/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

terça-feira, junho 03, 2014

"Estatisticas de acidentes aéreos no Mundo"

 VOAR É SEGURO? VAMOS CONFERIR?
Toda vez que acontece um acidente aéreo surgem estatísticas mostrando que voar é seguro. Por exemplo: só no final do ano passado, entre Natal e Ano Novo, morreram 435 pessoas nas estradas brasileiras -- quase o dobro das vítimas fatais do voo 447 da Air France (foto). Essas estatísticas são reais- voar é, de fato, mais seguro que andar de carro. Isso não significa, no entanto, que acidentes sejam tão raros assim. A Associação Internacional de Transporte Aéreo  registra de problemas com aeronaves para levantar as estatísticas que envolvem os acidentes no ar.

O voo 447 da Air France

No dia do desaparecimento, François Brousse, diretor de Comunicações da Air France, afirmou que a hipótese mais provável era que um raio teria causado um acidente. Segundo dados da Fundação de Segurança de Voo, a última vez que um raio derrubou um avião foi em 2005 e mesmo assim era uma aeronave de pequeno porte. A última vez que um raio derrubou um jato de passageiros, um Boeing 747, foi em 1976.
De acordo com os registros da Fundação, raios derrubaram 15 aviões – e a maioria eram  aeronaves de pequeno porte (8). A turbulência, outra possível causa do acidente, esteve envolvida em 73 acidentes – o último em 2005, com uma aeronave menor e com um jato de passageiros, em 1998, um Boeing 707. Tempestades já derrubaram 20 aviões – a última, ocorreu com um jato de passageiros da Tupolev.

Histórico a partir de 1918 
De acordo com o Escritório de Registros de Acidentes Aéreos (Acro, na sigla em inglês), de Genebra, na Suíça, já ocorreram 47 acidentes aéreos até o momento, com 569 vítimas fatais. O da Air France dos últimos foi o pior. Na história da aviação mundial, ocorreram 17.369 acidentes – incluindo de jatos a aeronaves convencionais, de voos comercias a militares, de aviões de passageiros a de carga. Ao todo, 121.870 pessoas morreram e 93.624 ficaram feridas. Em apenas 5,95% dos casos, o mau tempo foi a causa principal do acidente. Falhas técnicas responderam por 20,72%. A maioria foi causada por erro humano: 67,57%, como o Desastre de Tenerife (foto montagem acima), ocorrido  em 27 de março de 1977, no Aeroporto da Ilha de Tenerife, no Arquipélago das Canárias (Espanha), quando dois aviões Jumbo  Boeing 747, um deles da empresa holandesa (KLM) e o outro da americana (Pan AM), ao se chocarem na pista daquele aeroporto, ocasionaram a morte de 583 pessoas e ferimentos em outras 61. É considerado até hoje o acidente com maior número de vítimas na história da aviação mundial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */