/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

sábado, junho 08, 2013

---FS--- "Beija-Flor, um Capricho da Natureza"

                        CONHEÇA MAIS SOBRE ELE...Trochiliformes é uma ordem de aves que inclui apenas a família Trochilidae e os respectivos 108 gêneros, onde se classificam as 322 espécies conhecidas de beija-flor ou colibri. No Brasil, alguns gêneros têm outros nomes:rabos-brancos, gênero: Phaethornis,ou bico-retos, gênero Helio master.
No antigo sistema classificativo, a família Trochilidae integrava a ordem Apodiformes, juntamente com os andorinhões. Entre as características distintivas do grupo contam-se o bico alongado, a alimentação à base de néctar, 8 pares de costelas, 14 a 15 vértebras cervicais, plumagem iridiscente e uma língua extensível e bifurcada.
O grupo é originário das Américas e ocorre desde o  Alasca a Norte até a Terra do Fogo, no extremo Sul do continente, numa grande variedade de habitats. A maioria das espécies é tropical a subtropical e vive entre as latitudes 10ºN e 25ºS. A maior biodiversidade do grupo encontram-se Brasil e Equador que contam cerca de metade das espécies conhecidas de beija-flor. Os troquilídeos estão ausentes do Velho Mundo, onde o seu nicho ecológico é preenchido pela família Nectarinidae.
Características físicas:
Os beija-flor são aves de pequeno porte, que medem em média 6 a 12 cm de comprimento e pesam 2 a 6 gramas. A maior espécie conhecida é o beija-flor-gigante da Patagônia, que, mesmo assim é de tamanho diminuto em comparação com outras aves, com 19 a 21 gramas de peso. Uma característica comum é a língua bifurcada e extensível, usada para extrair o néctar das flores. O esqueleto e constituição muscular dos beija-flor estão adaptados de forma a permitir um voo rápido e extremamente ágil. São as únicas aves capazes de voar em marcha-ré e de permanecer imóveis no ar. O batimento das asas é muito rápido e as espécies menores podem bater as asas 70 a 80 vezes por segundo. Consequentemente, o batimento cardíaco é muito acelerado, 1000 batimentos por minuto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */