Woosdstock, dias que abalaram o mundoO último fã encharcado de lama deixou o pasto de Max Yasgur há mais de 40 anos. Isso foi quando o debate sobre o significado histórico de Woodstock começou. Verdadeiros crentes na cultura hippie chamam Woodstock de “o marco final de uma era dedicada ao avanço humano”. Os críticos mais exacerbados diziam: “foi o fim adequado e ridículo de uma era de ingenuidade”. Há ainda os que dizem que tudo aquilo foi apenas uma festa dos infernos!A Feira de Arte e Música de Woodstock, em 1969, levou mais de 500 mil pessoas para um pasto no Condado de Sullivan (na 1a. foto). Durante quatro dias, o local se tornou uma mini-nação contra-cultural na qual as mentes estavam abertas, drogas eram o que havia de mais legal e o amor era “livre”. A música começou na tarde de 15 de agosto, sexta-feira, às 17:07h e continuou até a metade da manhã do dia 18 de agosto, segunda-feira. Os quatro rapazes que organizaram o evento tentaram sem sucesso levar John Lennon, Bob Dylan, The Doors, Led Zeppelin e Frank Zappa ao palco da fazenda, mas isso não tirou o brilho do festival. Apesar de esses monstros sagrados terem ficado de fora, outras estrelas acabaram brilhando: The Who, Joe Cocker, Janis Joplin e Jimi Hendrix, entre outros - aceitaram o convite e fizeram shows históricos. . O festival fechou a via expressa do Estado de Nova York e criou um dos piores engarrafamentos da nação. Também inspirou um monte de leis locais e estatais para assegurar que nada como isto jamais aconteceria novamente.Woodstock, como poucos eventos históricos, que se tornaram uma espécie de herança cultural, para os EUA e para o mundo. Assim como “Watergate” representa uma crise nacional e “Waterloo” representa derrota, “Woodstock” se tornou um adjetivo imediato que denota o poder dos jovens e os excessos dos anos 60. O Festival de Woodstock, foi um fato que ocorreu só uma vez na vida, na cidade de Bethel – diz o historiador Bert Feldman. E Dickens filosofou: “Foi o melhor dos tempos. Foi o pior dos tempos”. É uma mistura que nunca será reproduzida novamente.Unidos naquele fim de semana em 1969 estavam mentirosos, amantes profetas e aproveitadores. Eles fizeram amor, dinheiro e um pouco de história. Arnold Skolnick, o artista que projetou o símbolo de Woodstock (foto ao lado), o descreveu deste modo:“Algo de grandioso foi feito neste país. E todo o mundo simplesmente veio”. Recentemente, a cidade de Paulínia na Região de Campinas, quis reeditar o famoso festival de Woodstoch, que mudou o comportamento de uma grande parte dos jovens do mundo, mas em cenas de vale tudo o festival de Paulínia não ficou deverndo nada.
Esta foto pode resumir o que predominou em Woodstock: Consumo de drogas, Amor livre, muito dinheiro e uma história inesquecível que até hoje desperta interesse até nas pessoas que não eram nascidas no ano de 1969, porque ela que só aconteceu uma vez na vida.
NESTE ---FS---, NOVO ESQUADRÃO ÁEREO EM NOSSO BLOG
Esta foto pode resumir o que predominou em Woodstock: Consumo de drogas, Amor livre, muito dinheiro e uma história inesquecível que até hoje desperta interesse até nas pessoas que não eram nascidas no ano de 1969, porque ela que só aconteceu uma vez na vida.
NESTE ---FS---, NOVO ESQUADRÃO ÁEREO EM NOSSO BLOG
Nenhum comentário:
Postar um comentário