/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

quarta-feira, fevereiro 01, 2012

NOSSA CULTURA POPULAR

CoRdEL DigItaL
Sim ! Depois do sucesso da novela CORDEL ENCANTADO foi a amostra necessária a partir do do poder de sedução do gênero literário tipicamente brasileiro, especificamente da região Nordeste. E as novidades no resgate da literatura de cordel não param por ai. Agora com um clique, o universo do sertão nordestino se descortina na tela do computador. A Universia Brasil acaba de disponibizar 40 folhetos de literatura de cordel para baixar gratuitamente pela internet.
O QUE ´É CORDEL? É um estilo popular no Nordeste escrito em forma de rimas.
Integrante da maior rede libero-americana de colaboração universitária a Universia reuniu uma lista de obras de grandes autores do gênero, muitos deles membros da Academia Brasileira de Cordel (ABLC), como Leandro Gomes de Barros, Guaipuan Vieira, e João Martins de Athayde. O estilo literário mais popular no Nordeste é escrito em geral de forma rimada, ilustrado com xilogravura, com os livros, produzidos de forma manual pelo próprio autor, e expostos em barbantes.
De maneira jocosa e com linguajar informal e regionalizado, a literatura de cordel reproduz narrativas tradicionais transmitidas oralmente, mostrando o cotidiano do povo nordestino, suas aventuras, histórias de amor, disputas, humor, ficção, temas religiosos e até mesmo jornalísticos, quando conta fatos isolados. Outra característica são os recursos textuais exagerados, com inserção de mitos, lendas e ironia para fazer críticas sociais e políticas.
Perolas do Cordel - A Chegada de Lampião no Céu - (de Guarapian Vieira)
"Foi numa semana santa
Tava o céu em oração
São Pedro estava na porta
Refazendo anotação
Daqueles santos faltosos
Quando chegou Lampião...

...Pedro disse: é malcriado
Nem o diabo lhe aceitou
Saia já seu excomungado
Sua hora se esgotou
Volte lá pro seu Nordeste
Que só cabra da peste
Com você se acostumou

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */