fifa confirmou que abriu investigações e diz que poderá punir a Federação Alemã, provavelmente com multas. "Não toleramos qualquer menção racista em campo", informou a entidade
No mesmo jogo, outros torcedores alemães pintaram as mãos e rostos de preto, fazendo gestos que apontaram para um ato também racista. A Fifa garante que está acompanhando de perto o que ocorre nas arquibancadas. Não apenas trata de casos de racismo, mas de ataques contra gays e homossexuais. A torcida mexicana, por exemplo, foi alvo de uma investigação por conta de seu comportamento na partida contra Camarões.
Além de atos suspeitos de racismo, a entidade não esconde que está se preparando já para uma eventual final sul-americana e onde a rivalidade entre Brasil e Argentina poderia se transformar em violência e acusações mútuas.
Um dos cenários mais temidos é de uma final Brasil x Argentina e a rivalidade entre as duas torcidas já demonstrou que pode ser um problema. No jogo entre Argentina e Bósnia, brigas já foram registradas no Maracanã entre brasileiros e argentinos, que passaram o jogo se provocando. O mesmo ocorreu na partida entre Irã e Argentina.
Em Belo Horizonte, torcedores argentinos e brasileiros acabaram entrando em confronto, exigindo a intervenção da polícia. "Não existe espaço para isso em uma Copa", declarou Saint Claire Milesi, porta-voz do Comitê Organizador Local. Segundo ele, a rivalidade cada vez maior entre Brasil e Argentina está sendo avaliada. "É uma discussão que temos", declarou. "Medidas estão sendo tomadas para evitar uma escalada", completou. (AE)

sábado, junho 21, 2014

---FS--- MARAVILHAS DO BRASIL

DESLUMBRAMENTO DA SELVA+MORDOMIA
Nos lodges da Amazônia, hotéis plantados no coração da floresta, os safáris ecológicos incluem hospedagem com conforto e boa comida e você curte este paraíso ecológico, único no Mundo!
Algumas vezes, navegando pelo Rio Amazonas em Cruzeiros da "Agaxtur Turismo" ficava emocionado ao assistir os mais belos crepúsculos da Terra. Vi vários companheiros de viagem derramarem lágrimas diante de tal deslumbramento. Uma sugestão: Nas suas férias và a Miami fazer umas comprinhas... 
Desfrute o deslumbramento da maior Floresta e do maior rio do mundo o Amazonas. Com o conforto que naturalista alemão Alexander Von Humboldt não desfrutou. Mas é dele o mérito de passar seis anos pesquisando bibliotecas e mapotecas e arregimentando colaboradores para uma grande expedição científica. Em 1799, aventurou-se pela selva amazônica, desbravando o território da atual Venezuela em busca das nascentes do Rio Amazonas. Registrou em livro, com texto e gravura, todos os acidentes geográficos, plantas e animais que encontrou pelo caminho. Pobre Humboldt. Na época de Humboldt, safári ecológico era sinônimo de picada de mosquito, desconforto e doenças tropicais. Hoje, os safáris na Amazônia preveem hospedagem em hotéis confortáveis. Tanto na cidade de Manaus, como nos lodges - expressão inglesa que significa alojamento ou residência temporária. São tão seguros e confortáveis que as agências de turismo oferecem até programas para pessoas da terceira idade. Há muitas atrações: como, por exemplo, sobrevoar a selva em passeios de ultra leve, ou ficar hospedado junto a copa das árvores, onde a fauna é a  mais exuberante. O melhor período para visitar a Amazônia vai de abril a outubro, quando chove pouco e o clima é mais ameno. Na estação das chuvas, de novembro a março, alguns rios ficam difíceis de navegar, aumenta o número de mosquitos e trechos dos pacotes turísticos costumam ser cancelados - especialmente os passeios na mata.
O Lodge Arual Jungle Tower, é uma das melhores hospedagens do Norte brasileiro.
Mas há outras opções, cerca de 20 com preços para todos os bolsos.  Sua lista de hóspedes do Arual inclui o chanceler alemão, Helmut Kohl, o jogador Romário, a cantora Olivia Newton-John e o diretor de cinema Roman Polanski. Entre outros. O hotel é um conjunto de cinco torres de madeira construídas em clareiras na selva sem que nem 1 metro quadrado precisasse ser desmatado. Todo o caminho entre os quartos e o restaurante, o ancoradouro, as salas de jogos e piscinas e feito por passarelas suspensas, que chegam a 15 metros de altura. Só  os melhores lugares para observar aves, macacos e preguiças. A grande atração do hotel, que tem heliporto e ultra leve de aluguel,  a Casa do Tarzan, uma suíte construída no topo de uma árvore de 38 metros de altura. Não há Jane que resista.

sexta-feira, junho 20, 2014

"Uma grande notícia..."

 TERRA pode ter água subterrânea três vezes maior que os  OCEANOS 
       Descoberta pode transformar o que se sabe atualmente sobre a formação do planeta

Segundo a (NASA Earth Observatory) A água estaria presa em um mineral chamado ringwoodite

Cientistas descobriram que uma vasta reserva de água, suficiente para encher os oceanos da Terra três vezes, pode estar confinada centenas de quilômetros abaixo da crosta terrestre. A novidade, publicada nesta pela Revista Science, pode transformar o que se sabe atualmente sobre a formação do planeta.
A água estaria presa em um mineral chamado ringwoodita, cerca de 660 quilômetros abaixo da superfície. Devido à estrutura de cristal, esse mineral atrai hidrogênio e retém a água. Steve Jacobsen, pesquisador da Universidade North western, nos Estados Unidos, e coautor do estudo, disse ao jornal britânico The Guardian que se 1% do peso das rochas localizadas na zona de transição (parte do manto terrestre, que fica abaixo da crosta, a superfície) for de água, essa quantidade seria equivalente a quase três vezes a dos oceanos.

A descoberta indica que a água da Terra pode ter vindo de seu interior, levada à superfície pela atividade tectônica, em vez de depositada por cometas que atingiram o planeta durante sua formação, como afirmam as teorias atuais. "Eu acredito que estamos finalmente vendo evidências de um ciclo da água completo na Terra, que pode ajudar a explicar a vasta quantidade de água líquida na superfície do nosso planeta. Os cientistas têm procurado essas águas profundas há décadas", disse o pesquisador.

A pesquisa foi feita com base em dados do US Array, uma rede de sismógrafos americana, que mede as vibrações de terremotos. Para Jacobsen, essa água oculta pode servir como apoio para os oceanos na superfície, o que explicaria por que eles se mantiveram do mesmo tamanho por milhões de anos.

quinta-feira, junho 19, 2014

"Trazendo o espaço para mais perto"

Radiotelescópio instala 66ª antena 
...e já tem recorde de pedidos de uso
O radiotelescópio ALMA, o maior do mundo e situado no norte do Chile, instalou a 5.000 metros de altitude a última de suas 66 antenas, o que encerra o processo de construção do observatório, atualmente o mais demandado pelos astrônomos.
A antena, de 12 metros de diâmetro, é a última das 66 que compõem o projeto. Destas, 25 são europeias, 25 americanas e 16 japonesas, cujas entidades participam do projeto do radiotelescópio, considerado o mais potente do planeta.
Ela foi levada ao ALMA em outubro do ano passado por seus construtores e, após meses de testes, foi transportada para a planície de Chajnantor, a 5.000 metros de altitude, onde se unirá às demais para captar juntas as ondas  milimétricas e sub milimétricas desprendidas dos corpos celestes, impossíveis de captar pelo olho humano.
Pierre Cox, diretor do ALMA, explicou em coletiva de imprensa que, com a totalidade das antenas, será possível obter mais dados e ainda mais rapidamente.
Sua sensibilidade é tal que será capaz de observar as primeiras e mais distantes galáxias do universo - situadas a 10 bilhões de anos-luz -, até agora desconhecidas.
O ALMA também pode ver através de nuvens estelares que tapam a visibilidade dos telescópios ópticos, e estudar como os planetas se formam, um mistério ainda a ser decifrado.
Além disso, soma a estes desafios o da astro química: consegue analisar a composição química das nuvens de gases onde se formam as estrelas, o que dará novas pistas para continuar fazendo grandes descobertas.
O Chile, por ser o país que acolheu o projeto, tem reservado 10% das observações anuais, uma cota enorme com relação aos poucos centros de pesquisa astronômica chilenos.
/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */