/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

quarta-feira, fevereiro 15, 2012

DICAS PARA DESCANSAR NO CARNAVAL (3)

POÇOS DE CALDAS A CIDADE DAS ROSAS
Nem todos gostam do burburinho do Carnaval. Para esses que preferem tranqüilidade, "Arquivos de um Repórter" está apresentando durante esta semana, seis roteiros agradáveis e culturais, não muito distantes para quem mora, na Região Centro Sul do Brasil, Hoje vamos mostrar um pouco de uma linda cidade localizada no Sul de Minas Gerais, cheia de recantos tranqüilos e acolhedores, Poços de Caldas.

Localizada na Serra da Mantiqueira, no estado de Minas Gerais, a cidade de Poços de Caldas é uma conhecida estância hidro mineral. Poços de Caldas adquiriu fama nacional e internacional graças à ação de suas águas curativas. As águas sulfurosas, indicadas em geral no tratamento dos reumatismos crônicos, infecções do aparelho respiratório e outras moléstias, atraem até hoje turistas para a cidade. Charmosa e pacata, Poços de Caldas possui praças bem cuidadas, como o famoso Calendário Floral, sempre em dia e com bela ornamentação. Um teleférico leva até o Morro do Cristo, com belo mirante. Outro passeio interessante é a visita à Pedra Balão, curioso monumento esculpido pela natureza há 60 milhões de anos, formado por um conjunto de grandes pedras sobrepostas. A cidade esta investindo cada vez mais no ecoturismo e possui cachoeiras como a Véu das Noivas, de 10 metros de altura, e Casacata das Antas. Nos finais de semana, a feira de artesanato atrai diversas pessoas em busca de malhas, lembranças da cidade e artesanatos diversos. Tradicionalmente procurada por famílias, viajantes da terceira idade e casais em lua de mel, Poços tem se modernizado e atende a uma gama cada vez mais variada de turistas, oferecendo hoje programas interessantes para turmas de jovens e aventureiros.

LENDA E TURISMO: Um dos recantos turísticos preferidos pelos visitantes é a cachoeira do Véu da Noiva, devido à lenda que um jovem casal de namorados ali se encontrava escondido dos pais, ferrenhos inimigos políticos. Desesperados por não poderem se unir pelas leis terrenas, um belo dia se atiraram do alto do rochedo e a água suavemente cobriu seus corpos como cristalina mortalha. Em alusão a esta lenda, o escultor Giulio Starace esculpiu uma belíssima estátua de mármore, representando dois jovens abraçados, que foi colocada junto à cascata.




Um comentário:

  1. Prezado senhor do blog:
    Nasci e vivo em Poços de Caldas. Achei a página maravilhosa w fiquei orgulhoso da minha terra. Acho apenas que há mais pontos turísticos que precisam ser pesquizados e o blog ser repetido mais atualizado.
    Mas registro o meu contentamento por lembrarem da minha cidade!

    ResponderExcluir

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */