ESTE BLOG FOI CRIADO NO TEXAS - (EUA)EM 2006, PELO MEU FILHO ROBERTO JR., COM A PROPOSTA DE DESTACAR SÓ ASSUNTOS RELEVANTES, COMO: CIÊNCIA, HISTÓRIA,AVIAÇÃO, TURISMO, ESPORTE, ACONECIMENTOS INSÓLITOS E ATUAIS...DEI-LHE O NOME DO MEU 1º LIVRO: "ARQUIVOS DE UM REPÓRTER", QUE FOI LANÇADO EM 2004, E QUE OS CEDI GRACIOSAMENTE,À UNIVESIDADES E BIBLIOTECAS PÚBLICAS DO BRASIL E DOS EUA.
quarta-feira, dezembro 16, 2015
AR-DIÁRIO: "DOS NOSSOS VELHOS ARQUIVOS"
Diário da Morte do piloto Milton Terra Verdi
Em 1960, o piloto Milton Terra Verdi (foto), pousava em emergência numa clareira na selva boliviana. Sem socorro, sem água e sem comida, Terra Verdi passou 70 dias escrevendo um diário, que tterminaria pouco tempo antes da sua morte. O diário virou um livro, o "Diário da Morte". Poucos livros são tão dramáticos. É comparável ao antológico "Diário de Anne Frank". O texto abaixo (resumo) de autoria de Chang Tsai. Há 55 anos, do pouso forçado do Cessna 140 de Milton Terra Verdi na inóspita selva boliviana, terminaria com a sua morte por inanição.A aeronave de Terra Verdi foi recuperada pela Fundação Educam (foto abaixo), com autorização da família. Na clareira na qual pousou na Bolívia, em 1960, e exposta no Museu da TAM, em um dramático dilema, que reproduz exatamente as condições nas quais foiencontrada, há meio século depois. Parte do texto de Chang Tsai: Num mundo em que vivemos, onde muitos ostentam poderes sem necessidade e não sabem o que é gratidão, eu recomendo a leitura do livro "O Diário da Morte de Milton Terra Verdi". Ele e o cunhado, Antônio Augusto Gonçalves, tiveram que fazer um pouso forçado do Cessna 140, em que viajavam (foto), no meio da selva boliviana, entre Corumbá e Santa Cruz de La Sierra por falta de combustível. O registro começa no dia do pouso forçado,29 de agosto de 1960. De acordo com o relato de Milton, seu cunhadomorreu de inanição 10 diasdepois. Verdi esperava por um socorro que não chegou a tempo. Foram 70 dias de angústia, tendo que conviver com a decomposição do corpo de Antônio. Só podia contar com a água da chuva que vinha de vez em quando. Fez várias tentativas de se embrenhar na mata fechada, porém em vão. Com fome e sede constantes, ainda conseguia escrever, usando mapas e documentos para se manter lúcido. À medida que o tempo ia passando e o socorro não chegava, a solidão e o desespero iam tomando conta. No 65º dia, ele escreve sobre como o sofrimento muda a nossa forma de pensar, sempre pedindo a Deus por nova oportunidade de ser bom pai, bom filho e bom marido. Infelizmente, o socorro chegou em 24 de dezembro daquele ano, mais de um mês depois de Milton falecer, também de inanição.
Profissões:Radialista, Repórter da Revista InTerValo (Editora Abril); Secretário de Turismo de Águas de Lindóia e Correspondente de Jornais de São Paulo*** Em 1958, meu primo Cármine Domingues (LECO), levou-me para um teste na Rádio Cultura (SANTOS). Essa experiência, acabou revelando minha vocação: Comunicador de Rádio. Depois de Santos: Rádios: Difusora (Guarulhos), Jovem Pan, São Paulo, Piratininga, Record (SP) e Cultura (Amparo); TVs: Record e Cultura-da Fundação Padre Anchieta (SP); Nas férias,atuava como apresentador de shows em Cruzeiros Marítimos: Inicialmente em navios brasileiros do Lloyd e posteriormente, na mesma função em navios da Linha “C”. Meu hobby predileto: Aviação: (incluindo 3 vôos na Esquadrilha da Fumaça). Colaboradores deste Blog: Maria Alice (Brasil); Roberto Jr; Lincoln Kirsten, e Bruno Antonio.(EUA).
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