/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

quinta-feira, fevereiro 21, 2008

FÚRIA DA NATUREZA

Tempestades e tornados podem dobrar nos EUA até o fim do séculoEnquanto os Estados Unidos se isolam cada vez mais nas discussões sobre o aquecimento global, um novo estudo faz previsões catastróficas sobre os impactos das mudanças climáticas no país. O trabalho sugere que, com os cenários atuais de emissões de gases-estufa, a freqüência de condições que desencadeiam severas tempestades e tornados deve aumentar em mais de 100% no país até o final deste século.Os autores, liderados por Robert Trapp, da Universidade Purdue, em Indiana, avaliaram duas condições típicas das tempestades: a energia dos raios e a variação na velocidade e na direção do vento. Normalmente grandes descargas energéticas e fortes variações no vento em uma área localizada promovem tempestades destrutivas.A equipe trabalhou com modelos climáticos que consideram a elevação de temperatura entre 2C e 6C-prevista no relatório divulgado neste ano pelo IPCC (Painel Intergovernamental de Mudança Climática). Os pesquisadores norte-americanos descobriram que este aquecimento já deve ser suficiente para aumentar o número de dias com essas condições meteorológicas.O IPCC já havia apontado para este risco. O simples aumento do calor já deve incrementar o nível de precipitações. Mas as intrincadas condições atmosféricas que desencadeiam eventos mais extremos também podem ser afetadas, aumentando a chance de sua ocorrência.Pelas previsões, divulgadas hoje na revista científica "PNAS" (www.pnas.org), algumas das cidades mais afetadas devem ser Atlanta e Nova York. Apesar de George W. Bush não ter dado inclinações de que vai discutir redução das emissões em Bali, isso poderia evitar o aumento das tempestades, concluíram os cientistas.
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segunda-feira, fevereiro 18, 2008

ENTENDA O PROCESSO ELEITORAL NOS EUA

As eleições presidenciais nos EUA acontecem a cada quatro anos e todo cidadão norte-americano nato, com mais de 35 anos, pode concorrer ao cargo. Embora cerca de 150 milhões de pessoas estejam aptas a votar, o voto não é obrigatório. O presidente e o vice-presidente dos EUA não são escolhidos diretamente pelos eleitores, mas por um Colégio Eleitoral. Cada Estado dos EUA tem um número de delegados no Colégio Eleitoral definidos de acordo com a sua população. Os eleitores de cada Estado votam numa lista de delegados comprometidos com uma das chapas de candidatos a presidente e vice-presidente. Esses delegados, em número proporcional à população de cada Estado, formam o Colégio Eleitoral. Estados como a Califórnia, Nova York e Texas, que são muito populosos, contam com um grande número de representantes no Colégio Eleitoral. Os delegados podem votar com sua convicção, mas tradicionalmente optam por seguir a votação dos eleitores em cada Estado. À exceção dos Estados de Maine e Nebraska, o candidato que receber mais votos populares em um Estado recebe os votos de todos os respectivos delegados. Os outros candidatos ficam sem nenhum voto. Em Maine e Nebraska, os votos são divididos de acordo com a proporção obtida por cada candidato nesses Estados. Em 1888, o republicano Benjamin Harrison ficou cerca de um ponto percentual atrás do democrata Grover Cleveland no voto popular, mas, ainda assim, ganhou no Colégio Eleitoral. Delegados: No total, são 538 delegados. O candidato que conseguir 270 votos no colégio é eleito presidente. Caso dois candidatos obtenham 269 votos cada um, o desempate será na Câmara dos Deputados. O novo presidente seria escolhido então entre os três candidatos mais votados na eleição. Nesse caso, o vice-presidente seria escolhido pelo Senado entre os dois mais votados. Durante a contagem dos votos, o Colégio Eleitoral não chega a se reunir. Os votos dos delegados são enviados ao Senado. Em sessão conjunta Senado e Câmara, o presidente do Senado [cargo ocupado pelo vice-presidente] conta os votos e divulga o resultado. Primárias: Acontecem em todos os Estados do país. São eleições locais que definem os delegados que participarão das convenções dos partidos. São estes delegados que irão escolher o candidato de cada partido à Presidência. Os diretórios estaduais têm liberdade para definir as regras e, em boa parte dos Estados, somente os eleitores registrados nos partidos podem votar.As primárias elegem delegados estaduais que, por sua vez, escolhem o candidato do partido que concorrerá ao cargo.Pode ocorrer, em alguns Estados, que o concorrente mais votado receba todos os votos dos delegados. Em outros, o número de delegados para cada pré-candidato é proporcional aos votos dos eleitores.
Convenções: As convenções são grandes festas realizadas pelos partidos para marcar o lançamento do candidato para a eleição.Votam nas convenções os delegados estaduais escolhidos nas primárias.Os democratas realizaram a sua convenção em julho, em Boston. Os republicanos, em Nova York, entre 30 de agosto e 2 de setembro.
Campanha: Uma vez definidos os nomes que vão concorrer às eleições, os candidatos começam a fazer as campanhas eleitorais, que duram cerca de três meses. Nessa altura, os candidatos tentam obter o apoio dos eleitores que apoiaram os pré-candidatos derrotados na convenção do partido. Ao mesmo tempo, o programa de governo dos candidatos começa a ser definido, abrindo espaço para reivindicações defendidas pelos colegas derrotados.O ponto mais forte das campanhas são os anúncios na TV, já que os candidatos não têm direito a horário eleitoral gratuito. Ou seja, eles têm de pagar para poder veicular seus anúncios. Isso justifica a importância de eles conseguirem arrecadações elevadas de fundos, antes de começar a campanha.
Link o blog da "Revista-AR", e veja mais uma importante reportagem!

quinta-feira, fevereiro 14, 2008

ECONOMIA

QUANTOS PAÍSES JÁ ADOTARAM O EURO ? O euro (€) é a moeda oficial de 13 dos 27 países que adotaram a moeda comum: Alemanha, Áustria, Bélgica, Eslovénia (aderiram à moeda em 2007), Espanha, Finlândia, França, Grécia (aderiram em 2001), Irlanda, Itália, Luxemburgo, Países Baixos e Portugal. Preve-se que com a expansão da União Europeia alguns dos aderentes possam nos próximos anos partilhar também o euro como moeda oficial. Alguns pequenos países europeus que não praticavam políticas de moeda própria usam também o euro: Andorra, Mônaco, São Marino e Vaticano. O Montenegro também utiliza o euro como sua moeda oficial. A 1º de Janeiro de 2007, a Eslovénia foi o 13.º país a aderir à moeda única, tendo sido estabelecida pelo Conselho da União Europeia a cotação do Tolar em 239,640 por cada euro. Outros países tinham a sua moeda fixada a uma antiga moeda européia. Era o caso do escudo cabo-verdiano, que estava ligado ao escudo português, e do franco CFA, atrelado ao Franco francês, em circulação em diversos países africanos.
O banco que controla as emissões do euro e executa a política cambial da União Europeia é o
Banco Central Europeu, com sede em Frankfurt am Main, na Alemanha.
Com a implementação da nova moeda no quotidiano,
decidiu-se que as regras para a formação do plural da palavra (euro, euros, euri), quanto ao gênero, o uso da vírgula ou ponto para separação das casas decimais, e símbolo da unidade monetária manter-se-iam segundo as convenções nacionais de cada país da
União Europeia. O euro existe desde Janeiro de 2002, e como moeda escritural desde Janeiro de 1999.
Cotação de ontem (13), data do fechamento desta matéria:
1 real= 1,74 U$D
1 real= 2,54 EUR
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quarta-feira, fevereiro 13, 2008

SOL, ENERGIA INESGOTÁVEL

Estados Unidos querem construir usina solar espacial
(Dos correspondentes Roberto Junior e Bruno Kirsten, Houston, TX)

(Esta foto da Estação Espacial Internacional - ISS, é meramente ilustrativa)
A idéia não é exatamente recente e possui inúmeras variações. Agora, porém, o setor de segurança dos Estados Unidos parece estar definitivamente engajado no desenvolvimento da tecnologia necessária para coletar energia solar no espaço e enviá-la para a Terra. O primeiro passo deverá ser a construção de dois satélites de demonstração, que possam testar e avaliar o funcionamento do conceito como um todo. O relatório divulgado pelo governo norte-americano, chamado Energia Solar Espacial como uma Oportunidade para a Segurança Nacional, defende que o desenvolvimento das tecnologias seja feito pela iniciativa privada, com financiamento governamental. O projeto consiste no lançamento de painéis solares gigantescos, com vários quilômetros de diâmetro. Uma vez em órbita, esses painéis captarão a energia solar e a enviarão para a superfície por meio de um feixe de microondas ou laser. No solo, o feixe de energia vindo do espaço será coletado por antenas especiais e então convertido em energia elétrica. Ao contrário dos painéis solares utilizados hoje, aqui na Terra, os painéis solares espaciais ficariam o tempo todo recebendo a luz do Sol, não interrompendo a captação de energia durante a noite. Eles deverão ficar em uma órbita geoestacionária, sobre um ponto fixo da Terra, o que é essencial também para que o foco de energia seja transmitido para o solo. O feixe de energia que chega ao solo também é enorme, exigindo a construção de uma estação de captação de cerca de um quilômetro de diâmetro. Segundo os especialistas, considerando um feixe de microondas para que a energia chegue à Terra, não haverá nenhum risco para aviação e nem mesmo para os pássaros. Segundo eles, as antenas de coleta poderão ser transparentes e até poderão ser feitas plantações por debaixo delas. O projeto é tão grandioso quanto os desafios a serem vencidos para viabilizá-lo. O próprio relatório estima que a construção de um protótipo, capaz de enviar um feixe de 10 megawatts de eletricidade para a Terra, levará cerca de 10 anos para ser construído, a um custo de US$10 bilhões. Críticos do projeto, contudo, apontam que há problemas ainda maiores do que o orçamento. Sua viabilização exigiria o desenvolvimento de foguetes ou naves reaproveitáveis, num momento em que a NASA está se preparando para desativar os ônibus espaciais. Uma usina solar espacial, apontam esses críticos, capaz de produzir a mesma potência hoje gerada por uma usina termelétrica, teria uma massa de 3.000 toneladas - mais de 10 vezes a Estação Espacial Internacional. "Arquivos de um Repórter" recomenda: Veja também a "Revista-AR". É só linkar!

terça-feira, fevereiro 12, 2008

UMA RODA-GIGANTE QUE FAZ JUS AO NOME...

A maior do mundo dá sua primeira volta em CingapuraA nova roda possui 28 cabines, para 28 pessoas cada, totalizando 748 ocupantes. Numa única volta de 30 minutos o passageiro tem uma visão privilegiada da Baía de Cingapura, os pontos mais característicos da cidade, e em dias claros, dois países visinhos: Malásia e Indonésia
A roda-gigante mais alta do mundo, de 165 metros de altura, situada em Cingapura, a Singapore Flyer, foi inaugurada simbólicamente, ontem depois que um grupo de pessoas pagar para viver essa experiência de milhares de dólares cingapurianos. A atração, que supera a "London Eye" de Londres em 30 metros, não será aberta ao público até o próximo dia 1º de março, segundo a encarregada de sua construção, a Great Wheel Corp, informou a imprensa.A Singapore Flyer conta com 28 cabines do tamanho manho de um ônibus urbano com uma capacidade para 28 pessoas que permite aos passageiros caminhar sem sentir nenhuma vibração durante os 30 minutos de rotação.O preço das entradas para os adultos vai desde os 29 dólares cingapurianos (US$ 20) de uma viagem simples até os 69 dólares (US$ 48) que inclui coquetéis e "embarque rápido". Além disso, também é possível alugar uma cabina inteira por cerca de 1.000 dólares cingapurianos (US$ 704) e por 1.500 (US$ 1.057) nos fins-de-semana e à noite. A roda-gigante permitirá aos visitantes desfrutar da vista da baía de Cingapura e dos pontos mais característicos da cidade, e em dias claros os países vizinhos, Malásia e Indonésia. Os responsáveis da Great Wheel Corp disseram que esperam ter 10 milhões de passageiros por ano, enquanto a cidade-estado, que conta com menos de 5 milhões de habitantes, recebeu o ano passado 10,3 milhões de turistas, segundo dados do Ministério do Turismo.
Para ver uma reportagem especial, é so linkar a Revista-AR!

sábado, fevereiro 09, 2008

--FS--RELIQUIAS DA HUMANIDADE

"ANGKOR WAT" MARAVILHA DO MUNDO !Fotos: (1)- O Majestoso templo de Angkor Wat; (2)- A localização do Camboja na Ásia; (3)- Vista aérea mostrando toda a magnitude do templo; (4) - a beleza do templo refletinda no lago, ao anoitecer.







Angkor Wat (ou Angkor Vat) é um templo em Angkor, Camboja. Foi construído pelo rei Suryavarman II, no começo do século XII, como o seu templo central e capital do Estado. É o maior e mais bem preservado templo no local e também o único que restou com importante significado religioso - inicialmente hindu, e depois Budista - desde a sua fundação. O templo é o ponto máximo do estilo clássico da arquitetura Khmer, e tornou-se símbolo do Camboja, aparecendo em sua bandeira (à esq.) e sendo sua principal atração turística. Foi desenhado para representar o Mount Meru, casa dos deuses da mitologia Hindu. Dentro de um fosso e uma parede externa de 3.6 km (2.2 milhas) de comprimento, estão três galerias retangulares, cada uma erguida em cima da outra. No centro do templo fica um quinteto de torres. Diferente da maioria dos templos Angkorianos, Angkor Wat fica virado para oeste, estudiosos se dividem em relação ao significado disto. Também pela grandiosidade e harmonia de sua arquitetura, o templo é admirado pelos seus baixos relevos extensos e pelos vários desenhos que adornam suas paredes.
Assesse o link: Revista-AR, mostrando neste Fim de Semana, as paradisíacas Ilhas Fiji!!!

quinta-feira, fevereiro 07, 2008

NOSSOS AEROPORTOS SÃO SEGUROS?

CARROS ARRASTADOS PELA TURBULÊNCIA DOS AVIÕESVocê acha que o Brasil tem há algum aeroporto que pode ser considerado 100% seguro?Pois é o que a presente matéria pretende mostrar, é claro que nem todos eles seriam reprovados, mas se formos exigentes, certamente vamos encontrar desde pequenas falhas, até as incontornáveis. Então vamos nos posicionar naquilo que poderia ser chamado de pequena falha. Examine atentamente esta foto do Aeroporto Santos Dumont no Rio de Janeiro, considerado um dos mais belos do mundo! Veja que da esquerda para à direita na parte baixa há uma estradinha, bem rente as duas cabeceiras da pistas. A seguir observe o contraste entre essa "inocente" estradinha, e a opulenta Escola Naval, a qual ela é seu único acesso. A escola ocupa toda ilha à direita da foto. Esta matéria confirma que tudo que aparentemente parece ser insignificante, de repente pode se tranformar em arma mortal, principalmente quando se trata de uma área de tráfego intenso e de operações extremamente velozes.
FATO 1 - No dia 31 de janeiro de 2002, um Boeing 737-300 da VASP, quando decolava do Aeroporto Santos Dumont (RJ), a turbulência da sua decolagem , causou a capotagem de um táxi (foto), que passava pela rua Almirante Silvio de Noronha, a cinco metros apenas da cabeceira da pista 02, e que dá acesso a Escola Naval. situada exatamente a cinco metros da cabeceira da pista 02 do Aeroporto Santos Dumont. O acidente ocorreu por volta das 8h58 quando o táxi Santana, placa LCA 9478, seguia com destino à Escola Naval. O seu motorista, Antonio de Almeida Macedo, foi retirado com vida, mas não resistiu aos ferimentos vindo a falecer no hospital.
FATO 2 - Decorridos cerca de 20 dias do acidente anterior, mais precisamente no dia 21 de fevereiro de 2002, mais um acidente ocorreu com um veículo que transitava na mesma rua, cuja a deslocação de ar provocada pelo Boeing 737-300 da RIO-SUL, no momento em que decolava para Brasília, acabou projetando no ar, por duas vezes, um veículo Golf - com duas senhoras - provocando escoriações graves em suas duas ocupantes (foto). As informações são contraditórias se o veículo obedeceu ou não a sinalização sonora existente no local que é acionada pela Torre do Aeroporto Santos Dumont.
Acesse também o link da Revista-AR

quarta-feira, fevereiro 06, 2008

CINE-AVIÃO...

CINE-AVIÃO,VIRA A GRANDE ATRAÇÃO DE ARAÇARIGUAMA Fotos: (1) - No dia 23 de outubro de 2006, Centenário do primeiro vôo de Santos Dumont, a cidade de Araçariguama, a 50 km de S.Paulo, inaugurava nesta praça o Cine-Avião JK; (2) Na mesma oportunidade foi inaugurada a praça Juscelino Kubitschek. Entenda o porque dessas homenagens simultâneas, ao pai da aviação e ao Construtor de Brasília...
Quem viaja pela Castello Branco e passa por Araçariguama, interior de São Paulo, avista no alto da montanha um avião pronto pra decolar. Não, não é uma ilusão de ótica e nem um aeroporto encravado num local inusitado. É o Cine Avião JK, instalado ao lado da escultura do Desbravador da Esperança, outro marco da cidade, com mais de 25 metros de altura. O avião Viscount 58, uma aeronave turbo-hélice adquirida pela prefeitura de Araçariguama em um leilão de sucatas da Vasp, foi todo reformado e adaptado com um moderno sistema de imagem e som adequados para sua nova missão: cine-avião para entretenimento turístico da comunidade local, visitantes e em especial para as crianças. Com capacidade para 70 pessoas, o cinema projeta filmes educativos. A história do turbo-hélice, Vickers Viscount é curiosa: O avião foi doado ao Brasil pela Rainha da Inglaterra e
serviu durante mais de 10 anos como avião reserva do então presidente da República Juscelino Kubitschek, que pelos levantamentos realizados utilizou o referido avião em pelo menos 22 viagens, várias delas sobrevoando a então futura capital do Brasil, Brasília inaugurada em 21 de abril de 1960.
Com um ano de funcionamento, o curioso Cine-Avião já recebeu mais de 50 mil visitantes, vindos de todas as partes do Estado. A atração tem proporcionado também a oportunidade de alguns verem e conhecerem pela primeira vez um avião de perto. Por conta desta e de outras atrações (Mina de Ouro, Rancho do Bacalhau) Araçariguama, com seu pioneirismo e espírito vanguardista, entra na rota
turística do oeste paulista. (Acima a localização de Araçariguama)

quinta-feira, janeiro 31, 2008

CHUVA NA FOLIA

Aviso aos carnavalescos:
Meteorologia preve chuva até 4a. feira de Cinzas A chuva intensa que cai sobre grande parte do país deve continuar até o fim do Carnaval. Segundo Olivia Nunes, da Somar Meteorologia, o folião que estiver atrás de sol e calor deverá ir para o Nordeste, já que as regiões Sul, Centro Oeste, Sudeste e parte do Norte permanecerão com o tempo instável até a quarta-feira de Cinzas. "No feriado, somente parte do Nordeste terá o tempo aberto. No Maranhão, Piauí e no resto do país não deve parar de chover", afirmou. No sábado (2), Salvador terá temperatura máxima de 30ºC e Recife de 31ºC. Já a máxima prevista para São Paulo, que terá o segundo dia de desfiles das Escolas de Samba é de 26ºC.VEJA O TEMPO NA SUA CIDADE: Na sexta-feira (1), a chuva deverá dar uma breve trégua para Rio de Janeiro e São Paulo. A temperatura na capital paulista chegará aos 27ºC. Porém, no sábado, uma frente fria vinda do sul chegará à região Sudeste trazendo nuvens e mais frio. Quem planeja curtir o Carnaval no litoral das regiões Sul e Sudeste poderá enfrentar o mar agitado com possibilidade até mesmo de ressaca, por causa de um ciclone que passará em alto-mar até sexta-feira."O ciclone não vai atingir as praias. Porém, as conseqüências serão sentidas da costa do Rio Grande do Sul até o Espírito Santo".
De 6a.feira (01) até 3a.feira (05), Arquivos de um Repórter, estará apresentando os melhores carnavais do Brasil, enquanto a REVISTA-AR, estará apresentando suas reportagens habituais.

sábado, janeiro 26, 2008

CIÊNCIA - (Sáb. e Dom.)

O enigma do movimento A aceleração sentida por um piloto de Fórmula 1 dentro do carro, que é de" n" vezes a aceleração da gravidade terrestre, faz com que ele sinta seu corpo comprimido contra o assento com a mesma intensidade. Atualmente, a maioria das pessoas, sobretudo as que vivem em regiões urbanas, utilizam algum veículo para se locomover, especialmente automóveis. Quando o automóvel (ou qualquer outro veículo) entra em movimento, sentimos no seu interior uma força que nos comprime contra o assento. Quanto mais intensa é a aceleração, maior é essa força. Durante as transmissões esportivas de corridas de Fórmula 1, por exemplo, é comum que se exibam gráficos mostrando a aceleração que o piloto está sentindo no cockpit, normalmente expressa em unidades de “g”, que representa a aceleração da gravidade terrestre, que vale aproximadamente 9,8 m/s 2 . Dessa forma, quando o piloto sofre uma aceleração igual a 2 ou 3 “g”, é como se ele sentisse duas ou três vezes o seu peso comprimindo-o contra o assento. O que o faz sentir essa sensação? A explicação vem de um conceito introduzido por Galileu Galilei (1564-1642) conhecido como inércia. Galileu mostrou que um corpo permanecerá em repouso ou continuará a se mover com velocidade constante em uma linha reta a menos que um agente externo atue sobre ele. Isaac Newton (1643-1727) incorporou esse conceito na sua formulação da Mecânica Clássica e ele ficou conhecido como a 1ª Lei de Newton. Quando o carro começa a se mover, o nosso corpo, de acordo com o princípio da inércia, tenderá a se manter no seu estado de repouso. O assento, ligado ao carro, empurra o nosso corpo e esse reage empurrando o banco. Da mesma maneira, quando o automóvel freia bruscamente, somos arremessados para frente, pois o carro pára, mas nós continuamos em movimento. Quanto maior for a massa do corpo, mais difícil é alterar o seu estado de movimento. Portanto, é mais difícil parar um caminhão com várias toneladas do que um carro, pois a sua inércia é maior. Uma outra situação na qual sentimos esse efeito é quando estamos em pé em um ônibus urbano e este faz uma curva fechada, por exemplo, para a direita. Ao acontecer isso, sentimos “uma força” nos impulsionando para a esquerda.
Acesse o link da REVISTA-AR, e acompanhe a série: "MARAVILHAS DO MUNDO" Imperdível!

sexta-feira, janeiro 25, 2008

VELOCIDADE DA LUZ...

INVIÁVEL A BUSCA POR VIDA EM OUTRAS GALÁXIAS(Na ficção, as espaçonaves exploram a possibilidade teórica de encontrar as distâncias entre os dois pontos distantes do espaço, gerando quantidades enormes de energia ao seu redor, se curvando do espaço-tempo.) Ainda que o homem, desde idades remotas, viva se questionando sobre formas de vida em nossa ou em outras galáxias, os avanços científicos têm tornado essa possibilidade a cada dia mais remota, quando afirma, ser a Terra é o único planeta habitável em nossa galáxia, e quando pensa em vidas em outras galáxias ai entram dois complicadores: Velocidade-luz + distâncias inatingíveis. Mesmo respeitando depoimentos de pessoas idôneas que afirmam já terem observados a presença de objetos voadores não identificados (OVNIS), e com toda a perspicácia de escritores investigativos, como Erich von Däniken, com o seu best-seller "Eram os Deuses Astronautas", o certo é que se partirmos dos nossos atuais parâmetros científicos acabaremos nos frustrando como essa matéria vai procurar mostrar.Ao olharmos para o céu nas noites claras de inverno, podemos observar milhares de estrelas com diferentes formas e cores. Esses pequenos pontos luminosos, que na verdade são gigantescos corpos celestes compostos basicamente de hidrogênio e hélio em altíssimas temperaturas, estão tão distantes que, ao olharmos para eles, não podemos vê-los no presente momento, mas sim como eles eram no passado. (A galáxia vizinha de Andrômeda na foto à esq.), é o objeto mais distante observável a olho nu da Terra. Devido à distância percorrida pela luz até chegar a nós, quando observamos dessa galáxia há dois milhões de anos, quando o Homo Sapiens ainda não caminhava sobre a Terra. Por exemplo, a distância do Sol à Terra é de 150 milhões de km. A estrela Alfa-Centauri (a mais brilhante da constelação do Centauro, que na verdade constitui um sistema triplo de estrelas), dista 40 trilhões de km. Para termos uma idéia dessa escala, imagine que fôssemos construir uma maquete colocando essas duas estrelas. Se considerarmos a distância Terra-Sol igual a um metro, Alfa-Centauri deveria ser colocada a 270 km, distância aproximada de São Carlos, a São Paulo. A luz, que viaja a 300.000 km/por segundo, leva oito minutos para percorrer a distância que nos separa do Sol. Já a luz de Alfa-Centauri leva mais de quatro anos para atingir a Terra.
No link deste blog, acesse a REVISTA-AR, cada dia mais atraente. Neste --Fim de Semana--, Foz do Iguaçu, é a atração da série: "Maravilhas da Natureza".

terça-feira, janeiro 22, 2008

ACORDA BRASIL...

NOSSOS JOVENS FORA DAS SALAS DE AULA
O jovem brasileiro está abandonando os estudos. Cruzamento de dados do IBGE e dos ministérios da Saúde e da Educação expôs a cruel realidade, em que 53,1% dos 35 milhões de jovens entre 15 e 24 anos no País não freqüentam salas de aula. Além disso, 19% não trabalham nem estudam, índice que passa a 34% quando analisadas apenas as classes mais pobres. As causas estão ligadas a fatores como raça, renda, gênero e localização geográfica, entre outros. O dado, denominado Índice de Desenvolvimento Jovem (IDJ), segue os moldes do IDH da ONU e foi divulgado no dia em que o governo comemorou o crescimento do número de matrículas em cursos superiores. Na data em que o Ministério da Educação comemorava o crescimento no número de matrículas em cursos superiores, outra pesquisa, produzida pela Ritla, mostrava uma triste realidade: 53,1% dos jovens de 15 a 24 anos estão fora da sala de aula, e 19,9% não trabalham nem estudam. A deficiência é maior considerando-se apenas aqueles entre os 10% mais pobres da população – vai a 34,8%. O Brasil tem 35 milhões de habitantes nessa faixa etária. A pesquisa da Ritla utilizou bases de dados do último IBGE e dos ministérios da Saúde e da Educação e criou o IDJ. De acordo com o sociólogo Júlio Jacobo, coordenador do estudo, “se alguém nasceu em determinada localidade vai ter condições limitadas ou grandes condições de estudar e trabalhar. Esses fatores afetam as condições de acesso à saúde, educação, acesso à internet etc”. O Distrito Federal lidera o ranking de qualidade de vida entre os jovens. O IDJ registrado pela pesquisa é de 0,666, em uma escala de vai de 0 a 1. Em seguida, aparecem Santa Catarina (0,647) e São Paulo (0,626). Os piores índices foram registrados no Maranhão (0,429), em Pernambuco (0,394) e Alagoas (0,367). As conclusões da pesquisa mostram que o analfabetismo juvenil dá sinais de desaparecer a curto prazo. Em 1993, a taxa de jovens analfabetos era de 8,2%. Em 2001, caiu para 4,2%, em 2003, para 3,4%, e, em 2006, para 2,4%. O diretor-executivo da Ritla, Jorge Werthein, defendeu a adoção de políticas públicas duradouras nos três níveis de governo – União, estados e municípios – para enfrentar o problema: “Já temos todos os indicadores. O que falta é uma política de longo prazo que não mude a cada quatro anos, com a troca dos governantes”, ressaltou Werthein.
Acesse o link, da REVISTA-AR. Nela você encontra um novo visual e assuntos de seu agrado.

segunda-feira, janeiro 21, 2008

CRISE AÉREA

PILOTOS TAMBÉM SOFREM COM CRISE AÉREA NACIONALO ano de 2007 foi marcado pela crise aérea nacional (iniciada pelo acidente da GOL em - setembro de 2006 - e a do Airbus da TAM - em julho de 2007 - em Congonhas). Nas soluções que estão sendo anunciadas pode se observar, que os discursos são os de sempre, e no máximo algumas medidas paliativas. Com isso, uma categoria acaba sofrendo mais que as outras: a que reúne os pilotos de avião - personagens centrais no cenário dos atrasos, dúvidas, caos e acusações que continuam em 2008.
Esses profissionais acabam pagando pelas graves deficiências no setor. Muitas vezes são vítimas de um sistema cada vez mais desumano.
Os pilotos brasileiros explicam que a intensidade do tráfego aéreo no Brasil aumentou, assim como em todo o mundo, mas os profissionais da área não tiveram reconhecimento. As autoridades aeronáuticas esperaram pelo o pior, para acreditarem que o estrangulamento operacional já vinha dando sinais há vários anos. Para os pilotos, além de vontade política, ocorre falta de profissionais em quase todos os orgãos envolvidos no controle de tráfego aéreo brasileiro, seja nas torres de comando, nos controles de aproximação APPs e nos centros de controle ACCs, uma situação que prejudica seus trabalhos.
Um piloto relata que os problemas de comunicação entre os aviões e os orgãos de controle são mais freqüentes do que as autoridades querem fazer o povo crer. "As nossas aeronaves correm riscos demasiados. As interferências são tantas que, muitas vezes, somos obrigados a diminuir o volume dse nosos comunicadores, porque fica simplesmente impossível ouvir os controladores", observou.
Para sindicalistas da classe, é incompreensível que pilotos sejam obrigados a pousar máquinas de última geração em pistas de baixa qualidade, escorregadias, sem procedimento de precisão e de alto risco.
É sábio o ditado: "É melhor acender uma vela, do que amaldiçoar a escuridão". Atualmente, a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) promete fiscalizar as companhias aéreas TAM, Gol, Varig e Ocean Air com o objetivo de reduzir os atrasos em seus vôos. Entre as medidas, a agência deve colocar inspetores para fiscalizar os vôos dentro das cabines dos aviões.
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quinta-feira, janeiro 17, 2008

DESPERTA BRASIL !

Para tentar reduzir a impunidade e, por conseqüência, diminuir o número de mortes por imprudência no trânsito, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), da Câmara Federal já aprovou um projeto de lei que prevê punições mais rigorosas para os motoristas flagrados dirigindo bêbados ou drogados. A proposta, que ainda precisa ser aprovada em plenário, aumenta para até 15 anos de prisão a pena para condutores que, nestas condições, provocarem acidentes que resultem em morte. O novo texto vai acabar com as chances de maus motoristas continuarem a ser julgados em juizados especiais, cíveis ou criminais, onde as penas máximas aplicadas não passam de dois anos. De acordo com a nova proposta, os infratores deverão responder a inquérito policial e ser julgados pela Justiça comum. Bastará que o estado de embriaguez do motorista seja constatado por uma autoridade policial para que o processo seja aberto. Deputados acreditam que a nova lei deve contribuir para acabar com a impunidade no trânsito. Ele explica que como dirigir bêbado ainda é considerado um crime brando, os infratores acabam sendo reprimidos. Se aprovado no plenário da Câmara, o projeto será encaminhado para votação no Senado Federal.
Bebidas condenadas - O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, pretende encaminhar ao Congresso Nacional – no começo deste ano e em caráter de urgência – dois projetos de lei para combater o abuso de bebida alcoólica e suas consequências sobre o trânsito. O primeiro proíbe a venda nas estradas federais e o segundo passa a classificar como bebida alcoólica todas as que tiverem percentual alcoólico a partir de 0,5º Gay-Lussac. Hoje só são consideradas as que têm mais de 13º Gay-Lussac.
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quarta-feira, janeiro 16, 2008

MUNDO PEDE SOCORRO (Amazônia)

PARAR DESMATAMENTO NÃO SALVA AMAZÔNIA

Fotos: (1) e (2) Queimadas criminosas e desmatamento da amazônia; (3)- Manifestantes de todo o mundo protestam em Bali contra o aquecimento global. Se todo o desmatamento das últimas décadas - que já destruiu 17% da Amazônia brasileira - cessasse hoje, ainda assim a floresta continuaria a correr riscos com o aquecimento global, de acordo com cientistas ouvidos pela BBC Brasil."Se o resto do mundo não fizer nada e o Brasil parar totalmente o desmatamento, aquela possibilidade de savanização continua exatamente a mesma", diz o pesquisador Antonio Manzi, gerente-executivo do projeto LBA (Experimento de Grande Escala da Biosfera-Atmosfera na Amazônia), do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), ligado ao Ministério de Ciência e Tecnologia. As emissões de gases que causam o efeito estufa são o principal risco à floresta, porque estão provocando o aquecimento do planeta como um todo.
BRASIL NÃO DEVE ALCANÇAR META - Eles são causados, segundo os cientistas, principalmente pela queima de combustíveis fósseis nos países desenvolvidos. De acordo com especialistas, o desmatamento contribui com cerca de 20% das emissões, e a floresta brasileira com cerca de 6%. "Do ponto de vista das mudanças climáticas, só vale a pena preservar se mudar a matriz energética mundial, com redução do uso de combustíveis fósseis", diz Manzi. A savanização de parte da floresta - prevista num dos modelos matemáticos que tentam prever as consequência do aquecimento global do painel intergovernamental de mudanças climática (IPCC) -, seria causada não por um fenômeno localizado, mas por causa da elevação da temperatura das águas do Oceano Pacífico, que tornaria mais frequente a ocorrência de El Niño. "Não é o desmatamento que está provocando a mudança global", diz pesquisador Arnaldo Carneiro, do Departamento de Ecologia do Inpa. A elevação da temperatura, por sua vez, poderia afetar o regime de chuvas e deixar a floresta não apenas mais quente, mas também mais seca, aumentando o risco de incêndios. Estudos realizados por organizações de pesquisas na Amazônia mostram que, até agora, o desmatamento local não alterou o clima ou o regime de chuvas da região.
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terça-feira, janeiro 15, 2008

TURISMO CULTURAL

Nice, no Mediterrâneo serviu de inspiração para Renoir e Picasso
Rodeada por um mar azul anil, a cidade francesa transpira cultura e ainda têm belas praias

Imagine uma bela cidade no Mediterrâneo que serviu de inspiração para artistas como Matisse, Renoir e Picasso. Agora junte a isso o sul da França e influências italianas e russas. Essa é Nice, uma das cidades que mais respira cultura nas terras francesas. Rodeada por um mar que parece ter sido tingido de azul anil, Nice, ou Nizza, como chamam os italianos, sempre atraiu artistas em busca de inspiração. Hoje a quinta maior cidade francesa recebe cerca de quatro milhões de visitantes por ano.
São mais de sete quilômetros de praias. Quando o sol esquenta, as areias - que possuem muitas pedras - ficam lotadas de gente. Mas não pense que todos se aventuram nas águas. São poucos os que arriscam se refrescar. Além das belezas naturais, uma das principais cidades da Riviera francesa - distante apenas 30 quilômetros da Itália - tem 19 museus e galerias de arte.




Além do festival de jazz que acontece na cidade, o Carnaval também é um evento imperdível. A folia começa em meados de fevereiro e se estende até março, alegrando os mais animados por dezoito dias consecutivos.
Muita gente não sabe, mas Nice também tem um pezinho na Rússia. Desde o século 19 a cidade recebeu moradores do país. Hoje dá para reconhecer a arquitetura russa na La Cathédrale Saint-Nicolas, uma igreja inaugurada em 1912, no Lê Musée dês Beaux Arts Jules, um museu com mais de seis mil itens, e na primeira igreja russa fora da própria Rússia, a L'eglise Orthodoxe Russe.
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sábado, janeiro 12, 2008

BLOGTUR - "Que tal o Marrocos?"

MARROCOS, EMBALANDO A FANTASIA DOS OCIENTAIS Fotos: (1)- Oásis e palácio na cidade de Skoura; (2)- Mulheres usando trajes típicos do Marrocos; (3)-As ruínas do ksar (depósito) de Ait Ben Haddou.
Faz tempo que o Marrocos embala a fantasia dos ocidentais: desde pelo menos 1942, quando o filme "Casablanca" estourou nos cinemas com Bogart, Bergman e um cenário para lá de fake, montado nos estúdios da Warner, em Los Angeles. No Brasil, tivemos também a novela "O Clone", cheia de equívocos geográficos, mas pelo menos com belas imagens gravadas, de fato, no país. Na vida real, o que não falta é cenário e muita produtores de cinema. Banhado pelo mar Mediterrâneo e pelo oceano Atlântico, no noroeste da África, o Marrocos tem o pôr-do-sol do Saara, os picos de mais de 4 mil metros dos montes Atlas, as construções de terracota de Marrakesh, o mercado de Fez, as praias de Essaouira... Para completar, seus 30 milhões de habitantes formam-se mosaicos humanos fascinantes: mulheres de jeans e de burca circulando na medina, e uma multidão interrompendo suas atividades para rezar. Fotos do rei Mohammed VI são encontradas por toda parte, até nos bares.O islamismo, claro, é religião oficial, e a esmagadora maioria da população é muçulmana. Mas o país abriga também comunidades judaicas e católicas. São apenas os 15 quilômetros do estreito de Gibraltar que separam o Marrocos da Europa mais precisamente, do sul da Espanha. Mesmo assim, é outro mundo. Viajar para o país é mergulhar com todos os sentidos nos encantos do mundo árabe, só que mais perto e com bem mais segurança do que em outros países muçulmanos. Não é à toa que cerca de 3 milhões de turistas visitam o país a cada ano: eles descobriram que o Marrocos é bem mais perto do que se imagina. "Pra lá de Marrakesh" é só um jeito de dizer.
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quarta-feira, janeiro 09, 2008

TECNOLOGIA AVANÇADA (avião/carro)

Empresa nos EUA desenvolve avião que se transforma em carro!
Framingham - No lugar de um carro voador, a Terrafugia desenvolveu um avião monomotor para dois passageiros (foto) que pode trafegar como um carro.
Uma empresa dos EUA, fundada por graduados no Massachusetts Institute of technology (MIT), está construindo um avião de dois lugares que pode ser conduzido pelas ruas como um carro.A Terrafugia está produzindo o The Transition, um monomotor de 19 pés. Não se trata de um carro voador, mas sim de um avião que recolhe suas asas e pode trafegar nas ruas como um carro. “Não vamos ter um carro voador, como pensam as pessoas, por enquanto”, afirma Anna Dietrich, chief operating officer da Woburn, uma empresa de Massachusetts. Anna diz que a idéia para esse veículo, que tem um preço antecipado de 148 mil dólares, foi o que motivou a fundação da Terrafugia. O problema é que os Estados Unidos ainda não possuem a estrutura necessária para tornar as “aeronaves rodáveis” viáveis.
Há estradas, mas não pistas de decolagem em frente às lojas e casas, solução esta que só o crescimento desse aparelho em larga escala justificará esse tipo de empreendimento viável. Também ter um céu repleto de pilotos sem licença também não seria ideal. “É preciso ser um piloto para utilizar o The Transition”, diz Anna.
Os executivos da Terrafugia esperam que um protótipo seja concluído em 2008 e o primeiro modelo produzido em 2009.

segunda-feira, janeiro 07, 2008

CURIOSIDADES (Borá)

CONHEÇA BORÁ A CIDADE COM MENOR POPULAÇÃO DO BRASILVida Pacata - A tranquilidade da praça em frente a igreja de Borá: cidade paulista que ostenta - sem orgulho - o titulo de menor cidade do Brasil !
A única indústria de Borá, no oeste paulista, a 520 km de São Paulo (destaque em vermelho no mapa), chega por outro lado, num pais altos índice de desemprego, a empregar mais do que o dobro da população da cidade. É um caso inédito no Brasil, que justifica este sub-título: Pequena BORÁ até "importa" gente!
Na verdade 1.800 trabalhadores chegam a cidade, todas as manhãs, transportados por ônibus procedentes de 14 municípios vizinhos, para ganhar a vida na usina de açúcar e alcool Ibéria do Grupo Toledo.
A cidade que os recebe, porém, não tem mais que 804 moradores - ostentando sem nenhum orgulho - a cidade com a menor população do País.
Os ônibus chegam a congestionar a área urbana, que consiste em uma rua principal cortada por uma dezena de travessas. Durante o dia a cidade de 804 habitantes salta para uma população de 2.604 pessoas. Mas no fim do dia, quando os 1800 empregados da usina, retornam para suas cidades, Borá volta a condição de o menor município do Brasil. Como outras cidades pequenas, Borá sofre de um esvaziamento que no nos últimos anos se acentuou, mesmo assim, entre 2000 e 2007, ganhou nove habitantes.
População: 543 homens, 261 mulheres. Total: 804 habitantes. Área total do Município: (119 km2.); Densidade populacional: 6,45 por km2. Fonte: última estatística do IBGE.
CONVITE: Ao abrir este blog, Você encontra (à dir.), o link do meu novo blog: REVISTA-AR, apresentando novo visual, com fotos e temas especiais. O de hoje, abre a série- GRANDES REPORTAGENS.

quarta-feira, dezembro 26, 2007

AS SETE MARAVILHAS DO BRASIL

PARQUE LENÇÓIS MARANHENSESConcorrente ao titulo de uma das sete maravilhas do mundo

Estas sete maravilhas do Brasil (pela ordem das fotos), obtiveram a seguinte classificação: (1º) Lençóis Maranhenses (MA), com 30% dos votos; (2º) Fernando de Noronha (PE), 19%; (3º) Floresta Amazônica (AM), 17%; (4º) Cataratas do Iguaçu (PR), 14%; (5º) Gruta Azul (Bonito -MT), 9% e (7º) Chapada Diamantina (BA), com 5%.







A partir de hoje, e até o Réveillon, estaremos apresentando além destas conhecidas sete maravilhas do Brasil, incluidas neste blog, mais quatro lugares maravilhosos e pouco conhecidos, tanto que o título é: ANO NOVO, DESTINO NOVO. Apenas um não é brasileiro: San Martin de Los Andes, na Argentina; os demais são pouco conhecidos, mas nem por isso são menos exuberantes: Península de Maraú, (BA); Serra do Cipó (MG) e Analândia (SP) talvez não sejam localidades badalaladas e ideais para a passagem de ano, mas oferecem muita paz e tempo para se fazer um balanço do ano velho e traçar diretrizes para 2008 que e está chegando.








Recentemente a Revista Época fez a eleição destas sete maravilhas contidas no blog de hoje, só para internautas, apenas 4.040 elegeram "O Parque Lençóis Maranhenses" que estará representando o Brasil para a escolha das "7 Maravilhas Naturais do Mundo", como ocorrera recentemente com o Cristo Redentor , incluido entre "As sete Maravilhas do Mundo Moderno". Nessa eleição cujo critério é bastante discutível, em que se prese a credibilidade da revista que a promoveu.







No dia 8 de agosto de 2008 caberá aos Lençóis Maranhenses a dificil tarefa de representar o Brasil nesse novo certame, que está sendo promovido pelo mesmo grupo do anterior. Apesar de poucos terem tomado conhecimento dessa votação, msmo assim, a imprensa paranense achou injusta as Cataratas do Rio Iguaçu, consideradas as mais belas do mundo, ficarem num modesto 4º lugar. Saiba mais sobre os Lençóis Maranhenses:
O Parque Nacional dos Lençóis é um Paraíso ecológico com 155 mil hectares de dunas, rios, lagoas e manguezais. Raro fenômeno geológico, foi formado ao longo de milhares de anos através da ação da natureza. Suas paisagens são deslumbrantes: imensidões de areias que fazem o lugar assemelhar-se a um deserto. Mas com características bem diferenciadas. Na verdade chove na região, que é banhada por rios. E são as chuvas, aliás, que garantem aos Lençóis algumas das suas paisagens mais belas. As águas pluviais formam lagoas que se espalham em praticamente toda a área do parque formando uma paisagem inigualável. Algumas delas, como a Lagoa Azul e Lagoa Bonita já são famosas pela beleza e condições de banho. Os povoados de Caburé, Atins e Mandacaru são pontos de visita obrigatórios.Vamos votar no nosso belo reprentante, acessando o site: http://www.natural7wonders. com/ Depois de ler os artigos de ARQUIVOS DE UM REPÓRTER, acesse a REVISTA-AR, e veja um mundo de esperança e felicidade que lhe desejamos para 2008.
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