/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

sábado, dezembro 19, 2015

AR-DIÁRIO: "A RESPIRAÇÃO SUBMERSA"

 Como é obtido o ar para a tripulação dos submarinos?
O submarino, quando mergulha, mantém a pressão atmosférica da superfície. Seus tripulantes respiram o ar que, na hora da imersão, ficou confinado no interior da embarcação. As taxas de oxigênio (O2) e gás carbônico (CO2) são constantemente monitoradas, apresentando o estado de pureza do ar respirável. O (CO2) produzido pela respiração dos tripulantes é absorvido por compostos químicos e o submarino possui uma série de ampolas de oxigênio puro, liberado sempre que sua quantidade no ar baixa a um determinado limite.
O ar é renovado pelo chamado esnorquel, procedimento feito por um submarino convencional (não nuclear) para  carregar baterias e renovar o ar de respiração.
O submarino sobe à profundidade suficiente para que o periscópio alcance a superfície e iça um mastro que suga o ar externo com geradores diesel.  Um submarino convencional faz isso sempre que a carga de uma bateria cai a um determinado nível.
Um submarino em patrulha faz, em média, um esnorquel por dia. Em caso de acidente com fumaça tóxica a bordo, usa-se o chamado SAR (sistema de ar de respiração), que pode ser visto em submarinos "Tupi" da Marinha brasileira. O SAR possui quatro ampolas e diversas tomadas para conexão de máscaras de ar individuais, com autonomia para algumas horas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */