As rodovias entre as trêsregiões metropolitanas do Estado de São Paulo estão ganhando cada vez mais caracteristicas de "avenidas" de ligação entre a megalópole. Com tráfego intenso e uso nas viagens de casa para o trabalho, o que signifíca saturação nos horários de pico, a maioria delas, passa por obras de ampliação. Esta semana o governo anunciou mais um pacote, com ampliações nas Rodovias Anhangüera e Bandeirantes, que se somam a obras de outras já em andamento.
Na Bandeirantes (foto), as obras vão começar em maio, segundo a Agência
Reguladora dos Serviços Delegados de Transportes de São Paulo (Artesp).
Será uma faixa adicional, em cada lado da via, no trecho entre Jundiaí e
a capital (uma distância de 31 quilômetros). A expectativa é que a
faixa extra tenha capacidade para aumentar em até 25% a capacidade da
via, que hoje é usada por cerca de 126 mil veículos por dia.
Morador de Jundiaí que trabalha na capital, o economista Erik Carlos
de Jesus, de 32 anos, diz ter sentido o esgotamento da Bandeirantes. "Há
três anos, eu gastava meia hora a menos na viagem. Saia um pouco depois
das 6h e chegava às 9h, com tempo de sobra. Agora, ou acordo mais cedo
ou me atraso", conta. "O problema é na chegada à São Paulo, quando para
tudo", diz.
A outra obra anunciada nesta segunda-feira é na Rodovia Anhanguera.
Haverá construção de faixa extra em dois trechos: uma entre o quilômetro
71 e o quilômetro 76 em ambos os sentidos (entre Vinhedo e Louveira), e
outra entre o quilômetro 120 e o quilômetro 128, na região da cidade
Americana.
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