/* Excluido depois do Upgrade do Google em 25 de Outubro de 2009 Fim da exclusao */

terça-feira, fevereiro 04, 2014

Esconde, esconde de Dilma vira roteiro turístico em BH


Há 45 anos, Dilma se tornava clandestina; e os locais por onde ela passou vão virar roteiro turístico em BH 
Casa na rua Itacarambi, bairro São Geraldo, em Belo Horizonte, onde funcionava o Colina (Comando de Libertação Nacional), grupo guerrilheiro que combatia a ditadura militar
Há 45 anos, o  presidente Arthur da Costa e Silva reuniu seu Conselho de Segurança Nacional, no Rio, e aprovou em dezembro de de 1968 o AI-5 (Ato Institucional nº 5). Poucas horas após a queda do aparelho, a presidente Dilma Rousseff, 66, e o marido Cláudio Galeno, militantes do Colina, fugiram  do apartamento 1.001 do edifício Condomínio Solar, na avenida João Pinheiro, 85, zona central da capital mineira. Dilma entra na clandestinidade e passa a dormir cada noite em local diferente. A residência do professor de origem búlgara Pedro Rousseff e da professora Dilma Jane da Silva, que não conheciam o grau de envolvimento de Dilma com as atividades do grupo, é vigiada pela polícia. Perseguido na cidade, o casal muda-se para o Rio de Janeiro. Dilma tinha 21 anos e havia concluído o segundo ano de economia na UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais).          "Tínhamos de tirar ela [Dilma] e o Galeno rapidamente dali. Eles não podiam mais ficar porque iam ser presos. (...) Nós não participávamos das ações de 'expropriações' [assaltos a bancos], ficávamos na retaguarda", diz o ex-militante do Colina Jurandir Persichini Cunha, 68. O ativista tinha 23 anos à época e cursava comunicação social na  UFMG.   A presidente Dilma Rousseff viveu na clandestinidade por 12 meses. Em 16 de janeiro de 1970, ela foi presa em São Paulo. Depois de ter sido torturada na prisão, foi libertada em 1973 e mudou-se para Porto Alegre.
A Belotur, empresa de turismo de BH, está elaborando de um roteiro de resistência ao regime militar em Belo Horizonte. Os locais que marcaram a militância de Dilma Rousseff na cidade foram identificados e mapeados para constarem do catálogo. A publicação será lançada no próximo dia 31 de março, quando o golpe militar de 1964 completa 50 anos. É uma data emblemática para o lançamento da publicação que é um guia, com 16 roteiros de 'lugares de memória', que incluem 'locais de resistência', que têm relação com a história da presidente", afirma o diretor  da Belotur, Mauro Werkema. Além da casa da rua Itacarambi onde funcionou o aparelho frequentado pela presidente e o edifício Condomínio Solar, onde Dilma morou. O roteiro inclui ainda "locais de resistência", como o antigo Dops (Departamento de Ordem Política e Social), na avenida Afonso Pena, 2.351, bairro de Funcionários, e o antigo Colégio Estadual Central, na rua Fernandes Tourinho, 1.020, bairro de Lourdes, onde Dilma estudou e iniciou suas atividades.
Intelecto de Dilma e dinheiro de Pelé foram alvo da ditadura.
Documentos do Dops, órgãos de de inteligência e repressão, ficharam algumas figuras públicas como o ex-jogador Pelé,  cantor Roberto Carlos, os apresentadores Silvio Santos  Hebe Camargo e o escritor Monteiro Lobato. As fichas e prontuários podem ser consultadas no site "Memória Política e Resistência", vinculado ao Arquivo do Estado. Configura algumas personalidade fichadas pela ditadura.                            
 RESPONDA COM SINCERIDADE: VALEU A PENA TUDO ISSO? LUTAR CONTRA A NOSSA DITADURA E AJUDAR  A  DE FIDEL. "EU SÓ QUERIA ENTENDER...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/* Atualizacao do Google Analytics em 25 de Outubro 2009 */